Morangos tardios deliciam o jardineiro com deliciosas frutas vermelhas até o final do verão. Os criadores desenvolveram muitas dessas variedades. Um representante digno do grupo de maturação tardia é o morango Tago,
que iremos agora considerar.
Características de variedade
Uma visão geral dos morangos Tago, uma descrição da variedade, fotos, comentários, comecemos pelas características principais. Em termos de amadurecimento das bagas, os morangos são considerados meio tardios ou até tarde. Os arbustos ficam compactos. A folhagem é grande com uma lâmina de folha verde clara. O arbusto maduro é denso. Os morangos da casta Tago têm uma boa qualidade de inverno, o que realça a sua dignidade.
As bagas começam a amadurecer no início de julho. Uma característica distintiva do morango de jardim Tago é a forma diferente dos frutos da primeira e subsequentes camadas da colheita. O primeiro morango se assemelha a um botão de árvore. A forma dos morangos das camadas subsequentes da colheita é mais próxima de um cone com a parte superior truncada. A polpa fica vermelha brilhante quando madura. Quando totalmente madura, a pele escurece. Os frutos são grandes, densos e fáceis de transportar a longo prazo. Por design, a variedade de morango Tago é recomendada para cozinhar compotas e compotas.
Os morangos Tago não têm requisitos especiais quanto à localização e composição do solo. No entanto, os jardineiros notaram o fato de que em áreas ensolaradas as bagas ficam maiores e mais doces. Posicione idealmente o canteiro do jardim em uma área aberta. O melhor solo para morangos da variedade Tago é solo preto com aditivos de turfa. É aconselhável cobrir o solo do canteiro com palha. Além de reter a umidade, o mulch protege as bagas da contaminação. Sujeito às condições da tecnologia agrícola, a variedade de morango Tago raramente é afetada por doenças fúngicas.
O vídeo fornece uma visão geral das variedades de morangos de jardim:
Hora de plantio de morango
Continuando a revisão dos morangos Tago, descrição da variedade, fotos, comentários, é hora de falar sobre a cultura de plantio. Os jardineiros afirmam que os morangos podem ser plantados no jardim a qualquer momento durante a estação de cultivo. No entanto, as melhores datas são tradicionalmente consideradas no início da primavera, bem como no final de agosto - meados de setembro.
O plantio de morangos no outono é benéfico nas regiões do sul. Do final de agosto ao início do inverno, uma muda de morango Tago terá tempo de criar raízes. Para regiões frias com invernos longos, o plantio na primavera é preferível.
Os morangos crescem em qualquer solo, mas não toleram áreas pantanosas e arenosas. O ideal é um solo solto, ligeiramente ácido, com boa permeabilidade ao ar. Se a água estagnar no local, as raízes do morango começarão a apodrecer. A ocorrência máxima de água subterrânea é permitida na profundidade de 70 cm.
Para o plantio de primavera da variedade de morango Tago, a parcela é preparada no outono. A terra é escavada a uma profundidade de 30 cm. Rizomas de ervas daninhas são removidos do solo, enquanto a matéria orgânica é introduzida. 1 m2 as camas espalham cerca de meio balde de estrume, turfa, húmus ou composto. Na primavera, pouco antes do plantio das mudas de morangos da variedade Tago, são introduzidas quantidades semelhantes de cinzas de madeira, 40 g de superfosfato e 20 g de potássio.
O morango Tago é plantado em filas a uma distância de 30 cm entre si. Os corredores são feitos de até 70 cm de largura para que o bigode tenha lugar para enxerto. Os furos são perfurados com enxada até a profundidade de 25 cm e diâmetro de até 20 cm.A muda é cuidadosamente polvilhada com terra solta para não danificar o sistema radicular e levemente socada com a mão. Despeje cerca de 0,5 litro de água morna no buraco.
Ao preencher o sistema radicular do morango, é importante não enterrar o coração. A muda é imersa no solo ao longo do colo da raiz. Se você enterrar mais fundo, as raízes apodrecerão. Uma fina camada de pó do solo ameaça a rápida secagem do sistema radicular do morango ao sol.
No final do plantio das mudas de morango Tago, os corredores são afrouxados com uma enxada. À medida que o solo seca, as plantações são regadas. Até o enxerto completo, os arbustos ficam protegidos durante o dia dos raios escaldantes do sol.
Se o outono for escolhido para o plantio de mudas de morango Tago, o canteiro será preparado em três semanas. Os fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados simultaneamente durante a escavação do solo. O processo de plantio de mudas não difere das ações realizadas na primavera. No entanto, o solo deve ser coberto com palha para que as primeiras geadas não impeçam os morangos de criar raízes.
Regras de cuidado
Considerando o Tago de morango de jardim, uma descrição da variedade, fotos, comentários, vale a pena me alongar em detalhes sobre as regras de cultivo. O cuidado envolve rega regular, alimentação, remoção de ervas daninhas ervas daninhas... No outono, a folhagem é cortada e os morangos são preparados para o inverno.
Na primavera, o sistema radicular dos arbustos pode ser aberto devido à lavagem pela água do degelo ou sendo empurrado para fora do solo pela geada. Depois de descongelar o solo, eles imediatamente começam a amontoar. As raízes do morango salpicadas de terra são ligeiramente pisoteadas. Os intervalos entre os arbustos e os corredores são afrouxados com uma enxada. No futuro, a remoção de ervas daninhas é realizada a cada aparecimento de ervas daninhas.
A cobertura morta ajuda a simplificar o cuidado das plantações de morango Tago. Turfa, palha pequena e serragem dão bons resultados. A cobertura morta evita a formação de crosta no solo após cada rega, reduz o crescimento de ervas daninhas. Depois de 4 a 5 anos, eles procuram um novo local para os morangos Tago, uma vez que a cultura não cresce por muito tempo em um só lugar.
A floração dos morangos da variedade Tago inicia-se cerca de um mês após o início do ciclo vegetativo. Uma inflorescência geralmente cresce no coração. De 5 a 27 flores podem se formar no escutelo. A floração dura 4-6 dias. Em geral, uma cama inteira de morangos pode florescer por até três semanas, mas tudo depende das condições climáticas e da qualidade do atendimento. Durante a floração, os morangos não devem ser tratados com preparações para pragas.
A rega dos morangos da variedade Tago é realizada regularmente à medida que o solo seca. Normalmente, o procedimento para estiagem é realizado a cada três dias. Os morangos adoram borrifar, mas durante a floração, regar pela raiz é desejável. Isso pode ser feito usando um sistema de gotejamento ou no centro do espaçamento das linhas para cavar uma ranhura com 12 cm de profundidade e deixar passar água de uma mangueira. No segundo caso, após a absorção do líquido, os sulcos são cobertos com terra para reter a umidade.
Na raiz de uma pequena plantação, os morangos Tago podem ser despejados de um regador, após a remoção da divisória. É bom tirar água de um tanque de armazenamento, onde aquece até a temperatura do ar. Jardineiros experientes aprenderam a prender um ímã em uma torneira de água. A água que passa por esse dispositivo tem efeito positivo no aumento da produtividade, bem como no tamanho dos frutos.
Você pode determinar a necessidade de irrigação pela umidade do solo. No canteiro, em diferentes locais, eles cavam buracos de 30 cm de profundidade.Se o solo retirado do fundo do buraco se esfarelar ao ser amassado à mão, então os morangos devem ser regados. Em tempo nublado e verões frescos, os intervalos entre as regas aumentam para 7 dias. No entanto, ao verter as bagas, os morangos da variedade Tago são regados no máximo a cada 5 dias.
As frutas retiram fortemente todas as forças da planta. Para repor os nutrientes, os morangos são alimentados regularmente. Orgânico é o mais popular entre os jardineiros. São usados cinzas de madeira, composto seco ou soluções líquidas de excrementos de pássaros fermentados.Durante o ovário, os morangos precisam de minerais.
Na primavera, imediatamente após o derretimento da neve, é realizado o primeiro acabamento. Você pode espalhar salitre pelo jardim, mas é melhor adicionar cada arbusto de morango com uma solução líquida de um fertilizante complexo. 2 litros são colocados sob uma planta jovem e até 5 litros de cobertura líquida sob um adulto.
Durante o aparecimento da cor, é necessária uma segunda alimentação. Verbasco é dissolvido em água na proporção de 6: 1 ou excrementos de pássaros - 20: 1. Após a fermentação da solução, 0,5 xícaras de cinzas são adicionadas a 10 litros de líquido. A taxa de alimentação para cada arbusto é de 2 a 5 litros.
A terceira alimentação com verbasco é feita durante a floração rápida, apenas 1 parte do esterco é diluída com 8 partes de água. No final da frutificação, na terceira década de agosto, os morangos Tago são regados com uma solução de superfosfato, dissolvendo 50 g de matéria seca em 10 litros de água. A cobertura é necessária para restaurar a força da planta e também ajuda a criar botões de frutas para a próxima estação.
Morangos Tago são transplantados para outro lugar após 4–5 anos. O processo envolve a realização de ações semelhantes ao plantio de mudas pela primeira vez. Para a reprodução, três métodos são usados: por sementes, por um bigode e por dividir o arbusto.
Testemunhos
Avaliações de jardineiros irão ajudá-lo a aprender mais sobre a variedade de morango Tago.
A coleta deve ser baseada em variedades resistentes. Folhas verdes escuras e brilhantes geralmente são um sinal de resistência a uma variedade de doenças. Essa folhagem é menos afetada por ácaros, manchas e oídio. Em pedúnculos fortes localizados ao nível da folhagem ou mais alto, os bagos são menos afetados pela podridão cinzenta. Preste atenção a esses sinais lendo as descrições ou escolhendo mudas de morango em seu centro de jardinagem.