Cultivo de morangos em garrafas plásticas

Para o que não tem sido usado ultimamente garrafas de plástico. Os artesãos fazem deles decorações de interiores, brinquedos, acessórios diversos para a casa, jardim e horta, e até móveis, e estruturas maiores como estufas e gazebos. É bom que todos esses produtos plásticos sejam procurados e estejam ficando na moda, pois isso permite que sejam minimizados e, portanto, melhora o habitat natural. É especialmente agradável se o uso criterioso de garrafas de plástico puder ser combinado com uma atividade tão agradável e útil como cultivo de morangos... Afinal, os morangos são, sem exagero, um hóspede bem-vindo em qualquer horta. E o cultivo de morangos em garrafas plásticas pode ajudar a resolver vários problemas ao mesmo tempo: aumentar a área útil de plantio, proteger as frutas de muitas doenças e pragas e até mesmo decorar o local.

Vantagens e desvantagens deste método

Por que o cultivo de morangos em garrafas de plástico pode interessar aos jardineiros e aos residentes de verão? Quais são as vantagens de um método tão incomum?

  • Em primeiro lugar, o uso de estruturas verticais pode aumentar significativamente a área para o plantio de morangos. Mesmo que seus planos não incluam a construção de estruturas de capital a partir de garrafas plásticas, os recipientes com morangos podem simplesmente ser colocados em qualquer lugar, inclusive em áreas de concreto e pedra britada.
  • Permite decorar de forma original e original ambos os elementos individuais da casa: uma parede ou uma vedação, e criar um ambiente único em todo o terreno.
  • Elimina a necessidade de remoção de ervas daninhas ervas daninhas e o afrouxamento, portanto, permite reduzir os custos de mão de obra para cuidar do morango.
  • Reduz o risco de danos aos frutos silvestres por pragas e doenças, e, portanto, permite prescindir de medidas adicionais para o processamento dos arbustos de morango.
  • As bagas saem limpas em todos os sentidos da palavra, além disso, são muito convenientes de colher.

É claro que, como acontece com qualquer técnica, não se pode deixar de notar as possíveis dificuldades que um jardineiro inspirado por essa ideia pode esperar.

Como todos os recipientes de plástico têm limitações de tamanho, o solo neles pode secar muitas vezes mais rápido do que no solo. Além disso, pode superaquecer excessivamente sob a luz solar direta.

Conselho! Para lidar com o último problema, a melhor solução é tingir os frascos de plantio de morango em cores claras ou brancas.

Quando se trata de secar o solo, existem várias soluções para esse problema.

Primeiro, um hidrogel especial pode ser adicionado ao solo antes do plantio. Estando no solo, vai absorver o excesso de umidade, e aos poucos vai dando aos arbustos de morango.

Em segundo lugar, para umedecimento constante e regular do solo em garrafas de plástico, vários sistemas de irrigação por gotejamento podem ser arranjados. O projeto mais simples será considerado um pouco mais tarde.

Finalmente, para o plantio em garrafas de plástico, você pode usar variedades especiais de morangos com tolerância especial à seca. Ou seja, o rendimento e o sabor dos frutos dessas variedades não dependerão do regime de irrigação.

Exemplos de tais variedades incluem:

  • De variedades de maturação precoce - Alaya, Alisa, Vesnyanka, Zarya, Early densa, Marshal.
  • A partir do meio da temporada - Nastenka, Holiday, Evi-2, Yuzhanka.
  • Dos últimos - Arnica.
Importante! Se você vai cultivar morangos em garrafas de plástico na varanda ou em casa, então morangos de frutos pequenos ou morangos alpinos são ideais para você.

Estas variedades são consideradas as mais despretensiosas, tolerantes à seca e capazes de resistir a algum abandono. Claro, seus frutos são menores do que os morangos comuns, mas eles dão frutos constantemente ao longo do ano e só precisam de água e alimentação.

As variedades mais famosas e comuns nesta categoria são:

  • Alexandria;
  • Alibaba;
  • Baron Solemacher;
  • Branca de Neve.

Além disso, um problema ao cultivar morangos em garrafas de plástico pode ser o fato de que o volume de solo nas garrafas é pequeno e as plantas precisam de nutrição aprimorada e regular durante todo o período de cultivo. Este problema pode ser resolvido se, ao fazer uma mistura para o plantio, fertilizantes complexos de longa duração em grânulos forem misturados ao solo. Eles se dissolvem gradualmente como resultado da rega e fornecem nutrientes às plantas.

Um dos problemas que frequentemente preocupa os jardineiros, considerando esta forma incomum de cultivo de morangos, é a necessidade de proteger os arbustos de morango do congelamento no inverno. Também aqui existem várias opções para resolver este problema:

  • Em primeiro lugar, se você prevê um ciclo de longo prazo de cultivo de morangos em garrafas, a estrutura da garrafa deve ser leve o suficiente para que possa ser transferida para uma sala de inverno sem geada, por exemplo, um porão ou adega.
  • Além disso, as garrafas com arbustos de morango antes do inverno podem ser enterradas no solo e cobertas com ramos de abeto e palha para isolamento.
  • Além disso, se não houver muitas garrafas, então podem ser transferidas para a sala ou para a varanda e admirar e festejar deliciosas frutas silvestres por um longo tempo.
  • Finalmente, se você estiver usando variedades de dias neutros para cultivo em garrafa, conforme mais adequado a essas condições, é ideal cultivá-las em cultura anual. Como as plantas recebem tal carga, frutificando por quase 9 a 10 meses, é improvável que elas sejam capazes de agradá-lo com uma boa colheita no próximo ano. O esquema para o cultivo de morangos remanescentes em uma safra anual será descrito em detalhes abaixo.
  • Freqüentemente, ao cultivar morangos em garrafas plásticas, eles enfrentam problemas como a falta de iluminação. Afinal, morangos engarrafados costumam ser cultivados em varandas ou perto de muros e cercas, e nem sempre no lado sul.
Importante! Além da iluminação adicional, pode ser aconselhável plantar variedades de morango que possam suportar sombras leves em tais condições.

Apesar do amor geral pela luz desta planta, com toda a variedade de variedades, são bastante tolerantes à sombra entre elas. Estes incluem, por exemplo: Estações, Kipcha, Supremo.

Vários designs

Existem várias opções de design, principalmente do tipo vertical para o cultivo de morangos.

Opção 1

Quaisquer garrafas de plástico de 2 a 5 litros são adequadas para esta opção. Na parede lateral da garrafa com uma faca afiada, é necessário cortar uma janela quadrada com um lado igual a 8-10 cm No fundo da garrafa fazer furos com um furador para escoar a água. Afinal, os morangos realmente não gostam de encharcar o solo, por isso são necessários orifícios de drenagem. O solo é despejado pela janela, mudas de morango são plantadas e bem regadas. Uma garrafa de morangos plantados é fixada verticalmente em um suporte ou simplesmente suspensa em barras horizontais, criando uma espécie de cortina de garrafas.

Se você fizer um buraco mais longo e colocar a garrafa horizontalmente, dois arbustos de morango podem ser plantados nele. Não se esqueça de fazer orifícios de drenagem no fundo da garrafa.

opção 2

Esta opção prevê a criação de uma estrutura com o sistema de irrigação mais simples, no qual o solo próximo às raízes do morango pode ser mantido constantemente úmido, mas sem transbordamento.

Prepare uma garrafa de 2-3 litros, corte-a ao meio. A tampa deve ser rosqueada, mas não completamente para que a água possa vazar por ela. Em seguida, nas proximidades do pescoço, faça vários furos com um furador ou prego. Depois de virá-lo, a terra é despejada no topo da garrafa.

Atenção! Mas antes disso, um pequeno pedaço de pano de algodão é colocado no gargalo da garrafa por dentro.

Em seguida, um arbusto de morango é plantado no solo, e toda a parte superior da garrafa é inserida em sua parte inferior. O resultado é uma estrutura bastante estável que tem uma série de vantagens:

  • A rega é efectuada pelo fundo da garrafa, de onde a própria humidade, se necessário, escorre para as raízes do morango. Portanto, regar não é mais um problema - os morangos podem ser regados com muito menos frequência, simplesmente despejando água no reservatório.
  • Na rega, não sai água, o que significa que a estrutura pode ser colocada em qualquer lugar, inclusive dentro de casa - evitando assim o excesso de água e sujeira após a rega.

Esta estrutura pode ser colocada tanto em qualquer superfície quanto sobre o peso, criando leitos verticais. Como suporte vertical, você pode usar ripas de madeira, malha de metal, bem como uma cerca de madeira maciça ou qualquer parede.

Além disso, nesta versão, você pode plantar morangos em garrafas de 5 litros - neste caso, dois ou até três arbustos de morango vão caber em uma garrafa.

Opção 3

Existe outra opção interessante para criar uma estrutura vertical a partir de garrafas plásticas para o cultivo de morangos. Para ele, além das garrafas, com certeza vai precisar de um suporte, cujo papel pode ser um escudo de madeira ou uma cerca de metal.

Primeiro, uma garrafa de plástico é retirada e o fundo é cortado. O plugue não está completamente aparafusado para que a água possa vazar facilmente. A garrafa é virada de cabeça para baixo e é feita uma janela recortada na parte superior, com cerca de 5-7 cm de profundidade, o gargalo da garrafa é preenchido com terra um centímetro abaixo do recorte. Um arbusto de morango é plantado nele.

A próxima garrafa é retirada, todas as operações anteriores são feitas, e é baixada com uma rolha para a garrafa anterior. Portanto, pode ser repetido várias vezes dependendo da altura do suporte. Cada garrafa é fixada em um suporte para que sua rolha não toque a superfície do solo da garrafa abaixo dela. Neste projeto, ao regar de cima, a água escoa gradualmente por todos os recipientes sem estagnar. Na parte inferior, você pode fazer um palete onde vai se acumular.

Importante! Esse sistema acelera e facilita significativamente a irrigação de toda a estrutura.

Cultivo de morangos em uma safra anual

É perfeitamente possível proceder da seguinte forma, se você não quiser se envolver na desmontagem de suas estruturas verticais para o inverno. E na faixa do meio, isso é inevitável, já que o solo em pequenos contêineres congelará completamente durante o inverno.

No início da primavera, são compradas mudas de morangos remanescentes da variedade de dia neutro. São estas variedades que, em condições favoráveis, conseguem frutificar praticamente sem interrupção durante 9 a 10 meses. Os exemplos incluem variedades como Queen Elizabeth 2, Brighton, Temptation, Elvira, Juan e outros.

As mudas são plantadas em recipientes feitos de garrafas plásticas de acordo com a opção 2 descrita anteriormente. Os recipientes são colocados em qualquer lugar claro e quente e são regados moderadamente. É possível colocá-los imediatamente na varanda se esta for isolada. Neste caso, no futuro, não há necessidade nem de os deslocar para lado nenhum, estarão sempre na varanda, e agradam-te regularmente com a sua colheita.

Se você quiser cultivar morangos no seu sítio, então com o início dos dias quentes (geralmente em maio), as mudas podem ser transferidas para o local e colocar as garrafas como sua imaginação lhe diz: seja em um suporte vertical, ou no peso , ou colocar em qualquer superfície horizontal.

Comente! A essa altura, as mudas provavelmente já florescerão e até darão frutos.

Durante todo o verão, até a geada, você colherá morangos nos arbustos. Um mês antes da geada, você precisa separar cuidadosamente os alvéolos enraizados dos arbustos-mãe e plantá-los em recipientes separados. Este é o seu principal estoque de plantio para o próximo ano. Eles podem ser armazenados em um porão livre de gelo ou em uma varanda. No inverno, basta umedecer o solo periodicamente, cuidando para que não seque completamente.

Com o início da geada, os principais arbustos de morango são simplesmente jogados fora, ou os mais fortes deles são transportados para condições de casa para estender o período de colheita por um mês ou dois.

Na primavera tudo se repete, mas as mudas obtidas nos próprios arbustos de morango já são aproveitadas.

Conclusão

Como você pode ver, não há nada muito complicado em cultivar morangos em garrafas de plástico; ao contrário, é apenas um processo incomum para muitos. Mas ele oferece muitas oportunidades que devem ser usadas para desfrutar plenamente o resultado de seu trabalho.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção