Morango ostara

Na Rússia variedades de morango remanescentes apareceu não há muito tempo, apenas cerca de 20 anos atrás. Enquanto na Europa e nos Estados Unidos, morangos remanescentes, ou como são mais comumente chamados, morangos de dia curto, são cultivados em toda parte há mais de quarenta anos. Portanto, a variedade de morango Ostara é conhecida há muito tempo, mas ainda assim continua a ser muito popular tanto na Europa quanto na Rússia, de onde surgiu mais de 20 anos após seu nascimento.

Uma descrição da variedade de morango Ostara com fotos e comentários de quem o cultivou no jardim pode ajudar jardineiros novatos e residentes de verão a finalmente decidir quanto este morango merece liquidar em seus lotes. Claro, a escolha de variedades de morango remanescentes hoje é bastante grande, no entanto, essa variedade ainda não saiu de corrida, mesmo depois de tantos anos, e isso significa algo.

Características das variedades de morango remanescentes

Como as variedades de morango remanescentes ainda são uma inovação relativa na Rússia, nem todos ainda entendem corretamente as características dessas variedades e qual é o cuidado adequado para elas. Também existe alguma confusão entre os jardineiros amadores sobre as diferenças entre morangos remanescentes e variedades de dia neutro. O fato é que nos Estados Unidos não é costume distinguir entre essas variedades e todas as variedades remanescentes são automaticamente chamadas de variedades de dia neutro, o que não é inteiramente verdade.

Na verdade, os morangos têm três variedades principais de acordo com sua sensibilidade à duração do dia:

  • Plantas de dia curto.
  • Plantas de dia longo ou longo.
  • Plantas de um dia neutro.

O primeiro grupo é o mais fácil de entender, inclui automaticamente todas as variedades tradicionais usuais que têm a capacidade de lançar botões de flores apenas quando o dia é de 12 horas ou menos. Isso acontece apenas no final do verão - início do outono, quando uma diminuição nas temperaturas gerais também tem um efeito benéfico no processo geral de postura dos botões para frutificação na próxima estação.

Morangos do segundo grupo são capazes de formar botões de flores apenas quando a duração do dia é superior a 12 horas, idealmente em torno de 16-18. Por isso, as variedades deste grupo conseguem dar duas, às vezes três ondas frutíferas na estação quente.

A frutificação dos morangos em um dia neutro, como o nome indica, não está de forma alguma vinculada à duração do dia e só pode ser determinada pelas condições de temperatura e umidade. É por isso que essas variedades de morango são muito convenientes para cultivar em estufas aquecidas durante todo o ano.

O termo remontabilidade define apenas a capacidade das plantas de dar frutos mais de uma vez por temporada. Assim, tanto os morangos de dia longo quanto os de dia neutro podem ser corretamente chamados de remanescentes.

Mas não há tantas variedades de morangos de dia longo em comparação com o número de variedades do terceiro grupo. E eles não são muito adequados para cultivo em estufas durante todo o ano. Mas a vida útil dos arbustos para um morango de dia longo, como regra, é muito mais longa do que a de um dia neutro. Podem ser cultivadas em um local por até dois a três anos, enquanto as variedades de dias neutros, devido à frutificação intensa e constante, esgotam rapidamente seus recursos e devem ser repostas cerca de um ano após o início da frutificação.

Comente! Exemplos de morangos de dia longo incluem híbridos Tuscany f1, Sasha f1, Tentação F1 e variedades Iguaria moscovita, Garland e outros.

Todas as variedades remanescentes, e principalmente aquelas pertencentes ao grupo dos dias neutros, requerem o uso de técnicas agrícolas superiores, visto que gastam muita energia na constante frutificação. Mas geralmente são mais adaptáveis ​​e resistentes às condições climáticas adversas e a várias doenças. Além disso, as bagas de quase todas as variedades remanescentes têm um sabor atraente e uma aparência estética.

Descrição da variedade

Nos distantes anos 60 do século passado, os criadores holandeses conseguiram criar a variedade de morango Ostara cruzando as variedades Masharakhs Daurernte e Red Gauntlet. O morango Ostara pertence às variedades de dias neutros. Mesmo quando cultivado em canteiros comuns ao ar livre, ele será capaz de lhe trazer uma colheita de frutas maravilhosas de junho até a primeira neve. Além disso, em termos de sabor, a colheita de outono não é de forma alguma inferior às bagas iniciais, e pode diferir apenas no tamanho dos frutos na direção de sua diminuição. Mas a produtividade dos arbustos com a queda só pode aumentar, naturalmente, com rega e alimentação regulares durante toda a estação de crescimento. Durante toda a estação quente, você pode coletar cerca de 1,0-1,2 kg de morangos perfumados e saborosos de um arbusto.

É verdade que os especialistas não recomendam deixar os arbustos férteis dessa variedade de morango no próximo ano, mas substituí-los por mudas. Uma vez que tanto o rendimento como o tamanho das bagas na próxima temporada podem desapontá-lo muito.

Os arbustos de morangueiro Ostara têm um aspecto bastante compacto e não ultrapassam os 20-25 cm de altura.As folhas verdes escuras de tamanho médio estão cobertas de pêlos finos.

Atenção! A floração e, consequentemente, o endurecimento dos bagos ocorrem durante a estação não apenas nos arbustos-mãe, mas também nas mudas que se formam nos bigodes enraizados.

A capacidade de assimilação é média, dependendo da regularidade e composição dos curativos. Quanto mais nitrogênio nos fertilizantes usados, mais bigodes e rosetas jovens serão formados. Mas isso pode afetar negativamente o rendimento e, principalmente, o sabor dos frutos. Portanto, você não deve ser zeloso com isso.

Os morangos Ostara são resistentes à maioria das doenças fúngicas, exceto o mofo cinzento. Portanto, em tempo chuvoso, é aconselhável dar aos frutos um abrigo adicional, se possível.

Os arbustos de Ostara toleram bem as geadas de inverno, mas quando cultivados nas regiões mais ao norte, é melhor cobrir ligeiramente as plantas para o inverno. Sem abrigo, tolera geadas até -15 ° С. No entanto, isso é importante apenas em regiões com poucos invernos com neve. Porque sob uma grande e constante camada de neve, os morangos Ostar hibernam bem.

Esta variedade tolera piores condições de calor, a temperaturas acima de + 28 ° C, o pólen pode tornar-se estéril e o número de bagas diminui drasticamente.

Características de bagas

As seguintes características são inerentes aos morangos Ostar:

  • A forma da fruta é tradicional em forma de cone, os bagos são atraentes na aparência, têm uma superfície brilhante.
  • A cor dos frutos é vermelho brilhante uniforme.
  • Embora os morangos Ostara pertençam a variedades de frutos grandes, seus frutos são de tamanho médio - cerca de 20-30 gramas cada. Em condições especialmente favoráveis, a massa da baga pode atingir 60-70 gramas.
  • Os bagos não diferem em densidade, mas são muito suculentos.
  • Elas ficam armazenadas por um período muito curto, são praticamente inadequadas para transporte.
  • Mas o sabor pode ser chamado de único, lembra muito os verdadeiros morangos silvestres. O aroma dos frutos silvestres também é pronunciado. Pelo gosto, os morangos Ostar receberam 4,7 pontos em uma escala de cinco pontos.
  • O uso de morangos Ostara é universal, mas eles são mais saborosos quando frescos.

As sutilezas do crescimento

O momento de plantar mudas prontas de morangos Ostara depende do que exatamente você deseja obter desta variedade.Se você precisa de uma colheita de primavera boa e de alta qualidade, então é melhor plantar as mudas no final de julho - em agosto, para que tenham tempo de criar raízes bem e dar muitos botões.

Se você está mais interessado na colheita de outono, pode plantar mudas tanto no final do verão - no outono e na primavera. O principal é que no início da temporada é necessário remover todos os pedúnculos emergentes dos arbustos para que os arbustos não desperdiçam energia na frutificação precoce, mas construam um poderoso sistema de raízes e folhas aéreas e formem o número máximo de bigodes e rosetas jovens. Neste caso, a partir da segunda metade do verão, arbustos e rosetas jovens estarão cobertos de pedúnculos, nos quais muitos frutos grandes e suculentos amadurecerão no final do verão.

Se os pedúnculos não forem cortados, mas continuar a alimentar e regar intensamente os morangos Ostar, ele formará uma pequena quantidade de bigodes e frutinhas de tamanho médio durante o verão e até o outono.

Escolha o método de cultivo de sua preferência, mas lembre-se que qualquer morango exige muito cuidado e atenção, sem os quais pode decepcioná-lo em suas expectativas.

Críticas de jardineiros

Os morangos Ostar deixam críticas favoráveis ​​sobre si mesmos, especialmente de pessoas que se deparam com o cultivo de morangos remanescentes pela primeira vez.

Anton, 38 anos, Saransk
Até o ano passado, eu cultivava principalmente variedades comuns de morango em diferentes períodos de maturação. Mas, tendo decidido aproveitar o fruto no final do verão, no final da primavera, plantei 10 arbustos de morangos remanescentes Ostar a cada 30 cm. Plantei separadamente das outras variedades, em um cume elevado e cobri os arbustos com lutrasil para protegê-lo do sol muito forte. Um mês depois, os arbustos jogaram fora os primeiros talos de flores, mas eu tirei imediatamente, porque este ano eu só ia experimentar os frutos, e aproveitar a colheita só na próxima safra. Até o final do verão, deixei as bagas em apenas dois arbustos para apreciar o sabor. Gostei deles, mais saborosos do que todas as variedades remanescentes que experimentei até agora com amigos. Curiosamente, as flores até mesmo se formavam em gavinhas enraizadas durante o verão. Perto do inverno, mais uma vez cobri todos os corredores com grama aparada e eles hibernaram perfeitamente. Este ano, a colheita de Ostara realmente me surpreendeu - os frutos eram grandes, muito suculentos e corriam em um riacho quase sem fim até as primeiras geadas. Até cansei um pouco de colecionar.

Galina, 39 anos, Balashov
Encomendei morangos Ostar online. As mudas não estavam em sua melhor forma, em meados do verão apenas um arbusto sobreviveu. Deliberadamente não o deixei florescer para que ganhasse mais força, mas com a queda ainda experimentei algumas bagas. Gostei muito deles, não estou acostumada com as bagas de outono serem tão doces e saborosas. Ele hibernou sem problemas e, no verão seguinte, as primeiras bagas apareceram em meados de junho. Cerca de 12-15 bagas de tamanho médio amadureceram no arbusto, e ele foi novamente coberto com flores.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção