Contente
Os jardineiros selecionam cuidadosamente as variedades de morango para plantar no local, com foco no rendimento, na qualidade dos frutos e na resistência a doenças. Apesar do fato de os criadores terem criado recentemente muitos híbridos com excelentes características, variedades antigas e comprovadas ainda são procuradas. Os morangos Belrubi são um dos mais famosos, populares e procurados.
História de criação
O morango Belrubi (Fragaria ananassa Belrubi) foi obtido por criadores franceses nos anos 80 do século passado a partir do cruzamento de duas variedades - Pocahontas (Fragaria ananassa Pokahonta) e Cote Vermelho (Fragaria ananassa Red Cout). O primeiro foi criado por criadores americanos, o período de maturação é meio cedo. Os arbustos são vigorosos, compactos, com grande folhagem.
A segunda variedade "mãe" de morangos Red Cote foi obtida no Canadá. O seu arbusto é constituído por frutos silvestres compactos, de tamanho médio, de forma oval, muito aromáticos.
Desde 1988, Belrubi está sendo julgado na Federação Russa, após o qual em 1990 foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas. Recomendado para cultivo no território de Stavropol, Karachay-Cherkessia.
Características e descrição da variedade de morango Belrubi
A variedade universal Belrubi pertence à meia temporada. Os morangos são consumidos in natura e termicamente processados, apreciados pelo seu sabor apurado e características técnicas. A planta forma um arbusto ereto de até 40 cm de altura e largura Os pedúnculos são inflorescências compridas e viçosas, localizadas ao nível da folhagem. Existem muitos bigodes.
A aparência e o sabor dos frutos silvestres
Após a maturação, os morangos Belrubi adquirem uma cor vermelho escuro com uma superfície lisa e brilhante. Sua forma é alongada, cônica. O pescoço é claramente expresso. A polpa é rosada, de estrutura densa. Os frutos são doces e ligeiramente azedos. Segundo especialistas, as características gustativas são altas. O peso médio é de 15-20 g A transportabilidade é excelente, os bagos não se deformam quando são transportados em longas distâncias.
Período de floração, período de amadurecimento e produção
Os botões dos morangos Belrubi aparecem na primeira quinzena de junho. Quando cultivada na faixa do meio, a floração ocorre dez dias depois do que no sul. As bagas amadurecem após três semanas. A coleta é realizada em várias etapas. Os frutos estão bem separados dos pedicelos. O rendimento da variedade é médio. Cada arbusto rende cerca de 0,5 kg de bagas.
Resistência à geada
A resistência à geada dos morangos Belrubi é alta. Quando cultivadas nos territórios de Krasnodar e Stavropol, as bagas não são cobertas durante o inverno. Para evitar que o solo seque em climas frios, ele é coberto com uma pequena camada de composto. Em regiões com invernos mais severos, antes do início das geadas estáveis, os morangos Belrubi são cobertos com uma camada de palha, tendo previamente libertado os sulcos de ervas daninhas, folhagem seca e doente.
Resistência a doenças e pragas
Morangos Belrubi têm alta imunidade, doenças e pragas raramente os afetam, mas ataques de insetos são possíveis:
- Gorgulho - as fêmeas põem ovos nos botões, roem os caules, o que acaba com a sua murcha e diminuição da produção.
- Ácaro do morango - suga o suco das folhas rudimentares, que ficam amarelas e deformam.
- Ácaro-aranha - danifica a folhagem e a embaraça.
- Whitefly - destrói plantas jovens.
- As larvas do besouro podem comer raízes.
Entre as doenças mais comuns que afetam os morangos Belrubi estão manchas e murcha de fusarium. Se houver probabilidade de desenvolver doenças, use o tratamento com preparações contendo cobre, uma solução de permanganato de potássio e ácido bórico.
Prós e contras da variedade
Apesar do fato de que o rendimento e a aparência da variedade Belrubi dependem em grande parte das condições e da região de crescimento, as desvantagens e vantagens gerais permanecem inalteradas.
prós | Minuses |
compactação de arbustos | curto período de frutificação |
robustez de inverno | muitos bigodes |
tolerância à seca | tamanho médio da fruta |
alto sabor de frutas vermelhas | os rendimentos são mais baixos do que outras variedades |
excelente imunidade |
|
cuidado despretensioso |
|
alta transportabilidade |
|
versatilidade de uso |
|
Recursos crescentes
Para plantar morangos Belrubi escolha uma área bem iluminada pelo sol. Se o terreno for elevado, os cumes não são feitos, ao contrário dos lugares baixos onde a variedade é plantada em cumes altos. Os melhores predecessores são alho, lentilha, centeio, trigo, mostarda, azeda, trevo.
O plantio da variedade Belrubi é realizado de acordo com o algoritmo:
- Desenterre o site, nivele-o.
- Os poços são feitos com uma profundidade de 15-25 cm a uma distância de 20-30 cm um do outro.
- Despeje húmus (1 kg) e superfosfato (50 g) em cada um.
- Coloque uma ou duas plantas nos poços.
- Espalhe as raízes.
- Cubra com terra, compacta.
- Rega.
O cuidado adicional com as plantas consiste em regar, alimentar e remover os bigodes. Imediatamente após o derretimento da neve, as folhas danificadas e podres, as ervas daninhas são removidas, os corredores são afrouxados e, ao mesmo tempo, fertilizantes de nitrogênio são aplicados ao solo. Eles se amontoam sem enterrar o núcleo do arbusto no solo. A superfície é coberta com turfa, palha e serragem. A rega dos morangos Belrubi é realizada pelo menos duas vezes por semana. Se necessário, se o tempo estiver quente e seco, o procedimento é realizado com mais frequência. O bigode é removido conforme aparece. Corte cuidadosamente com uma tesoura para não danificar a base do arbusto.
Reprodução
A maneira mais fácil e popular de propagar morangos Belrubi é por meio de brotos laterais (bigodes), dos quais existem muitos. O método não exige muito esforço do jardineiro, pois garante a preservação das características varietais. Soquetes de primeira e segunda ordem são usados como mudas. Eles são os mais fortes, desenvolvendo-se rapidamente. São eles que ficam com o bigode e o resto é removido. Se o solo for solto, permeável ao ar e à umidade, o enraizamento ocorre rapidamente. A roseta é posteriormente separada do arbusto-mãe e transplantada.
Para não enfraquecer toda a plantação de morangueiro Belrubi, vários arbustos são escolhidos para reprodução, nos quais as características varietais são mais pronunciadas. 5-7 processos laterais e rosetas das duas primeiras ordens são deixados sobre eles. A formação do bigode começa em junho, mas o material de plantio da mais alta qualidade é obtido a partir do bigode de julho.
As plantas jovens estão prontas para serem transplantadas em dois meses. A melhor época para iniciar uma nova plantação é da terceira década de agosto a meados de setembro. Cada muda deve ter um "coração" desenvolvido, raízes poderosas, 4-5 folhas grandes e saudáveis.
Conclusão
O morango Belrubi passou há muito tempo no teste do tempo, produzindo consistentemente rendimentos sustentáveis. O seu excelente sabor, o cuidado despretensioso e as condições de cultivo pouco exigentes são notados por muitos jardineiros, sendo a resistência a doenças e pragas outra razão para optar por esta variedade.
Avaliações de jardineiros sobre morangos Belrubi