Contente
Os morangos Cabrillo são variedades americanas. Difere em um rendimento recorde - até 3,7 kg por arbusto. Em climas temperados, você pode remover 1,5–2 kg por planta. Requer rega regular, fertilização e outras medidas de cuidado.
História de criação
O morango Cabrillo foi criado por criadores da Universidade da Califórnia, EUA. Os autores são renomados cientistas Kirk D. Larson e Douglas W. Shaw. Esta variedade é considerada a mais produtiva na categoria remanescente.
O trabalho na variedade Cabrillo começou em 2008, com base em 2 linhas designadas na nomenclatura Cal 5.206-5 e Cal 3.149-8. Já no próximo ano de 2009, a nova variedade Cabrillo começou a passar por testes de campo.
Os cientistas têm propagado repetidamente os arbustos de diferentes maneiras para garantir que os altos rendimentos e outras qualidades valiosas sejam preservadas na prole. Em 2010, estudos em grande escala de vários grupos de morangos Cabrillo foram realizados para estudar diferentes indicadores. E já em 2016, a variedade passou no procedimento oficial de registro e recebeu patente (o detentor dos direitos autorais é a Universidade da Califórnia). O documento destaca que esta é uma das melhores variedades de morangos remanescentes, com rendimento recorde de até 3 kg por planta.
Nos primeiros anos, a cultura se espalhou em diferentes países do mundo, apareceu também na Rússia. A variedade ainda não foi inscrita no registro de realizações de melhoramento da Federação Russa. Mesmo assim, muitos veranistas já conseguiram fazer as primeiras safras e até escreveram resenhas sobre essa cultura.
Descrição e características da variedade de morango remanescente Kabrillo
Na aparência, os arbustos deste morango lembram representantes bastante famosos - San Andreas e Albion. Mas Cabrillo tem mais folhas e os brotos são quase retos. As placas de folha são menores em tamanho, têm uma forma côncava e são bastante densas ao toque. A cor é verde brilhante, com um brilho "gorduroso" brilhante. As bordas são pontiagudas, os dentículos estão presentes.
As flores da variedade são de tamanho pequeno, com a cor branca típica, e bissexuais (a planta é monóica, ou seja, há inflorescências masculinas e femininas em cada arbusto). Pedúnculos são bastante altos, poderosos, elevam-se acima da planta e, durante a frutificação, tendem para o solo.
Características das frutas, sabor
Os morangos Cabrillo produzem bagas muito bonitas que parecem mais atraentes em comparação com as variedades San Andreas e Albion. A forma é simétrica, cónica, ligeiramente achatada (alargada nas laterais). A cor é o vermelho brilhante clássico. Achenes são amarelos, superficialmente submersos. Uma superfície com um brilho agradável, brilha ao sol. Os tamanhos são médios e grandes, o peso ronda os 30 G. Os bagos são homogéneos, têm aproximadamente o mesmo peso.
A polpa é suculenta, moderadamente densa, ao mesmo tempo que não é firme, de consistência agradável, não se esmaga na língua. Os frutos silvestres são muito aromáticos, de excelente sabor. Uma doçura pronunciada e tons harmoniosos de morangos clássicos com um delicado acidez são perceptíveis. O sabor dos morangos Cabrillo é multifacetado e, segundo muitos jardineiros, é mais rico do que o do Albion ou do San Andreas.
Você precisa remover as frutas e saboreá-las quando estiverem totalmente maduras. O sabor dos frutos verdes é medíocre.
Condições de amadurecimento, rendimento e manutenção da qualidade
O morango Cabrillo pertence a variedades remontantes precoces. A floração ocorre na segunda quinzena de maio - início de junho, os primeiros frutos são retirados em julho. Variedade remanescente, a frutificação é extensa e estável, perdura durante todo o verão (até agosto inclusive). No sul, as safras são colhidas até setembro.
Na descrição da variedade de morango Cabrila, é indicado que o rendimento máximo atinge 3-3,7 kg, o que é um número recorde em comparação com a grande maioria das outras variedades. Nas condições climáticas da zona temperada, você pode obter 1,5-2 kg. Se cultivado em uma estufa e cuidado com cuidado, você pode coletar até 2,5-3 kg por arbusto (desde que o verão e o início do outono sejam quentes).
A casca e a consistência da fruta são bastante densas. Portanto, eles ficam bem na geladeira ou em uma sala fria e escura. A transportabilidade também é normal. A safra pode ser transportada por longas distâncias, principalmente se for colhida na fase de maturação técnica.
Regiões de crescimento, resistência à geada
A variedade é cultivada na Rússia recentemente, então não há informações confiáveis sobre resistência no inverno. Recomenda-se o cultivo em campo aberto e em estufas, principalmente em regiões de verões curtos (Sibéria, Extremo Oriente). Para o inverno, é necessário um abrigo obrigatório, melhor reforçado (estrutura com agrofibra e cobertura morta).
Resistência a doenças e pragas
A descrição indica que os morangos Cabrillo apresentam boa resistência a pragas e doenças comuns. Mas você não deve negligenciar os tratamentos preventivos (especialmente porque há evidências de que a variedade é vulnerável à requeima). Na primavera, antes da floração (abril), recomenda-se pulverizar os arbustos com fungicidas:
- Líquido bordalês;
- Teldur;
- Fitosporin;
- Horus;
- Signum.
Processamento semelhante pode ser feito no outono, após a última colheita. Também é recomendável remover todas as folhas caídas e queimá-las, pois as pragas podem hibernar nelas. De pulgões, gorgulhos, ácaros do morango e outros insetos, os arbustos de morango Cabrillo são borrifados com remédios populares:
- infusão de dentes de alho, mostarda em pó;
- solução de pó de tabaco, cinza de madeira com sabão;
- decocção de flores de calêndula.
Se essas medidas não ajudarem, aplique inseticidas - "Aktara", "Inta-Vir", "Decis", "Vertimek", "Fitoverm" e outros.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade Cabrillo apresenta vantagens, sendo a principal delas o alto rendimento. Mesmo se você remover 1,5 kg de um arbusto (o mínimo), este é um resultado muito bom em comparação com muitas outras variedades.
Prós:
- rendimento muito alto até 3,7 kg;
- os bagos são médios e grandes, com excelente sabor e aspecto atraente;
- boa transportabilidade, mantendo a qualidade;
- resistência à maioria das doenças.
Desvantagens:
- exatidão para cuidar;
- nenhum dado sobre resistência de inverno;
- em algumas regiões, pode não criar raízes;
- Morangos Cabrillo são vulneráveis à requeima.
Métodos de reprodução
Existem duas maneiras de propagar morangos Cabrillo:
- bigode;
- dividindo o mato.
No primeiro caso, os brotos são separados no início do verão e plantados em solo fértil até a profundidade de 4 cm, de olho na rega. Para a divisão, use arbustos de morango cabrillo adultos com a idade de quatro anos. São desenterrados em agosto, colocados em água e separados à mão ou com faca.São plantadas em solo fértil e, em outubro ou início de novembro, são cuidadosamente cobertas para o inverno.
Plantar e sair
Você pode cultivar morangos Cabrillo em uma estufa e em canteiros abertos. A variedade é exigente quanto à composição e estrutura do solo. A melhor opção é uma terra fértil e solta com uma reação ligeiramente ácida (pH cerca de 6). Os requisitos para o local são padrão - sem sombra, secura (sem estagnação de umidade nas terras baixas), proteção contra correntes de ar fortes, boa circulação de ar.
Mesmo que o solo seja fértil, ele precisa ser preparado. Na maioria das vezes, o plantio de morangos Cabrillo está planejado para maio e a escavação para outubro. O local precisa ser limpo e adicionado em um balde de composto ou húmus, além de 200-300 g de cinza de madeira por metro quadrado. Se o solo for pesado, contiver muita argila, acrescente 500-800 g de serragem ou areia na mesma área.
O padrão de pouso é padrão:
- Morangos Cabrillo são melhor colocados nas encostas ao sul do jardim;
- os leitos são orientados no sentido norte-sul;
- os arbustos estão escalonados;
- deixe um intervalo de 30 cm entre os furos;
- as linhas devem ser espaçadas de 60 cm.
O cuidado da colheita é especialmente meticuloso. A rega é planejada pelo menos uma vez por semana, e na seca - duas vezes. Use apenas água decantada. O molho de morango Cabrillo é aplicado quatro vezes por temporada (a quantidade é indicada para processamento de 1 m2 pousos):
- Abril - ureia (15–20 g);
- o início da floração - nitrato de potássio (10 g);
- primeira quinzena de julho - verbasco (1:10), superfosfato (50 g), sal de potássio (40 g);
- após a colheita - cinza de madeira (250 g).
No plantio de morangos Cabrillo, é aconselhável a cobertura morta com palha ou agrofibra. Isso impedirá o crescimento de ervas daninhas e tornará a manutenção muito mais fácil.
Se preparando para o inverno
Para conseguir um alto rendimento de morangos Cabrillo, como na descrição da variedade, e para obter frutos grandes, como na foto, os jardineiros nas avaliações recomendam cobrir os arbustos com cuidado para o inverno. Após o início da primeira geada (ligeiramente abaixo de 0), é necessário cobrir as plantações com uma camada alta de palha, ramos de abeto, serragem. Recomenda-se instalar a moldura e esticar a agrofibra.
Conclusão
Os morangos Cabrillo são bastante exigentes em termos de cuidado e temperatura ambiente. Mas por outro lado, dá uma grande quantidade de frutos silvestres que aparecem ao longo da temporada. Os frutos são grandes o suficiente, com aparência atraente. Eles têm um sabor rico e aroma agradável. Você pode aprender sobre as regras básicas para o cultivo de morangos Cabrillo no clima russo com o vídeo.
Comentários dos jardineiros sobre o morango remanescente do Cabrillo