Contente
O morango doce e aromático, infelizmente, está sujeito a muitas doenças e pragas. Na maioria das vezes, lutamos com eles na primavera ou imediatamente após a frutificação, mas em vão. Afinal, o processamento morangos no outono pode ser realizada com o uso de pesticidas bastante fortes. A maioria deles se decomporá com segurança em elementos seguros quando a nova colheita chegar.
Portanto, o tempo que a natureza nos atribui após frutificar os morangos antes da geada deve ser usado com o máximo benefício para combater doenças e pragas, e não se limitar a soltar o solo e regar.
As principais pragas e doenças do morango
Cada planta frutífera tem seus próprios inimigos. Alguns, como tomates ou morangos, têm muitos, é preciso trabalhar muito para conseguir uma boa colheita. Outros, por exemplo, irga, em nossas condições eles praticamente não ficam doentes e as pragas os contornam.
Morangos têm doenças suficientes e insetos prontos para se deliciar com frutas doces antes de nós também. Mas não é difícil lidar com eles (se não começar), e se medidas agrotécnicas adequadas forem observadas, os problemas podem ser minimizados por completo.
Pragas do morango
Descreveremos resumidamente as principais pragas dos morangos de jardim, para que, se necessário, você possa descobrir com o que está lidando.
Nematóide imperceptível
Essas pragas são vermes muito pequenos, quase invisíveis a olho nu. Eles sugam o suco das células do morango e introduzem várias enzimas que causam distúrbios metabólicos. Isso se manifesta no inchaço das folhas e pecíolos, morte do tecido. Devido à infecção por um nematóide, a produção diminui e os arbustos fortemente afetados morrem.
Nematoda é uma praga quarentenária, as plantas afetadas são queimadas, o solo é desinfetado com cal e mantido sob vapor negro. Morangos não são plantados em uma área infectada por vários anos.
Ácaros de morango e aranha
Uma pequena praga, é mais fácil de ver com uma lupa. O ácaro do morango afeta apenas os morangos, enquanto muitas plantas de jardim, tanto frutíferas quanto ornamentais, sofrem com o ácaro. Várias gerações de insetos se desenvolvem durante a temporada.
As pragas sugam o suco das folhas, vivem sob uma teia fina. Com uma forte derrota dos morangos, as folhas ficam amarelas, morrem prematuramente.
Gorgulhos
Raiz cinza, morango-framboesa, besouro das flores e outros tipos de gorgulhos são besouros marrom-acinzentados de até 6 mm de comprimento com uma tromba curta. Eles hibernam no solo a uma profundidade de 3 cm, sob cobertura morta e até dentro das plantas. As larvas brancas sem pernas vivem no sistema radicular a uma profundidade de 4-10 cm. No início da estação de crescimento, as pragas começam a comer as bordas das folhas, bem como a roer as raízes, caules e flores.
Caryopsis
Estes negros móveis besouros cerca de 1 cm de tamanho são movidos para morangos com ervas daninhas, comem suas sementes e a polpa circundante, o que desfigura enormemente os frutos.
Curuquerê do morango
Lagartas de 0,5 cm de tamanho enredam as folhas com teias de aranha transparentes. As pragas se alimentam de verduras, com menos frequência de frutas vermelhas.
Pulgão
Não há ninguém que não conheça este inseto nocivo. Existem muitas espécies de pulgões que se alimentam dos tecidos moles das plantas. Mas o principal perigo é que esse inseto é portador de vírus.
Lesmas e caracóis
São os morangos que mais sofrem com essas pragas - seus frutos são suculentos, além disso, estão localizados perto do solo.
Doenças do morango
Os pés de morango são atacados por pragas e também sofrem de doenças.
Podridão de bagas cinzas
Afeta muitas culturas, incluindo morangos. Ele hiberna no solo e em restos de plantas, esporos de podridão cinzenta são transportados pelo vento e insetos. Todos os órgãos do morango são afetados, manchas de decomposição cinza-escuras ou marrons são formadas neles. Os bagos são cobertos por uma penugem cinzenta e densa, que é o agente causador da doença.
Oídio
A doença afeta folhas, frutos, pecíolos, sobre os quais aparece uma camada pulverulenta branca. As bordas das folhas são dobradas para cima, enrugadas. No inverno, o fungo permanece na vegetação doente, o vento carrega seus esporos por todo o jardim.
mancha branca
Talvez esta seja uma das doenças mais comuns do morango. O fungo danifica as placas das folhas, antenas, flores, pecíolos, caules. As áreas afetadas são recobertas por manchas marrom-avermelhadas arredondadas, embranquecendo com o tempo, circundadas por uma borda vermelho-escura.
Mancha marrom
A doença se desenvolve na segunda metade do verão em folhas velhas de morango. Tem a aparência de manchas grandes, arredondadas ou com veias, que são primeiro marrom-avermelhadas e depois marrons. As folhas parecem secas. A doença reduz significativamente a colheita do próximo ano.
Podridão de raiz negra
No verão, as folhas inferiores primeiro ficam marrons e depois morrem. Os arbustos são facilmente removidos do solo. Se você olhar para as raízes, verá que a raiz principal está rachada e as raízes jovens morreram há muito tempo.
Vírus
Esta doença é transmitida por pulgões e também pode ser transmitida com ferramentas de jardim sujas. Mais frequente na primavera em morangos vírus ativo que causa folhas encaracoladas, no outono - que se manifesta pelo amarelecimento da borda da lâmina foliar. Da primavera ao outono, o vírus do mosaico infecta os morangos, deforma as folhas, nas quais também aparecem manchas amarelas.
Processamento de morango de outono
O controle de pragas e doenças em morangos começa no outono.
- Após a colheita, com forte infecção da plantação, podemos aplicar preparações químicas sem medo de que a baga beneficiada vá parar na nossa mesa.
- Muitas pragas e esporos de fungos patogênicos hibernam no solo, em arbustos ou entre restos de plantas, incluindo cobertura morta.
- Muitas vezes, no outono, simplesmente temos mais tempo para lutar contra as doenças do que na primavera, quando todos os dias são caros.
Por que cortar folhas de morango no outono
O morango é uma planta perene. Durante a estação de crescimento, novas folhas são formadas e crescem constantemente, e as velhas morrem. Eles são os principais e únicos órgãos da fotossíntese, a colheita depende deles.
A atividade vital ativa das folhas depende das fases de desenvolvimento, da idade da plantação de morangueiro. Na primavera e no outono, seu crescimento é mais ativo, no verão, sob a influência de altas, e no inverno - baixas temperaturas, diminui. Doenças fúngicas, geralmente manchas marrons ou brancas, oídio, espalham-se nas folhas velhas e carrapatos ou outras pragas espalham-se nas folhas novas. Na maioria das vezes, os morangos são afetados, a partir dos dois anos de idade.
Para estimular o crescimento das folhas jovens, bem como a relativa liberação de pragas, doenças, após a colheita, as folhas devem ser ceifadas. Lembre-se de que podar morangos muito cedo, quando o fluxo de nutrientes das folhas velhas para os caules não é completo, é inaceitável. As plantas enfraquecem, o inverno é ruim e a colheita do ano seguinte diminui. A poda tardia leva à má formação dos botões, que ocorre na segunda quinzena de agosto-setembro.
Depois de aparar as folhas, é necessário realizar ações abrangentes de combate a pragas, doenças, tratamento do solo e alimentação do morango.
Controle de pragas e doenças com produtos químicos
Produtos químicos tóxicos são usados na forma de soluções, que são usadas para tratar morangos em pulverizadores de pequenas gotas. Este é de longe o método mais comum de combate a doenças e pragas.
O outono é a época em que o uso de pesticidas em morangos é mais seguro. Para escolher o medicamento certo, monitore cuidadosamente a plantação de frutas silvestres ao longo da temporada. Registre suas observações conforme necessário. Não vamos lhe dizer como processar morangos - existem muitos medicamentos, seus preços são diferentes e o efeito é quase o mesmo. Aqui estão apenas algumas recomendações.
- Para carrapatos, use acaricidas, uma formulação feita especificamente para combater esse minúsculo inseto.
- Use inseticidas para pragas maiores.
- Pulverize cuidadosamente com venenos de contato.
- Os venenos sistêmicos agem diretamente na planta, a praga morre ao comer suas partes. Mas aqui você precisa ler atentamente as instruções e certificar-se de que os produtos químicos usados não são muito tóxicos.
- Para doenças, você precisa pulverizar a planta com um fungicida adequado.
- Um resultado muito bom na luta contra pragas e doenças é obtido pelo tratamento de outono dos arbustos de morango e do solo na plantação com qualquer preparação contendo cobre.
- Trate pragas e doenças em climas calmos e secos.
- Para que o medicamento funcione melhor, adicione 2 a 3 colheres de sopa de sabonete líquido ao frasco de onde vai borrifar os morangos.
- Siga as instruções cuidadosamente.
- Use equipamento de proteção individual.
Produtos biológicos para morangos
Hoje em dia, produz-se um número suficiente de preparações biológicas e orgânicas para proteger o morango de pragas e doenças.
- Microrganismos eficazes (reparações "EM"), permitindo reduzir a morbilidade devida à saúde do solo.
- Fitosporina, um fungicida bacteriano e pesticida biológico.
- Todo um plantel de medicamentos que estimulam as próprias defesas das plantas, por exemplo, Epin e Zircon.
- Outros medicamentos para pragas e doenças de origem biológica: Bitoxibacilina, Aktofit, Fitoverm.
Os morangos são tratados contra pragas e doenças com medicamentos de origem biológica e também com produtos químicos.
Processando morangos com remédios populares
Mesmo que você cultive morangos sem usar fertilizantes e preparações químicas, os remédios populares para processamento no outono são apropriados apenas na ausência de danos significativos à plantação por pragas e doenças. No caso de uma infecção mais ou menos grave das plantações no outono, é melhor usar preparações químicas ou biológicas.
Como medida preventiva, no final de setembro, borrife os morangos com a seguinte mistura:
- 10 litros de água morna;
- 3 colheres de sopa de óleo de girassol refinado
- 2 colheres de sopa de cinza de madeira peneirada;
- a mesma quantidade de vinagre e sabonete líquido.
Destruição de morangos
Claro, esta é uma medida extrema. Mas com uma forte infecção por um nematóide ou vírus, você terá que destruir toda a plantação de morango. As plantas escavadas terão de ser queimadas, o solo deverá ser desinfectado com cal ou preparações de cobre. Como medida adicional, é bom deixar a parcela em pousio preto por um ano e, em seguida, cultivar adubo verde por mais alguns anos.
Claro, se apenas alguns arbustos estiverem infectados, você pode se limitar apenas à destruição deles. Mas no próximo ano, os morangos plantados nesta horta devem ser monitorados de perto e não negligenciadas as medidas sanitárias.
Prevenção de contaminação de morangos
Claro, é melhor prevenir do que remediar. Que medidas podemos tomar contra pragas e doenças em canteiros de morangueiro após o corte das folhas?
- A escolha correta do local de plantio, assim como as plantas anteriores ao colocar uma cama de morango.
- Use apenas material de plantio saudável.
- Fertilização oportuna e suficiente.
- Remoção regular de ervas daninhas.
- Afrouxando o solo.
- O cultivo de morangos em canteiros estreitos (cerca de 50 cm de largura) torna mais fácil cuidar deles.
Conclusão
Os morangos não são frutos fáceis de cuidar. Mas sujeito à tecnologia agrícola, certamente irá deliciá-lo com uma boa colheita.