Contente
O morango Charlotte é uma variedade francesa que produz 4-5 vezes por temporada. A cultura é resistente à falta de iluminação, por isso frutifica em estufas aquecidas o ano todo. O rendimento é baixo (até 1 kg por arbusto), mas os bagos são muito doces e suculentos, com aroma rico e sabor agradável.
História de criação
Charlotte é uma variedade de morango criada na França em 1995. Derivado do cruzamento entre a variedade Cal.19 e a famosa variedade Mara de Bois, comum em muitos países. O originador da variedade Charlotte é CIREF.
Os morangos chegaram à Rússia 10 anos depois - em 2004. Eles se espalharam por diferentes regiões e eram apreciados por muitos jardineiros por seu sabor agradável. A cultura não está incluída no registro de realizações reprodutivas. No entanto, muitos residentes de verão continuam a cultivá-lo em fazendas particulares.
Descrição da variedade de morango Charlotte e características
A Strawberry Charlotte produz arbustos frondosos pequenos, moderadamente espalhados e médios. Eles são compactos e não ocupam muito espaço. As folhas são grandes, de cor verde típica, a tonalidade é mais escura no topo. A superfície está ligeiramente enrugada. Pedúnculos logo acima das folhas, cedem com o peso dos frutos. Um bigodinho, o que facilita os cuidados.
Características das frutas, sabor
Os morangos Charlotte têm uma forma redonda-cônica simétrica. Os tamanhos são médios e grandes (em peso 15–20 g), principalmente uniformes, não muito diferentes um do outro. A cor é vermelha brilhante, com um brilho agradável. Achenes estão localizados na superfície.
A polpa dos morangos Charlotte é muito suculenta e aromática, a consistência é média - mais macia que a dos Alba e San Andreas, mas mais densa que a variedade Milagre do Mundo.
O sabor é agradável, muito doce, com um final de boca rico. O aroma lembra o clássico morango silvestre. O sabor contém noz-moscada e notas frutadas. Essas frutas irão agradar aos conhecedores de morangos realmente doces.
Condições de amadurecimento, rendimento e manutenção da qualidade
Se cultivada em canteiros abertos, a cultura dá frutos até a primeira geada, ou seja, até setembro inclusive. Ao mesmo tempo, a frutificação começa em junho - a variedade é precoce. O Strawberry Charlotte pertence a variedades remanescentes, é capaz de produzir uma colheita durante todo o ano (quando cultivado em estufa aquecida). O rendimento é moderado - de 500 ga 1 kg por arbusto. O indicador é altamente dependente do clima e das características do atendimento.
Apesar de a casca da fruta ser bastante densa, elas não se destinam a ser armazenadas por longos períodos na geladeira. A transportabilidade também é baixa. Mas se as bagas forem colhidas na fase de maturação técnica, podem ser transportadas por longas distâncias.
Regiões de crescimento, resistência à geada
Os morangos Charlotte são bastante exigentes em temperatura, embora cresçam normalmente, mesmo com uma abundância de dias nublados. A resistência à geada da variedade é satisfatória, embora sua resistência à seca seja baixa. Portanto, em uma estação seca, a rega é necessária pelo menos duas vezes por semana.
A lavoura pode ser cultivada em diversas regiões do país.Mas em regiões com verões curtos (Ural, Sibéria), é preferível cultivar em estufas. Isso permitirá que você obtenha um rendimento estável de até 1 kg por planta.
Resistência a doenças e pragas
Em geral, os morangos Charlotte têm uma resistência bastante boa às principais doenças e pragas. Porém, em verões frios e chuvosos, além de cuidados inadequados, os arbustos podem sofrer as seguintes doenças: podridão cinzenta, mancha marrom, oídio.
Para prevenção, os arbustos de morango Charlotte são tratados antes mesmo da floração. Para fazer isso, use fungicidas comprovados: Bordeaux líquido, "Maxim", "Fitosporin", "HOM", "Fundazol" e outros.
Também é necessário remover todas as partes afetadas e aplicar fertilizantes contendo potássio e superfosfatos em tempo hábil.
A invasão de pragas não está excluída. Uma ameaça à cultura é representada por ácaros do morango, pulgões e gorgulhos.
Eles são combatidos com remédios populares: uma decocção de pontas de batata, flores de calêndula, uma infusão de mostarda em pó, dentes de alho. Em caso de derrota em massa, recorrem aos inseticidas: Biotlin, Fitoverm, Match, Eforia, Aktara e outros.
Vantagens e desvantagens da variedade
O rendimento dos morangos Charlotte é baixo, então eles não são adequados para o cultivo comercial. Ao mesmo tempo, os veranistas apreciam esta cultura pelos seus frutos silvestres muito doces e aromáticos, superiores a muitas variedades nacionais. A cultura também tem outros benefícios.
Prós:
- frutos silvestres muito saborosos e aromáticos;
- médio e grande, aproximadamente os mesmos frutos;
- frutificação de longo prazo até setembro;
- a possibilidade de cultivo durante todo o ano;
- cuidado pouco exigente;
- robustez de inverno satisfatória;
- boa resistência a doenças e pragas comuns.
Desvantagens:
- o rendimento é baixo, dependendo do clima;
- a resistência à seca é média;
- a transportabilidade e a manutenção da qualidade são baixas.
Comparação de morangos Charlotte e San Andreas
Se fizermos uma analogia com a conhecida variedade San Andreas, podemos encontrar várias semelhanças:
- arbustos compactos com não mais de 30 cm de diâmetro e altura;
- ambas as variedades são remanescentes;
- uma pequena quantidade de bigode;
- amadurecimento precoce;
- frutificação prolongada até o final de setembro;
- boa resistência às principais doenças;
- pele brilhante.
As diferenças mais características são apresentadas na tabela.
Característica | Variedade de morango | |
Charlotte | San Andreas | |
Produção | 500 g - 1 kg | Mais de 1 kg |
Massa de frutos silvestres | 15-20 g | 30-50 g |
Gosto | Muito doce | Doce azedo |
Consistência | Delicado | Denser |
Achenes | Não se afogou | Depressivo |
Armazenamento e transportabilidade | Média | Bom |
Métodos de reprodução
Os morangos Charlotte podem ser diluídos de qualquer forma tradicional:
- bigode;
- dividindo o mato.
Os arbustos dão pequenos bigodes, mas ainda podem ser usados para reprodução. Para isso, em maio ou início de junho, são cortadas e plantadas em solo fértil, leve e úmido, a pouca profundidade (até 4 cm). O bigode cria raízes bem na primeira temporada.
A divisão dos arbustos de morango de Charlotte começa no final do verão. As plantas com a idade de três anos precisam ser desenterradas e colocadas em potes com água sedimentada. Em seguida, desembaraçar cuidadosamente as raízes e separá-las. Plante em solo fértil, cubra com palha para o inverno e cubra com fibra agrícola.
Plantar e sair
O plantio de morangos Charlotte pode ser agendado para a primavera (início de maio) ou outono (final de setembro). É desejável que o dia não seja quente, nublado. O local deve ser seco (não baixo) e totalmente aberto, iluminado. É desejável que o local não seja soprado por ventos fortes.
O solo é preparado em poucos meses - é desenterrado e aplicado em um balde de composto ou húmus por 1–2 m2... Loam é adequado para morangos Charlotte. Se o solo for pesado, areia ou serragem de 1 kg é embutida nele para a mesma área.
A distância entre as amostras adjacentes é de 30–35 cm (são compactas, não crescem muito). É o suficiente para deixar 80–100 cm entre as fileiras.O dique no canteiro pode ter 30–40 cm de altura.
Para cultivar espécimes saudáveis e produtivos de morangos Charlotte, tanto na descrição da variedade quanto na foto, os jardineiros em suas avaliações recomendam aderir a várias regras:
- A rega é regular, especialmente na seca - 1 litro por 2 arbustos. A água deve estar morna, estável.
- Charlotte não precisa de fertilizantes frequentes - em abril eles dão ureia ou nitrato de amônio (15-20 g por 1 m2), durante a floração e frutificação - azofoska (20-30 g por 1 m2) ou matéria orgânica (serapilheira 1:20 ou verbasco 1:10). No outono, você pode derramar com uma infusão de cinzas de madeira (200 g por 10 litros).
- O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são realizados periodicamente (conforme necessário). Para facilitar o trabalho, é melhor cobrir o plantio com palha, serragem, agulhas de pinheiro ou outra cobertura morta. Você pode tentar cultivar morangos Charlotte em fibra agrícola.
Se preparando para o inverno
Como os morangos Charlotte são cultivados no exterior, eles não têm a mesma boa resistência de inverno que muitas variedades nacionais. Portanto, atenção especial deve ser dada ao abrigo para o inverno. No início da primeira geada (a temperatura é cerca de 0 ou ligeiramente inferior), a cobertura morta é trocada e uma nova camada de 5 a 10 cm de altura é colocada, uma moldura é colocada e a fibra é esticada. No início da primavera, o abrigo é removido, mas não de uma vez, mas gradualmente.
Conclusão
Os morangos Charlotte não são muito frutíferos, mas dão frutos silvestres muito saborosos com um agradável aroma a morango. Seus frutos são especialmente bons quando frescos. A colheita também pode ser aproveitada para conservas, compotas, sucos de fruta e outros produtos caseiros.
Críticas de jardineiros sobre morangos Charlotte