Contente
Para processar folhas de morango, se surgirem buracos, é necessário usar produtos químicos (fungicidas, inseticidas). E primeiro é preciso estabelecer a causa: o problema pode estar associado tanto a doenças quanto à ação de insetos. Se a doença não começou, é permitido usar remédios populares.
Por que as folhas de morango estão nos buracos
Os motivos desse fenômeno estão sempre associados ao desenvolvimento de doenças ou ao aparecimento de pragas. Em alguns casos, apenas buracos com bordas iguais ou desiguais podem aparecer na folhagem. Em outros, os pontos se formam primeiro, depois dos quais os tecidos morrem e os buracos aparecem.
Na maioria das vezes, esses fenômenos são observados quando tais doenças e pragas aparecem:
- diferentes tipos de manchas (branco, marrom, preto, marrom);
- besouro de folhas;
- rolo de folhas;
- gorgulho da urtiga;
- gorgulho framboesa-morango.
Por exemplo, o curling é frequentemente associado aos ácaros da aranha e aos ácaros do morango. E se aparecerem buracos, são doenças fúngicas. Mas também pode ser causado por outras pragas (gorgulho).
Que doenças são as folhas dos morangos nos buracos e o que fazer
Se aparecerem buracos na folhagem, isso está mais frequentemente associado a certas doenças. Eles são infecciosos por natureza, então se espalham rapidamente de uma planta para outra. As patologias mais comuns são manchas (pretas, brancas, marrons, marrons).
Antracnose (mancha preta)
A antracnose é uma doença perigosa que durante muito tempo não apresenta sintomas. Porém, nesse período, o micélio do fungo já atinge todas as partes do morango. Os principais sinais de danos são manchas escuras que lembram queimaduras. Como resultado, o tecido morre e literalmente se desintegra. Se surgirem buracos, isso indica um estágio avançado de desenvolvimento da infecção.
Os esporos são transportados pelo vento para os desembarques vizinhos. Eles se desenvolvem especialmente ativamente em condições de umidade excessiva. Portanto, o não cumprimento da taxa de irrigação pode provocar antracnose e outras doenças, manifestadas por furos.
Usar remédios populares é ineficaz. Caso apareçam os primeiros sinais, recomenda-se o tratamento imediato com fungicidas (de preferência antes do início da frutificação):
- "Quadris";
- Ridomil Gold;
- Previkur Energy;
- Fundazol;
- "Kuproksat";
- "Acrobat MC".
Ramularíase (mancha branca)
Gradualmente, as pontas começam a secar, após o que se formam buracos em seu lugar. A principal medida de tratamento é o tratamento medicamentoso. Bordéus líquido, "Bayleton", "Kuproksat", "Euparen" são adequados para este fim.
Uma semana depois, uma segunda pulverização é realizada. Se manchas ou buracos aparecerem novamente, os arbustos de morango são reprocessados. Durante a frutificação, é melhor usar pesticidas biológicos - Fitoverm, Vertimek e outros.
Mancha marrom
Se as folhas de morangueiro estiverem em buracos e manchas marrons, significa que os arbustos estão afetados por manchas marrons. No início, as manchas são de cor púrpura escura, aparecendo não só na folhagem, mas também nos caules e frutos. Com o tempo, as manchas tornam-se vermelhas ou marrons. As áreas afetadas começam a secar e surgem buracos em seu lugar.
Caso apareçam tais sinais, é necessário realizar um tratamento total com fungicidas:
- Ridomil Gold;
- "Velocidade";
- "HOM";
- líquido de bordeaux.
Durante a pulverização, certifique-se de que a solução também atinge a parte inferior das placas das folhas. Em seguida, o canteiro deve ser retirado e limpo, bem como o revestimento de topo com superfosfato (40 g por 1 m2) e sal de potássio (20 g por 1 m2) Mas muitas vezes acontece que essas medidas não ajudam. Em seguida, os arbustos terão que ser totalmente destruídos para não infectarem as plantas vizinhas. Depois disso, o solo deve ser regado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Dendrofomose
Na aparência, a doença se assemelha a uma patologia marrom. Mas se aparecerem manchas de formas angulares e buracos, isso é precisamente dendropomose. Na maioria das vezes, os sintomas se desenvolvem na segunda metade do verão, especialmente em um cenário de fortes chuvas. As medidas de tratamento são exatamente as mesmas da mancha marrom.
Quais são as pragas que causam as folhas de morango nos buracos e como lidar com elas
Se aparecerem buracos nas folhas do morango, também pode ser por causa de insetos, neste caso, pode-se ajudar a planta com remédios populares e inseticidas. As preparações devem ser utilizadas de acordo com as instruções, observando a dosagem, a freqüência de processamento e o tempo de espera (período mínimo após o qual será possível a colheita da safra).
Besouro de folha de morango
Uma praga perigosa, é um pequeno besouro marrom (o comprimento do corpo é de apenas 4-5 mm). Ele mastiga folhas de morango, o que fará com que todos os arbustos fiquem em buracos. Se nada for feito, com o tempo a praga destruirá a folhagem completamente. O inseto é muito prolífico - a fêmea põe até 200 ovos por mês no dorso da lâmina foliar. E depois de duas semanas, novas larvas são formadas, que novamente fazem buracos.
Os besouros podem ser vistos a olho nu. Na primeira etapa, recomenda-se que sejam removidos manualmente ou lavados com água, embora isso seja ineficaz. É melhor usar remédios populares - uma infusão de alho (cravo, ervas), dente de leão ou absinto. As instruções de cozimento são as seguintes:
- Corte 200-300 g de grama (você pode usar uma ou uma mistura de outras).
- Coloque em um balde com água morna (não quente).
- Insista 4-6 horas sob a tampa.
- Tensão.
- Adicione 40-50 g de sabão em pó (você pode usar sabonete líquido).
- Pulverize abundantemente nas folhas de morango onde surgiram buracos, e o resto (para prevenção).
Você também pode lidar com o besouro de folha de morango usando pó de mostarda - 200 g por 10 litros, infusão de cinza de madeira (200-300 g por 10 litros) com sabão em pó. Se a invasão for muito grande, você precisará usar inseticidas:
- Actellik;
- "Bankol";
- "Karbofos";
- "Decis" e outros.
São preparações químicas que destroem totalmente o besouro da folha do morango e outras pragas. Embora seja preferível usar inseticidas biológicos durante o período de frutificação:
- Fitoverm;
- "Vertimek";
- Aktofit;
- "Agravertine".
Eles se distinguem por um efeito suave, portanto, não há necessidade de se preocupar com a segurança da colheita. Mas é melhor começar a colheita pelo menos 3-5 dias após o último tratamento. Este período é denominado período de espera. É diferente dependendo das características do medicamento (o valor específico pode sempre ser encontrado nas instruções).
Gorgulho da framboesa e morango
A presença de um gorgulho pode ser determinada visualmente, embora seu corpo seja pequeno - apenas 2-3 mm de comprimento. Ele é pintado de preto, por isso se destaca na superfície da folha com um contraste. O gorgulho não se alimenta apenas de folhagens, mas também de botões e flores, o que diminui a produção. Suas fêmeas hibernam em folhas jovens caídas, por isso sempre deve ser removido do local no início do outono.
Na primavera, os gorgulhos começam a se multiplicar e, como resultado, cada fêmea danifica 40-50 botões. As pragas se alimentam do tecido foliar. Se apareceram buracos neles em massa, significa que há muitos insetos.
Você precisa começar a luta já nesta fase. Quando apareceram buracos nas folhas, significa que havia ainda mais insetos.
A medida de controle padrão é o tratamento com uma solução de "Karbofos" na concentração de 3%. Se houver muitas pragas, esses meios são usados:
- Fufanon Neva;
- "Corsário";
- "Kemifos";
- "Karatê".
Esses são produtos químicos poderosos que são melhor aplicados antes da frutificação. Se frutas já apareceram nos arbustos, use outros meios:
- Fitoverm;
- "Cesar";
- infusão de dentes de alho e ervas;
- pó de tabaco (todas as folhas de morango são pulverizadas).
Se os insetos estiverem nas folhas no outono ou na primavera, eles podem ser sacudidos em um filme e, em seguida, os arbustos podem ser tratados.
Gorgulho da urtiga
O gorgulho da urtiga é um grande besouro com um comprimento de corpo de 10–12 mm. Ele é pintado em uma rica cor verde com um tom de turquesa. O inseto se alimenta de folhas jovens, mordiscando-as ao longo das bordas. O gorgulho também não despreza as raízes. Os botões também sofrem - durante a floração, eles começam a cair, o que leva à perda de rendimento. O besouro pode aparecer não só nos morangos, mas também nas framboesas, assim como nas urtigas.
Para destruir a praga, é melhor fazer o tratamento ainda na fase de formação dos botões. A pulverização secundária pode ser programada para a segunda metade do verão, ou seja, após a colheita. Além disso, é melhor agir no momento em que apareceram os primeiros sinais - as bordas danificadas da folhagem. Remédios eficazes contra o gorgulho:
- "Alatar";
- "Karbofos";
- "Fufanon".
A pulverização é feita em tempo nublado e após uma semana é necessário repetir o tratamento.
Portanto, os especialistas recomendam mudar o local de plantio de morangos a cada 3-4 anos.
Curuquerê do morango
A curuquerê do morango é uma pequena borboleta (envergadura de até 1,5 cm) de cor marrom claro. Se aparecerem buracos nas folhas de morango, isso indica a invasão de uma lagarta (as próprias borboletas não fazem mal).
As lagartas jovens de cor verde clara comem folhagens. Mas se aparecerem buracos, isso indica que as lagartas já cresceram, pois o principal dano é feito por insetos adultos (seu corpo é de cor marrom). Como resultado, as placas de folha são enroladas e cobertas com uma camada de teia pegajosa.
A principal medida preventiva é a remoção e queima das folhas velhas no início do outono. Se aparecerem pragas e folhas com vazamento nos morangos, é necessário processá-los com os seguintes produtos químicos:
- "Karbofos";
- "Fosbecid";
- "Binomial";
- Bi-58;
- "Átomo";
- "Fufanon" e outros.
Os insetos danificam as placas das folhas, botões e flores. Como resultado, aparecem buracos neles.
Prevenção
É quase impossível evitar a invasão de pragas e a ocorrência de doenças. Embora seja possível evitá-los e reduzir as perdas de safra. Existem várias ferramentas de prevenção comprovadas para isso:
- Compre variedades de morango que sejam resistentes às principais doenças. Os híbridos são caracterizados por uma resistência especial. Além disso, toleram bem as geadas e as mudanças de temperatura.
- Sempre colha as folhas manualmente no início do outono, remova-as do local e queime-as. Mas isso deve ser feito no momento em que já amarelaram e murcharam, para que a folhagem tenha tempo de dar nutrientes ao caule e às raízes da planta.
- Na primavera de abril (antes do início da formação dos botões), deve-se realizar um único tratamento contra as pragas - Bordeaux líquido e inseticida (por exemplo, Actellic, Inta-Vir, Metaldeído).
- Outro fator que pode desencadear o desenvolvimento de antracnose e outras infecções fúngicas é a rega excessiva. Os morangos recebem água duas vezes por semana, mas você precisa seguir a previsão do tempo e também se concentrar nas características de uma determinada variedade.
- As plantas devem ser regadas apenas com água morna e estável. O líquido frio provoca o desenvolvimento de manchas brancas.
- Se, no entanto, apareceram pequenos buracos nas folhas de morango, aqui está o que você precisa fazer primeiro: examinar cuidadosamente os arbustos e determinar a causa. Em seguida, execute o processamento total, e não apenas as plantas afetadas, mas também saudáveis.
Conclusão
Para processar folhas de morango, se surgirem buracos, você pode usar remédios populares e produtos químicos. Mas se a derrota for massiva, alguns arbustos terão que ser destruídos. Para evitar que isso aconteça, é recomendável realizar tratamentos de primavera e observar outras medidas preventivas.
Avaliações sobre o que fazer se as folhas de morango estiverem em buracos