Contente
Os morangos Vivara são ideais para climas continentais. A planta, que foi criada na Itália, é facilmente aclimatada, podendo produzir safras tanto em campo aberto quanto em estufa. A fecundidade e o sabor doce atraem a atenção dos jardineiros. Antes de criar morangos Vivaro, é importante se familiarizar com a descrição da variedade, fotos e comentários dos jardineiros.
História de criação
A variedade foi desenvolvida por criadores italianos. Eles se propuseram a criar uma cultura tolerante ao frio e fácil de transportar.
Muitas vezes é comparado a outra variedade italiana, Mucano, como uma versão melhorada. Os morangos Vivara são cultivados ativamente para fins pessoais. A variedade é adequada para criação comercial.
Características e descrição da variedade de morango Vivara
Vivara morango - remanescente, capaz de florescer e frutificar muitas vezes. Cresce bem em terreno aberto e fechado.
Vivara tem um arbusto compacto de tamanho médio, hastes de flores altas e fortes que se dobram com o peso das bagas. As folhas são de cor verde escura, orladas com dentículos. As bagas são grandes o suficiente. Seu peso é de 20-30 g.
A aparência e o sabor dos frutos silvestres
A casca vermelha brilhante começa a escurecer quando totalmente madura. A doçura da baga é complementada por um ligeiro azedume, há um aroma a morango.
Período de floração, período de amadurecimento e produção
O período de floração começa no final de maio e vai até meados de outubro. Neste momento, 1-2 kg de bagas são colhidas do mato. A variedade é de crescimento rápido, em julho pode-se observar o aparecimento dos primeiros frutos após o plantio da primavera. Vivara morango autopolinizada. O ciclo de amadurecimento dos bagos e o aparecimento de novas flores dura de 5 a 6 semanas. A colheita ao ar livre pode ser realizada antes da primeira geada.
Não há lacunas entre as ondas de frutificação - a floração é contínua. Para que os morangos não se esgotem, por vezes é recomendável quebrar os pedúnculos, estabilizando o processo.
A cultura frutifica ativamente por cinco anos, depois o solo começa a se esgotar. Para estender o período, use alimentação adicional. No final de abril, o morango pode ser fertilizado com verbasco, fezes, uma mistura de compostos orgânicos. A cobertura é realizada 2 a 3 vezes por temporada. Comece a adicionar nutrientes na primavera. Entre os jardineiros, o fermento está em alta, contendo proteínas úteis e oligoelementos químicos. Eles ativam o crescimento da Vivara, fixam-na com mais firmeza no solo após o transplante. Você também pode aumentar o rendimento e fortalecer a planta com a ajuda de curativos minerais especiais.
Resistência à geada
A variedade morango tolera bem as mudanças climáticas instantâneas. É resistente à geada, o que permite criar raízes rapidamente após o plantio. Vivara também tolera bem o calor. Os frutos silvestres não são cozidos e não perdem o sabor.
Resistência a doenças e pragas
O morango Vivara resiste bem às principais doenças da cultura. A patologia pode ser identificada pelos seguintes sinais:
- manchas brancas ou marrons nas folhas - um sintoma de manchas;
- a flor de teia de aranha esbranquiçada é uma característica da manifestação do oídio;
- apodrecimento dos frutos é observado com podridão.
Recomenda-se o cultivo de morangos Vivara com agrofibra negra. Isso protege as mudas do mofo cinzento.
Graças à sua imunidade, os morangos podem ser cultivados sem o uso de produtos químicos, Vivara é resistente à podridão da raiz, antracnose, ácaro do morango. Nas estações chuvosas e frias, para prevenção, os arbustos são borrifados com uma solução de iodo. No oídio, utiliza-se uma mistura concentrada de iodo com leite, que não prejudica a folhagem.
Você pode espantar as pragas com o pó do tabaco espalhado sobre as camas. Como profilaxia contra parasitas e doenças, morangos e terra são borrifados com infusão de alho, decocção em cascas de cebola. Se manchas aparecem com frequência nos morangos, os tratamentos com Fitosporina são necessários duas vezes por ano.
Prós e contras da variedade
Vivara tem prós e contras. As qualidades positivas da variedade prevalecem sobre as negativas.
Benefícios | desvantagens |
Frutificação alta e contínua, que os arbustos retêm por 4-5 anos | Para manter uma boa colheita, a variedade requer atenção desde o início da primavera até o final do outono (irrigação, afrouxamento, cobertura morta, aparamento de bigodes, transplante, preparação para o inverno) |
Autopolinização | Arbustos exibem pouco bigode, o que diminui a taxa de reprodução |
Gosto doce | Em climas frios, com verões nublados e chuvosos, o teor de açúcar diminui |
Facilidade de transporte | Se você não usar groundbait adicional, a qualidade das frutas se deteriorará a cada ano. |
Bagas grandes |
|
Resistente ao frio |
|
Imunidade a doenças |
|
Versatilidade de frutas |
|
Pousar
As mudas são plantadas no solo da primavera ao outono. O bigode é transplantado no final de julho. Sentar no verão dará aos arbustos tempo para criar raízes, ficarem mais fortes, se preparar para a geada, para dar frutos no próximo ano. O local ideal para o cultivo de Vivara seria uma área ensolarada e com pouca sombra. O local foi previamente escavado, todas as ervas daninhas e raízes foram removidas.
Poucas semanas antes do plantio, recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos: composto de folhas, resíduos apodrecidos, cinzas de madeira. Ao plantar, é importante que o colo da raiz afunde superficialmente no solo. As primeiras semanas requerem rega diária.
Cuidado
Morangos Vivara precisam de cuidados adequados para obter uma colheita abundante. A planta precisa de irrigação regular. A irrigação por chuva é adequada antes da floração; após a formação dos ovários, recomenda-se o uso do método de gotejamento. É desejável que a água quente flua diretamente para a raiz. 1 requer 10 litros.
Morangos Vivara requerem remoção regular de ervas daninhas. A capina deve ser feita de forma que a grama não retire nutrientes da cultura e não a faça sombra. O processo de remoção de ervas daninhas é combinado com o afrouxamento e a cobertura da superfície do solo com cobertura morta. Nesse caso, as raízes recebem oxigênio suficiente.
O morango da Vivara produz uma quantidade moderada de bigode. As rosetas criam raízes rapidamente, dão uma colheita na primeira temporada. Deixá-los ou não depende da área. As folhas secas e avermelhadas estão sujeitas a remoção.
Vivara não requer preparação especial para condições adversas. Para regiões com invernos frios, haverá cobertura de neve suficiente. Onde o clima é instável, as camas são cobertas com spunbond. O topo pode ser coberto com ramos de abeto.
Reprodução
A reprodução é feita com bigode. O processo de sua formação começa após o corte dos pedúnculos nos arbustos. Recomenda-se que os outlets cultivados sejam enraizados em recipientes de plástico. Nesse caso, as mudas são formadas com sistema radicular fechado.
As rosetas são separadas após o desenvolvimento do sistema radicular. Você pode fazer um transplante imediatamente. Levará cerca de duas semanas para se adaptar.
Quem pretende comprar mudas deve estar atento às suas características externas:
- As folhas devem ser monocromáticas, sem manchas e bordas secas.
- Sistema radicular desenvolvido, sem crescimentos, sinais de doenças no colo da raiz.
- Saída forte.
Conclusão
O morango Vivara ganhou popularidade entre os jardineiros europeus. Variedade comercial, resistente ao frio e de frutos grandes não perde sua relevância. Cultivar morangos não requer muito esforço, uma boa colheita pode ser alcançada com habilidades agronômicas mínimas, o que é benéfico para jardineiros novatos.