Contente
É geralmente aceito que é extremamente difícil cultivar sozinho uma baga como um morango: isso requer condições adequadas, bons cuidados, fertilizantes, rega frequente e muito mais. Mas o mais importante é que a maioria dos jardineiros russos considera o clima de sua região inadequado para o cultivo de frutas silvestres. Até o momento, os criadores criaram dezenas de variedades despretensiosas às condições climáticas, à composição do solo e que não requerem muita atenção do jardineiro. Uma dessas espécies é a variedade de bezerros de elefante. Este morango é uma ótima opção para os iniciantes no verão, bem como para quem mora em regiões frias.
Uma descrição detalhada da variedade de morango elefante, fotos e comentários sobre ela podem ser encontradas neste artigo. Aqui, falaremos sobre as vantagens dos morangos persistentes, algumas de suas desvantagens e como cultivar adequadamente a variedade Elefante em climas temperados.
Características de uma espécie de frutos grandes
Variedade de morango O filhote de elefante é relativamente jovem - foi criado no final do século passado. Cientistas do Siberian Research Institute estavam empenhados em criar uma nova espécie, por isso não é surpreendente que A principal vantagem da variedade Elefante é considerada sua forte resistência à geada.
Descrição completa da variedade do elefante:
- tempo de amadurecimento da baga - médio;
- os arbustos são poderosos, bem ramificados, eretos;
- a formação de um bigode é ativa, os brotos são pintados em um tom rosa pálido;
- você pode propagar a variedade de bezerro de elefante por sementes, bigodes, dividindo o arbusto;
- as folhas dos arbustos são pintadas de um rico matiz verde, têm uma forma ligeiramente côncava e são cobertas por uma flor prateada;
- a borda da folha é serrilhada;
- as inflorescências são pintadas em tom branco ou creme, as flores são de tamanho médio, bissexuais (ou seja, o Elefante não precisa de polinizadores);
- pedúnculos de tamanho médio, espalhados, multi-floridos;
- morangos Bezerros elefante são grandes, o peso médio é de 20-28 gramas;
- o fruto não tem gargalo, sua forma lembra um ovo, na parte inferior do morango costuma ser bifurcada;
- o exterior do morango é vermelho vivo, a polpa da baga também é escarlate, densa, a superfície é brilhante;
- o sabor do elefante é caracterizado como doce com um leve azedume;
- o aroma dos frutos silvestres é muito rico, bem pronunciado a "morango";
- os morangos desta variedade têm um teor perfeitamente equilibrado de açúcares, ácidos e vitamina C;
- a pontuação de degustação da fruta Slonenok é 4,7 pontos;
- a produção de morango é alta - cerca de 200 gramas por arbusto ou 0,8 kg por metro quadrado (em escala industrial - até 90 centners por hectare de campos);
- as primeiras bagas são maiores (até 40 gramas) e niveladas, as colheitas subsequentes dão uma colheita menor, podendo esses morangos ter qualquer formato;
- a variedade é considerada despretensiosa e persistente;
- a resistência ao gelo do elefante é muito boa (os morangos passam o inverno sem abrigo, mesmo nas regiões centrais da Rússia e em algumas regiões do norte);
- em condições de alta umidade, arbustos e bagas podem ser afetados pela podridão cinzenta;
- os morangos são despretensiosos para a tecnologia agrícola, mas podem “agradecer” pelo cuidado inadequado com frutas pequenas e azedas;
- A finalidade da variedade é universal: O elefante bebê também é bom fresco (por ser considerado uma variedade de sobremesa), o fruto é adequado para preservação, fazendo conservas, geleias e marmeladas, tolera bem o congelamento.
Entre outras coisas, o Morango Elefante tolera perfeitamente a seca, por isso pode ser plantado com segurança não só na Sibéria, mas também nas regiões mais meridionais e quentes do país.
Vantagens e desvantagens
Se os criadores pudessem desenvolver a variedade perfeita, não haveria mais variedades novas de morango. O elefante bebê, como outras variedades de amoras doces, tem pontos fortes e fracos.
As vantagens deste morango incluem:
- bagas grandes e bonitas;
- excelente aroma e sabor agradável a fruta;
- muito boa resistência à geada;
- despretensão;
- a capacidade de crescer em regiões áridas e frias;
- alta produtividade.
A variedade siberiana também apresenta algumas desvantagens, entre elas:
- alto risco de morangos apodrecendo em condições de alta umidade;
- forte dependência da qualidade das bagas na quantidade de fertilizantes e irrigação;
- polpa firme e não muito suculenta.
Apesar das desvantagens listadas, a variedade é bastante popular não apenas entre os jardineiros particulares e residentes de verão. Os bezerros de elefante são frequentemente cultivados por fazendeiros. As críticas dos jardineiros sobre este morango são em sua maioria positivas: eles o adoram por seu rendimento e grande frutificação. E bagas densas toleram melhor o transporte, por isso são ótimas para fins comerciais.
Regras agrotécnicas
O elefante bebê de morango é realmente uma variedade despretensiosa. Mas, como citado anteriormente, ela é sensível à falta de cuidado: a qualidade e a quantidade da safra são visivelmente reduzidas.
Para que a variedade Morango Elefante cresça como na foto, o jardineiro deve fazer um grande esforço. E você deve começar com o plantio correto de mudas de morango.
Regras de pouso
O local para canteiros de morango é escolhido ensolarado e protegido de correntes de ar. É impossível que o local seja na baixada, já que a umidade pode se acumular ali, e para o Elefante, seu excesso é destrutivo.
Boas mudas de morango têm uma aparência saudável, caules densos e raízes longas e ramificadas. Plantas com 3-4 folhas verdadeiras são adequadas para o plantio.
Você pode plantar o elefante tanto na primavera quanto no outono - para escolher a época certa, o jardineiro deve levar em consideração o clima de sua região. Se os invernos não forem muito rigorosos, com neve e sem degelo, é melhor plantar mudas de morango no outono. Assim, o Bebê Elefante terá mais chances de se aprofundar no solo e criar boas raízes. Ao plantar no outono, a primeira colheita de frutos grandes pode ser esperada já na próxima temporada.
Um mês antes do plantio, nitrato de amônio, húmus e cinzas de madeira são introduzidos no solo. Se a acidez do solo for elevada, é necessário reduzi-la adicionando um pouco de cal virgem - O elefante bebê não gosta de solo com pH superior a seis.
Duas semanas depois, a área sob os morangos é cavada na baioneta de uma pá, previamente polvilhada com superfosfato e cloreto de potássio. Agora você pode fazer buracos para mudas, deixando uma distância de 20 cm entre elas. O espaçamento entre linhas deve ser conveniente para o jardineiro, geralmente deixando cerca de 80 cm. Resta regar os buracos com água morna e plantar morangos, compactando a terra ao redor suas raízes.
Etapas de cuidado
Você precisa cuidar da variedade de bezerros de elefante com cuidado e regularmente. Os principais passos para cuidar de camas de morango devem ser os seguintes:
- Rega frequente e abundante, porque o Bebé Elefante gosta muito de humidade. Deve-se ter em mente que o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento dos morangos. Portanto, é recomendável regar os arbustos com sistemas de gotejamento.A água para irrigação é levada quente e o horário escolhido à noite.
- Para reduzir a quantidade de rega, é necessário o uso de cobertura morta (palha, húmus, turfa, serragem). A cobertura morta impedirá que o solo seque, não permitirá que se multiplique ervas daninhas e pragas. Recomenda-se remover e queimar a camada de cobertura morta no outono, pois ela pode se tornar uma fonte de bactérias e vírus.
- Morangos de frutos grandes devem ser fertilizados, caso contrário, os frutos serão pequenos e não tão saborosos. É necessário alimentar os arbustos várias vezes por estação, enquanto no verão é recomendável usar complexos minerais e usar matéria orgânica no período outono-inverno. Para o elefante, a cobertura com húmus, composto, cinzas de madeira e complexos de fosfato de potássio é boa.
- Para prevenir a infecção de morangos com podridão e doenças fúngicas, é recomendado tratar os arbustos com solução de bordeaux líquido ou oxicloreto de cobre. É melhor combater os insetos com a ajuda de produtos químicos especiais. Na fase de formação do fruto, a "química" é indesejável, podendo ser substituída por remédios populares (por exemplo, óleo vegetal + cinza de madeira + vinagre + sabonete líquido).
- Para o inverno, é melhor cobrir os arbustos de elefantes com agulhas de pinheiro. Este material protege perfeitamente as raízes do congelamento, permite a passagem de ar, permitindo que os morangos respirem durante o degelo, e não contribui para a reprodução de insetos e infecções.
Comentários
Conclusão
A variedade Elefante é perfeita para quem vive numa região de clima difícil: este morango adapta-se perfeitamente ao frio e ao calor, resistindo à seca e ao excesso de humidade.
Apesar de sua natureza irreparável, o Bebê Elefante agrada com colheitas abundantes - durante a temporada, os bons proprietários conseguem colher até 2,5 kg de lindas e saborosas frutas silvestres de cada arbusto.