Contente
Em cada chalé de verão, os jardineiros estão tentando alocar espaço para as cristas de morango. É muito importante para os iniciantes conhecer as nuances do cultivo de frutas silvestres doces. Portanto, uma das etapas em que os jardineiros estão interessados é na poda dos morangos no outono. Isso se deve ao fato de ainda não haver consenso sobre o tema. Alguns residentes de verão acreditam que podar os morangos após a colheita é muito útil para a planta, outros não vêem muito sentido nisso.
A solução ideal para duvidar dos amantes do morango de jardim seria separar o maquinário agrícola das cristas. Alguns devem ser podados no outono, enquanto outros devem ser deixados inalterados. E então decida se a poda é importante folha de morango, e se é necessário submeter a planta a este procedimento anualmente.
Viabilidade de poda de arbustos de morango
Para decidir se deve ou não podar as folhas de morango após a colheita, considere os argumentos dos oponentes e defensores do método.
Aqueles que negam a necessidade de poda acreditam que:
- As folhas são necessárias para a fotossíntese e a remoção reduz a capacidade dos arbustos de respirar. Portanto, a preparação para o inverno para a planta se torna mais difícil.
- A poda para controle de pragas não funcionará. Eles permanecem calmamente no solo e em sua superfície, então se movem para novas folhas.
- Existe a possibilidade de danos às gemas geradoras e vegetativas da mata, o que levará a uma diminuição da produtividade no próximo ano.
- A poda de morangos para o inverno causa estresse na planta, o que retarda o crescimento e a formação de bagas nos arbustos de morango.
Os argumentos dos defensores da poda são os seguintes:
- A poda é muito útil, especialmente se houver sinais de doenças nos arbustos. Isso impedirá a propagação da doença. Uma vez que a safra é colhida, após três semanas as folhas são removidas e as plantas são desinfetadas e alimentadas.
- Após a frutificação, a folhagem velha gradualmente morre e se torna inútil. A fotossíntese ocorre em novas folhas jovens, enquanto os botões das frutas são colocados para o próximo ano. A poda de outono permite cuidar com antecedência da futura colheita.
- Após a poda dos morangos, a resistência dos arbustos ao frio aumenta. O procedimento ajuda as plantas a hibernar e a manter a capacidade de frutificar no próximo ano. Isso pode ser facilmente verificado em áreas onde o plantio de morango é dividido de acordo com as medidas agronômicas. Compare a condição dos arbustos com e sem folhas aparadas durante a onda de frio.
- Qualquer rejuvenescimento do mato é uma vantagem. Nesse ponto, as raízes são fortalecidas, pois os nutrientes não entram nas folhas, mas permanecem no sistema radicular.
- A poda não trará muito dano, pois a reprodução dos morangos do jardim ocorre com bigode.
O resto das medidas agrotécnicas (pulverização preventiva, soltura, alimentação) você fará independentemente de você cortar os morangos após a frutificação ou não. Cuidar dos morangos após a colheita também requer o cumprimento de certas regras.
Podando morangos no outono sem erros
Para garantir que todo o processo de poda seja executado harmoniosamente e sem problemas, você não deve experimentar. Muitos jardineiros cultivam morangos de jardim e compartilham suas experiências de boa vontade. Portanto, a implementação das recomendações proporcionará um bom resultado e um mínimo de complicações.
Antes de começar a podar os morangos no outono, dê atenção total à colheita.
O próximo passo é limpar as cristas de detritos, ervas daninhas e soltar.
Em seguida, avalie a condição dos arbustos de morango.Inclui:
- o grau de crescimento dos arbustos durante o período de frutificação;
- o número de folhas secas e danificadas no mato;
- a presença de doenças e pragas;
- análise do rendimento das variedades;
- necessidade transplante de morangos de jardim para um novo local de residência.
A quantidade total de informações permitirá que você faça os cortes corretamente. O momento ideal para este evento é final de agosto ou início de setembro. Depende do período de frutificação das variedades, das condições climáticas e não se aplica aos morangos remanescentes.
Em que se concentrar ao podar os morangos após a frutificação?
Em primeiro lugar, sobre a correção da própria operação. Corte os morangos para atender a certos requisitos. Por esta:
- Abasteça-se de uma ferramenta de jardim afiada. Uma tesoura de poda, uma tesoura ou uma faca de jardim funcionam. Quanto mais afiada for a ferramenta, menos danos você pode causar ao arbusto de morango.
- Corte apenas as lâminas das folhas. Deixe pecíolos de até 10 cm de tamanho no arbusto. Assim, você protegerá com segurança o ponto de crescimento dos morangos de danos e preservará a colheita futura de frutas doces.
Junto com a poda das folhas, cuide do bigode. Se você precisa de um arbusto para se propagar, mantenha a primeira saída. Remova o resto dos bigodes para que a planta não desperdice sua energia com eles. Se criar um arbusto não faz parte dos seus planos, exclua tudo. Corte o bigode pela raiz, é altamente indesejável cortá-lo com as mãos. Você pode danificar o arbusto e suas raízes.
As principais etapas do tratamento dos morangos após a poda de outono
Depois de aparar as folhas de morango, regue as plantas e afrouxe suavemente o solo ao redor do arbusto. A profundidade de afrouxamento deve ser de pelo menos 10 cm Para não danificar as raízes, afrouxe os corredores.
O próximo passo é regar com uma solução de permanganato de potássio. Se houver sinais de doença ou danos nos arbustos de morango, você terá que adicionar o tratamento com mistura de bordeaux ou outro fungicida.
Depois de um importante evento de outono para o crescimento e desenvolvimento dos morangos, é necessário alimentar os arbustos. Jardineiros usam várias substâncias:
- esterco seco;
- composto maduro;
- cinza de madeira (não combinada com estrume fresco);
- biohumus;
- qualquer composição mineral complexa;
- ammophoska.
Jardineiros experientes aconselham alimentar o canteiro de morangos pelo menos três vezes após a poda. Primeiro, os fertilizantes de nitrogênio líquido são aplicados imediatamente após o rejuvenescimento dos morangos no outono.
A segunda alimentação é realizada duas semanas depois com uma mistura de matéria orgânica, fósforo e potássio.
Pela terceira vez, os morangos são alimentados em meados de setembro com solução de verbasco ou infusão de composto.
A rega também é importante durante este período. Umedeça as cristas dia sim, dia não. A regularidade ajuda a folhagem jovem a crescer mais rápido e protege os morangos da geada.
Os residentes de verão que fazem esse procedimento anualmente podem dizer com segurança que mesmo os jardineiros novatos podem lidar com o esquema de poda do morango. E é muito mais fácil cuidar dos morangos do jardim após a poda.
E para quem podar morangos é difícil, um vídeo de jardineiros experientes será uma boa ajuda:
Além disso, ouça os conselhos de residentes de verão experientes.
Dicas úteis para jardineiros sobre a poda de morangos no outono
Você não deve se apegar rigidamente a prazos. É importante que os morangos parem de dar frutos.
Escolha um dia seco, mas não quente, para a poda. O melhor de tudo é programar o procedimento de manhã ou à noite para que a luz solar direta não prejudique os arbustos de morango. Um dia chuvoso também não é uma boa escolha. Você terá mais dificuldade em podar bem, e a umidade ajudará as infecções fúngicas a se espalharem rapidamente.
É importante preservar a base do arbusto, o que permitirá a formação de novos brotos.
Se os arbustos de morango têm tempo para formar uma massa de folhas antes do início do frio, então eles não têm medo do inverno. Para maior confiabilidade, cubra as cristas com ramos de abeto, spunbond ou outro material de cobertura.
Para jardineiros iniciantes, é muito útil assistir a um vídeo de poda de morango:
ou
Assim, é mais fácil entender a técnica de poda e perceber nuances úteis.
Depois de concluir um procedimento qualitativamente útil, você pode manter sua variedade de frutas doces favoritas e garantir uma colheita decente para o próximo ano.