Contente
Morangos no jardim são um deleite bem-vindo para adultos e crianças. É cultivado por muitos agricultores na esperança de obter uma grande quantidade de deliciosas frutas silvestres aromáticas. Mas, infelizmente, o trabalho dos jardineiros nem sempre será coroado de sucesso, pois mesmo com todas as regras para o cuidado das plantas, pode-se obter uma colheita relativamente escassa. Portanto, muitas vezes a essência do problema está na escolha errada variedades de morango... O problema é especialmente relevante para regiões com clima difícil, por exemplo, a Sibéria. Tendo decidido cultivar bagas nesta parte da Rússia, você precisa prestar atenção às variedades especiais de morango divididas em zonas. Eles se distinguem pela alta robustez no inverno, adaptabilidade às curtas horas de luz do dia e resistência a doenças. As variedades de morango mais populares na Sibéria são fornecidas abaixo no artigo. Após avaliar sua descrição e fotos, você poderá escolher a melhor variedade para você, que certamente o encantará com uma boa colheita.
Como escolher a variedade certa de morango para as condições da Sibéria
Antes de comprar sementes ou mudas de morangos, você precisa decidir por quanto tempo a baga amadurece que deseja ver no seu site e se será conserto de morango... É importante notar que a planta remanescente dá frutos duas vezes por temporada. Você também pode encontrar variedades de morangos de frutificação contínua que irão deliciá-lo com frutas regularmente em intervalos de 6 semanas durante o período quente. As plantas adaptadas para frutificação repetida requerem cuidados especiais. Na Sibéria, é mais lucrativo cultivar em condições protegidas que estenderão a estação de cultivo e aumentarão os rendimentos das colheitas.
De acordo com o período de maturação, todos os tipos de morangos são divididos em maturação precoce, intermediária e tardia. As primeiras variedades de bagas amadurecem no final de maio. Para bagas de amadurecimento tardio, o período de amadurecimento ocorre em julho. Bagas de variedades remanescentes e variedades de frutificação contínua podem deliciar-se com seu sabor desde o meio da primavera até o início da geada.
Variedades regionalizadas
Entre todas as variedades de morangos, podem ser distinguidas várias zonas da Sibéria. São criados por criadores nacionais e estrangeiros e possuem todas as qualidades necessárias. Entre essas variedades, as mais populares entre os jardineiros são:
Fadas
Esta variedade de morangos de jardim (morangos), com maturação de frutas de médio a longo prazo, criada especificamente para a região da Sibéria. É extremamente resistente a doenças e pragas. Mesmo as geadas de inverno mais severas na presença de cobertura de neve não são capazes de danificar os arbustos desta planta.
As bagas de fada têm sabor e aroma excelentes. Sua massa é bastante grande e pode chegar a 40 g, o formato é truncado-cônico. A principal vantagem do morango Fairy é o seu alto rendimento, que pode chegar a 1,5 kg de cada planta.
Os arbustos da variedade "Fairy" são eretos, compactos o suficiente, ligeiramente espalhados. Os pedúnculos da planta são estáveis, baixos. Não requerem nenhum cuidado especial, mas ao mesmo tempo respondem com gratidão à fecundação.
Festivalnaya
Os morangos Festivalnaya podem ser considerados um dos melhores. A sua principal vantagem são os frutos vermelhos saborosos e bastante grandes (30 g) com um agradável aroma fresco. Sua forma é arredondada-cônica, às vezes achatada.Sulcos característicos podem ser observados na superfície dos bagos. Os frutos amadurecem em julho por um longo período de tempo. O alto rendimento permite que você se delicie com as frutas da estação e colha o produto para o inverno. Devido à sua excelente qualidade de conservação e transportabilidade, os morangos podem ser armazenados frescos por 4-5 dias sem perda de qualidade, assim como o produto pode ser vendido.
O morango Festivalnaya tem uma alta resistência ao inverno. Ela não tem medo de fortes geadas siberianas. Os arbustos exuberantes desta variedade são altamente frondosos, formando uma poderosa roseta. A planta está bem adaptada à regeneração. Após poda ou dano mecânico, as folhas voltam a crescer rapidamente, restaurando o ciclo de vida do morango.
Entre as desvantagens da variedade, é necessário destacar a baixa resistência a algumas doenças, em particular, a murcha verticilar e o oídio.
Mascote
A variedade Talisman é única. Foi criado na Escócia há muito tempo e, há 5 anos, os criadores nacionais o reconheceram como adequado para as condições da Sibéria. A variedade é altamente resistente ao congelamento e praticamente não é afetada por microflora nociva.
Os frutos deste morango são bastante grandes, cilíndricos e redondos. Seu peso não é inferior a 20 g. O período de maturação dos frutos é de duração média. O pico de frutificação ocorre no início de julho. O rendimento da variedade Talisman é médio, pouco mais de 1 kg / m2.
A peculiaridade da casta é que é semi-renovada. As bagas no verão amadurecem nos arbustos no ano passado e, mais perto do outono, você pode esperar frutas nos brotos do ano em curso. Dada a capacidade da variedade de formar abundantemente o bigode, podemos dizer que a colheita do segundo ribeiro também agradará pela sua quantidade e sabor. Você pode aumentar o rendimento dos brotos jovens no final da temporada com alimentação adicional.
Lviv cedo
Esta variedade é cultivada há muitos anos por agricultores profissionais e jardineiros amadores. Ele foi testado pelo tempo e, de acordo com fazendeiros experientes, nunca falhou. Pode ser cultivado em absolutamente qualquer tipo de solo. As plantas têm raízes notáveis e frutificam todos os anos, apresentando rendimentos elevados.
As frutas vermelhas dos morangos "Lviv early" combinam harmoniosamente o acidez e a doçura. O tamanho médio dos frutos impressiona: cada bago pesa cerca de 30 G. A variedade caracteriza-se pela presença de um pescoço nos bagos de forma semelhante a um cone truncado.
Morango "Lvivska cedo" é despretensioso no cuidado, no entanto, os especialistas estimam sua robustez no inverno como média. Na Sibéria, recomenda-se cobrir as plantações de morango com galhos de estopa ou abeto para evitar o congelamento no inverno. A maioria das doenças para a variedade não representa uma ameaça; a única praga potencial para as plantas é o ácaro do morango.
Idun
É perfeitamente possível cultivar muitos morangos saborosos na Sibéria sem muitos problemas, se você escolher a variedade Idun para isso. Este morango foi criado por criadores dinamarqueses especificamente para regiões com condições climáticas difíceis e adversas. A variedade não é absolutamente extravagante, pode crescer e frutificar em qualquer solo. É exigente apenas para rega abundante durante a floração e amadurecimento dos frutos.
O "Idun" está a amadurecer cedo, já no final de Maio poderá saborear os primeiros frutos silvestres. O tamanho dos frutos arredondados é médio, o seu peso varia de 15 a 25 g Os bagos são suculentos e perfumados, de formato truncado-cónico, ligeiramente comprimidos nas laterais. A polpa do morango é suculenta, ligeiramente porosa, o que não permite que o produto seja armazenado por muito tempo ou seja transportado por longas distâncias.
Os morangos não reparadores "Idun" são resistentes a muitas doenças e pragas.O único perigo para ela é a podridão cinzenta e a verticiliose. A vantagem da variedade é a rápida regeneração da vegetação após danos e podas.
Omsk cedo
Uma variedade bastante popular de morangos de jardim, criada especificamente para os agricultores da Sibéria. Um arbusto muito frondoso não tem medo de geadas e praticamente não é suscetível a congelamento. Doenças e pragas também não são assustadoras para os morangos "Omsk Early".
Os bagos desta variedade são de tamanho médio, com peso médio ligeiramente superior a 10 g, ao mesmo tempo que aumenta a concentração de açúcar e vitamina C nos frutos, o sabor deste produto é notável. De acordo com especialistas, a baga merece 4,5 pontos em 5.
Os arbustos de morango são compactos, ligeiramente espalhados. Formam pedúnculos baixos com muitas ramificações. Isto permite, com um tamanho modesto de bagos, obter um rendimento geralmente elevado da colheita. Então, a cada 1 m2 solo, você pode coletar até 1,3 kg de bagas.
Todas as variedades de morango listadas são zoneadas para a Sibéria. Eles também incluem as variedades "Tanyusha", "Daryonka", "Amuleto". Eles têm sido cultivados por muitos anos em plantações industriais e em fazendas privadas. Variedades testadas pelo tempo mostram seu melhor sabor e qualidades agrotécnicas, graças às quais ainda são as melhores para uma região com um clima severo hoje.
Variedades reparadas para a Sibéria
Todas as variedades de morangos acima, com exceção do "Talismã", não são remanescentes. É racional plantá-los em campo aberto, pois uma única frutificação não justifica os custos de compra e instalação de estufa ou outro equipamento. Outra coisa são as variedades de morangos remanescentes para a Sibéria. Sua principal vantagem é o alto rendimento, que é obtido por meio de várias etapas de maturação dos frutos. A estufa, neste caso, permite estender a estação de crescimento da planta e aumentar ainda mais o rendimento da colheita. Em condições de estufa, você pode colher frutos do início da primavera ao final do outono.
Rainha Elizabeth II
Entre os morangos remanescentes, “Queen Elizabeth II” é perfeito para as condições da Sibéria. Essa variedade remanescente pode ser considerada uma das melhores. É caracterizada por alto rendimento, de até 1,5 kg por arbusto. As bagas deste morango são especialmente grandes, pesando de 40 a 80 G. Algumas frutas atingem um peso recorde de 100 G. A palatabilidade da fruta é excelente: cada baga combina a quantidade ideal de ácido e açúcar. Você pode ver as bagas "Rainha Elizabeth II" na foto abaixo.
Cultivando esses morangos em uma estufa, você pode alcançar um rendimento recorde na Sibéria.
A planta é ótima para o clima rigoroso da Sibéria. É caracterizada por alta resistência ao congelamento e aos efeitos de pragas, doenças.
Detalhes de crescendo esse morango da Sibéria pode ser encontrado no vídeo:
senhor
A variedade "Lord" de morangos remanescentes para a Sibéria é caracterizada por alta produtividade, principalmente frutas grandes e alta resistência ao congelamento. O período de frutificação é a meio precoce: os bagos com peso entre 60 e 100 g amadurecem no início de julho. No final do verão, é esperada a maturação da segunda onda de frutos silvestres. Eles são ligeiramente menores, mas absolutamente não inferiores em sabor aos primeiros frutos: o mesmo doce, aromático e suculento.
É recomendado cultivar morangos Lord em áreas bem iluminadas de terra. O solo nas cristas deve ser coberto com cobertura morta, pois isso evitará que as bagas apodreçam. Com rega regular e cobertura, o rendimento da cultura será alto e pode chegar a 1 kg / arbusto.
Mel
Este é outro tipo de morango remanescente que pode ser usado para cultivo na Sibéria. Com sua ajuda, você pode obter uma colheita antecipada com a chegada da primavera, mesmo em condições climáticas adversas.As primeiras bagas de "mel" em campo aberto amadurecem no final de maio, mas na presença de uma cobertura de filme ou uma estufa, o processo de amadurecimento pode ser acelerado em 2-3 semanas. A segunda etapa de coleta das bagas de "mel" começa no final do verão.
As principais características do morango Khonei são um alto rendimento de 1,2 kg / m2, excelente sabor a frutos, tamanho dos frutos silvestres (30 g), resistência ao congelamento. É possível cultivar morangos Khonei em terreno aberto e protegido da Sibéria.
Conclusão
O dado as melhores variedades de morangos remanescentes mostram excelente adaptabilidade ao clima da Sibéria. Eles são resistentes ao congelamento, capazes de resistir a doenças e pragas. Com a ajuda deles, pode-se obter um alto rendimento de frutos silvestres, porém, para isso, as plantas precisam ser cuidadas com cuidado, fazendo regas regulares abundantes e alimentando repetidamente os morangos com fertilizantes. Usar uma estufa para o cultivo de bagas remanescentes criará as condições mais favoráveis para as plantas e, como resultado, aumentará ainda mais o rendimento da colheita.