Como cultivar morangos

Todos os anos, o fluxo de cidadãos que partem para casas de veraneio está aumentando. A vida no campo é repleta de prazeres: ar puro, silêncio, belezas naturais e a oportunidade de cultivar legumes, frutas, ervas e morangos com as próprias mãos. Um conjunto tradicional cresce em quase todas as casas de verão: framboesas, groselhas, groselhas, morangos ou, como também são chamados, morangos de jardim. Morangos crescendo não requer problemas constantes, no entanto, algumas regras de tecnologia agrícola para morangos de jardim ainda existem. Seleção do local, preparação solo, seleção de variedades: fotos e vídeos com respostas às perguntas básicas sobre o cultivo de morangos, que você encontrará neste artigo.

Escolhendo um local de pouso

O cultivo de morangos terá sucesso com o direito preparando solo. A melhor colheita pode ser obtida plantando arbustos de morango em solos neutros, leves e fertilizados. Arranjo uma cama de morangos em um local ensolarado, ao abrigo dos ventos. Morangos de jardim adoram solo úmido, mas reage negativamente ao excesso de umidade, o local para o plantio de mudas não deve ser pantanoso. Você não deve realizar o cultivo de morangos em uma área onde há água estagnada na primavera e após chuvas fortes.

Datas de desembarque

Morangos de jardim podem ser plantados na primavera e no outono. Plantados na primavera, os morangos não darão frutos no primeiro verão, por isso é mais sensato adiar o plantio dos arbustos de morango até o outono, pois no inverno eles criarão raízes e ficarão mais fortes. No ano seguinte, os morangos darão a primeira colheita de frutas vermelhas.

Importante! É melhor preparar um terreno para morangos seis meses antes do plantio de mudas: na primavera para o plantio no outono, no outono para o plantio na primavera.

Plantio de outono

No outono, os jardineiros têm menos preocupações do que na primavera. Há muito material de plantio, morangos com bigode, o clima está quente, longe de geadas. Jovens arbustos de morango criarão raízes e hibernarão com sucesso. Existem três estágios de plantio de morangos de jardim no outono:

  • No início (meados de agosto a meados de setembro);
  • Médio (de 15 de setembro a 15 de outubro);
  • Tarde (o mais tardar um mês antes da geada).

A escolha da época de plantio dos morangos depende das características climáticas e do desenvolvimento cíclico das plantas. Os bigodes liberados pelos arbustos de morango em junho-julho criarão raízes no solo em julho ou agosto, formando botões de frutificação em setembro ou outubro. O plantio de morangos no início e no meio do outono terá maior produtividade do que o plantio no final do outono.

Plantio de primavera

Não teve tempo de plantar os arbustos de morangos do jardim no outono? Quer saber como cultivar morangos adequadamente, mesmo que o solo não seja preparado com antecedência? Não se desespere: tudo pode ser feito na primavera, comprando mudas ou cultivando a partir de sementes.

Ao comprar mudas de morango de jardim, escolha uma que seja vendida em vasos ou cassetes.

Conselho! Mudas com sistema radicular fechado são mais caras, mas não há necessidade de guardar: mudas de morango com sistema radicular aberto criam raízes piores.

O cultivo de morango com sucesso começa com a seleção de uma variedade que se adapta à sua zona climática. Compre mudas saudáveis ​​e bem desenvolvidas, reconhecíveis por seus arbustos verdes profundos. Manchas marrons e brancas em mudas de morango de jardim sinalizam doenças. Retire as mudas em local fresco por três dias, faça os furos de forma que a distância entre os arbustos seja de 30 cm, e meio metro entre as linhas.Cave buracos para mudas de morango com 10 cm de profundidade, afrouxe as bordas da cova de plantio, forme um monte abaixo, em cima do qual será conveniente distribuir as raízes da planta.

Se, desde a queda, o solo não foi fertilizado com matéria orgânica, coloque um punhado de húmus e um punhado de cinzas de madeira no buraco. Corte as raízes dos arbustos de morango com um comprimento de 7-8 cm, remova as folhas extras, deixando 3-4 das maiores. Espalhe as raízes sobre o monte, cubra com terra, compactando bem o solo perto das raízes. Para evitar que o colo da raiz e a base da roseta decídua de morango apodreçam, depois de plantar a planta, puxe-a com cuidado. Você pode regar um buraco vazio antes de plantar um arbusto ou regar abundantemente o solo depois de plantar uma planta. O primeiro verão após o plantio, morangos de jardim, provavelmente, não darão frutos.

Conselho! Plante arbustos de morango em tempo nublado ou à noite.

Preparação do solo

A tecnologia agrícola para o cultivo de morangos é o correto preparo do solo. Na primavera, cave uma cama com um forcado, remova os rizomas do solo ervas daninhas... Os morangos adoram solo que é bem fertilizado com matéria orgânica, então adicione verbasco, húmus ou composto na quantidade de um balde por metro2... Adicione 5 kg de cinza de madeira por metro2 solo. Fechar área preparada para plantio de morangos geotêxtil pretopara evitar a germinação de ervas daninhas. Para o plantio de mudas na primavera, execute o procedimento descrito no outono. Um mês antes da data prevista para o plantio dos morangos, adicione uma colher de sopa de Kaliyphos ou 40 g de superfosfato misturado com 10 g de sulfato de potássio por metro quadrado.

Propagação de morango

A natureza cuidou bem da reprodução desta planta. Morangos de jardim se propagam por sementes, brotos enraizados (bigodes) e divisão do rizoma, portanto, os jardineiros não têm falta de material de plantio de morango.

Propagação de morangos por sementes

Este método é bastante problemático, mas permite que você obtenha mudas saudáveis ​​enquanto mantém as características varietais. Segredos cultivando morangos a partir de sementes estão na escolha correta da semente. Compre sementes de morango de jardim na loja ou obtenha-as de suas plantas colhendo frutas maduras, até mesmo frutas vermelhas. Deixe-os ao sol por alguns dias para amolecer a polpa. Amasse os morangos, mergulhe-os em água. Retire a polpa, enxágue as sementes e deixe de molho novamente. Aqueles que foram para o fundo do recipiente são adequados para uso posterior. Seque e guarde em local fresco e seco até fevereiro.

Em fevereiro, mergulhe as sementes de morango em água por alguns dias, trocando-a duas vezes ao dia. Mergulhe as sementes armazenadas no regulador de crescimento de acordo com as instruções de preparação. Para germinar sementes para mudas, semeie-as em uma caixa cheia de solo úmido desinfetado, cubra com vidro até a germinação. Remova o vidro de vez em quando para ventilar e umedecer o solo.

Quando aparecerem os brotos, faça a colheita, a segunda colheita é realizada na fase de 4-5 folhas no esquema 5x5 cm. Uma semana antes do plantio, endurece as mudas, levando para local fresco, aumentando gradativamente o tempo os arbustos de morango permanecem frios.

Reprodução de bigode

Os arbustos de morango crescem em brotos de propagação (bigodes) após a floração e durante o verão. Escolha arbustos que servirão de "doadores". Retire os talos das flores e deixe o bigode, e no meio do verão você verá rosetas (arbustos de morango jovens). Aqueles com 4 ou mais folhas são adequados como mudas. Separe os jovens arbustos de morango da planta principal, plante-os junto com um torrão de terra no canteiro preparado, regue abundantemente os pés de morango.

Reprodução por divisão

Dividir um arbusto de morango não é a forma mais popular de propagá-lo, embora esse método não cause problemas específicos. Um arbusto adulto coberto de vegetação precisa ser cavado, cuidadosamente dividido em várias plantas filhas. Isso é muito simples de fazer, porque.o rizoma de um velho arbusto morre naturalmente e se divide facilmente em vários pequenos arbustos. As mudas resultantes são enraizadas de acordo com as regras descritas anteriormente.

Rotação de colheitas

As plantações de morango, mesmo com os devidos cuidados, não podem dar frutos no mesmo local por décadas. Após 3-4 anos de crescimento ativo e colheitas ricas, os arbustos de morango precisam ser substituídos e plantados em outro lugar. Dicas para o cultivo de morangos de jardineiros experientes são: não plante esta safra onde costumavam crescer batatas, tomates ou pepinos. Mas rabanetes, cenouras, rabanetes, legumes, bem como cebolas e alho são excelentes predecessores dos morangos.

Comente! A observância da rotação de culturas reduz a quantidade de agentes químicos de controle de pragas e doenças usados.

Cuidado durante a estação de crescimento

Remova as ervas daninhas em tempo hábil e afrouxe o solo para fornecer ar para as raízes. Certifique-se de que as raízes do morango não ficam expostas, pois isso irá provocar o seu ressecamento. A cobertura vegetal do solo permitirá que você se livre de ervas daninhas e reduza o número de regas, o que é especialmente importante para os residentes de verão que vêm ao local nos fins de semana. Retire o bigode e o excesso de folhas para que o morangueiro dê toda a força à frutificação.

Cronograma de rega de morango

A tecnologia de cultivo de morangos implica em manter um equilíbrio da umidade do solo. É necessário regar abundantemente os arbustos e ao mesmo tempo evitar o encharcamento das raízes. A estagnação da umidade nas raízes causa apodrecimento. Comece a regar os arbustos de morango no final de abril em intervalos de uma vez a cada uma e meia a duas semanas. Um metro quadrado de um canteiro precisa de 10-12 litros de água fria. No verão, a frequência de rega aumenta para 3-4 vezes por semana. De agosto a outubro inclusive, dá para regar os arbustos duas vezes por semana. Regue de manhã, não deixe entrar água na planta. Aproveitamento ideal da irrigação por gotejamento.

Morangos com molho superior

A tecnologia de cultivo de morangos determina uma alimentação regular. Além da introdução de matéria orgânica, no plantio de arbustos, devem ser realizadas três alimentações adicionais de plantas adultas por ano:

  • Antes do início da estação de crescimento;
  • Durante a brotação e formação do fruto;
  • Após a colheita.

Na primavera, cuidando do local após o inverno, adicione meio litro de nitroammophoska (1 colher de sopa por 10 litros de água) ou matéria orgânica: infusão de verbasco (1:10), infusão de esterco de galinha (1:12) no solo sob os morangos. Como cobertura foliar, use uma mistura de oligoelementos, tomando 2 gramas de molibdato de amônio, permanganato de potássio e ácido bórico por 10 litros de água.

Bem no início da floração, alimente os arbustos de morango fertilizante de potássio: adicione cinzas, infusão de esterco de galinha ou nitrato de potássio ao solo. Pode-se também realizar a alimentação foliar no mesmo período, borrifar com uma solução de ácido bórico na proporção de uma colher de chá por 10 litros de água aumentará significativamente o número de inflorescências, e a floração abundante é a chave para uma boa colheita.

Quando as bagas forem colhidas e as folhas aparadas, alimente os arbustos que deram toda a sua força à frutificação. Adicione sob cada arbusto, no solo, 0,5 litro de solução de nitroammofoska (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água). O morango de jardim é uma planta de KSD (horas curtas de luz do dia), que lança os botões de frutificação na próxima estação no final do verão - início do outono, então em agosto fertilize arbustos de morango com uréia (30 g por 10 l de água) e regue-os Nós vamos.

Doenças de morangos de jardim

Os morangos têm suas próprias pragas e são afetados por doenças fúngicas. Fruto, cinza, podridão da raiz; manchas brancas, marrons e marrons; requeima, fusarium e murcha verticilar; icterícia e oídio - esta é uma lista de doenças comuns de morangos de jardim. A observância da rotação de culturas e dos tratamentos preventivos no início e no final da estação de crescimento das plantas ajudará a evitar esses problemas. Se os arbustos de morango adoecerem, o uso de fungicidas torna-se inevitável.

Pragas de morango de jardim

Os morangos são afetados por carrapatos, nematóides do morango e gorgulho da framboesa.Lesmas e formigas não contornam a fragrância da baga. O cuidado adequado, a rotação de culturas, o tratamento preventivo de arbustos e do solo reduzirão os riscos de ataques de pragas.

Atenção! O cultivo preventivo do solo deve ser feito na primavera, quando a planta começa a despertar, e no outono, quando os morangueiros são preparados para o inverno.

Processamento de primavera

Depois que a neve derreter, antes que os botões cresçam, remova a palha de inverno dos arbustos de morango e destrua-a. Também é melhor remover a camada de solo sob a cobertura morta ou, pelo menos, afrouxá-la até uma profundidade de 6 a 8 cm. Essa medida ajudará a destruir as pragas que despertam. Despeje arbustos de morango e solo com solução de 3-4% de Bordeaux líquido, ou solução de sulfato de cobre 2-3%.

Processamento de outono

Em meados de setembro, processe os leitos de morango com uma mistura de 3 colheres de sopa. colheres de sopa de óleo de girassol refinado, 2 colheres de sopa. colheres de sabonete líquido, cinza de madeira e vinagre, diluídas em 10 litros de água. Após duas semanas, trate o solo com uma mistura de bordeaux ou sulfato de cobre na proporção acima.

A tecnologia agrícola para o cultivo de morangos é bastante simples e acessível a todos os interessados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção