Contente
Alguns jardineiros consideram o morango uma planta exigente que requer cuidados especiais, outros afirmam que a cultura pode crescer em qualquer condição. Seja como for, será preciso muito esforço para obter uma colheita generosa. Os arbustos começam a ser plantados em agosto e terminam em setembro. A essa altura, os assentos já devem estar preparados. Em casa, você pode usar diferentes canteiros de morango, mas a colheita futura vai depender de como eles estão dispostos.
Onde é melhor quebrar um jardim
Morangos e morangos são cultivados melhor em uma área bem iluminada. A planta adora luz e calor, mas se tal lugar estiver localizado em uma planície, é indesejável quebrar uma cama aqui. O fato é que o solo em áreas baixas pode congelar até mesmo no final da primavera, o que ameaça a planta com a morte.
Localização camas para plantar morangos até afeta o sabor dos frutos silvestres. Embora a cultura adore a luz, ela também pode ser plantada em uma área sombreada. Bagas maduras vão pegar um pouco de açúcar, mas vão adquirir mais sabor. Essa cultura é ideal para conservar geleia, preparação para secagem e outros processamentos. Se os morangos são cultivados apenas para consumo fresco, são plantados ao sol. Os bagos amadurecem menos aromáticos, mas com maior acúmulo de açúcar.
Você não pode quebrar camas de morango no lugar onde os representantes desta família cresceram no ano passado. As plantas retiram os mesmos nutrientes do solo, além de pragas comuns. A maioria deles hiberna no solo e, com o início da primavera, acordam e começam a destruir uma nova safra. As árvores frutíferas têm um efeito negativo sobre os morangos: maçã, cereja, damasco, ameixa, etc. É indesejável que rosa selvagem e cereja de pássaro floresçam nas proximidades. Se nos últimos anos framboesas, amoras, morangos ou rosas cresceram no local, você deve recusar-se a plantar morangos neste local.
Regras de preparação de assentos
Na maioria das vezes, os morangos são plantados simplesmente no jardim ou no jardim, sem criar canteiros verticais e outras estruturas complexas. Este método também é eficaz se uma regra simples for observada ao preparar o site:
- Todo o lixo é retirado da área destinada ao plantio de morangos. No jardim, isso pode ser folhagem e pequenos galhos.
- Mesmo que o jardim tenha sido arado no outono, o local é mais uma vez escavado com uma pá até a profundidade de uma baioneta.
- A cobertura é feita com húmus. O fertilizante é espalhado a uma taxa de 1 balde por 1 m2 camas.
Depois de preparação do solo no canteiro do jardim as marcações são feitas em forma de tiras para o plantio de morangos.
Ao fazer uma cama para os morangos, não se deve esquecer dos sulcos que a dividem. O excesso de água da chuva se acumulará nessas ranhuras. Os morangos adoram regar, mas não pertencem a plantas que gostam de umidade. Devido ao excesso de umidade ao redor do sistema radicular, a podridão se forma com um grande número de parasitas. Os sulcos desviarão o excesso de água das raízes. Os sulcos de morango em si não devem ser cavados profundamente.A planta crescerá mais devagar, o que afetará a quantidade de colheita.
A cama pronta com morangos deve ficar em um estrado. Idealmente, os sulcos intermediários se aprofundam em 25 cm, o que é suficiente para uma boa drenagem. Durante a colheita, uma pessoa caminha ao longo desses sulcos. A integridade do furo com a planta é preservada, mas o próprio sulco não pode ser violado, caso contrário, a drenagem da água será violada.
O tamanho ideal de uma cama de morango e regras de plantio
Então, agora é a hora de aprender a plantar corretamente uma horta de morango. Para alcançar bons rendimentos, aderimos às seguintes regras:
- As covas feitas para os arbustos de morangueiro devem estar a uma distância de cerca de 40 cm entre si, tais parâmetros proporcionarão espaço livre para o bom desenvolvimento das plantas.
- A largura da faixa onde vão crescer os morangos é mantida em 20 cm. Entre cada faixa é feito um sulco de 30 cm de largura, resultando em uma camada de 50 cm de largura, composta por uma faixa e um sulco.
- A localização das listras no local é feita no sentido leste-oeste. Com esse plantio, os morangos recebem luz solar uniforme.
Depois de terem quebrado uma cama para morangos, eles começam a plantar plantas. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema raiz. Depois de plantar todos os arbustos, as plantas são regadas com água ambiente na raiz. É aconselhável não molhar a folhagem.
Mesmo para economizar espaço, o canteiro de morangos não deve ser engrossado com plantas. O arranjo próximo dos arbustos levará ao seu desenvolvimento lento. Pior se uma das plantas ficar doente. Com um plantio fechado, a doença se espalhará instantaneamente por todas as plantações. Além disso, é preciso lembrar que os morangos na primavera têm um bigode comprido que podem se entrelaçar. Sulcos crescidos dificultam a remoção de ervas daninhas ervas daninhas... O bigode pode ser cortado acidentalmente com uma enxada e até mesmo enganchado no arbusto principal.
Deve-se presumir que qualquer cama de morango não vai durar mais do que quatro anos. Depois disso, os arbustos são transplantados para outro local. Durante esse tempo, as plantas sugam todos os nutrientes do solo e, com o cultivo do morango, a produção diminuirá e os frutos se tornarão muito pequenos.
Cama baixa de morango por tecnologia alemã
Acima, examinamos a opção mais simples para organizar um jardim de morango no jardim ou no jardim. O método é considerado simples e acessível para jardineiros novatos. No entanto, os canteiros mais simples não permitem que você obtenha o rendimento máximo de morango que as plantas podem trazer. Agora vamos considerar que outras tecnologias existem para o cultivo de morangos e começaremos com um jardim alemão.
Este sistema prevê a fabricação de caixas. Miçangas feitas de tábuas ou qualquer outro material são separadores das tiras de morango no jardim, e são instaladas no lugar do sulco. Ou seja, é preciso fazer uma cama com largura de 40 a 80 cm, composta por uma tira de morangos, e cercá-la pelas laterais. Se a cama for feita com largura de 80 cm e um pouco mais, então é permitido plantar morangos em duas fileiras.
Ao fazer uma cama baixa de morango usando a tecnologia alemã, as seguintes etapas são executadas:
- No site, as marcações são aplicadas de acordo com o tamanho da caixa. Este lugar está limpo de detritos e ervas daninhas.
- A caixa é colocada de lado. Neste ponto, uma camada de grama de cerca de 40 cm de profundidade é removida e uma cerca é instalada na depressão resultante. O fundo do poço é coberto com qualquer resíduo orgânico que pode se decompor. Você pode usar pequenos galhos de árvores, jornais, talos de milho, etc.
- De cima, a matéria orgânica é coberta com uma camada de solo fértil, após a qual a superfície do jardim é nivelada. Os morangos são plantados em fileiras, cujo número depende da largura da cerca. Uma linha é feita em caixas estreitas.Se a largura da cerca permite fazer várias filas, então é feito um sulco de 50 cm de largura entre elas.No final da plantação de todos os arbustos de morangueiro, são dispostos caminhos de tijolos ou ladrilhos nestas áreas.
A presença de cercas nas plantações de morangueiro tem efeito positivo não só na quantidade da safra, mas também na manutenção das plantas. O jardineiro tem livre acesso a cada arbusto. Isso torna mais fácil regar, remover ervas daninhas, fertilizar e outros procedimentos de cuidados com as plantas. As cercas não permitem a erosão do solo durante a chuva e a penetração de ervas daninhas no jardim dos morangos. Se as plantas da mesma cerca estiverem doentes, a doença não poderá infectar as plantações vizinhas. O talão de morango resolve o problema de emaranhamento do bigode. Eles não estão interligados, como é o caso de um jardim normal.
Apesar da presença de cercas, ainda é necessário regar canteiros baixos de morango usando uma tecnologia especial. Quando se usa um regador de jardim, a rega é feita em movimentos circulares, evitando que o solo erre próximo ao arbusto até que apareçam as raízes. Você pode fazer esse processo com uma mangueira. Nesse caso, um pano é enrolado em sua extremidade, capaz de passar bem a água. A rega é realizada na raiz da planta.
A irrigação descuidada do canteiro do jardim com uma mangueira com difusor erodirá o solo sob os arbustos e nos caminhos. Como resultado, você obtém uma cerca com um monte de plantas misturadas na lama.
O vídeo fala sobre camas quentes para morangos:
Algumas outras idéias para arranjar camas de morango
Além de atingir o objetivo principal de obter uma colheita, canteiros de morango podem ser uma boa decoração para o quintal. As plantas são ideais para jardinagem vertical, enquanto permite que você se delicie com frutas deliciosas. Agora veremos a foto das camas de morango com as nossas próprias mãos e nos familiarizaremos brevemente com a tecnologia de sua produção.
Camas altas
Fazer camas altas para plantar morangos, você pode usar qualquer madeira ou plástico caixas... Eles podem até ser colocados no quintal em vez de canteiros de flores. Graças à estrutura de treliça, os leitos das caixas têm excelente drenagem.
Camas verticais
Se houver espaço suficiente no jardim apenas para o cultivo de vegetais básicos, eles constroem no quintal camas verticais para morangos, permitindo colher frutas sem se dobrar, de pé. Todos os recipientes são tomados como base, sejam vasos de flores ou cortados. garrafas plásticas... Eles são fixados em qualquer estrutura vertical. Uma cerca de malha funciona melhor, mas você pode usar um tronco de árvore seco, parede de celeiro, etc. Um arbusto de morango é plantado em cada vaso, onde dá frutos durante todo o verão.
Leitos verticais populares feitos de cano de esgoto de PVC. Usando camisetas, cotovelos e cruzes, você pode montar uma parede inteira de morangos em crescimento. Tubos com diâmetro de 100 mm são cobertos com solo fértil, furos são feitos nas paredes laterais, onde são plantados os arbustos.
No vídeo você pode ver o que o leito vertical de um cano representa:
Pirâmide de madeira
Camas de morango, colocadas em uma pirâmide de madeira, parecem lindas. Uma pirâmide tripla ou quadrangular é derrubada de uma barra e tábuas, onde as células são equipadas nas paredes laterais do solo com plantas. A estrutura pode ser instalada no quintal em vez de um jardim de flores.
Cama vertical de bolsas
Quando o jardineiro tem uma pergunta, como fazer camas sob os morangos, se não houver materiais de construção disponíveis, os sacos de pano comuns serão uma saída para a situação. Você mesmo pode costurá-los com tecido durável, estopa ou geotêxtil. Cada bolsa é preenchida com terra e fixada em qualquer suporte vertical, como era feito com os vasos de flores. Morangos plantados em sacos são convenientemente isentos de ervas daninhas. Regue as plantas através da parte superior aberta do saco.
Pirâmides de pneus de carro
Pneus de carros velhos fazem grandes camas de morango em forma de pirâmide. Só para isso você terá que recolher pneus de diâmetros diferentes e de um lado cortar a prateleira lateral perto da banda de rodagem. Começando com o pneu maior, uma pirâmide é dobrada, enchendo o espaço com solo fértil. Quando a estrutura é montada, 4–5 arbustos de morango são plantados em cada pneu.
Se fosse possível encontrar pneus apenas do mesmo tamanho, então eles são simplesmente dobrados um a um, preenchidos com terra, uma janela é cortada na lateral da banda de rodagem, onde são plantados morangos.
Conclusão
Agora que você sabe como fazer canteiros de morango corretamente, pode tentar cultivar deliciosas frutas silvestres no verão. Que a primeira colheita não seja muito generosa, com o advento da experiência tudo vai dar certo.