Contente
Os métodos modernos de cultivo de morangos fornecem bons rendimentos a um custo mínimo. Um deles é o uso de materiais artificiais para cobrir os seios. Coberturas de morango estão disponíveis em lojas especializadas em jardinagem.
O resultado da disposição dessas camas pode ser visto na foto:
Vantagens e desvantagens do cultivo de morangos sob um material de cobertura
Plantar morangos sob o material de cobertura tem as seguintes vantagens:
- o microclima necessário é criado;
- o solo sob o filme não seca;
- o revestimento atrai minhocas, que soltam e fertilizam o solo;
- o rizoma das plantas se desenvolve mais ativamente;
- filme negro não deixa entrar os raios do sol, portanto, protege os morangos de ervas daninhas;
- o bigode das plantas não poderá endurecer no solo, portanto, ao processar os plantios, basta cortá-los;
- o processo de amadurecimento das bagas é acelerado;
- com a cobertura do morango, os frutos permanecem limpos, pois não entram em contato com o solo;
- as pragas não podem atingir as folhas do solo;
- o solo sob o filme aquece mais rápido e retém o calor por muito tempo;
- os morangos toleram as geadas da primavera mais facilmente;
- a robustez de inverno das plantas plantadas aumenta.
A principal desvantagem deste método é a necessidade de equipar o sistema de irrigação. Para grandes áreas de plantio, a irrigação por gotejamento de morangos é organizada. Para fazer isso, você precisa colocar um duto e trazer água para cada arbusto. A irrigação por gotejamento garante um fluxo uniforme de umidade no solo.
Outra desvantagem é que plantar morangos sob um material de cobertura preto leva ao aquecimento excessivo das plantas. Tons escuros atraem os raios do sol. Sob os raios escaldantes do sol, o rendimento das plantações pode diminuir.
Seleção de mudas
Todas as variedades são adequadas para o plantio de morangos sob o material de cobertura. É melhor escolher plantas altas. Não há outras restrições na seleção de mudas.
As mudas são adquiridas de produtores confiáveis, o que evita a propagação de doenças e insetos no local. As mudas devem ser fortes e saudáveis.
Se as mudas forem preparadas sozinhas, você precisará selecionar vários arbustos-mãe. Durante a estação, os caules das flores são cortados para se obter um bom bigode. Arbustos de morango fortes podem ser propagados dividindo-os.
Antes do plantio, as mudas são tratadas com solução de iodo ou alho. Antes de mover as plantas para o solo, elas são bem regadas.
A escolha do material de cobertura
Os seguintes tipos de material de cobertura são adequados para o plantio de morangos:
- Spunbel é um tecido não tecido feito de polipropileno para cobertura morta de morangos e outras culturas. Difere em durabilidade e leveza, permeabilidade à umidade. O spanbel tem uma vida útil de 4 anos.
- Spunbond é um tecido feito de fibras de polímero fundidas. A capa spunbond é durável, forte e resistente ao desgaste. O material proporciona a troca de ar, é seguro para as plantas e é capaz de protegê-las do frio da primavera e de temperaturas extremas. O spunbond preto tem uma densidade de 50 e 60 g / m22 e atua por 4 anos.
- Agrospan é um material não tecido que pode proteger as raízes das plantas da geada, estabilizar a irrigação e as trocas de ar. O Agrospan possui estrutura homogênea e não requer substituição em 4 anos.
- O lutrasil é um material de cobertura que não se molha e não cria efeito estufa nos morangos. Comparado ao spunbond, é menos resistente à exposição ao sol.
- A agrofibra é um material que permite a boa passagem da água e do ar, mas cria um obstáculo à luz solar.
O material a ser escolhido depende de seu custo e características. A maioria dos materiais possui características semelhantes. A melhor opção é a agrofibra, que proporciona uma cobertura segura para as camas. Seu custo é ligeiramente superior em comparação com outros materiais. Não é recomendado o uso de filme plástico, pois não proporciona troca de ar e umidade.
Preparação do solo
Morangos preferem luz solo, terra preta, argilosa ou arenosa. Em solo argiloso, as plantas recebem o máximo de nutrientes com alta permeabilidade ao ar.
O solo arenoso retém a umidade pior, e como resultado os nutrientes vão para as camadas profundas do solo. A introdução de turfa, fertilizantes orgânicos e argila branca ajudará a melhorar suas propriedades. Como resultado, a umidade irá evaporar mais lentamente da superfície do solo.
Em solos argilosos, o sistema radicular das plantas se desenvolve lentamente e não recebe os nutrientes necessários. Portanto, os morangos sob o material de cobertura são fertilizados com cinzas, composto ou areia.
Ao escolher um local para um jardim, eles seguem algumas recomendações:
- a preferência é dada a lugares em uma elevação;
- as camas devem ser bem iluminadas, protegidas do vento;
- pode-se plantar morangos sobre o material de cobertura dos canteiros onde anteriormente cresciam alho, cenoura, cebola, legumes e cereais;
- morangos não precisam ser plantados depois de repolho, pepino, pimentão, batata;
- as camas não devem ser inundadas na primavera durante as enchentes ou chuvas.
Após a escolha do local para o plantio, o solo é desenterrado, as ervas daninhas e os resíduos vegetais são retirados. fertilizante (composto ou húmus) deve ser aplicado. Em seguida, o solo é regado e os canteiros são formados.
Pequenas valas são cavadas em todo o perímetro dos canteiros para fortalecer o material. O solo deve ser nivelado com um ancinho.
Ordem de pouso
As mudas de Victoria criam raízes bem em climas quentes. Para o plantio, escolha o período de outono ou primavera. A opção preferencial é arrumar as camas sob o material de cobertura no outono.
Depois de preparar o solo, é necessário fixar o material de cobertura. Os seguintes meios improvisados ajudarão a resolver o problema de como plantar morangos sob um material de cobertura preto:
- grampos de cabelo;
- pranchas de madeira;
- pedras;
- tijolos.
O autor do vídeo cobriu as camas com papel alumínio usando placas:
Também é permitido enterrar as bordas do filme com terra. O material de cobertura é fixado ao redor do perímetro do canteiro do jardim. O sistema de rega está pré-equipado.
Após a cobertura dos canteiros, são feitos cortes em cruz no filme. Deixam-se cerca de 30 cm entre os arbustos, colocam-se filas com morangos a uma distância de 40 cm e podem ser plantadas plantas nas covas obtidas.
Como plantar morangos em um material de cobertura, as dicas a seguir ajudarão:
- o material deve cobrir bem os arbustos;
- uma película muito fina pode rasgar quando aparecem ervas daninhas;
- se você fizer furos antes de colocar o material, então haverá dificuldades com sua fixação;
- é permitido sobrepor o filme (as faixas se sobrepõem em pelo menos 15 cm);
- em regiões de clima árido, a folha pode ser adicionalmente coberta com palha.
Mais cuidados
Após o plantio sob o material de cobertura, os morangos não requerem cuidados especiais. As plantas requerem rega e fertilização. Soluções líquidas são usadas para alimentação.
O cultivo de morangos sob um material de cobertura preto reduz a quantidade de rega e elimina completamente a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento. As plantas são tratadas duas vezes por temporada contra doenças e pragas.
Para o processamento, os produtos químicos são usados para destruir esporos e insetos prejudiciais. Além disso, as plantas são tratadas com solução de iodo (20 gotas por 10 litros de água).
Se a área de plantio for pequena, a rega é feita manualmente para cada arbusto. As plantas não devem ser regadas com água fria.
No primeiro ano após o plantio, é melhor cortar os caules das flores para que as plantas possam criar raízes em um novo local. Um mês após a transferência dos morangos para um local permanente sob os arbustos fazem biohumus. A fertilização é realizada após duas semanas.
Após a colheita, é melhor podar as folhas secas. Muitos jardineiros praticam a poda total dos morangos. Nesse caso, as plantas precisam de um longo período para recuperar sua massa verde.
Conclusão
O cultivo coberto com material de cobertura simplifica muito o cuidado com os morangos. A cobertura morta protege as plantas das flutuações de temperatura, garante a troca de ar e a entrada de umidade. Para cobrir as camas, são utilizados materiais especiais que apresentam as qualidades necessárias. O material protege o plantio da geada, retém o calor e acelera o amadurecimento dos frutos. Este revestimento requer substituição a cada 4 anos.