Contente
O cultivo de morangos em sacos é uma tecnologia holandesa que permite a colheita máxima de frutos silvestres. O método é amplamente utilizado para o plantio de plantas em campo aberto, em casa, em estufas, garagens e outras salas de serviço.
Vantagens do método
O cultivo de morangos em sacos tem os seguintes benefícios:
- ao longo do ano, você pode colher até 5 vezes;
- as plantas são menos suscetíveis a doenças e pragas;
- ausência ervas daninhas;
- as camas resultantes ocupam pouco espaço em estufa ou em um espaço aberto;
- permite que você cultive frutas vermelhas para venda.
Seleção de variedades
Para o cultivo em sacas, são escolhidos morangos que não requerem manutenção cuidadosa, são capazes de dar frutos por muito tempo, crescer rapidamente e ter alto rendimento.
É importante escolher variedades autopolinizáveis se os morangos forem cultivados em sacos plásticos dentro de casa.
As seguintes variedades têm essas qualidades:
- Marechal - morangos doces, dando frutos grandes e doces com um ligeiro azedume. A variedade é resistente a doenças e insensível às mudanças de temperatura. O rendimento do marechal é de até 1 kg.
- Albion - variedade remanescente, que se distingue por grandes frutos oblongos. Até 2 kg de bagas são obtidos de um arbusto. Os morangos têm um sabor doce e uma polpa firme. A planta requer alimentação e água constantes.
- Genebra É uma variedade remanescente popular que produz frutos grandes e alongados. Os morangos Genebra têm um sabor agradável e podem ser armazenados e transportados. Demora até 2,5 semanas entre os períodos de colheita.
- Gigantella - morango de frutos grandes com bom gosto. O peso das primeiras bagas é de até 120 g, então a planta dá frutos com menos peso. Cada arbusto traz até 1 kg de colheita.
Para o melhoramento, você pode adquirir novas variedades ou usar suas próprias mudas se o morango tiver as características necessárias.
Estágio preparatório
Para obter uma boa colheita, é necessário prever várias nuances. Isso inclui a seleção da sacola e a preparação do solo.
Seleção de bolsa
Os morangos são plantados em sacos de polietileno branco com espessura de 0,25 a 0,35 mm. Esta escolha proporcionará às plantas as condições de iluminação necessárias. Uma opção é usar sacolas comuns que vendem açúcar ou farinha.
Em lojas especializadas, você pode comprar sacolas adaptadas para o cultivo de morangos. O diâmetro do recipiente deve ser de 13 a 16 mm e o comprimento de até 2 m. Os sacos são preenchidos com terra e lacrados.
Preparação do solo
A tecnologia de cultivo de morangos em saco envolve o preparo do solo. Morangos preferem solos neutros, leves e de baixa acidez. Você pode obter esse tipo de solo com uma mistura de terra relvada, serragem fina e areia. Esses componentes são considerados em proporções iguais.
A mistura resultante é bem misturada. Um pouco de argila expandida é adicionada ao fundo do recipiente para criar um sistema de drenagem. Com isso, elimina-se a estagnação da umidade, que provoca o apodrecimento do sistema radicular e do solo das plantas. O substrato e os fertilizantes são aplicados na camada de drenagem, após o que a bolsa é fechada.
Métodos de colocação
Os sacos de solo são colocados verticalmente ou horizontalmente em uma estufa ou outro cômodo. A escolha do método de colocação depende da área livre planejada para ser ocupada para o plantio. Para equipar as camas, serão necessários dispositivos adicionais: ganchos de fixação ou racks.
Ajuste vertical
Com um método de pouso vertical, as instruções passo a passo incluem as seguintes etapas:
- Está sendo preparada uma vasilha cheia de terra e fertilizantes.
- A bolsa é amarrada com uma corda, colocada na posição vertical e, em seguida, suspensa. A melhor opção é instalar sacos em duas camadas de várias peças.
- Nos sacos, onde são plantados morangos, são feitos furos de até 9 cm de largura. Deixe pelo menos 20 cm entre os arbustos.
- Um sistema de irrigação está sendo executado, lâmpadas estão instaladas.
A colocação vertical é adequada para áreas com espaço limitado, pois permite colocar um grande número de malas.
O uso dessa tecnologia em estufa é mostrado no vídeo:
Aterrissagem horizontal
Em grandes estufas ou em terreno aberto, os sacos são geralmente colocados horizontalmente. O procedimento é o mesmo da instalação vertical.
Morangos em sacos são colocados diretamente no terra ou em prateleiras preparadas. A opção mais racional é equipar várias fileiras com plantações.
Cuidado de morango
Para cultivar morangos em saquinho o ano todo, é preciso cuidar das plantas. Isso inclui um conjunto de medidas para criar um microclima adequado: temperatura, umidade e níveis de luz.
Umidade e temperatura
Para o amadurecimento constante dos bagos, é necessário proporcionar um regime de temperatura na faixa de 20 a 26 ° C. Nesse caso, a temperatura não deve cair ou flutuar mais do que 5 ° C. A sala de cultivo de morango deve ser protegida de correntes de ar.
Você mesmo pode ajustar a temperatura usando um termômetro. Aquecedores são instalados na sala, que ligam quando fica frio. Se você quiser baixar a temperatura, basta ventilar a estufa.
Para cultivar morangos, a umidade deve ser mantida em 70-75%. Para manter a umidade, o fundo dos sacos e o ar são borrifados.
É possível aumentar a frutificação em estufa devido ao alto teor de dióxido de carbono (de 0,15 a 0,22%). Esses indicadores são obtidos após a combustão de uma vela convencional.
Nível de iluminação
Os morangos precisam de muita luz. Para garantir o pleno amadurecimento dos bagos, é necessária luz natural e longas horas de luz do dia.
Portanto, ao cultivar morangos em sacos, uma questão importante será a disposição do sistema de iluminação. Isso exigirá lâmpadas potentes de espectro vermelho. Isso inclui dispositivos de iodetos metálicos ou lâmpadas HPS.
A iluminação adicional deve estar ativa por 12 horas para simular uma mudança na hora do dia. Para o cultivo de morangos ensacados em casa lâmpadas fluorescentes são necessárias. Eles devem ser ativados estritamente em um determinado momento.
Se houver sacos de morangos na estufa, a luz de fundo será ligada, se necessário. Quando falta luz ao morango, seus brotos começam a esticar para cima.
Regras de rega
Outra condição para o crescimento do morango é o cumprimento das regras de rega. Para cultivar morangos, você precisará de um sistema de irrigação por gotejamento. A água é fornecida por um tubo comum, a partir do qual os tubos são fornecidos aos sacos. Os conta-gotas são instalados nas extremidades dos tubos.
Tal sistema facilitará o cuidado com os morangos e proporcionará às plantações o nível de umidade necessário. É organizado em tubos e metal ou plástico com diâmetro de 160-200 mm. O duto é instalado sobre os sacos.O número de tubos depende da altura dos sacos e é geralmente de 2 a 4. 0,5 m é deixado entre os tubos de abastecimento de água.
Em casa, a rega pode ser organizada pendurando as garrafas de plástico às quais os tubos são fixados.
Cobertura e poda
Regular alimentando morangos... Os fertilizantes são especialmente importantes durante o período de floração das plantas.
As substâncias de potássio são selecionadas para a alimentação, que são usadas como solução após regar os morangos. Um fertilizante eficaz é uma solução de esterco de galinha.
Folhas e caules secos são podados. Para colher morangos ao longo do ano, é necessário plantar as plantas em sacos a cada dois meses. Para isso, é preciso preservar as mudas e dar-lhes as condições necessárias.
Os arbustos jovens são colocados em um porão ou refrigerador, onde a temperatura é mantida de 0 a + 2 ° C e a umidade é de cerca de 90%. O melhor é colocar as mudas em sacos de polietileno.
Conclusão
O cultivo de morangos em saco permite obter um alto rendimento. O método envolve a criação de condições ideais para o amadurecimento dos frutos. Para isso, é necessário equipar a irrigação e a iluminação, manter os indicadores de umidade e temperatura no nível adequado. Os sacos são colocados na vertical ou na horizontal, o que depende muito da disponibilidade de espaço livre.