Morangos na estufa

Os morangos são os frutos de verão preferidos da maioria das crianças e adultos. Provavelmente todos, pelo menos uma vez, sucumbiram à tentação e compraram morangos frescos no inverno. No entanto, nem todos podem comprar frutas doces na loja: os morangos de inverno são muito caros, e só se pode supor sobre seu sabor e utilidade, porque em condições industriais costumam usar estimulantes de crescimento, escolha variedades geneticamente modificadas.

O cultivo de morangos em casa em estufa o ano todo eliminará dúvidas sobre a qualidade do produto e economizará muito no orçamento familiar. Além disso, o cultivo de morangos em estufa durante todo o ano pode ser um excelente negócio ou uma fonte de renda adicional.

Sobre os métodos de cultivo de morangos em uma estufa e sobre todas as etapas do processo - este artigo.

Características dos morangos com efeito de estufa

Os jardineiros profissionais notam o sabor ligeiramente pior dos frutos silvestres, um aroma fraco e uma falta de vitaminas e microelementos. No entanto, essa baga ainda é mais saudável do que geleia ou compota, porque é uma fruta fresca. E em um inverno frio, também é um verdadeiro exótico.

Como regra, os residentes de verão e jardineiros das regiões do norte da Rússia conhecem em primeira mão sobre estufas. Depois de tudo nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente, o clima é severo e mutável, é difícil cultivar bons vegetais e frutas silvestres apenas no campo aberto. Freqüentemente, os jardineiros dessas regiões plantam morangos em uma estufa, preferindo não arriscar a colheita e proteger as plantas do frio, alta umidade e outros problemas.

Mas você pode usar a estufa para o cultivo de morangos não apenas na estação quente, mas durante os doze meses consecutivos. Para que isso seja possível, as plantas precisam ser dotadas de condições adequadas.

Morangos precisam de desenvolvimento normal e frutificação abundante:

  • calorosamente;
  • brilhar;
  • agua;
  • solo nutritivo;
  • mudas fortes;
  • polinização.

Tendo fornecido todas essas condições, você pode cultivar morangos na estufa durante todo o ano (vídeo sobre este tópico):

O que deveria ser uma estufa para morangos

Hoje, três tipos de estufas são mais comuns.:

  1. Moldura de madeira com sobreposições em filme de polietileno denso.
  2. Base em alumínio ou aço com paredes em chapa de policarbonato.
  3. Estrutura de metal com piso de vidro ou acrílico.

Construção de madeira e filme é o mais popular porque é barato e fácil de construir. Mas essa estufa não é adequada para o cultivo de bagas de inverno durante todo o ano.

Estufa de policarbonato mais confiável, retém melhor o calor e a umidade, transmite bem a luz do sol, é acessível em termos de preço, portanto pode ser considerada a melhor opção para o cultivo doméstico de frutas vermelhas.

Será possível fazer uma boa colheita em condições de estufa com cúpula de vidro - um microclima adequado é mantido aqui, tal estufa aquece rapidamente, tem um mínimo de perda de calor. Mas construir uma estufa de vidro não é barato - é a opção mais cara.

Conselho! Você precisa escolher o tipo de estufa de acordo com o orçamento alocado para este negócio.

No entanto, não vale a pena construir uma estufa de filme para uso durante todo o ano. É adequado para o cultivo de morangos em estufa apenas de março a outubro, um vídeo sobre este método pode ser visto abaixo:

Quais morangos são adequados para o plantio em uma estufa

Para obter uma colheita sazonal de morangos, ou seja, colher frutos de maio a setembro, pode-se plantar os comuns em uma estufa de filme. variedades de morango ou morangos de jardim. Neste caso, a frutificação prolongada é assegurada por diferentes períodos de maturação das variedades de morango.

Para ter sempre frutas frescas na estufa, você precisa escolher variedades de maturação precoce, média e tardia para o plantio - então a colheita será constante.

Quando se espera que cresçam morangos durante todo o ano, não se pode prescindir de variedades híbridas e remanescentes. Em um ambiente industrial, os híbridos de morango holandeses são geralmente escolhidos para cultivo durante todo o ano.

A tecnologia para o cultivo de morangos em uma estufa usando o método holandês é extremamente simples:

  1. As mudas são renovadas a cada dois meses ou com um pouco mais de frequência, ou seja, cada arbusto dá fruto apenas uma vez.
  2. Os morangos são plantados em um substrato especial que pode absorver bem a umidade junto com aditivos complexos. Para estes fins, a fibra de coco com turfa, por exemplo, é adequada. Eles também usam lã mineral ou outros materiais inorgânicos nos quais microrganismos patogênicos não se desenvolvem.
  3. Eles regularmente umedecem o solo usando um sistema de irrigação por gotejamento e adicionando aditivos minerais e estimulantes à água.
  4. Eles mantêm as condições de temperatura e umidade necessárias para os morangos, fornecem às mudas uma quantidade suficiente de luz.

Tecnologia holandesa permite que você cultive morangos em uma área limitada. Na verdade, de acordo com este método, os melhores recipientes para o substrato são os sacos de plástico. Compactos, estreitos e longos, os sacos são preenchidos com uma mistura e neles são feitos orifícios de pequeno diâmetro dispostos em xadrez. As mudas são plantadas nestes buracos, para que as bagas não entrem em contacto com o solo e o solo da estufa não seque e permaneça sempre húmido.

Atenção! Os sacos podem ser colocados na estufa tanto na vertical como na horizontal. O principal é que os morangos tenham luz suficiente.

Outra forma de cultivo durante o ano todo é plantar variedades remanescentes em uma estufa. Morangos remanescentes, ou, como são chamados com mais frequência, morangos, são capazes de dar frutos continuamente ou produzir várias vezes por temporada.

Se as variedades com poucas horas de luz do dia são normalmente cultivadas em um jardim, ou seja, amadurecendo em condições de oito horas de luz natural, então os morangos com luz do dia neutra ou longa são usados ​​para uma estufa.

Variedades de morango de renovação com horas neutras de luz do dia têm várias vantagens:

  • frutificação prolongada ao longo do ano (sujeito às condições necessárias ao desenvolvimento dos morangos);
  • autopolinização;
  • despretensão com a qualidade da luz e a duração de sua exposição.

Considerando tudo isso, é o morango remanescente de horas neutras de luz do dia que é mais frequentemente usado para plantio em uma estufa para frutificação o ano todo.

Conselho! Se a variedade morango não é autopolinizadora, você deve cuidar da presença de insetos polinizadores - coloque uma colméia com abelhas ou zangões na estufa. Você também pode transferir o pólen manualmente com uma escova ou usar um ventilador elétrico para isso.

Preparando o substrato e recipientes de mudas

É mais eficiente cultivar morangos com efeito de estufa em uma colina, organizando recipientes ou prateleiras suspensas. Ao cultivar morangos no nível do chão, o risco de hipotermia das mudas é muito maior e essas plantas recebem menos luz.

O sistema de suspensão permite poupar significativamente espaço na estufa, podendo organizar caixas com mudas de morango em várias camadas, deixando meio metro entre elas e proporcionando luz a cada “piso”.

Como solo para os morangos, é melhor usar o solo onde os cereais crescem. Você não deve tirar solo do jardim, debaixo das batatas ou tomates - esse cultivo de morangos será ineficaz.

Alternativamente, você pode designar especificamente um lote no jardim para esses fins e semeá-lo com trigo, aveia ou centeio. Além disso, a terra pode ser tomada dos campos.

O gramado também é adequado para morangos, só que precisa ser solto adicionando serragem, turfa ou húmus.

Morangos em uma estufa darão frutos excelentes e produzirão frutos deliciosos durante todo o ano se um substrato muito nutritivo for preparado para eles. A melhor e comprovada "receita" para substrato de morango é a seguinte:

  • excrementos de frango;
  • palha de cereal (picada);
  • ureia;
  • um pedaço de giz;
  • gesso.

O excremento e a palha de frango devem ser dispostos em várias camadas, cada uma delas regada abundantemente com água morna. Depois de alguns dias, essa mistura começará a fermentar e, depois de um mês e meio, se transformará em um excelente composto. Uréia, giz e gesso são adicionados ao substrato, enriquecendo-o com nitrogênio, fosfatos e cálcio. Nesse tipo de solo, os morangos vão se sentir bem e você terá que alimentá-los com menos frequência.

Importante! A prontidão do composto será indicada por sua baixa temperatura (ao nível de 20 graus), uma tonalidade marrom e uma estrutura homogênea.

O substrato escolhido para os morangos é colocado em recipientes onde as mudas são plantadas.

Como cultivar morangos em estufa

Você precisa plantar morangos em uma estufa da mesma forma que em um terreno aberto - não há diferenças significativas. Adequado para o plantio como mudas provenientes de um bigode e partes de arbustos-mãe ou mudas obtidas a partir de sementes de morango. Mas para o correto desenvolvimento das plantas em estufa, é necessário manter um microclima adequado.

A regra aqui é esta: conforme os arbustos de morango crescem, a temperatura na estufa deve aumentar e a umidade deve diminuir gradualmente. Então:

  • durante o plantio das mudas no solo e antes de enraizarem, a temperatura na estufa é mantida em torno de 10 graus e a umidade em 80%;
  • quando os morangos crescem, as flores começam a se formar nos arbustos, a temperatura na estufa é lentamente elevada para 20 graus e a umidade, respectivamente, é reduzida para 75%;
  • os bagos amadurecem ao mesmo tempo e são saborosos se, na fase da sua formação e desenvolvimento, a temperatura na estufa for de 22-24 graus e a humidade cair mais 5 divisões (70%).

Em todas as fases de desenvolvimento dos morangos em estufa, é necessário manter a temperatura, umidade e luz. Com os dois primeiros fatores, tudo fica claro, a luz permanece. Reparar variedades com horas neutras de luz do dia, como mencionado acima, não precisa de muita luz, mas isso não significa que tais morangos possam crescer no escuro.

Atenção! A construção de estufas aquecidas durante todo o ano é tal que os raios solares, mesmo na estação quente, penetram fracamente no telhado e nas paredes. Quase todo o ano, os morangos nessas estufas têm de ser iluminados.

As melhores fontes de luz artificial para morangos em uma estufa são as lâmpadas de sódio de alta pressão. A potência dessas lâmpadas deve ser de 400 watts. Seu número é determinado pelo quadrado da estufa: a cada três metros quadrados deve ser iluminada por pelo menos uma lâmpada de 400 W.

Se não for possível complementar a iluminação dos morangos na estufa durante todo o dia, deve-se fornecer-lhes luz adicional de acordo com essa programação, de modo que as plantas sejam iluminadas por pelo menos 8 a 10 horas todos os dias.

Na estação quente, você precisa acender as lâmpadas em uma estufa com morangos neste modo:

  • das 8h às 23h;
  • das 17h às 20h - à noite.
Importante! O rendimento de morangos na estufa aumentará acentuadamente se as plantas forem iluminadas por pelo menos 14 horas por dia.

Tempo nublado ou chuvoso, sol fraco de inverno - aumenta ainda mais a necessidade de luz adicional do morango. Nesses casos, a programação de troca da lâmpada deve ser ajustada.

Morangos de variedades remanescentes também precisam de alimentação regular. Portanto, a cada duas semanas, os morangos são fertilizados com fertilizantes minerais, orgânicos ou complexos.

Onde obter mudas de morango

Os jardineiros que plantam morangos para venda geralmente não gastam dinheiro extra para comprar mudas de viveiros, mas as cultivam por conta própria.

Isso não é difícil de fazer, mas levará tempo. em primeiro lugar você precisa seguir os arbustos após a primeira colheita, selecionar as plantas mais fortes e saudáveis, nas quais mais frutos aparecerão, e eles amadurecerão antes do resto. Estes serão arbustos uterinos.

No ano que vem, o morango deve dar bigode, se esses processos forem retirados no resto das plantas, depois nos arbustos uterinos, pelo contrário, ficam deixados e enraizados.

Apenas os cinco primeiros bigodes precisam ser enraizados, é melhor retirar o resto, caso contrário a mata-mãe não terá força suficiente e irá desaparecer com os processos.

O cultivo de morangos em estufa no inverno pode ser uma ótima opção para uma empresa familiar. Mesmo em pequena escala, usando uma pequena estufa, será possível não só alimentar a família com amoras doces, mas também vender com lucro uma parte da colheita. Afinal, morangos no inverno são uma raridade, sempre em demanda, e a tecnologia de cultivo de morangos em estufa o ano todo é simples e acessível a todos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção