Contente
Doenças de natureza fúngica e bacteriana podem retardar o desenvolvimento das plantas e destruir as safras. Para proteger culturas hortícolas e agrícolas de tais lesões, Strekar, que tem um efeito complexo, é adequado.
O fungicida ainda não está difundido. O fabricante recomenda o uso da droga para jardineiros e agricultores.
Descrição do fungicida
Strekar é um fungicida de contato sistêmico que protege as plantações de hortaliças de bactérias e fungos nocivos. O fungicida é usado para tratar o material de plantio, pulverizando e regando durante a estação de crescimento das safras.
Um dos ingredientes ativos é a fitobacteriomicina, um antibiótico altamente solúvel em água. A substância penetra nos tecidos vegetais e se move através deles. Como resultado, a imunidade das safras a várias doenças é aumentada.
Outro ingrediente ativo é o carbendazim, que pode impedir a disseminação de microorganismos patogênicos. O carbendazim tem propriedades protetoras, boa aderência em brotos e folhas de plantas.
O fungicida Strekar é usado para proteger e tratar as seguintes doenças:
- lesões fúngicas;
- podridão de raiz;
- perna preta;
- fusaoríase;
- antracnose;
- queimadura bacteriana;
- manchas nas folhas.
O fungicida Strekar está disponível em embalagens de 500 g, 3 e 10 kg. O medicamento está na forma de pasta, que é diluída em água para se obter uma solução de trabalho. Em 1 º. eu. contém 20 g de substância.
Strekar é compatível com outros fungicidas e inseticidas. Uma exceção são as preparações bacterianas.
O efeito protetor da solução dura 15-20 dias. Após o tratamento, as propriedades protetoras e medicinais aparecem em 12-24 horas.
Benefícios
As principais vantagens do fungicida Strekar:
- tem efeito sistêmico e de contato;
- eficaz contra patógenos de natureza bacteriana e fúngica;
- não se acumula em brotos e frutos;
- longo período de ação;
- promove o aparecimento de novas folhas e ovários nas plantas;
- aumenta a produtividade;
- ampla gama de aplicações: tratamento de sementes e plantas adultas;
- adequado para pulverizar e regar;
- compatível com outras drogas;
- falta de fitotoxicidade observando a taxa de consumo;
- a capacidade de uso em qualquer estágio do desenvolvimento da cultura.
desvantagens
Desvantagens de Strekar:
- a necessidade de aderir às precauções de segurança;
- toxicidade para as abelhas;
- proibido para uso próximo a corpos d'água.
Procedimento de aplicação
Strekar é usado como uma solução. A quantidade necessária de fungicida é misturada com água. As plantações são regadas pela raiz ou pulverizadas sobre uma folha.
Para preparar a solução, use um recipiente de plástico, esmalte ou vidro. O produto resultante é consumido dentro de 24 horas após a preparação.
Tratamento de sementes
Tratar as sementes antes do plantio evita muitas doenças e acelera a germinação das sementes. A solução é preparada um dia antes do plantio de sementes para mudas ou no solo.
A concentração do fungicida é de 2%. Antes de preparar, selecione as sementes sem brotos, rachaduras, poeira e outros contaminantes. O tempo de processamento é de 5 horas, após as quais o material de plantio é lavado com água limpa.
Pepino
No interior, os pepinos são suscetíveis a fusarium, podridão radicular e murcha bacteriana. Uma solução de trabalho é preparada para proteger as plantações.
Para fins preventivos, o primeiro tratamento é realizado um mês após o plantio das plantas em local permanente. A solução é aplicada regando pela raiz. A taxa de consumo da pasta Strekar por 10 litros é de 20 g.
O procedimento é repetido a cada 4 semanas. É o suficiente para completar 3 tratamentos por temporada.
A solução é usada para irrigação por gotejamento de plantas. Consumo de fungicida Strekar por 1 sq. m será de 60 g.
Tomate
Strekar é eficaz contra murcha bacteriana, fusaoria, podridão da raiz e mancha de tomate. Em uma estufa, os tomates são pulverizados com uma solução fungicida a 0,2%. Para tomates em terreno aberto, prepare uma solução na concentração de 0,4%.
Primeiro, o processamento é realizado um mês após o desembarque em um local permanente. A nova pulverização é realizada após 3 semanas. Durante a temporada, 3 tratamentos de tomate são suficientes.
Arco
Em alta umidade, as cebolas são suscetíveis à podridão bacteriana e outras. A doença se espalha rapidamente pelas plantas e destrói as plantações. A pulverização preventiva ajuda a proteger as plantações.
A taxa de consumo do fungicida Strekar por 10 litros é de 20 G. As plantações são pulverizadas durante a formação do bulbo. No futuro, o tratamento será repetido a cada 20 dias.
Batatas
Se aparecerem sinais de fusarium, canela preta ou murcha bacteriana nas batatas, são necessárias medidas terapêuticas sérias. As plantações são borrifadas com uma solução contendo 15 g de pasta em um balde de 10 litros de água.
Para fins preventivos, as batatas são processadas três vezes por temporada. 3 semanas são mantidas entre os procedimentos.
Cereais
Trigo, centeio, aveia e outras safras de grãos sofrem de bacteriose e podridão radicular. As medidas de proteção são realizadas na fase de tratamento das sementes.
No estágio de perfilhamento, quando os brotos laterais aparecem nas plantas, as plantações são pulverizadas. De acordo com as instruções de uso, são necessários 10 g de fungicida Strekar para 10 litros de água.
Árvores frutiferas
Macieiras, pereiras e outras árvores frutíferas sofrem de sarna, praga de fogo e moniliose. Para proteger o jardim de doenças, é preparada uma solução de pulverização.
De acordo com as instruções de uso, o fungicida Strekar é administrado na quantidade de 10 g por cada 10 litros de água. A solução é utilizada na formação de botões e ovários. O reprocessamento é realizado no outono, após a colheita dos frutos.
Precauções
É importante observar as precauções de segurança ao interagir com produtos químicos. O fungicida Strekar pertence à 3ª classe de perigo.
Proteja a pele com mangas compridas e luvas de borracha. Não é recomendado inalar os vapores da solução, portanto, deve-se usar máscara ou respirador.
Animais e pessoas que não possuem equipamentos de proteção são retirados do local de processamento. Após a pulverização, os insetos polinizadores são liberados após 9 horas. O tratamento não é realizado próximo a corpos d'água.
Se os produtos químicos entrarem em contato com a pele, enxágue a área de contato com água. Em caso de envenenamento, deve-se beber 3 comprimidos de carvão ativado com água. Certifique-se de consultar seu médico para evitar complicações.
O medicamento é mantido em uma sala escura e seca, longe do alcance de crianças e animais, a uma temperatura de 0 a +30 ° C. Não é permitido armazenar produtos químicos ao lado de medicamentos e alimentos.
Críticas de jardineiros
Conclusão
Strekar é um fungicida de dois componentes com efeito complexo nas plantas. O agente é eficaz contra fungos e bactérias. É aplicado pulverizando a planta ou adicionado à água antes de regar. A taxa de consumo depende do tipo de cultura. Para proteger as mudas de doenças à base de fungicidas, é preparado um agente de tratamento de sementes.
A pistola anti-ferrugem é aplicável?
Qual é o período de espera após o processamento de vegetais com Strekar?
Bom Dia!
Sua pergunta pode ser entendida de diferentes maneiras:
• por quanto tempo o fungicida penetra em todas as partes da planta, incluindo o sistema radicular;
• a rapidez com que a ação de Strekar se manifesta;
• quanto tempo dura o efeito protetor do Strekar nas plantas tratadas;
• após quanto tempo os frutos podem ser removidos das plantações tratadas com Strekar.
A ação de Strekar dura pelo menos 2 semanas. É o tempo que leva para a substância ativa fitobacteriomicina se espalhar e penetrar nos tecidos vegetais e ter o efeito adequado.
O fungicida passa a atuar diretamente nas plantas, aumentando suas funções protetoras ou proporcionando um efeito terapêutico, dentro de 10 a 20 horas após o tratamento.
O fungicida tem efeito protetor em 20-25 dias a partir do momento do tratamento da planta. O reprocessamento de safras de vegetais e frutas com Strekar não é permitido antes de um mês depois.
No entanto, você pode colher as safras tratadas não antes de 4-5 semanas. Vale lembrar que Strekar é um preparado químico, sendo altamente indesejável seu uso direto durante a floração e antes da colheita.