Contente
As culturas são suscetíveis a doenças fúngicas, que se propagam pela alta umidade e temperatura do ar. Para proteger as plantações de doenças, use o medicamento Prozaro. O fungicida previne o desenvolvimento de doenças e aumenta as propriedades imunológicas das plantas.
Características do fungicida
O medicamento Prozaro tem efeito sistêmico. Seus componentes penetram no sistema vascular das plantas e destroem as células patogênicas.
O fungicida tem um efeito complexo: protege as plantações da propagação de doenças, alivia as infecções e estimula a imunidade das plantas.
Após o tratamento, o efeito do uso da solução permanece por 2 a 5 semanas. A duração depende das condições climáticas e do grau de infestação das plantas.
O Prozaro contém dois ingredientes ativos: tebuconazol e protioconazol. O conteúdo de cada componente é 125 g / l.
O fungicida Prozaro Quantum tem um efeito protetor pronunciado. 1 litro do medicamento contém 80 g de tebuconazol e 160 g de protioconazol. O fungicida Prozaro Quantum é usado no tratamento do trigo e da colza.
As substâncias ativas pertencem aos triazóis, mas têm diferentes taxas de penetração nas células vegetais. Como resultado, o Prozaro oferece proteção de longo prazo e um bom efeito de cura.
O tebuconazol é uma substância que pode penetrar nos tecidos vegetais e destruir células causadoras de doenças. O componente atua contra todos os tipos de ferrugem a que as lavouras são suscetíveis.
O protioconazol tem propriedades medicinais e protetoras. Após a penetração nas células vegetais, a substância tem um efeito positivo no desenvolvimento das culturas. O componente se espalha pelos tecidos vegetais mais lentamente, o que oferece proteção de longo prazo.
Graças ao protioconazol, um sistema radicular desenvolvido é formado nas plantas, aumento da espessura e aumento da qualidade do rendimento. As safras absorvem melhor os nutrientes e toleram a seca.
O Prozaro é comercializado pela empresa alemã Bayer. O fungicida apresenta-se na forma de emulsão líquida, acondicionado em potes plásticos com capacidade para 5 litros.
Benefícios
O fungicida Prozaro tem uma série de vantagens:
- ajuda a prevenir várias doenças das colheitas;
- tem efeito protetor e previne a propagação do fungo;
- aumenta a resistência das plantas às infecções;
- elimina os agentes causadores de doenças após sua penetração nos tecidos vegetais;
- reduz a concentração de micotoxinas nos grãos;
- age imediatamente após o uso;
- não é fitotóxico quando as dosagens são observadas;
- eficaz independentemente das condições meteorológicas;
- fornece um longo período de proteção.
desvantagens
As principais desvantagens do fungicida Prozaro são reconhecidas:
- a necessidade de adesão às dosagens estabelecidas;
- observância obrigatória das medidas de segurança;
- alto custo do medicamento.
Procedimento de aplicação
O medicamento Prozaro é usado na concentração necessária. Para preparar a solução, são necessários pratos de esmalte ou plástico.
A emulsão é primeiro diluída em um pequeno volume de água. Em seguida, adicione a quantidade restante de líquido. As plantas são processadas em uma folha à mão ou usando um equipamento especial.
Trigo
O trigo da primavera e do inverno é suscetível à giberela. A doença é de natureza fúngica e leva à perda de até 20% da colheita.
Com o Fusarium, o grão colhido é de má qualidade e contém micotoxinas.Este produto não é aceitável para processamento, inclusive como ração animal.
Fusarium espalha-se durante o período de floração. Portanto, os tratamentos preventivos são realizados justamente nesse período, quando aparecem as primeiras anteras visíveis na orelha.
De acordo com as instruções de uso do fungicida Prozaro, leva-se 1 litro de emulsão por hectare de plantio. O consumo da solução preparada é de 300 litros por hectare.
O Prozaro também é usado para proteger o trigo do oídio, ferrugem e manchas marrons escuras. A taxa da droga por hectare é fixada em 0,6-0,8 litros. Para pulverizar esta área, são necessários 200 litros de solução. O tratamento é realizado no início da espiga do trigo.
Cevada
A cevada precisa de proteção contra oídio, manchas, ferrugem e rincosporia. O tratamento com o fungicida Prozaro é realizado no início do cultivo. São necessários 1-2 procedimentos por temporada. A nova pulverização é realizada 30 dias após o primeiro procedimento.
Uma solução do fungicida Prozaro é preparada de acordo com as instruções de uso: por 1 hectare de plantio, toma-se 0,6 a 0,8 litros de suspensão. 200 l da solução preparada são suficientes para tratar 1 hectare.
Estupro
Um sério perigo para a colza é representado por doenças fúngicas, fomose e altrenária. A lesão afeta plantas jovens e adultas. A propagação de doenças é provocada por fungos nocivos.
De acordo com as instruções, o tratamento com o fungicida Prozaro começa se houver sinais de doença - manchas escuras no caule e nas folhas. A pulverização é repetida após 10-14 dias.
Para 1 hectare, 0,6 a 0,8 litros de suspensão são suficientes. A norma da solução de trabalho para a área indicada é 250 litros.
Milho
As safras de milho podem ser seriamente afetadas pela podridão da raiz, ferrugem do fusarium, mofo da orelha e mancha da bolha. As plantas afetadas ficam para trás no desenvolvimento, na ausência de medidas terapêuticas, elas morrem.
Para proteger as plantações, é preparada uma solução do fungicida Prozaro. De acordo com as instruções, são necessários 100 ml de suspensão para cem metros quadrados. O consumo do líquido resultante para pulverizar esta área não deve exceder 300-400 litros.
A pulverização é realizada uma vez durante a floração para prevenir ou na presença dos primeiros sintomas de doenças. Recomenda-se o uso do fungicida Prozaro junto com inseticidas.
Precauções
O Prozaro possui classe de perigo 2 para humanos e classe 3 para abelhas. Ao interagir com a solução, as regras de segurança são seguidas.
Antes de iniciar o trabalho, use luvas de borracha e respirador. A solução é usada dentro de 24 horas após a preparação. Na hora do processamento, animais e pessoas são retirados do local sem equipamentos de proteção. A pulverização é realizada longe de corpos d'água.
A pulverização é realizada em tempo nublado e seco. É permitido escolher o período da manhã ou da noite.
Se a solução entrar, você precisa beber vários copos de água limpa e carvão ativado na quantidade de 1 g por 1 kg de peso corporal. Certifique-se de consultar um médico.
Guarde o Prozaro em local seco, fora do alcance de animais e crianças. O período de armazenamento não é superior a 2 anos a partir da data de produção.
Opinião dos consumidores
Conclusão
O medicamento Prozaro tem um efeito complexo nas plantas. Seus componentes penetram nos tecidos vegetais e neutralizam as células do fungo nocivo. Como resultado, as safras se tornam mais resistentes a infecções, seca e clima.
O fungicida é adequado para a prevenção de doenças e também lida com sucesso com lesões em plantas. Ao trabalhar com o medicamento, as regras de segurança são observadas. A solução de trabalho permanece por muito tempo nas folhas e nos rebentos, o que permite reduzir o número de tratamentos.