Contente
Todo agrônomo que se dedica ao cultivo de grãos e beterraba sacarina sabe que as doenças fúngicas reduzem significativamente o volume e a qualidade da safra. Portanto, eles usam pesticidas especiais para proteger as plantas de microorganismos patogênicos.
Um dos fungicidas mais pouco conhecidos, mas eficazes, é o Ferazim, que é usado tanto no tratamento preventivo quanto no período de infecção. Vamos conhecer sua descrição, vantagens, características de preparação de soluções e instruções de uso.
Características da droga
Ferazim - altamente eficaz um fungicida sistêmico com propriedades protetoras e cicatrizantes. O medicamento pode substituir vários outros meios de ação semelhante, o que o torna benéfico e econômico.
Objetivo e forma de liberação
Fungicida é usado para o processamento de beterraba sacarina, centeio, cevada e trigo, bem como para a desinfecção de grãos. O medicamento Ferazim suprime o desenvolvimento de muitas doenças:
- oídio;
- mofo da neve;
- cercospora (mancha marrom-escura);
- pirenoforose (mancha amarela);
- espiga fusarium;
- rhynchosporia (mancha franjada)
- ferrugem septória das orelhas e folhagem;
- obscenidade dura e do caule;
- vária podridão (raiz, fusarium, raiz).
Fungicida liberado na forma de uma suspensão branca concentrada... Só pode ser comprado no mercado em vasilha de plástico com volume de 10 litros.
Mecanismo de ação
A substância ativa da preparação Ferazim é carbendazim, cuja concentração é de 50% ou 500 g da substância por 1 litro de suspensão. Após 3-6 horas após o tratamento, o fungicida penetra nas folhas e raízes. e é transportado por todo o tecido da planta. Devido ao seu efeito sistêmico, o fungicida protege até mesmo as partes da planta que não penetrou durante a pulverização.
O ingrediente ativo do medicamento Ferazim retarda o processo de divisão celular de microrganismos patogênicos, previne o crescimento de fungos e bloqueia a esporulação. Uma película protetora se forma na superfície da planta, que fornece proteção contra a reinfecção da cultura por um longo período.
Vantagens
O fungicida Ferazim combina uma série de aspectos positivos:
- pode ser usado tanto para pulverizar uma planta quanto para desinfetar sementes;
- efeito protetor de longo prazo;
- ação rapida, após 3 horas, o ingrediente ativo do fungicida já penetra no tecido vegetal;
- a droga se espalha pela planta e destrói microorganismos patogênicos em todas as suas partes;
- resistente à irrigação e precipitação;
- não se acumula nas plantas tratadas;
- é eficaz mesmo após a infecção;
- impede o acamamento de safras de grãos e promove seu crescimento;
- não perde suas propriedades em baixas temperaturas;
- não causa resistência fungos parasitas aos efeitos do ingrediente ativo.
O fungicida Ferazim é uma droga promissora e com muitas vantagens, que vem ganhando popularidade entre os agrônomos.
desvantagens
Os melhoristas de plantas identificaram várias desvantagens do Ferazim. Possui uma alta vazão e é projetado para lidar com grandes áreas.O concentrado é engarrafado apenas em botijões de 10 litros, o que é inconveniente para propriedades privadas e pequenas.
Apesar de ser eficaz contra muitas doenças fúngicas, não é adequado para todas as culturas. O produto só pode ser utilizado em trigo, cevada, centeio e beterraba sacarina.
Características da preparação da solução
Pulverização das plantas com o fungicida Ferazim é realizada quando os primeiros sintomas de infecção ocorrem a cada 2-3 semanas... Dependendo do tipo de cultura cultivada realizar de 1 a 3 pulverizações para toda a estação de cultivo. A desinfecção dos grãos é realizada alguns dias ou um ano antes da semeadura. A dosagem do concentrado é selecionada separadamente para cada cultura, dependendo do método de processamento.
O concentrado de Ferazim diluído não pode ser armazenado por muito tempo, portanto, é recomendado preparar a solução de trabalho no dia da pulverização... Primeiro vem misture o licor-mãe. Para fazer isso, adicione a quantidade necessária de fungicida a um balde de água e mexa bem. O tanque de pulverização é enchido com a água limpa restante, o agitador é ligado e o licor-mãe é gradualmente despejado. Para que a suspensão se dissolva bem, o fluido de trabalho deve ser agitado constantemente, mesmo durante a pulverização.
Trigo, cevada e centeio
Ferazim protege com eficácia as colheitas da raiz e podridão da raiz, oídio, helmintosporiose, mofo da neve, várias manchas e impede o alojamento de plantas. As doenças podem afetar o sistema radicular e a parte aérea da cultura, incluindo espiguetas. Eles causam estragos na produção agrícola, reduzindo a produção e esgotando as plantas.
A pulverização com fungicida deve ser realizada quando houver probabilidade de infecção ou quando aparecerem os primeiros sinais de infecção. As plantas geralmente são tratadas na primavera, mas a pulverização pode ser feita no outono para proteger as safras de inverno. De acordo com as instruções de uso, a solução de trabalho é preparada a partir do cálculo 10-20 ml de concentrado de Ferazim por 10 litros de água. Um hectare de plantio necessitará de 300 litros de solução (300-600 ml de suspensão). É necessário realizar 1-2 tratamentos com um intervalo de 8-14 dias dependendo do grau de infecção.
Para gravar os grãos, a solução é amassada à taxa de 1-1,5 litros de concentrado por 10 litros de água pura. São consumidos 10 litros de fluido de trabalho por tonelada de sementes.
Beterraba sacarina
Beterraba sacarina pode ser infectada oídio e cercospora... Os sinais e consequências dessas doenças são semelhantes: a parte aérea da planta é afetada e aparecem manchas e placas nas folhas. As copas começam a morrer e uma grande quantidade de nutrientes é gasta na formação de uma nova folhagem. Como resultado, o peso e o teor de açúcar das tubérculos diminuem (com danos graves de até 40-45%).
Para prevenir o oídio e cercospora na beterraba, é usada uma solução do fungicida Ferazim. Para prepará-lo em 10 litros de água, é necessário diluir 20-27 ml do concentrado. Por hectare de local, 300 litros de fluido de trabalho (ou 600 - 800 ml de suspensão) serão necessários. Para maior eficiência você precisa realizar 3 tratamentos com um intervalo de 8-15 dias.
Flores de interior
O fungicida Ferazim também é usado no combate com doenças fúngicas de flores de interior e decorativas. Uma solução com uma concentração mais baixa é preparada para eles: em 1 litro de água é diluído com 0,3-0,5 ml de suspensão (você pode medir a substância com uma seringa descartável). A ação protetora do fungicida dura de 10 a 12 dias... Para tratar flores, uma pulverização com solução de Ferazim é suficiente. Se necessário, repita o tratamento, mas em apenas uma temporada não deve haver mais do que dois procedimentos.
Compatibilidade com outras drogas
Ferazim pode ser usado em uma mistura de tanque com muitos pesticidas que são usados ao mesmo tempo. Fungicida não é compatível com drogas que têm uma reação alcalina.
Em qualquer caso, antes de misturar a mistura, cada produto deve ser verificado quanto à compatibilidade com Ferazim. Para fazer isso, misture uma pequena quantidade de medicamentos e observe a reação. Se um precipitado se formou, os agroquímicos não podem ser usados ao mesmo tempo.
Análogos
Se o fungicida Ferazim não estiver à venda, pode ser substituído por análogos:
- droga altamente eficaz Fundazol;
- o fungicida sistêmico Derosal, de amplo espectro de ação;
- contato e fungicida sistêmico Vitaros;
- Topsin-Mque é capaz de controlar várias doenças ao mesmo tempo;
- preparação microbiológica de uma nova geração - Fitosporin.
Todos esses remédios têm um ingrediente ativo chamado Carbendazim. Os medicamentos têm propriedades semelhantes e amplo espectro de ação.
Regulamentos de segurança
Ferazim é tóxico para humanos, é conhecido como para a segunda classe de perigo... Portanto, o trabalho com a droga deve ser feito com extrema cautela. Para trabalhar com fungicida pessoas que sofrem de alergias, mulheres grávidas e lactantes não são permitidas. Não é aconselhável realizar tratamentos em um raio de 50 metros de reservatórios e fontes de água potável. Zona protegida de apiários - 3000 metros.
Ao trabalhar com o agroquímico Ferazim, as seguintes medidas de segurança devem ser observadas:
- Disponibilidade é necessária luvas de borracha e máscara respiratória com cartuchos de gás. A substância pode entrar facilmente no corpo humano através do trato respiratório.
- Trabalho para realizar ao ar livre ou em uma área bem ventilada.
- Se o fungicida entrar em contato com a pele, limpe a área afetada com um algodão embebido em uma solução de refrigerante. Então lave a pele com água corrente.
- Se a droga acidentalmente entrar no trato digestivo, você deve beba alguns copos de água limpa. Provoque o vômito para limpar o estômago. Pegue o carvão ativado de acordo com as instruções e entre em contato com um toxicologista.
- Depois do trabalho mude de roupa, lave o rosto e as mãos com água e sabão.
O fungicida é armazenado em temperaturas de 0 a +30 graus.
Conclusão
Um grande número de fungicidas diferentes pode assustar um agrônomo novato. Mas não há nada de errado com eles. O dano de uma doença progressiva será muito maior do que do uso de um agroquímico. Sujeito às instruções, prazos e taxas de aplicação do fungicida Ferazim, no final da safra, pode-se colher uma safra rica e de alta qualidade.