Fertilizante para alho

Cultivar alho é uma questão bastante simples, por isso os jardineiros nem sempre prestam a devida atenção a isso. Embora com a abordagem correta e aplicação de fertilizantes, você pode cultivar uma safra que não é comparável àquela que é obtida quando o alho é deixado por si só. Isto é especialmente conhecido por aqueles que praticam o cultivo desta planta para venda. Na verdade, com uma alimentação adequada e oportuna, você pode obter quase o dobro da quantidade de alho.

O maior problema às vezes é a resposta à pergunta: qual fertilizante para o alho escolher a fim de obter o máximo dele e não prejudicá-lo? Afinal, é preciso lembrar que o alho é uma cultura muito sensível à concentração de sais minerais no solo, portanto não é possível aplicar altas doses de fertilizantes minerais por vez. Portanto, em molho de alho é necessário abordar a implementação desse procedimento de forma integrada, utilizando, se possível, vários tipos de fertilizantes em diferentes estágios de desenvolvimento.

Variedades de alho

Para escolher o momento certo para temperar o alho, é preciso levar em consideração todas as características de seu crescimento e desenvolvimento.

Atenção! Jardineiros experientes sabem que existem duas variedades principais de alho: inverno e primavera.

O alho de inverno é geralmente caracterizado pela maturidade precoce (a estação de crescimento é de 80 a 120 dias), bom rendimento (até 1,5 kg por metro quadrado), mas não é armazenado por muito tempo. Geralmente é cultivado para consumo no outono e no início do inverno. Os bulbos e cravos-da-índia nas variedades de inverno costumam ser grandes (o peso do bulbo pode chegar a 50-60 g), há poucos cravos no bulbo (em média 4-9 peças). Todos os cravos estão localizados ao redor do caule, que fica no centro do bulbo.

O alho primavera tem cebolas pequenas (20-30 gramas), pode haver muito mais dentes na cebola (de 15 a 30 pedaços), não há caroço no meio. As variedades de primavera são geralmente de maturação tardia (a estação de cultivo é de 80-150 dias), menos produtivas (0,5-0,8 kg por 1 metro quadrado), mas são bem armazenadas até a primavera e às vezes até a próxima colheita.

O alho de inverno, de acordo com seu nome, é plantado no outono, antes do inverno, e o alho de primavera - na primavera. Daí a diferença no tempo de alimentação.

A exatidão do alho ao solo

Para o alho de inverno e primavera, escolher o solo certo para o cultivo é muito importante.

  • Para ambas as variedades, o solo deve ser fértil com ou próximo da reação neutra. O alho não gosta de solos ácidos.
  • As variedades de inverno preferem solos franco-arenosos, enquanto os solos argilosos leve e médio são mais adequados para as variedades de primavera. As variedades de alho da primavera dão uma sensação muito boa, mesmo em solos alcalinos leves.
  • Para o alho, áreas com alto nível de água subterrânea ou depressões no relevo com possibilidade de inundação são de pouca utilidade.
  • Os melhores precursores do alho na horta são legumes, pepinos, repolho e batatas.

Molho mineral de alho

Ao plantar alho no outono antes do inverno, é necessário que o material de plantio forme um bom sistema radicular, mas o crescimento ativo da parte aérea da folha não começa. Normalmente, os canteiros de alho são fertilizados no outono com fertilização orgânica algumas semanas antes do plantio. Na maioria das vezes, composto ou húmus (estrume podre) é usado para esses fins, uma vez que seu efeito sobre as plantas não é tão rápido, mas mais longo no tempo. Para cada metro quadrado de plantio, cerca de um balde de matéria orgânica é introduzido.

Atenção! É proibido trazer esterco fresco para o plantio - isso pode provocar o aumento do número de doenças fúngicas e a morte de plantas.

Juntamente com a matéria orgânica, é muito importante adicionar superfosfato e sulfato de potássio ao solo para os canteiros antes de plantar alho. As seguintes taxas de fertilização são recomendadas:

1 colher de sopa de superfosfato e 0,5 colher de sopa de sulfato de potássio por metro quadrado de plantio.

Essa quantidade é suficiente para que as plantas criem raízes e sobrevivam ao inverno com segurança. É para que as folhas do alho não cresçam intensamente, os fertilizantes nitrogenados não são aplicados especificamente para o inverno.

Mas na primavera - um assunto completamente diferente. Mesmo antes do derretimento da neve final, os primeiros brotos de alho de inverno geralmente aparecem do solo. Assim que os rebentos atingem 10-12 cm de comprimento, o primeiro tempero do alho é feito na primavera. Uma vez que neste momento a fertilização é usada para o crescimento intensivo das plantas, os fertilizantes minerais contendo nitrogênio são usados ​​com mais frequência: ureia ou nitrato de amônio.

Dissolva uma colher de sopa em um balde de 10 litros de água. Normalmente, um balde é suficiente para regar 5 metros quadrados. metros de pousos. No início da primavera, quando há excesso de umidade, costuma-se fazer a fertilização ao invés da rega, para que as raízes das plantas não tenham excesso de umidade. Se a primavera é quente e seca, antes de alimentar os canteiros de alho deve ser derramado com água.

Importante! Pela primeira vez, o alho primavera é geralmente alimentado com a mesma solução, mas muito mais tarde - quando tem 3-4 folhas.

A segunda cobertura é tradicionalmente realizada 10-15 dias após a primeira, que é para as safras de inverno, que é para as variedades de primavera.

Para sua implementação, é aconselhável o uso de qualquer fertilizante complexo. Na maioria das vezes, nitroammophoska é usado para esses fins, que contém todos os três nutrientes principais (nitrogênio, fósforo, potássio) em proporções iguais. Geralmente é criado nas seguintes proporções: 2 colheres de sopa de fertilizante são diluídas em água, com volume de 10 litros, e rega o canteiro de alho, gastando esse volume em 3-5 metros quadrados de terreno.

Jardineiros experientes aconselham fazer o terceiro tempero de alho algumas semanas antes do momento em que as folhas comecem a secar. Normalmente é produzido em meados ou no final de junho, dependendo do tipo de alho: variedades de inverno - mais cedo, e variedades de primavera - mais tarde.

Para esses fins, uma solução de superfosfato é mais frequentemente usada. Em 10 litros de água, 2 colheres de sopa de fertilizante são diluídas e regadas com a solução resultante dos canteiros com plantas.

Comente! Visto que o superfosfato é bastante difícil de dissolver em água, é melhor enchê-lo com água quente e deixá-lo por 24 horas antes do procedimento de alimentação.

É importante adivinhar com clareza o momento da terceira alimentação, que é responsável precisamente pelo crescimento dos próprios bulbos. Se você se atrasar, as folhas vão começar a secar e não haverá praticamente nenhum sentido nisso, se for feito muito cedo, toda a sua força pode ir para as folhas e não para os bulbos. É melhor focar no tamanho das folhas - se elas atingiram seu tamanho máximo, você pode alimentá-las.

Fertilizantes orgânicos

O alho gosta muito de matéria orgânica, por isso geralmente responde bem à alimentação com fertilizantes naturais. Imediatamente após o frio do inverno, os brotos das variedades de inverno podem ser tratados com chorume diluído.

Diluir na proporção de 1:10 e regar as plantas próximas às raízes, tentando não machucar as folhas, para evitar queimaduras. Se você quiser adicionar outros nutrientes, pode polvilhar o solo ao redor dos arbustos de alho com cinzas de madeira e borrifar água por cima.

Você também pode derramar plantas de alho várias vezes por temporada com uma solução de cinzas. Para o seu preparo, 2 litros de cinza são diluídos em um regador de 10 litros e as plantas são regadas em vez de regar pela raiz.

Usado para alimentar esta planta e uma solução de excrementos de galinha, mas com muito cuidado. É diluído na proporção de 1:15 e na hora de regar, certifique-se de que a solução não atinge as folhas.

Ao responder à pergunta: "Quais são os melhores fertilizantes para o alho?" é importante lembrar que tudo depende do momento da alimentação e da situação específica com as plantas.

Importante! No início da primavera, o alho tem uma grande necessidade de nitrogênio e, no meio e no final da estação de crescimento, surge a necessidade de fósforo e potássio.

Além disso, os fertilizantes minerais funcionam rapidamente, mas são mais fáceis de prejudicar o alho sensível se você acidentalmente exagerar. Talvez a cinza seja o único fertilizante que não é capaz de prejudicar as plantas, mas não contém nitrogênio e, no início da primavera, ainda é desejável usar outro fertilizante que contenha nitrogênio. Dos chamados remédios populares, a amônia é bem adequada, e seu uso pode muito bem substituir a uréia. Se você diluir 2 colheres de sopa de amônia em 10 litros de água, essa solução pode ser regada ou borrifada com alho.

Curativo foliar

Quando qualquer fertilizante é diluído em água e usado para pulverizar as plantas, é chamado de curativo foliar. Eles são muito eficazes em condições climáticas desfavoráveis, quando as raízes têm dificuldade em absorver os alimentos do solo. O molho foliar de alho permite alimentar as plantas através das folhas. Esta é a maneira mais rápida de ajudar as plantas com falta de um ou outro nutriente, porque através das folhas, o alho, como qualquer planta, absorve os nutrientes várias vezes mais rápido do que através das raízes.

Por alguma razão, o molho foliar para alho não é muito comum, mas para plantas "ambulância", por exemplo, quando as folhas ficam amarelas, elas podem fazer um bom trabalho. Na maioria das vezes, para alimentação foliar de alho, as mesmas soluções são usadas para regar, mas apenas diluídas três ou mesmo quatro vezes.

Atenção! Nunca use soluções muito concentradas para alimentação foliar de alho - isso pode fazer mais mal do que bem.

Se o tempo estiver calmo e nublado lá fora, a pulverização das folhas pode ser realizada a qualquer hora do dia. Mas em dias de sol, só pode ser feito de manhã cedo ou à noite após o pôr do sol, para que as folhas não recebam queimaduras adicionais.

Conclusão

É importante lembrar que a subalimentação é sempre melhor do que a superalimentação de alho. A cobertura é definitivamente necessária em solos pobres e esgotados, sob condições climáticas adversas. Em todos os outros casos, é necessário monitorar de perto o estado das plantas e se o alho crescer bem e se desenvolver rapidamente, a próxima alimentação pode ser adiada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção