Contente
Tomate Olesya, despretensioso e resistente ao frio, criado por criadores de Novosibirsk. A variedade está incluída no Cadastro Estadual desde 2007 com recomendações para cultivo em todas as regiões, tanto em estufas quanto em campo aberto. As laranjas de tamanho médio e grande são muito saborosas, próprias para a colheita.
Características e descrição da variedade de tomate Olesya
Um tomateiro da variedade Olesya é de tipo indeterminado, pode subir até 2 m em condições favoráveis. Em agosto, as pontas dos caules são pinçadas para que os tomates da última escova possam ser despejados com sucesso e amadurecer antes da geada . Um arbusto alto geralmente atinge 1,5-1,7 m, dá muitos enteados. Os caules do tomate Olesya, de acordo com comentários e fotos de quem plantou, são fortes, resistem a uma abundante colheita de frutas. As folhas têm a forma habitual dos tomates, verde-escuras, bastante grandes. As inflorescências simples são formadas, como na maioria dos tomates indeterminados, após 9-11 folhas verdadeiras. Além disso, os cachos de frutas são formados por 3 folhas.
Os produtores da variedade indicam que o tomate tardio, respectivamente, amadurece 116-120 dias após a germinação.
Descrição das frutas
A variedade de tomate Olesya, a julgar pelos comentários e fotos, dá frutos grandes, especialmente se for cultivada em uma estufa. Os frutos variam entre 6 e 8 cm de comprimento e 4 a 6 cm de diâmetro, pesando 155-310 g. Em campo aberto, os tomates de Olesya são menores, mas mais ovários são postos. Peso de 90 a 270 g, peso médio - 130 g Frutos em forma oval, semelhante a ameixa, mas mais arredondada.
A casca e a polpa são de cor laranja intensa quando totalmente maduras. Segundo alguns comentários, a pele é muito fina, rebenta ao enlatar. Embora outras donas de casa insistem que o tomate permanece intacto. A estrutura da polpa é macia, carnuda e densa, mas suculenta, poucas sementes. Os autores recomendam a variedade Olesya para consumo in natura. O sabor do tomate laranja é agradável, doce, com uma acidez equilibrada. Os tomates Olesya contêm 3,4% de açúcares, 15-16% de ácido ascórbico.
O excelente sabor e as qualidades estéticas dos tomates de laranja tornam-nos indispensáveis nas saladas e rodelas de verão. Frutas extras são boas matérias-primas para o preparo de saladas de inverno. Maduros demais são usados na massa total de tomates vermelhos para molhos ou sucos. As frutas permanecem por até 10-14 dias.
Rendimento de tomate Olesya
Variedades de tomates de maturação tardia, que geralmente têm um sabor adocicado agradável, como os tomates Olesya, amadurecem em agosto. Somente em uma estufa aquecida você pode começar a cultivar tomates a partir de abril e colher em julho.
Os autores da variedade indicam um rendimento médio por 1 sq. m - 6,4 kg. Na estufa, cada arbusto rende mais de 2 kg de tomates, em campo aberto - 1,5-2 kg. Para que a variedade revele seu potencial, a planta é formada por:
- enteados, deixando apenas o primeiro enteado para o segundo tronco, e o resto é removido;
- chumbo em uma ou, mais freqüentemente, em 2 hastes;
- amarrar as hastes aos suportes;
- no início ou meados de agosto, depois de amarrar a escova superior de frutas, aperte a parte superior.
O rendimento de tomates indeterminados depende em grande medida da formação da planta, mas também do valor nutricional do solo, da rega oportuna e da conformidade com a umidade na estufa.
Sustentabilidade
De acordo com suas características, o tomate Olesya pode resistir a quedas de temperatura noturna de até + 1 ° C em setembro. A planta sobrevive, e os frutos são cobertos em campo aberto se uma onda de frio for esperada. Os tomates podem sobreviver à geada apenas em uma estufa bem protegida. Para que as mudas resistam a mudanças positivas, porém bruscas, nas temperaturas diurnas e noturnas, elas são endurecidas antes de se moverem para o terreno aberto. A cultivar também pode resistir a um curto período de seca, mas para rendimentos normais, os tomateiros são regados regularmente, mantendo o solo ligeiramente úmido e solto.
Os arbustos de tomate Olesya não estão infectados com o vírus yellow curly, de acordo com algumas fontes. As plantas devem ser pré-tratadas para evitar a requeima, que geralmente afeta os tomates tardios. Também realizam monitoramento sistemático do estado das folhas, verificando a presença de pulgões ou moscas-brancas, as pragas mais comuns do tomate, principalmente em estufas.
Vantagens e desvantagens
Tomates atraentes Olesya, de acordo com a foto e descrição, encontram cada vez mais amantes de vegetais de frutos grandes e altos. Ao longo dos anos de cultivo, os jardineiros identificaram muitas vantagens nos tomates laranja:
- frutas de tamanho médio;
- atratividade de forma e cor;
- sabor suave agradável;
- transportabilidade;
- despretensão às condições de cultivo.
As desvantagens da forma de reprodução incluem:
- maturação tardia;
- suscetibilidade a doenças fúngicas;
- Rendimento médio;
- indeterminação, que exige a formação obrigatória de uma planta.
Regras de plantio e cuidados
Cuidando dos tomates Olesya, eles usam técnicas agrícolas padrão.
Mudas em crescimento
A variedade de laranja é semeada em épocas locais, aproximadamente 60-65 dias antes do plantio em estufa ou campo aberto. Para a primeira semeadura, é selecionada uma tigela com profundidade de 6-8 cm, e para a colheita - copos separados para cada tomate com diâmetro de 8-10 cm, profundidade de 10 cm. Compre um substrato especial para mudas, se houver não há solo colhido no outono. Para tomates, eles recrutam independentemente a seguinte composição:
- 1 parte de gramado ou terreno de jardim, húmus, turfa ou areia;
- adicione um quarto de copo de cinza de madeira a 10 litros da mistura, 1 colher de chá de superfosfato e sulfato de potássio.
As sementes são embebidas por 15 minutos em permanganato de potássio e depois em qualquer estimulante de crescimento. Alguns jardineiros siberianos afirmam que as plantas de sementes não tratadas são mais resistentes ao frio. As sementes são imersas no substrato por 1 cm, o recipiente é coberto com um filme e colocado em um local com temperatura de 23-25 ° C. As mudas após 6-7 dias cedem ao primeiro endurecimento, reduzindo o calor para 17-18 ° C. Os brotos endurecidos são transferidos para um peitoril de janela leve ou sob um fitolampo e regularmente umedecidos. Quando as primeiras folhas verdadeiras já estão crescendo, os tomates são transplantados para recipientes separados, beliscando a raiz central em 1-1,5 cm. As mudas se desenvolvem bem a uma temperatura de 23-25 ° C.
Transplante de mudas
Após 55-60 dias, as mudas de tomate de Olesya, de acordo com a descrição da variedade e suas características, formam o primeiro cacho de flores. Nesse momento, os recipientes devem ser retirados por 10-14 dias ao ar fresco para o endurecimento. Os tomates são plantados em estufa sem aquecimento desde o início de maio. É comum mover mudas da variedade para uma área aberta:
- nas regiões sul - a partir de meados de abril;
- na zona climática média da Rússia de 10 de maio a 7 de junho;
- nos Urais e na Sibéria - de meados da última década de maio à segunda década de junho.
Cuidados de acompanhamento
Em campo aberto, regado após 2-3 dias, se não houver chuva. A água é aquecida ao sol, despejada sob cada raiz por 1,5-2 litros. Na estufa a água é regada a cada dois dias, nas ranhuras entre as fileiras evita-se o método de aspersão, pois devido ao excesso de umidade, é possível a infecção da mosca-branca.É importante ventilar a sala para que a umidade esteja entre 65-75%. Após a rega, o solo seco é solto nas primeiras semanas até 10 cm, depois superficialmente - até 5-6 cm, de modo a não danificar as raízes, cobertura morta. 9-12 dias após o plantio, os arbustos de tomates Olesya altos, de acordo com a descrição e a foto, são batidos após a rega obrigatória para fortalecer o sistema radicular, então a recepção é repetida após 2 semanas.
A variedade é alimentada após 16-21 dias. Em 10 litros de água, dilua:
- 1 Colher de Sopa. eu. nitrato de amônio;
- 2 colheres de sopa. eu. Cloreto de Potássio;
- 3 colheres de sopa. eu. superfosfato.
Essa composição é usada antes do ovário em massa. Em seguida, a proporção de fertilizante é alterada:
- 2 colheres de sopa. eu. superfosfato e nitrato de amônio;
- 3 colheres de sopa. eu. Cloreto de Potássio.
1 litro de fertilizante é derramado sob a raiz. É mais conveniente usar preparações minerais complexas.
Conclusão
O tomate Olesya frutifica em uma área aberta e em uma estufa, pouco exigente para as condições de cultivo. É importante endurecer as mudas, apertar e amarrar o caule alto a tempo. O rendimento médio é compensado pelo sabor delicado da fruta.