Contente
Os copos de tomate Minusinskie foram criados no Território de Krasnoyarsk por residentes da cidade de Minusinsk. Pertence às variedades da seleção popular. Difere em resistência, o tomate pode crescer nos Urais e na Sibéria.
Descrição dos copos Minusinskie da variedade de tomate
Os vidros Minusinski são variedades indeterminadas, próprias para cultivo em estufas, possuem um período de maturação médio e um período de frutificação prolongado. Os frutos pesam em média 200-250 g, têm um bom sabor agridoce e um agradável aroma a tomate.
As plantas são altas, com folhas verde-escuras e pequenas flores amarelas, agrupadas em cachos. Parecem frágeis devido aos rebentos finos, precisam de uma liga para se sustentar. Os enteados são formados em grande número, devem ser removidos e as plantas formadas em um único caule. Isso é o suficiente para obter uma boa colheita. Os frutos começam a amadurecer no início de julho.
Variedades de variedades
Existem várias variedades de copos de tomate Minusinskie, eles diferem na cor da fruta. Você pode escolher uma variedade com tomates vermelhos, laranja ou rosa, em forma de ameixa alongada.
Copos de tomate rosa minusinski
Os copos cor-de-rosa da variedade Minusinskie de tomate estão no meio da temporada. Possui frutos grandes e alongados em forma de ameixa. A massa de um tomate é de 100-300 g A polpa é carnuda com uma pequena quantidade de sementes e suco, a casca é rosa brilhante. O sabor é doce com uma acidez agradável. O aroma característico do tomate é bem expresso.
Os arbustos são altos, indeterminados, precisam de ser amarrados e beliscados. Moldagem preferida em 1-2 troncos. Os frutos maduros dos copos rosa Minusinskie são comidos frescos, transformados em pasta de tomate espessa e molhos.
Copos de tomate minusinsk laranja
Copos de tomate Minusinskiy são em forma de laranja e se assemelham a grandes ameixas alongadas. Polpa carnosa com pequeno número de sementes, não apresenta vazios, é firme, doce. A massa de uma fruta é de 200 a 350 g, nos cachos superiores - 100-200 g Os tomates pequenos podem ser enlatados, os grandes são usados para preparar saladas, salgadinhos quentes, molhos e massas. A variedade de tomate laranja é adequada para quem sofre de alergias.
Difere em alta resistência a doenças, o tomate é exigente quanto à alimentação, boa iluminação e água.
Copos de tomate minusinsk vermelhos
Os tomates dos copos vermelhos Minusinskiy são classificados como salada, de maturação média. Plantas altas - até 2-2,5 M. Os frutos vermelhos em forma de ameixa têm um sabor excelente. Peso médio - cerca de 200 g.
As variedades de tomate Minusinskiye cup tinto são adequadas para cultivo em estufas, nas regiões do sul também pode ser plantado em campo aberto. Os tomates precisam de ser amarrados e apertados. Forme-os em 1-2 hastes.
Características principais
As xícaras Minusinskie da variedade de tomate têm um período de maturação médio. A primeira safra em estufas sem aquecimento amadurece em julho. O rendimento é médio - 3,5-4 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto.
A variedade é resistente a doenças, com os devidos cuidados, rega e ração, cresce intensamente e dá uma boa colheita. Os frutos não quebram. Na faixa do meio, ela é cultivada apenas em estufas. O plantio ao ar livre é possível nas regiões do sul.
Vantagens e desvantagens
A variedade tem um rendimento estável.De 4 a 8 frutas amadurecem em um pincel, mais de 4 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto. As vantagens da variedade de xícaras Minusinskie também incluem o excelente sabor dos tomates maduros e uma bela apresentação. A vantagem é um período de frutificação prolongado, resistência a doenças.
As desvantagens da variedade de tomates dos copos Minusinskiy, a julgar pelas fotos e comentários, incluem o maior teor de açúcar das frutas. Portanto, os tomates raramente são enlatados, muitas vezes são consumidos frescos, saladas e salgadinhos quentes, molhos e massas são preparados com eles.
Regras de plantio e cuidados
Para o cultivo de tomates em uma estufa sem aquecimento, as sementes são semeadas na terceira década de fevereiro ou na primeira década de março. Para terreno aberto, as mudas são semeadas no final de março - início de abril.
Os tomates plantados precisam de cuidados - irrigação, fertilização, cobertura do solo, remoção de ervas daninhas, proteção contra doenças e pragas. Imediatamente após o plantio, os caules são amarrados a uma treliça com materiais sintéticos que não causam apodrecimento.
Durante o amadurecimento da safra, deve-se prestar atenção ao adubo de cobertura. Para a frutificação a longo prazo de variedades indeterminadas, que incluem, segundo descrição e foto, os tomates da variedade Minusinskiy, baixando o talo principal do suporte.
Semeando sementes para mudas
Antes de semear, é aconselhável separar as sementes por densidade em solução salina a 3% (1 colher de sopa por 1 litro de água). Em seguida, enxágue em água corrente e deixe de molho por 20 minutos em uma solução de permanganato de potássio a 1% e enxágue novamente.
O solo de semeadura é preparado a partir de turfa, húmus e turfa misturados em proporções iguais. Para dar leveza ao substrato, acrescenta-se areia de rio (1/5 do volume total) e um punhado de cinzas de madeira. A mistura de solo é vaporizada ou calcinada para desinfecção, derramada com uma solução fungicida (Fitosporina, Fundazol, Trichodermin, etc.).
O procedimento para semear e cultivar mudas:
- As sementes são colocadas em linha a uma distância de 1 cm ou plantadas em copos separados.
- Uma camada de solo com 0,5-1 cm de espessura é colocada no topo e as colheitas são cobertas com uma película.
- Colocar em local aquecido com temperatura de +24 ° C.
- As sementes germinadas devem brotar no dia 3, e não germinar - no dia 5-6.
- As mudas são retiradas do abrigo, colocadas em um peitoril de janela leve ou sob iluminação adicional.
- A temperatura é baixada para 16 ° C por 5 dias, depois elevada novamente para + 20-22 ° C.
- Umedeça o solo enquanto seca.
- Mudas de um recipiente comum ou cassete mergulham em recipientes separados, na fase de duas folhas verdadeiras.
Aproximadamente 3 semanas após a primeira colheita, quando as raízes das mudas ocupam todo o volume dos recipientes, um segundo transplante é realizado em grandes recipientes. Para evitar o desenvolvimento da podridão da raiz, um comprimido de fungicida biológico é colocado em cada recipiente.
Transplante de mudas
Quando aparecerem 8 folhas verdadeiras nas mudas, 60 dias após a semeadura, ela pode ser transplantada para um local permanente. A essa altura, o solo e o ar devem aquecer até +18 ° C.
As mudas são transplantadas com um torrão de terra, regadas e cobertas com palha do solo ao redor dos arbustos com turfa, palha ou grama cortada. Como cobertura morta após a rega, você pode usar húmus em uma mistura igual com terra de grama e um punhado de cinzas.
Cuidado de tomate
De acordo com comentários e fotos, muitos fatores influenciam na obtenção de uma boa colheita das variedades de tomate copos Minusinskie:
- temperatura;
- umidade do solo e do ar;
- curativo superior;
- a formação de arbustos.
Em primeiro lugar, você precisa remover os enteados.
Os tomates podem crescer fortemente sem beliscar.Novos brotos crescem das axilas de cada folha em detrimento da formação dos frutos. Variedades indeterminadas, que incluem os tomates de xícaras Minusinskiy, têm crescimento ilimitado, são formadas em um único caule, removendo todos os enteados e amarradas a uma treliça.
O tomate requer umidade constante na camada de raiz do solo. A necessidade de rega aumenta durante a floração, a pega e a frutificação. Os arbustos são regados 2 a 3 vezes por semana ao mesmo tempo. Taxa de rega - de 5 a 15 litros por 1 sq. m.
Para o estabelecimento de botões de flores, fertilizantes de nitrogênio e fósforo são necessários. A falta desses elementos leva à formação de flores fracas, à ausência de ovários. A rega regular contribuirá para uma boa nutrição das plantas. Uma vez a cada 2 semanas, é útil aplicar um fertilizante complexo completo, consistindo em:
- ureia (5-10 g);
- superfosfato (20-30 g);
- sulfato de potássio (15-20 g) por 10 litros de água.
A umidade do ar afeta a polinização das plantas, para tomates deve estar na faixa de 50-70%. Em baixa umidade, o pólen é esterilizado, e em alta umidade ele incha e também se torna incapaz de fertilizar. Mesmo que a autopolinização tenha sido bem-sucedida e ovários formados, isso não garante um alto rendimento. Os frutos verdes podem cair devido às altas temperaturas do ar ou à falta de água no solo.
Plantas enfraquecidas são mais suscetíveis a várias doenças - podridão e requeima. Como medida preventiva, são realizados tratamentos semanais com Fitosporina. Para ajudar os tomates a não derramar flores, recomenda-se pulverizar com uma solução de ácido bórico (1 g por 1 litro de água).
Conclusão
Os copos de tomate Minusinskie são uma variedade interessante de seleção folclórica. Seus frutos são atraentes pela forma incomum, tamanho e excelente sabor. Se você se esforçar, seguir as regras da tecnologia agrícola, poderá colher uma boa colheita de tomates saudáveis e saborosos.