Contente
O tomate do amor da mamãe é uma variedade búlgara. É uma variedade muito popular que se tornou muito difundida devido ao seu excelente sabor e um rendimento bastante elevado. Você pode cultivar a aparência do amor da mamãe tanto na estufa quanto no campo aberto.
Descrição da variedade de tomate que a mamãe ama
Variedade de tomate O amor da mamãe pertence às variedades semideterminadas. A altura dos arbustos desta planta varia de 1,5 a 1,8 M. Em estufas, a altura dos caules chega a 2 m.
O caule é bastante forte e grosso, podendo ficar sem suporte por muito tempo, porém, à medida que os brotos vão aparecendo, tanto o caule quanto os brotos precisam de uma liga obrigatória. A planta também precisa ser pinçada.
As folhas são de tamanho médio, seu formato é comum para a maioria das variedades de tomate. As flores são pequenas, distribuídas em 10-12 pedaços em inflorescências tipo pincel. Muitas flores são amarradas, de modo que os galhos do arbusto ficam densamente cobertos de frutas.
A variedade pertence à época média, o seu período de maturação é de 110-120 dias.
Descrição das frutas
Os frutos do tomate do amor da mamãe são grandes o suficiente. Sua massa pode chegar a 500 G. O formato do fruto é achatado, oval. As nervuras praticamente não são perceptíveis, porém, mais perto do pedúnculo, observam-se não só espessamentos, mas também grandes "sulcos".
A cor da fruta em estado de maturação é vermelho intenso. Os frutos são cobertos por uma casca dura, brilhante, quase lustrosa. Existem muitas câmaras de sementes nas frutas, no entanto, elas contêm poucas sementes. A polpa da fruta é suculenta e macia. Tem um sabor adocicado e um cheiro característico de tomate muito forte.
Os tomates ficam muito densos em volta dos arbustos, muitas vezes eles literalmente não têm espaço suficiente no arbusto.
A principal área de aplicação da fruta é o consumo in natura. Eles vão para saladas, suco de tomate, sucos de frutas e muito mais. Eles são usados no primeiro e segundo cursos. O enlatamento de frutas inteiras é impossível devido ao seu grande tamanho, porém, em grandes recipientes (por exemplo, em barris), esta variedade pode ser decapada e fermentada.
Características principais
O período de maturação da safra é de 110 a 120 dias. O período de amadurecimento é influenciado principalmente pela temperatura de crescimento do tomate. O rendimento chega a 3,5 kg de um arbusto em campo aberto. Ao usar o cultivo em estufa ou quando cultivado em climas quentes, pode haver um aumento significativo no rendimento (até 30%). Produtividade de 1 sq. m é de 12 a 15 kg.
Para aumentar a produtividade, o cultivo em estufas é recomendado em climas temperados e frios. Nas regiões do sul, isso não dará um aumento significativo na produtividade, uma vez que os custos do cultivo podem aumentar significativamente, e o efeito positivo da estufa sobre a produtividade praticamente não será afetado. Recomenda-se usar a estufa em climas quentes apenas para uma colheita especialmente precoce.
Como todas as variedades semideterminantes, o tomate do amor da mamãe tem uma alta resistência a doenças e pragas.
Vantagens e desvantagens
A variedade tem as seguintes propriedades positivas:
- excelente sabor de frutas;
- versatilidade no uso de frutas;
- produtividade relativamente alta;
- a possibilidade de crescer tanto em estufas como em campo aberto;
- imunidade a muitas doenças;
- alta resistência a pragas.
Desvantagens da variedade:
- quando cultivado em climas frios em terreno aberto, a produção é significativamente reduzida.
Regras de plantio e cuidados
Cultivando um tomate O amor da mamãe tem muito em comum com o cultivo de qualquer outra variedade de tomate. Certas características estão associadas à formação de arbustos de plantas para dar-lhes a forma mais racional de frutificação posterior. Isso é importante porque, apesar de a variedade ser semideterminante, cuidados inadequados podem levar à formação de enteados muito ativos, o que reduzirá significativamente a produtividade do mato.
Mudas em crescimento
O plantio de mudas de tomate Mamina Lyubov é realizado no final de fevereiro para cultivo em estufa e em meados de março para cultivo em campo aberto.
Como solo para mudas, pode-se usar uma mistura de húmus, terra folhosa e areia na proporção de 2, 2 e 1 partes, respectivamente. Você pode usar uma mistura de turfa e areia na proporção de 2 partes de turfa e 1 parte de areia.
Independentemente da composição do solo, recomenda-se a adição de cinzas de madeira na quantidade de 10 g por 1 kg.
O plantio de mudas, bem como os cuidados posteriores com as mesmas, é realizado de acordo com o método padrão:
- as sementes são plantadas a uma profundidade de 0,5-1 cm com uma distância entre as sementes de 4-5 cm;
- as linhas estão localizadas a uma distância de 10 cm uma da outra;
- plantar duas sementes em um ponto é recomendado;
- após o plantio, as sementes são regadas, cobertas com papel alumínio e colocadas em local aquecido e escuro;
- ao bicar as sementes, o filme é retirado, e a caixa com as mudas é colocada à luz com uma temperatura de ar no ambiente de + 18-20 ° C;
- assim que 2 ou 3 folhas aparecem nas plantas, elas são mergulhadas em vasos separados;
- dentro de 10-15 dias após a colheita, as mudas são alimentadas com fertilizantes complexos.
Transplante de mudas
O transplante de mudas para uma estufa é feito no final de abril e para o campo aberto - no final ou meados de maio. Para a variedade Mamina Lyubov, um procedimento de endurecimento é recomendado antes do transplante. Isso dura cerca de uma semana. No primeiro dia, as mudas são retiradas em novas condições por meia hora (na estufa por uma hora). A cada dia subsequente, a duração da permanência da planta em um novo local é aumentada em 2-3 horas, de modo que no último dia as mudas sejam gastas em novas condições durante o dia.
O transplante tanto em estufa como em campo aberto é realizado de acordo com o mesmo esquema. Neste caso, as plantas são colocadas a uma distância de até 60-80 cm umas das outras com uma distância entre as linhas de 50-60 cm, não sendo permitido o plantio de mais de 4 plantas por 1 metro quadrado. m devido à forte propagação do mato. Após o transplante, a planta é regada.
Deve ser uma área ensolarada, de preferência fertilizada no outono passado. Na ausência de fertilizantes, é possível fazer com a adubação verde do local com leguminosas.
É aconselhável transplantar mudas em dia nublado ou à noite.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar da variedade do amor da mãe é semelhante a cuidar de qualquer outro tomate. Inclui regar, fertilizar, soltar o solo e combater ervas daninhas... O uso de cobertura morta ajudará a simplificar o cuidado da planta.
A frequência da rega é de vários dias, dependendo do grau de umidade do solo. É permitida a sua ligeira secagem, mas não deve haver humidade para evitar o apodrecimento das raízes. O procedimento de alimentação também é padrão para tomate e inclui 2 ou 3 alimentação com fertilizante complexo por temporada.O uso de fertilizantes orgânicos também é recomendado.
Uma característica do cultivo de um tomate O amor da mamãe é trabalhar com seu arbusto. Recomenda-se que esta cultivar semideterminada seja cultivada em duas hastes. Isso alcançará o rendimento máximo.
A decapagem deve ser realizada regularmente, pois novos enteados aparecerão nos arbustos ainda durante a formação e amadurecimento dos frutos. Recomenda-se retirar os enteados assim que atingirem 5 cm de comprimento. Inspecione os arbustos em busca de novos enteados e sua remoção deve ocorrer a cada 7 a 10 dias.
Conclusão
O tomate do amor da mamãe é uma das variedades mais fáceis de cultivar e não requer custos significativos. Quando formada em duas hastes, permite reduzir ao mínimo o cuidado delas, o que facilita muito o trabalho do jardineiro. Ao mesmo tempo, a planta é capaz de produzir safras abundantes e possui excelente resistência a doenças e pragas. As qualidades gustativas da casta Mamina Lyubov são excelentes, não vão deixar ninguém indiferente.
Críticas sobre a variedade de tomate que ama a mamãe