Contente
Os tomates são talvez os vegetais mais amados e consumidos em nosso planeta. Portanto, não é surpreendente que em todas as hortas da Rússia, independentemente da região, você possa encontrar esta planta maravilhosa. Quando um jardineiro planta tomates em sua região, ele, é claro, conta com uma boa colheita. Mas acontece que suas expectativas não são atendidas, porque nem todas as variedades de tomate são adequadas para esta ou aquela região. Para evitar surpresas desagradáveis, e ainda mais com pouca experiência em jardinagem, é melhor começar a se familiarizar com variedades de tomate de baixo crescimento - eles certamente não o decepcionarão! Essas variedades incluem o tomate anão da Mongólia, que agora será discutido. Uma foto dessa variedade pode ser vista abaixo:
Descrição
Uma variedade extremamente precoce de tomate anão da Mongólia foi criada por criadores de Novosibirsk. Este é provavelmente o mais tomates subdimensionados de tudo - a altura do arbusto é de apenas 15-25 cm. Além disso, apesar de sua pequena estatura, o anão mongol não produz os menores frutos - cerca de 200 gramas do peso de um tomate. Os tomates anões da Mongólia são doces e suculentos ao paladar, de cor vermelha brilhante. Eles se distinguem por bons rendimentos - um arbusto pode produzir cerca de 10 kg de tomates excelentes.
As principais propriedades da variedade
A variedade de tomate anão da Mongólia é bastante despretensiosa no cuidado, resistente ao frio, não precisa ser pinçada, pois o caule fortemente ramificado se adere ao solo e libera enteados curtos, sobre os quais novos frutos são formados. Por conta disso, o arbusto de tomate parece crescer em largura, ocupando um espaço de cerca de um metro de diâmetro. As folhas da planta têm um bordo forte, bastante estreito. A variedade anã da Mongólia começa a dar frutos imediatamente após o plantio, e esse processo continua até o início da geada. Além disso, devido à forte ramificação e densidade da folhagem, os tomates ficam escondidos dentro do arbusto, o que lhes permite manter uma boa aparência e sabor sem sucumbir à decomposição e rachaduras.
Como a variedade de tomate anão da Mongólia não tem enteado e fica sem liga para o suporte, é popularmente chamada de "tomate para mulheres preguiçosas". Mas isso não cancela sua rega e alimentação oportuna.
Dignidade
- amadurecimento muito precoce dos frutos, mesmo em campo aberto;
- não há necessidade de apertar e amarrar tomates anão da Mongólia;
- rendimento estável mesmo na seca;
- tolera falta de rega bem;
- não sofre de requeima;
- frutifica até o final do outono;
- não responde às más condições meteorológicas;
- devido à sua baixa estatura, tolera bem fortes rajadas de vento.
De acordo com aqueles que já plantaram tomate anão da Mongólia, eles crescem melhor na Sibéria e no sudeste da Rússia, embora o verão nessas regiões seja curto e as diferenças entre as temperaturas diurnas e noturnas sejam bastante grandes. O final do verão costuma ser marcado por orvalho abundante, o que contribui para o surgimento e disseminação da requeima. Mas, graças às características da variedade, o tomate anão da Mongólia simplesmente não tem tempo de pegar essa infecção, já que normalmente a colheita nessas áreas é feita em meados de agosto. Além disso, a variedade de tomate anão da Mongólia não tem medo de regiões áridas e ventosas, onde o outono é longo e seco. Mas o anão da Mongólia não gosta das áreas úmidas da Região da Terra Não-Negra e especialmente dos solos pesados e provavelmente não agradará com uma boa colheita. Nas regiões do sul, onde os solos são mais claros, é possível cultivar tomates-anões da Mongólia sem sementes, semeando diretamente no jardim.
desvantagens
As desvantagens da variedade de tomate anão mongol podem ser indiretamente atribuídas à dificuldade de aquisição de sementes - elas são vendidas apenas por particulares, e não há garantia de que serão exatamente as sementes do tomate anão mongol. Isso só pode ser entendido quando um arbusto é formado - tal arbusto é apenas com esta variedade e nenhuma outra.
Recursos crescentes
- O mais importante é cobrir o solo antes de plantar mudas no jardim. Como cobertura morta, você pode usar palha, serragem, urtigas cortadas ou jornais desnecessários e, o melhor de tudo, filme preto ou material de cobertura preto. Ou você pode simplesmente colocar algumas tábuas ou compensados sob as escovas com frutas. Isso protegerá os frutos de lesmas e outras pragas, pois ficarão praticamente no chão devido ao baixo crescimento da planta. Um exemplo de como fazer isso pode ser visto na foto abaixo:
- Para obter uma colheita mais cedo, você precisa tentar plantar o tomate anão da Mongólia no solo o mais cedo possível, porque você não pode ter medo da geada: não é mais fácil cobrir as mudas de tamanho menor - enfie alguns galhos no solo e jogue o que vier à mão, seja um pedaço de filme ou apenas uma capa velha.
- Segundo muitos jardineiros, o tomate anão da Mongólia frutifica muito melhor do que em estufa, pois essa variedade não tolera o excesso de umidade. E se a estufa raramente for ventilada, todo o trabalho de cultivo desses tomates será em vão. Você também deve prestar atenção à acidez do solo - muito ácido não é bom.
- Não se pode plantar mudas com muita frequência, devido ao seu forte crescimento. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 50-60 cm, ou seja, para um arbusto - meio metro quadrado de terreno. Alguns jardineiros, tentando economizar a área de plantio, plantam brotos a uma distância de 0,3 m, depois cortam os brotos laterais, deixando um ou dois, empilhando as plantas umas sobre as outras. Mas os caules do tomate são muito frágeis e quebradiços. Como resultado: perda de tempo e esforço, rendimento reduzido.
A semeadura do tomate anão da Mongólia é realizada no início a meados de fevereiro, de modo que, quando plantada no solo no início de maio, os arbustos já estão em flor - o que tornará possível a festa com os primeiros tomates em junho. Alguns jardineiros, para obter a primeira colheita em maio, transplantam as mudas para um grande recipiente do tipo balde no final de fevereiro. As mudas são cultivadas de acordo com padrões conhecidos.
Benefícios de variedades subdimensionadas
Muitos produtores de vegetais preferem variedades de tomate de baixo crescimento por causa da colheita precoce e abundante. Um fator importante também é uma maneira mais fácil de cuidar deles, já que a altura dos arbustos não ultrapassa 80 cm, o que facilita muito o processamento. Normalmente, após a sétima inflorescência, o crescimento do arbusto em altura para. Ao mesmo tempo, os frutos são muito grandes e médios, como, por exemplo, na variedade anã da Mongólia. Esta é uma grande oportunidade para começar a comer tomates frescos literalmente no início do verão, quando outras variedades estão apenas começando a endurecer os ovários. Mas é muito importante depois de um longo inverno, começar a saturar o seu corpo com vitaminas e nutrientes o mais rápido possível, contidos nessas frutas maravilhosas.
Não é segredo que o suco de tomate desempenha um grande papel na estimulação da hematopoiese, da motilidade intestinal e no aumento da secreção do suco gástrico. Os tomates frescos são recomendados para pessoas com doenças cardiovasculares. Podem ser usados não só frescos em saladas, mas também na preparação de diversos pratos, molhos e conservas. Os tomates anões da Mongólia são perfeitos para esses fins.
Olá! Pela primeira vez este ano ela plantou o "anão da Mongólia", até o momento eles já retiraram 12 pedaços de tomates deliciosos. Hoje é 29 de junho. Agora vou só plantá-los
Olá. Você poderia compartilhar as sementes ??? Eu realmente quero plantar esse milagre !!!