Contente
Entre as hortas, existem vários tipos que podem ser encontrados em qualquer casa de veraneio ou terreno particular. São batatas, tomates e pepinos. Você pode plantar uma batata e esquecê-la, mas aí a colheita será escassa e dificilmente valerá todo o esforço despendido no plantio. Os pepinos são a cultura mais caprichosa, pois são os mais termofílicos, higrófilos e exigentes para se alimentar. Para obter uma colheita mínima, eles precisam da atenção constante de um jardineiro. Mas entre os tomates, por incrível que pareça, existem variedades que, após o correto plantio das mudas no solo, praticamente não requerem atenção própria até a época da colheita.
É claro que essas variedades não têm rendimento excepcional ou características de sabor. Como regra, todas as suas características estão em um nível médio, portanto, dificilmente serão do interesse de profissionais ou colecionadores. Mas para os moradores comuns do verão, essas variedades de tomates são um verdadeiro achado. Na verdade, com o mínimo de atenção, eles são capazes de fornecer sete tomates durante o verão. Uma dessas variedades de tomate é chamada de “residente de verão”. Este tomate dificilmente irá surpreendê-lo com o tamanho de seus frutos, ou a coloração e forma incomuns dos tomates, mas em quase todas as regiões da Rússia e em qualquer condição climática você provavelmente estará com tomates, mesmo se você os cultivar primeiro tempo e absolutamente nada sobre eles. não sei. Este artigo é dedicado à descrição da variedade de tomate residente no verão e suas características.
O surgimento e descrição da variedade
O tomate do residente de verão foi obtido por criadores do All-Russian Research Institute of Vegetable Growing, sob a liderança do N.S. Gorshkova. No Registro Estadual da Rússia, a variedade Dachnik foi registrada há muito tempo, em 1999. A criadora foi a agrofirma "Poisk", embora as sementes desta variedade de tomate sejam oferecidas por muitos produtores.
Além disso, às vezes também estão à venda sementes de variedades de tomate com nomes nos quais também aparece a palavra "residente de verão" - residente de verão nos Urais, residente de verão em Kuban e outros. Claro, tudo isso não pode deixar de confundir a difícil tarefa de determinar variedades de tomate adequadas para o cultivo.
Embora oficialmente a variedade Dachnik seja zoneada para cultivo apenas na região do Cáucaso do Norte, ela é cultivada com sucesso em campo aberto por jardineiros nas regiões centrais, bem como nos Urais e na Sibéria.
O tomate Residente de verão é determinante, pelo que não necessita de beliscar obrigatoriamente, podendo atingir uma altura de 60-80 cm.Para amarrar ou não estes tomates - escolha você mesmo. Mas devido ao peso da fruta, os caules podem não resistir e quebrar ou mesmo cair completamente no chão.
Tanto as mudas desses tomates quanto os próprios arbustos parecem muito fortes e atarracados, ao mesmo tempo que mantêm a compactação.
Embora a variedade desses tomates tenha sido criada exclusivamente para cultivo em campo aberto, é improvável que qualquer jardineiro comum tivesse a ideia de ocupar um lugar em uma estufa para um tomate que amadurece perfeitamente em um canteiro comum, mesmo sob condições meteorológicas não muito favoráveis.
Residente de verão de tomate é caracterizado por uma inflorescência simples, até 10 tomates são amarrados em uma escova.
O tomate residente no verão pertence ao grupo dos tomates de amadurecimento precoce.Alguns residentes de verão até falam dele como um tomate ultraprecoce, já que os primeiros frutos maduros às vezes podem ser colhidos no 85-90º dia após o surgimento dos brotos em massa. Mas geralmente os tomates desta variedade amadurecem 95 dias após o início da estação de cultivo.
A variedade Dachnik tem um rendimento bastante bom, especialmente considerando o fato de que para os primeiros tomates esta característica não é particularmente significativa. Em média, um arbusto dá cerca de 3 kg de fruta, e com cuidado pode obter até 4 kg de tomate. Assim, em termos de cultivo industrial, a produção de tomates para um residente de verão pode ser de 300 a 360 c / ha.
Um ponto positivo no cultivo do tomate desta variedade é a resistência a baixas temperaturas e a algumas doenças, como fusarium e podridão de copa. Os tomates da variedade Dachnik podem ser suscetíveis à requeima, mas na maioria das vezes, devido à sua maturidade precoce, conseguem desistir de toda a cultura antes do momento em que costuma ocorrer um surto desta doença.
Características dos tomates
Os frutos da variedade Dachnik são caracterizados pelas seguintes características:
- O formato dos tomates é redondo e achatado, sem nervuras.
- Durante o período de maturação técnica, a cor dos frutos pode ser verde claro e, quando maduros, adquirem uma tonalidade vermelho vivo.
- A polpa do tomate é rosa-avermelhada, suculenta, a casca é fina, mas bastante densa. O número de câmeras ultrapassa quatro. Possui um sabor característico de tomate. O teor de matéria seca é de 5,6%.
- Os tomates residentes no verão são pequenos, o peso médio de um é 70-86 gramas.
- As características gustativas dos frutos são boas, apresentam um ligeiro azedume. Os açúcares representam cerca de 3,3% do peso total do tomate. E o ácido ascórbico está contido em uma quantidade de 17 mg por 100 g de polpa.
- Os tomates são universais em termos de finalidade, uma vez que são bons tanto frescos como na forma de qualquer branco.
-
Os tomates são notáveis por sua boa preservação e adequação para transporte de longo prazo.
- Como os tomates amadurecem de maneira bastante irregular, o período de frutificação é muito prolongado, o que é muito conveniente para os residentes de verão que têm a oportunidade de colher tomates por um longo período em pequenas porções.
Vantagens e desvantagens da variedade
A popularidade da variedade Dachnik é explicada pelas muitas vantagens inerentes a este tomate:
- Amadurecimento precoce;
- Resistência a doenças e condições de crescimento;
- Tecnologia agrícola comparativamente simples;
- Produtividade estável;
- Bom gosto;
- Versatilidade de uso e boa conservação de frutas.
Entre as desvantagens, pode-se notar o não sabor mais delicioso da fruta e não as propriedades externas mais exclusivas da fruta. No entanto, essas desvantagens para um jardineiro comum muitas vezes não têm importância.
Testemunhos
Os residentes de verão e os jardineiros falam com respeito sobre esta variedade, porque sua despretensão pode em breve se tornar lendária.
Conclusão
Se você tem medo de ficar sem tomate devido às difíceis condições climáticas na área onde você mora, ou devido à falta de experiência em jardinagem, comece com um tomate residente de verão. Provavelmente, ele não o decepcionará e inspirará confiança em suas próprias habilidades.