Contente
Os jardineiros começam a escolher sementes de tomate mesmo no inverno. E, como sempre, estão parados, pois as opções são inúmeras. Sugerimos que você preste atenção ao tomate Gulliver. A variedade é relativamente jovem, criada pelo criador L.A. Myazina. Vivenciou uma novidade na Região Central da Terra Negra. Gulliver foi registrado em 2009 no Registro Estadual da Federação Russa.
Hoje existem outros tomates com nomes semelhantes: Coração de Gulliver e híbrido Gulliver F1. Eles têm propriedades e características diferentes, por isso tome cuidado e não se engane. É por isso que falamos sobre o tomate Gulliver, damos uma descrição da variedade, bem como fotos e comentários dos jardineiros que já testaram tomates em suas roças.
Descrição
Os tomates Gulliver são variedades determinantes. Variedade recomendada de tomates para cultivo em estufas e estufas de filme. Os jardineiros que vivem nas regiões do sul da Rússia (indicados no Registro do Estado) podem plantar plantas em terreno aberto.
A variedade é popular, apesar de sua tenra idade:
- O tomate Gulliver cresce até um metro e meio de altura, o número de folhas é médio. São pequenos, lisos, verdes claros nos tomates. A planta não precisa ser pinçada, mas os tomates precisam ser amarrados imediatamente após o plantio, já que pincéis pesados logo se formarão.
- Nos tomates Gulliver, pincéis com inflorescências simples, nas quais são amarrados 5 ou 6 frutos. Têm uma bela forma cilíndrica, a lembrar creme, bastante comprida, até 12 cm.A ponta dos tomates tem uma pequena pipa arredondada. Durante o enchimento, os frutos da variedade Gulliver são verdes claros, na maturidade técnica são vermelhos intensos. Eles diferem em sua carnosidade, eles praticamente não têm líquido. Os tomates não racham. Cada tomate tem duas câmaras, poucas sementes. Os tomates são densos, com casca fina, mas forte, de até 4 cm.O peso dos frutos é quase o mesmo, oscilando entre 94-116 gramas. Você pode obter até 4 kg de tomates com um arbusto.
- A produtividade, claro, não é tão grande, mas frutas versáteis estão atraindo cada vez mais jardineiros. Tomates são bons em saladas, em rodelas, pois não saem do caldo. Eles têm um sabor doce porque contêm muito açúcar e pectina.
- E que deliciosos ketchups, sucos, pasta de tomate eles fazem! A variedade Gulliver é uma excelente opção para o enlatamento, pois o despejo de água fervente não causa quebra da fruta.
Características da variedade
A partir da descrição da variedade de tomate Gulliver, vamos passar à caracterização das principais vantagens e desvantagens.
Benefícios
- O tomate Gulliver, de acordo com as características do originador, pertence às variedades de maturação precoce. O período de maturação declarado é de cerca de 100 dias. No Registro do Estado, o prazo é de 110-115 dias. Essa pequena propagação no tempo de maturação dos tomates desta variedade deve-se às diferenças nas condições climáticas e meteorológicas da região de cultivo.
- A julgar pela descrição da variedade, os tomates em maturação técnica são densos e carnudos, portanto não há problemas com o transporte dos produtos acabados.
- Mantendo a qualidade em alta, os frutos mantêm sua apresentação e propriedades úteis por mais de um mês.
- A bela forma dos tomates é complementada por um sabor excelente. Frutas de uso universal, mas mais frequentemente utilizadas para conservação.
- A variedade Gulliver não exige cuidados exigentes, como dizem os jardineiros experientes - plantada e esquecida. Você não precisa de enteado, apenas amarre a bucha no suporte.
- A possibilidade de crescer em terreno aberto e protegido - o rendimento não diminui com isso. Como se trata de uma variedade e não de um híbrido, você pode obter suas próprias sementes.
- Os tomates são resistentes a muitas doenças das culturas de erva-moura, como a podridão da raiz e do topo e a requeima.
- As condições climáticas (mesmo as extremas) não afetam o ajuste das frutas. Os tomates amadurecem juntos, os frutos seguram-se firmemente nos arbustos, não se desintegram.
- A variedade é resistente à seca e ao calor, as quedas de temperatura não são terríveis para os tomates de Gulliver.
Contras da variedade
As desvantagens incluem, talvez, dois pontos:
- Produtividade baixa. 220-690 centners de tomate são colhidos em um hectare. A julgar pelos metros quadrados, então 2,2-6,9 kg.
- O cultivo não é possível em todo o território da Rússia, uma vez que a variedade de tomate Gulliver é recomendada para a Região Central da Terra Negra. Pode ser cultivada ao ar livre nas seguintes áreas: Belgorod e Voronezh, Kursk e Lipetsk, Oryol e Tambov.
Mas apesar do baixo rendimento do tomate de Gulliver, de acordo com as avaliações de quem plantou, os jardineiros não vão abrir mão da variedade. Na verdade, a foto mostra que não há poucos tomates no mato.
Recursos crescentes
Tâmaras de semeadura
Os tomates Gulliver são cultivados em mudas. No momento do plantio em local permanente, o tomate deve ter no mínimo 50-55 dias. É impossível nomear a data exata da semeadura, já que o tomate é plantado em campo aberto ou sob proteção de filme em cada região em momentos diferentes.
Você só precisa contar a idade da muda indicada e focar nela. Se é possível plantar no final de maio, a semente é semeada nos últimos dias de março. Ao plantar tomates em campo aberto na primeira década de junho - a semeadura no início de abril. Você também pode se concentrar no calendário lunar.
Como semear sementes de tomate para mudas corretamente:
Preparação do solo
Você pode comprar solo para mudas na loja ou prepará-lo você mesmo. A condição principal: fertilidade, frouxidão, permeabilidade do solo ao ar. Se você preparou o solo, definitivamente deve adicionar, além de solo de grama, composto ou húmus, cinzas de madeira e despejar com água rosa fervente (adicionar cristais de permanganato de potássio).
Semeando sementes
No solo, são traçados sulcos a uma distância de 3 cm, e neles são colocadas sementes com passo de 2 cm, com profundidade de incrustação não superior a um e meio a dois centímetros.
Um filme é esticado sobre o recipiente de plantio de cima para criar um efeito estufa e acelerar a germinação das sementes. As caixas são colocadas em um local quente e ensolarado.
Cuidado de mudas
- Via de regra, as mudas aparecem do 4º ao 5º dia. O filme deve ser retirado imediatamente, caso contrário as mudas começarão a esticar. Durante três dias a temperatura do ar deve ser reduzida, e a iluminação, ao contrário, deve ser aumentada. Regando enquanto o torrão de terra do topo seca.
- Mergulham mudas com 2 folhas verdadeiras. O solo é tratado como sementeira e derramado com água fervente. As plantas são aprofundadas até as folhas cotiledonares e queda. As mudas são sombreadas nos primeiros dias. Quando se enraíza, as xícaras são colocadas em uma janela ensolarada. Para obter mudas fortes e atarracadas, os tomates Gulliver são regados moderadamente e virados em barris diferentes para que a planta se desenvolva uniformemente.
- No final de maio ou início de junho (dependendo do clima), as mudas começam a endurecer. Uma semana é suficiente para este procedimento. As plantas são levadas para fora por 20-25 minutos, então o tempo aumenta gradualmente.É necessário evitar que a luz solar direta incida sobre os tomates pela primeira vez para evitar queimaduras. Em um apartamento na cidade, você pode usar a varanda. Se for envidraçado, abra as janelas.
Plantar mudas no solo e cuidar
O jardim do tomate é preparado no outono. Os fertilizantes orgânicos ou minerais são aplicados ao solo. Na primavera, duas semanas antes de plantar tomates Gulliver em um lugar permanente, as cristas são cavadas, buracos são preparados e derramados.
Plantar tomates determinantes é necessário de acordo com o esquema 70x45 cm. Após o plantio, uma estaca forte com um comprimento de pelo menos 1 m 80 cm é colocada ao lado do tomate para amarrar. Além disso, esta operação é realizada imediatamente.
Cuidar mais dos tomates não é muito diferente das ações tradicionais:
- rega;
- afrouxamento;
- alimentação 3-4 vezes por temporada;
- quebrando as folhas inferiores, amarrando o caule e escovas ao suporte à medida que cresce.
É necessário formar um arbusto em dois talos para não aumentar a carga e não diminuir o rendimento do tomate. Os frutos são colhidos à medida que amadurecem no tempo seco. Se os tomates são cultivados em estufas, a estufa precisa ser ventilada.
A julgar pela descrição e, de acordo com as avaliações dos jardineiros, Gulliver não é apenas uma variedade despretensiosa no cuidado, mas também praticamente não é suscetível a doenças. Mas, via de regra, tomates menos resistentes podem ser encontrados nas proximidades. Portanto, para prevenção (e boa frutificação), as plantas são pulverizadas com uma solução de ácido bórico. À mais leve suspeita de requeima, é necessário tratar os arbustos de Gulliver com preparações contendo cobre.
COMPREI TOMATE GULLIVER POR ACIDENTE, NÃO ENCONTREI NO DEPARTAMENTO DE SEMENTES, E DA PRIMEIRA VEZ ADOREI, O SABOR E A COR SÃO MUITO VERMELHOS E NÃO É PEQUENO NA ESCOVA.