Espargos: como crescer no campo, plantando e cuidando

Cultivar e cuidar dos espargos ao ar livre requer algum conhecimento. A planta é considerada um vegetal. Eles comem brotos densos, que, dependendo da variedade, são verdes, brancos, roxos. Para o tratamento, os curandeiros tradicionais usam raízes. Lindas bagas de laranja brilhante são geralmente usadas para fins decorativos.

Onde os espargos crescem

Os espargos crescem em quase todos os países. A planta tolera bem o calor e o frio. Grandes plantações de vegetais são encontradas em países europeus, Ásia, África e no território da Federação Russa. A planta é considerada perene. Os espargos podem crescer em um local sem serem transplantados por até 20 anos. O vegetal não tem medo de geadas, mas elas podem destruí-lo.

É possível cultivar aspargos

Se desejar, qualquer jardineiro é capaz de cultivar uma cultura de jardim. O vegetal cresce bem na estufa, no jardim e no parapeito da janela. No entanto, o cultivo interno provavelmente produzirá uma planta ornamental. Os espargos têm uma raiz muito longa. É difícil fornecer condições em casa para que um legume maduro adequado para comer cresça.

Como os aspargos crescem no jardim

A cultura do jardim adora uma área ensolarada, solo nutritivo que não esteja coberto de ervas daninhas. O vegetal cresce bem em solo arenoso. Os espargos precisam de muito espaço livre. O local de pouso é escolhido pelo lado sul, impedido de soprar pelo vento. O solo é aceitável não ácido com muito húmus. Externamente, o aspargo em crescimento se assemelha a arbustos com vagens. Podem crescer rebentos ou caules.

De acordo com os sinais externos, o vegetal é de três tipos:

  1. Espargos brancos cresce no subsolo. Em termos de sabor, é colocado no mesmo local que as trufas ou alcachofras. A tecnologia de cultivo de uma plantação de jardim requer amontoamento constante. A complexidade do processo afeta o alto preço do produto acabado. No entanto, as vagens brancas têm muitas substâncias benéficas, pelas quais os vegetarianos são valorizados.
  2. Espargos verdes mais comum na Inglaterra, já que o clima local é mais adequado. As vagens têm um sabor pronunciado, são ricas em vitaminas B e C. A época da colheita da horta vai da primavera a meados do verão.
  3. Aspargos roxos adquire sua sombra incomum da exposição à luz solar. Durante o cozimento, as vagens restauram sua cor verde natural. O vegetal cresce em qualquer canteiro de jardim, tem um gosto um pouco amargo. Se os brotos não forem coletados a tempo, eles se tornam ásperos.

Cada tipo de aspargo requer certas condições de cultivo, adora solos diferentes, condições climáticas.

Conselho! Para jardineiros iniciantes, é ideal escolher espargos roxos para o cultivo.

Como cultivar espargos ao ar livre

Todo o processo de plantio de espargos a céu aberto e cuidados com ele não requer tecnologia sofisticada. A safra do jardim é cultivada como um vegetal de jardim normal. Propagado por mudas ou divisão do arbusto. Resumidamente, o processo pode ser descrito por várias etapas:

  • As sementes são plantadas no jardim no início da primavera. Os furos são feitos com 3 cm de profundidade com um recuo entre si de cerca de 30 cm. Se a horta for plantada com mudas, então observa-se que os botões superiores estão nivelados com o solo.
  • Com qualquer método, antes de plantar a safra, o solo no canteiro do jardim é abundantemente fertilizado com composto.
  • O cuidado com a planta consiste em etapas padrão. A cama está solta, limpa de ervas daninhas. À medida que o solo seca, a rega é realizada. Três curativos são feitos por temporada.

Se o local e o solo forem inicialmente selecionados corretamente para uma plantação de jardim, ela crescerá até 20 anos. O rendimento será maximizado a partir do sexto ano.

Como plantar mudas de espargos

Na maioria das vezes, para o cultivo bem-sucedido de safras, os jardineiros realizam a semeadura de aspargos para as mudas. A tecnologia é mais procurada em regiões frias, onde as geadas ainda persistem na primavera.

Quando semear espargos para mudas

O momento exato de semear as sementes de uma plantação de jardim depende das condições climáticas da área. Normalmente, esse período cai em março-abril. O jardineiro determina individualmente o tempo, analisando o clima dos anos anteriores.

Preparação de tanques de plantio e solo

Recipientes para mudas são caixas, copos, vasos de flores. Eles devem ser desinfetados com uma solução de manganês ou outras preparações compradas em lojas.

O solo é preparado leve. As mudas adoram ter penetração de ar abundante até as raízes. Se você usar solo comprado em loja, adicione 1 parte de areia e 1 parte de vermiculita ou substrato de coco a 5 partes dela.

Preparação de sementes

Uma característica das sementes de hortaliças é a difícil germinação. Leva muito tempo para eclodir. Idealmente, antes de semear, coloque as sementes em uma solução de qualquer bioestimulante, por exemplo, Epin, e mantenha por 2 dias.

Você pode usar água morna comum para imersão, mas a duração do processo é aumentada para 4 dias. Além disso, a água das sementes embebidas é trocada 2 vezes ao dia. É importante manter a mesma temperatura por 4 dias. Esses parâmetros podem ser alcançados se o recipiente com as sementes for mantido em local aquecido.

As sementes embebidas são espalhadas sobre um pano de algodão úmido, deixado em local aquecido até o surgimento dos brotos. A bicada começará em cerca de uma semana.

Plantando espargos para mudas

Normalmente, o cultivo de espargos a partir de sementes no país é feito em recipientes. O processo consiste nas seguintes etapas:

  • o recipiente é preenchido com solo, ligeiramente compactado à mão;
  • sem fazer sulcos, as sementes são simplesmente colocadas na superfície do solo em etapas de 3-4 cm;
  • polvilhe os grãos por cima com terra solta de 1 cm de espessura;
  • as colheitas são umedecidas com um pulverizador;
  • o recipiente é coberto com vidro ou filme transparente, colocado sob a luz em local aquecido.

Para que a germinação seja mais rápida, é necessário manter o calor e a umidade constantemente. As gotas vão se acumular no interior do abrigo. Uma vez por dia, o filme ou vidro é levantado para ventilação. Mantendo uma temperatura de + 25 ° C 24 horas por dia, os brotos aparecerão em 1,5 meses.

No vídeo, semeando para mudas:

Cuidado de mudas

Após a germinação em massa, os brotos da cultura do jardim não são totalmente polvilhados com turfa seca. No intervalo entre 10-15 dias, a fertilização é realizada com um fertilizante complexo. Regue as mudas, solte cuidadosamente o solo, vire o recipiente em lados diferentes para a luz todos os dias. Em cerca de um mês, os caules vão crescer 15 cm de altura e as safras são desbastadas. As plantas mais fortes devem ficar a uma distância de 10 cm umas das outras.

Mudas de aspargos são endurecidas no final de maio. No início ela é mantida na rua por 1 hora. O tempo é aumentado diariamente até chegar às 12 horas.

Como plantar aspargos ao ar livre

O processo de cultivo de espargos no jardim começa com o plantio de mudas. Nesse ponto, a cultura já passou do estágio de endurecimento, pronta para enfrentar o terreno aberto.

Plantando espargos no jardim

O plantio de aspargos, como a maioria das plantações de hortaliças, é melhor feito em solo quente. Nesse ponto, o tempo para geadas recorrentes deve ter passado. Na maioria das regiões da Federação Russa, o início de junho é considerado o momento ideal para o plantio de mudas. No sul, você pode plantar mais cedo.

Preparação do local de pouso

Uma cama de jardim é preparada em uma área ensolarada. Se o solo for pobre, durante a escavação, é adicionado 1 balde de húmus por 1 m2, complexos minerais são adicionados de acordo com as instruções. O solo argiloso é considerado difícil para a planta. Durante a escavação de tal local, a areia é trazida.

Conselho! É aconselhável preparar as camas no outono.

As mudas podem ser plantadas não apenas na primavera, mas também no outono. No segundo caso, durante o enriquecimento do solo, os complexos minerais são substituídos por um fertilizante contendo fósforo e potássio. Os fertilizantes de nitrogênio não devem ser aplicados no outono. O rápido crescimento dos brotos antes do inverno não é necessário.

Como plantar aspargos ao ar livre

Existem duas maneiras de plantar uma safra de jardim: sementes ou mudas.

Plantar sementes de aspargos ao ar livre

Se o método de semeadura for escolhido, então, sobre o canteiro preparado, faça sulcos de 5 cm de profundidade com um pau ou a ponta de uma enxada, as sementes que foram embebidas são semeadas em espessura. Muitos deles não germinarão. É melhor romper o excesso de brotos mais tarde. Os sulcos semeados são cobertos com uma fina camada de solo solto, levemente batido com uma palma. As plantações de jardim são regadas com água morna. Depois de absorver o líquido, a cama é coberta com cobertura morta. As sementes germinam por muito tempo. Eles precisam de calor e umidade. Cobrir os canteiros com fibra agrícola branca ajuda a fornecer um bom microclima para as culturas.

Plantando mudas de espargos

Para o plantio de mudas, a profundidade dos sulcos do canteiro é aumentada para 30 cm É importante levar em consideração que por 20 anos de vida em um lugar, os arbustos da cultura do jardim crescerão muito. Se no futuro não estiver planejado o transplante de uma hortaliça, então as mudas em uma fileira são colocadas em um degrau de 40 cm. O espaçamento entre fileiras é deixado de pelo menos 1 m de largura.

Após o corte dos sulcos, os montículos são formados a partir do solo fértil no fundo. Neles são colocadas as mudas com raízes, polvilhadas com terra solta e prensadas à mão. Se as raízes forem longas, elas são encurtadas com uma tesoura. O comprimento ideal da ramificação do rizoma é de 5 cm. Após o plantio das mudas, o sulco é despejado em abundância com água, coberto com palha de turfa ou serragem.

Como cuidar dos espargos ao ar livre

Uma técnica agrícola simples para o cultivo de espargos requer fazer o trabalho normal de um jardineiro. A cultura requer irrigação, alimentação e remoção de ervas daninhas em tempo hábil.

Regar e alimentar

A cultura do jardim não tolera o excesso de umidade no solo, mas as mudas devem ser regadas com freqüência. Nas primeiras duas semanas após o plantio, as plantas são regadas abundantemente para acelerar a formação de raízes. Imediatamente após a absorção da água, o solo está solto. Caso contrário, o filme resultante bloqueará o acesso do oxigênio às raízes. As mudas precisam manter constantemente o solo úmido e as plantas adultas são regadas com menos frequência. No entanto, o solo não deve secar, caso contrário os brotos adquirem amargor.

A fertilização da cultura é definitivamente necessária, pois o rendimento depende disso. A planta praticamente não precisa de nitrogênio. O cobre e o potássio são necessários, pois essas substâncias afetam a suculência dos brotos. As infusões orgânicas e de ervas são consideradas os melhores fertilizantes.

Durante a temporada, os aspargos requerem três curativos:

  1. A primeira alimentação de uma horta na primavera é feita com matéria orgânica. Grânulos secos de potássio, fósforo e cálcio são despejados dos fertilizantes minerais e, em seguida, regados abundantemente.
  2. A segunda alimentação cai em julho. Os espargos são despejados com uma solução de esterco de galinha em alta concentração de 1/10.A cobertura dá força à planta após a colheita.
  3. A terceira alimentação final da cultura é feita no outono, no final de outubro. Para 1 m2, são adicionados 30 g de superfosfato e sal de potássio.

A matéria orgânica torna os brotos de aspargos macios, saborosos e lhes dá uma cor branca. Os horticultores experientes aplicavam na primavera ou no outono com o aparecimento de brotos para encher cada planta com um balde de húmus.

Poda

Após o plantio das mudas, brotos aparecerão no jardim. Você não pode eliminá-los. Os aspargos devem se transformar em arbustos abertos. No segundo ano, a poda é indesejável. Em casos extremos, você pode cortar 1-2 brotos. A poda total da safra é realizada no terceiro ano. Os rebentos com cerca de 12 cm de altura estão sujeitos a corte A poda sanitária da planta é efectuada no outono. Todos os rebentos amarelados são cortados, deixando o cânhamo 2,5-5 cm acima do solo.

Transplante de espargos

O transplante de espargos para um local permanente é realizado em maio. Eles fazem isso no segundo ano de vida. Você pode transplantar a cultura do jardim em setembro, para que a planta fique ainda mais forte no verão. Um canteiro está sendo cavado sob o patamar. 4 baldes de composto são adicionados por 1 m2. A profundidade das trincheiras para o plantio de primavera é feita em meia pá de baioneta. Se a cultura for transplantada no outono, os sulcos serão cavados profundamente na baioneta.

25 g de complexos minerais são adicionados em cada planta. Você pode borrifar 70 g de fertilizante em 1 m da trincheira. Na parte inferior dos sulcos, montes são formados a partir do solo, os aspargos são enraizados e cobertos com terra. Após o transplante, as plantas são regadas abundantemente.

Conselho! Até que os aspargos cresçam, nos primeiros anos após o transplante, corredores largos podem ser plantados com ervas em saladas.

Preparando-se para o inverno

Para que os espargos passem bem no inverno, no outono, antes do início da geada, os brotos são cortados rapidamente. O cânhamo que se projeta do solo é coberto com terra, formando uma colina. Turfa ou composto é adicionalmente derramado por cima.

Cultivo de aspargos em estufa

Você pode usar estufas para cultivar aspargos a partir de sementes em casa. No entanto, nem todas as variedades podem ser semeadas. Os híbridos de maturação precoce são os mais adequados, por exemplo: Connovers Colossal, Franklin, Arzhentelskaya e outros. A vantagem do cultivo em estufas é a colheita precoce. Os espargos não requerem iluminação artificial. A planta tem bastante luz natural. A temperatura é mantida na faixa de + 15 a + 20 ° C. A rega é realizada com menos frequência, uma vez que a humidade evapora menos na estufa. A cobertura e outros procedimentos são realizados da mesma maneira que no cultivo de um vegetal em campo aberto.

Características do cultivo de espargos em diferentes regiões

Os espargos crescem em todas as regiões, exceto no extremo norte. Para áreas frias, é ideal deixar plantas masculinas no jardim. Eles se distinguem por uma maior resistência ao gelo. As plantas femininas são mais termofílicas.

Cultivo de espargos na região de Moscou

Especialmente para as condições climáticas da região de Moscou, variedades de aspargos foram cultivadas. Os mais populares são Early Yellow, Harvest 6 e Danish White. As variedades são adequadas ao clima da Bielorrússia. Para obter uma boa colheita, a cultura é cultivada em mudas.

Cultivo de espargos na Sibéria

Variedades de aspargos resistentes ao frio podem suportar temperaturas de até -30 ° C com uma pequena cobertura de neve. Eles podem ser cultivados na Sibéria. Para o inverno, as plantas são cobertas com montes de terra e uma espessa camada de estrume. Reboiling, matéria orgânica gera calor, a partir do qual os rizomas dos aspargos são aquecidos. Na primavera, até que uma temperatura positiva seja estabelecida, uma estufa é colocada sobre o canteiro do jardim, que protege os brotos dos vegetais da geada.

Cultivo de espargos nos Urais

A tecnologia agrícola de cultivo nos Urais é a mesma da Sibéria. No outono, mais cobertura morta, na primavera instalam uma estufa.

Cultivo de espargos na região de Leningrado

Para toda a zona média, incluindo a região de Leningrado, a tecnologia de cultivo e as variedades são usadas da mesma forma que na região de Moscou. O clima é quase o mesmo.

Cultivo de aspargos em casa no parapeito de uma janela

A cultura é destinada ao plantio em estufa ou horta.Não será possível cultivar totalmente aspargos em casa no parapeito da janela. Um rizoma longo requer uma grande profundidade da terra, e também fortes ramos crescem nas laterais. Em um vaso de flores, os aspargos crescem simplesmente como uma planta ornamental a céu aberto.

Colheita e armazenamento

Se o jardineiro cuidou bem dos aspargos, seguiu as técnicas agrícolas, a cultura vai recompensar com a colheita.

Rendimento de espargos

A desvantagem é o baixo rendimento do vegetal. Apenas os rebentos jovens são comidos. Dependendo da variedade e do tempo de crescimento em um local, 2-5 kg ​​de brotos são coletados em 1 m2 da parcela. A primeira colheita em um lote de 6 hectares trará cerca de 1.200 kg de vegetais. A cada ano que a safra cresce em um lugar, o rendimento aumentará.

Quando colher aspargos

A primeira safra de uma hortaliça é colhida apenas no terceiro ano após o plantio. No entanto, se as plantas forem fracas, a colheita dos espargos é adiada para o quarto ano. A maturidade dos brotos será sinalizada por arbustos densos no jardim. O tamanho do rebento pronto para a colheita é de cerca de 2 cm de espessura e até 20 cm de comprimento.

Importante! A colheita dos brotos deve ser concluída antes que a cabeça se abra.

Como colher espargos

É ideal cortar 3 brotos de um arbusto, no máximo - 5 peças. Uma faca afiada especial é usada para colher os vegetais. Primeiro, eles varrem a terra ao redor da filmagem. O corte é feito 3 cm acima do rizoma. O toco restante é coberto com turfa ou composto. Nas regiões frias, os brotos são cortados a cada dois dias. Nas regiões do sul, os aspargos crescem mais rápido. Os rebentos são cortados 1-2 vezes ao dia.

Como conservar os aspargos

Os rebentos dos espargos não estão sujeitos a armazenamento a longo prazo. No terceiro dia, o vegetal começa a ficar grosso, perde a suculência. Para manter a colheita por até 4 semanas, os brotos precisam de um teor de umidade de pelo menos 90% e uma temperatura do ar de 0 ° C. Normalmente são embrulhados em um pano úmido e encaminhados para a geladeira. O congelamento ajuda a manter o vegetal por mais tempo. Os brotos são embrulhados em filme ou pano, colocados no freezer.

Como os espargos se reproduzem

Existem três maneiras de propagar uma cultura. Cada jardineiro escolhe a opção mais adequada para si.

Propagação de espargos dividindo o arbusto

A maneira mais fácil é propagar a safra na primavera e no outono. Se o verão não for quente, você pode tentar realizar o procedimento nesta época do ano. Para começar, desenterre um arbusto adulto. Com uma faca ou mãos, os brotos com raízes inteiras são divididos. Cada muda é plantada no jardim da mesma forma que as mudas.

Da mesma forma, um arbusto de jardim pode ser propagado por rizomas, dividindo-se na primavera, antes que os brotos novos apareçam. Cada raiz deve ter 1 botão.

Propagação por estacas

O método de propagação de uma cultura é complexo, nem sempre dá um resultado positivo. Os cortes são realizados da primavera a junho. As mudas são cortadas dos brotos verdes do ano passado, mergulhadas em uma solução de estimulador de crescimento de raízes e plantadas em recipientes com areia úmida. Cada muda é coberta com um frasco de vidro ou garrafa PET cortada. Os cortes dos espargos são ventilados periodicamente e borrifados com água. O enraizamento deve ocorrer em 1,5 meses.

Propagação de sementes

As safras de jardim são plantadas com sementes para mudas ou imediatamente em terreno aberto. O método de melhoramento não é muito popular, pois as sementes de aspargos não germinam bem. Além disso, o jardineiro tem dificuldade adicional em cuidar das mudas.

Doenças e pragas

O aspargo é resistente a doenças, raramente afetado por pragas, mas às vezes acontecem situações desagradáveis:

  • O início da podridão das raízes de uma cultura de jardim é assinalado por galhos em ruínas. A planta é tratada com Fundazole ou todo o arbusto é removido.
  • Em junho, a ferrugem pode atacar os brotos de uma cultura de jardim. Eles se tornam de cor escura, aparecem feridas. O fungo é tratado pulverizando-o com um fungicida.
  • Uma praga perigosa das plantações de jardim é a mosca dos espargos, que põe ovos dentro dos brotos. As larvas eclodidas comem a planta. Os inseticidas ajudam a combater a mosca. A droga mais popular é o Actellic.
  • O chocalho de aspargos adora se alimentar de hastes suculentas, folhagens e até sementes. Os besouros adultos são recolhidos à mão. As larvas são destruídas no solo pela introdução de Actellik.

Para evitar a morte das plantações, são realizados tratamentos preventivos. As plantas são inspecionadas semanalmente.

Conclusão

Cultivar e cuidar dos espargos ao ar livre é difícil no início. No futuro, a cultura requer trabalho mínimo e colheita oportuna.

Avaliações sobre o cultivo de aspargos

Valentina Ivanovna Horários, 52 anos
Eu moro no subúrbio. Os espargos estão crescendo pelo quinto ano. Para o inverno, eu cubro com uma espessa camada de terra com composto. Colho cerca de 3 kg em 1 m2. Deliciosos brotos frescos. Após o armazenamento, ficam secos.
Svetlana Ivanovna Zhuchenko, 59 anos
O aspargo é meu vegetal favorito. Eu costumava comprar. Agora estou crescendo pelo quarto ano. A primeira colheita é pequena, mas própria. Eu fertilizo anualmente com composto, adiciono fertilizantes minerais secos.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção