Variedade de tomate Pêra azul: comentários, descrição, plantio e cuidados

Tomato Blue Pear é uma coleção, variedade do autor. A planta é indeterminada, alta, de época média, com uma cor de fruto atípica. O material de plantio não está disponível para venda, você pode comprar sementes para reprodução apenas no site do criador.

História de criação

A pêra azul é um representante cultural exótico. As informações sobre quais variedades de tomate foram usadas para reprodução são protegidas por direitos autorais. O criador e detentor dos direitos autorais é o criador ucraniano R. Dukhov. Por causa de suas 29 variedades de cultura. O tomate Blue Pear ganhou vários prêmios em vários festivais de tomate. A variedade não consta da lista do Cadastro Estadual, é recomendada pelo originador para cultivo aberto e fechado.

Descrição da variedade de tomate Pêra azul

A variedade Blue Pear não é um híbrido; a planta produz sementes que são utilizadas para o cultivo posterior de tomate. O arbusto é alto, sem limitar o ponto final, pode crescer até 2 m. No cultivo em estufa, o topo é quebrado a um nível de 180 cm. Em uma área aberta, a altura do caule recomendada é de 160 cm. você não belisca o topo, o tomate vai crescer até a geada em detrimento do peso da fruta.

O arbusto da variedade Blue Pear é formado por dois caules, o principal e o primeiro caule lateral forte. Durante todo o período vegetativo, a planta é amarrada e enteada. O tomate está no meio da temporada. Os primeiros frutos em campo aberto amadurecem em meados de julho, na estufa isso acontece uma semana antes. A última safra é colhida no início de outubro.

A concentração de antocianina, responsável pela cor do tomate, depende do grau de luz

Atenção! Com deficiência de luz ultravioleta, os frutos serão marrons.

Características do tomate Blue Pear (foto):

  1. Os caules são de espessura média, verde claro, duros e finamente pubescentes.
  2. A folhagem é esparsa, até 5-6 placas de folha do tipo lanceolado com bordas esculpidas podem se formar em uma estaca longa. A parte superior é ligeiramente ondulada, com uma rede de nervuras, verde claro, a inferior com uma tonalidade acinzentada e uma orla esparsa.
  3. Os cachos de frutas são simples, a primeira aba é formada após a quarta folha. A densidade é de 5-8 ovários.
  4. A variedade Blue Pear é autopolinizada, floresce com pequenas flores amarelas, os ovários não se desintegram, cada um dá um fruto maduro.
Importante! O sistema radicular não cresce muito, o que permite o plantio de até 4 tomates por 1m2.

Descrição das frutas

Uma característica da variedade é considerada uma variedade de formas e cores de frutas. É difícil encontrar tomates idênticos no mesmo arbusto. Eles podem ser predominantemente de cor marrom com uma leve mancha roxa perto do caule, ou completamente azuis com uma pequena mancha vermelho-acastanhada abaixo. Alguns tomates apresentam listras escuras em um fundo mais claro.

Características biológicas da fruta Blue Pear:

  • a forma de um tomate pode ser em forma de pêra, oval, ligeiramente achatada, arredondada, dividida em vários lóbulos;
  • o peso médio é de 90 g, nos primeiros cachos encontram-se exemplares até 200 g, os últimos tomates de maturação - 60 g, nos restantes cachos - 80-120 g;
  • a superfície próxima ao talo é nervurada;
  • a casca é fina, densa, lustrosa, não sujeita a esforços mecânicos durante o transporte;
  • a polpa é cereja escura, suculenta, densa, sem lacunas. As câmaras de sementes são pequenas, não há muitas sementes.
Importante! A pêra azul é uma variedade para salada: o sabor é equilibrado, a concentração de açúcares e ácidos é a mesma.

O cheiro de erva-moura nos frutos da pêra azul é expresso com moderação

Características do tomate Blue Pear

A variedade não é cultivada para a indústria alimentícia ou comercialmente em campos agrícolas. No mercado de sementes, não há venda gratuita de material de plantio. Você pode comprar sementes da variedade Blue Pear do criador ou dos amantes de tomates exóticos. A planta é caracterizada por uma boa resistência ao estresse, não responde às mudanças de temperatura. Se for danificado por geadas recorrentes, ele se recupera rapidamente.

Tomate rende pera azul e o que a afeta

A pêra azul é um tomate alto. Seis ou mais cachos de frutas podem se formar em um caule. O rendimento da variedade é alto. Em média, cerca de 20 kg são colhidos em 1 m2, em condições de estufa o número é 3-5 kg ​​mais alto.

A frutificação em estruturas fechadas será estável se o regime de irrigação for observado e fertilização adicional for aplicada. Em área aberta, o indicador é influenciado pela suficiência de iluminação e ausência de água estagnada no solo. Para aumentar o rendimento, é necessário retirar os pincéis dos quais foi colhida a colheita e as folhas, sendo obrigatória a pinça para que os nutrientes não vão para acumular a massa verde, mas para formar o tomate.

Resistência a doenças e pragas

A variedade de pêra azul é caracterizada por uma boa resistência a infecções. Sujeita a tecnologia agrícola e tratamento preventivo em casa de vegetação, a planta praticamente não adoece. Em solo desprotegido, é possível a infecção com mosaico do tabaco e requeima.

Das pragas, a principal ameaça aos tomates Pêra azul são os ácaros-aranha e pulgões

Alcance da fruta

Os tomates são versáteis no uso. Utilizada no preparo de saladas, incluída em vegetais variados. Processado em suco, purê ou ketchup. O tamanho da fruta permite que os tomates sejam conservados inteiros. Eles toleram bem o tratamento térmico e mantêm sua integridade.

Vantagens e desvantagens

A pêra azul difere pouco das variedades indeterminadas comuns de tomate com uma estrutura simples de cacho de frutas. As vantagens incluem:

  • alta produtividade;
  • a capacidade de crescer de qualquer forma;
  • boa imunidade;
  • uso universal de frutas;
  • sabor agradável;
  • compactação do arbusto, folhagem insignificante;
  • técnicas agrícolas padrão.
Importante! Há apenas uma desvantagem da cultura: os tomates podem rachar quando excessivamente úmidos.

Características de plantio e cuidado

Os tomates são cultivados em mudas. As sementes coletadas de tomates cultivados no local permanecem viáveis ​​por até 3 anos. A variedade Blue Pear não é propensa a degeneração. Antes da semeadura, o material coletado é colocado em um agente antifúngico ou solução de manganês por 2 a 3 horas.

As mudas são plantadas em abril:

  1. Os recipientes são preenchidos com um substrato fértil que foi previamente calcinado.
  2. Os sulcos são aprofundados em 1,5 cm e as sementes são dispostas a cada 1 cm, cobertas com substrato e umedecidas.
  3. Os recipientes são cobertos com um filme, após a emergência das mudas, o material de cobertura é retirado.

Quando a planta forma três folhas, é mergulhada

Quando o solo aquece até +17 0C e o clima estabiliza, mudas da variedade Blue Pear são plantadas no local. Em cada zona climática, as datas de plantio são individuais. Eles se estendem por todo o mês de maio. Pode ser colocado na estufa no final de abril.

Pousar:

  1. O solo é escavado, um fertilizante mineral complexo e composto são aplicados.
  2. Você pode plantar mudas em covas separadas ou em um sulco contínuo a uma distância de 40 cm.
  3. O tomate é colocado em ângulo recto para que o caule com a raiz fique no chão, coberto com folhas regadas.

Quando aparecem botões no tomate, eles o espetam, formam um arbusto e cobrem o solo com palha.

Agrotécnica da variedade de tomate Blue Pear:

  1. As ervas daninhas são removidas quando germinam pela primeira vez.
  2. Se não houver cobertura morta, afrouxe o solo perto dos arbustos.
  3. A cobertura é um pré-requisito para o cultivo de tomate Blue Pear. Os fertilizantes são aplicados desde o momento da brotação até o final da frutificação. Superfosfato, potássio, fósforo se alternam, mantendo um intervalo de 20 dias. A matéria orgânica líquida é fornecida todas as semanas.
  4. Regue a raiz do tomate todas as noites. Você precisará de cerca de 7 litros para cada arbusto.

Os caules são constantemente amarrados, os processos laterais, folhas baixas e escovas vazias são removidos.

Métodos de controle de pragas e doenças

Para evitar o combate a uma infecção fúngica, a planta, após amontoa, é tratada com sulfato de cobre. Durante o período de aparecimento dos ovários, eles são borrifados com o líquido bordalês. Aplicar o tratamento com qualquer um dos meios quando os frutos atingirem a maturação leiteira.

Quando aparecem os primeiros sinais de infecção, o regime de irrigação é ajustado. "Fitosporin" é usado contra a requeima e "Novosil" é usado contra o vírus do mosaico do tabaco. As áreas severamente afetadas são cortadas e removidas do jardim. Aos primeiros sinais de propagação de um ácaro, a variedade Blue Pear é pulverizada com Aktellik.

Se aparecerem pulgões, as folhas com insetos são cortadas, todo o arbusto é tratado com "Aktara"

Conclusão

Tomato Blue Pear é uma variedade alta indeterminada com cor incomum de fruta para cultura. O tomate tem uma alta característica gastronômica, é versátil no uso e é adequado para o processamento. A variedade é caracterizada por técnicas agrícolas padrão. O tomate é recomendado para cultivo em estufas e ao ar livre.

Resenhas do tomate pêra azul

Victor Sedov, 42 anos, Perm
Eu tenho cultivado tomates Blue Pear em uma estufa por 3 temporadas. Gostei do sabor dos frutos, resolvi colher as sementes e tirar mudas delas. A germinação é boa, o material de plantio cresce rápido, não adivinhei um pouco com a época da semeadura, plantei para dentro da estufa quando já havia botões no tomate. Mas todas as plantas criaram raízes, não adoeceram e cresceram em uníssono.
Svetlana Petrova, 52 anos, Ivanovo
Durante o primeiro ano tentei cultivar tomates Blue Pear no jardim de forma aberta, a colheita foi boa, mas inferior ao declarado nas características. Gostei muito do sabor, na safra seguinte plantei em casa de vegetação, o resultado foi agradavelmente satisfatório, tirei uns 6 kg de um tomate. Fiz uma preparação de inverno com variedades amarelas e tintas, ficou muito bom.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção