Contente
Na Rússia, na maioria das regiões, a agricultura e a horticultura são um processo bastante arriscado. Em condições climáticas variáveis, todo jardineiro deseja que os tomates amadureçam em seu terreno. Às vezes, isso pode ser feito apenas cultivando variedades de maturação precoce, especialmente quando se trata de cultivo em campo aberto. Este tópico é muito sensível, então vamos abordá-lo com mais detalhes.
Cultivo de tomates em campo aberto
No momento é bastante simples escolher uma variedade de tomate, o principal é saber que tipo de resultado o veranista quer obter. A descrição apresentada na embalagem com material de semente fala com detalhes sobre a variedade e as peculiaridades de seu cultivo.
Acontece que na Rússia o pepino e o tomate são os vegetais mais populares nas camas. Um grande número de tomates é cultivado todos os anos, inclusive ao ar livre. Esta planta é caprichosa, requer:
- melhor solo;
- calor prolongado;
- iluminação solar;
- falta de rascunhos.
Para que a colheita seja rica quando cultivada ao ar livre, você deve:
- escolher a variedade certa que satisfaça os requisitos de sabor;
- fornecer condições de cultivo;
- realizar a rega atempada.
Todos os jardineiros de tomate são divididos em dois tipos:
- Mudas de crescimento próprio a partir de sementes.
- Compra de mudas prontas.
Seja qual for o tipo que você seja, é importante entender que o rendimento depende da qualidade das mudas. Vamos falar sobre o cultivo de tomates subdimensionados em campo aberto.
Processo de plantio
É necessário plantar esta cultura em campo aberto no final de maio - início de junho. Somente quando a ameaça de geada diminuir, você pode começar a semear, caso contrário, os tomates morrerão.
Ao cultivar variedades subdimensionadas, o esquema de plantio é o seguinte: 30x40 e 35x50. Isso significa que entre as plantas você precisa deixar 30-35 centímetros e entre as linhas 40-50. Alguns jardineiros usam o plantio de fitas, enquanto outros preferem o plantio quadrado. Tudo depende da conveniência e preferência pessoal.
Via de regra, no final de maio, as mudas prontas são plantadas em campo aberto. É cultivado a partir de sementes no parapeito de uma janela. Com a falta de sol, as mudas ficam iluminadas. Os orifícios das mudas devem ter 10-15 centímetros de profundidade. No momento do plantio, as mudas boas são retiradas cuidadosamente do buraco, pré-umedecidas. As folhas inferiores são removidas, deixando 3-4 as superiores. Depois que todas as plantas são transplantadas, elas são regadas com água e fertilizantes minerais na proporção de um litro por planta.
Os tomates criarão raízes em um novo local por até dez dias.
Duas semanas depois, as mudas são picadas. As plantas não gostam de rega excessiva, isso pode levar à infecção por um fungo.
Variedades de tomate de baixo crescimento
Ao comprar sementes em uma loja, alguns jardineiros nem sempre prestam atenção às inscrições indicadas na embalagem. Com relação às variedades subdimensionadas, é importante distinguir dois termos um do outro:
- variedades indeterminadas;
- determinante.
O primeiro termo refere-se aos tomates, cujo caule está em constante crescimento. Nada afeta o término do desenvolvimento do tomate.Quanto às variedades determinantes, pelo contrário, param de crescer depois de amarrados 4 a 5 escovas. Eles também são divididos em:
- superdeterminante;
- determinante.
O primeiro tipo são os tomates muito precoces que não podem ser fixados com alfinetes. Não apenas os residentes da Rússia central, onde o verão é curto, mas também os sulistas prestam atenção a eles.
Após a formação de cinco a sete folhas nas plantas determinantes, o primeiro cacho de flores cresce. Você ainda tem que amarrar tomates de tamanho menor, porque os arbustos muitas vezes caem sob o peso das frutas. Para os jardineiros mais ocupados, você deve prestar atenção às variedades de tomate padrão. Aqui estão eles não requer nenhum beliscão, sem liga. Claro, não funcionará plantar e esquecê-los antes que a colheita apareça, mas haverá muito menos problemas com eles.
O uso de todos esses tipos de variedades de baixo crescimento para estufas é justificado apenas nas regiões do norte, onde estufas aquecido. Na maioria das regiões, incluindo os Urais, você pode usar variedades iniciais de tomates para terreno aberto. As plantas de baixo crescimento são convenientemente colocadas no local. Agora, vamos examinar variedades e híbridos específicos de tomates.
Descrição das variedades
Cada criador tenta desenvolver uma variedade de tomate que satisfaça as necessidades dos cidadãos tanto quanto possível. Crescer deve ser divertido ao mesmo tempo. Como regra, estamos interessados em:
- o rendimento da variedade;
- gosto de frutas;
- taxa de maturação;
- características de cuidado;
- resistência a doenças.
Vamos descrever o popular amadurecimento precoce variedades de tomates subdimensionados tão detalhados quanto possível para que não haja dúvidas sobre seu cultivo em campo aberto.
Boni-M
A empresa "Gavrish" foi uma das primeiras a iniciar a produção de sementes desta variedade de tomate de tamanho reduzido para o campo aberto.
Seu período de amadurecimento é de apenas 80-85 dias, os frutos são de um vermelho vivo, cerca de 2 quilos são colhidos da planta. Quanto ao tipo de bucha, não ultrapassa 50 centímetros de altura, é considerada padrão. O tomate é resistente à requeima, tolera bem o frio instantâneo.
Visconde de Framboesa
Na maioria das vezes, este tomate compacto e subdimensionado é cultivado no sul da Rússia. Ele é famoso por ampla frutas de framboesa, que pesam 200-300 gramas. A altura da planta é de apenas 45-50 centímetros. A produtividade é alta, os tomates amadurecem em 95-105 dias. O valor também reside no fato de as frutas serem bastante doces, ideais para consumo in natura.
Liang
Ultra-maduro variedades menores de tomates são especialmente valiosas. A "Lyana" é uma das cinco mais cultivadas em nosso país. Isso não é coincidência.
A variedade tem uma série de vantagens: amadurece em apenas 84-93 dias, tem sabor excelente e tolera perfeitamente o transporte de longa distância. A altura do arbusto raramente chega a 40 centímetros, portanto, podemos dizer que essa variedade é anã. A resistência ao TMV também fornece durabilidade.
Macieira da Rússia
Esse tipo de seleção siberiana é conhecido como plantas "para residentes de verão preguiçosos". O problema é que não precisa ser pregado com alfinetes, não requer manutenção cuidadosa e o rendimento é bastante alto. A altura média do arbusto é de 50-60 centímetros, cada um dos quais dá 3-5 quilogramas de frutas excelentes pesando até 100 gramas.
O período de amadurecimento a partir do momento em que os primeiros brotos aparecem é de 85-100 dias, não mais. Como os tomates são de tamanho médio, eles são usados com mais frequência para enlatados. Apesar das mudanças climáticas, o ovário forma-se amigavelmente, resistente às principais doenças.
Sanka
Talvez a variedade de tomate mais popular seja a Sanka. Tomates doces e suculentos em uma determinada planta amadurecem em um período extremamente curto (78-85 dias). Seu uso é universal devido ao seu excelente sabor e ao tomate de tamanho médio.
Uma qualidade adicional da variedade Sanka é o rendimento repetido da colheita e a frutificação até a geada. Inicialmente, os jardineiros fazem a primeira colheita precoce e, então, a planta cresce bem e dá frutos novamente. Ideal para crescer na imensidão da Sibéria. Um bom vídeo sobre a variedade Sanka é apresentado abaixo:
Solerosso F1
Pelo nome sozinho, fica claro que se trata de um híbrido. Difere em frutos pequenos que pesam até 60 gramas. Ao mesmo tempo, até 10 quilos de uma safra de excelente qualidade podem ser colhidos em um metro quadrado. Amadurece em apenas 80-85 dias, o que o coloca entre as variedades de maturação precoce. O arbusto é subdimensionado, sua altura máxima não ultrapassa 60 centímetros.
Andromeda F1
Um híbrido com este nome é ideal para climas quentes. Às vezes, isso é muito importante, porque o sol excessivo pode prejudicar os tomates. Tolera bem o calor e o rendimento não diminui em nenhum clima. Doces, carnudos e grandes, são ótimos para saladas. Amadurece em 85-117 dias. O arbusto não é muito frondoso, chega a atingir 70 centímetros de altura, requer pinçamento e jarreteira, já que os frutos são bastante pesados. Em cada pincel, 5-7 frutos são formados.
Marmande
Os tomates de maturação precoce da seleção holandesa para o campo aberto "Marmande" são extraordinariamente bonitos. Você pode ver suas fotos abaixo. O arbusto da planta é determinante, sua altura média chega a 50 centímetros. A partir do momento em que os primeiros brotos aparecem até a maturação real, passam-se 85-100 dias. Os frutos são grandes, carnudos, quase não afetados por doenças. A cor é vermelha escura.
Carvalho
Na busca por variedades de maturação precoce, não se esqueça do rendimento e da resistência a doenças. Por exemplo, a requeima é perigosa para os tomates e pode causar danos colossais. A variedade Dubok, resistente a ela, frutifica bem. Você não terá que esperar muito tempo pela colheita, apenas 85-105 dias.
"Dubok" é uma variedade da seleção siberiana, foi criada em Altai, então não é surpreendente que a planta tolere bem o frio. Os tomates têm um sabor doce e azedo. A altura do arbusto não ultrapassa 60 centímetros.
Siberian maturação precoce
Esta casta não é um verdadeiro amadurecimento precoce, mas para a região Norte consegue dar frutos muito rapidamente, desde que haja falta de calor e luz solar. Esse período varia de 110 a 120 dias. Você pode obter até 7 quilos de frutas de excelente qualidade por metro quadrado. A mata é determinada, não ultrapassa a altura de um metro. A variedade é resistente não só ao frio, mas também ao TMV, bem como à mancha marrom.
Esta Tomate siberiano já é conhecido há muito tempo, mas pode competir facilmente com as variedades de tomate resistentes modernas.
"Subártico"
Muitas variedades de tomates, como a "cereja", são apreciadas por sua forma e sabor. O tomate "Subarctic" é um pequeno tomate maravilhoso, criado pelos nossos criadores para cultivo em condições meteorológicas instáveis.
Frutos redondos, vermelhos e muito saborosos, pesando 40 gramas, ficam muito atraentes no galho. Arbusto de planta padrão 40-45 centímetros de altura. O período de maturação da variedade a partir do momento em que aparecem os primeiros rebentos é de 82-86 dias. A excelente qualidade da variedade é a capacidade de fornecer uma safra de alta qualidade em condições climáticas adversas. Para a Sibéria, os Urais e outras regiões, será um verdadeiro achado. Apesar do tomate ser pequeno, até 8 quilos de fruta podem ser colhidos em um metro quadrado. A planta deixa constantemente a requeima devido à maturidade precoce.
Katyusha F1
As sementes de tomate do híbrido Katyusha estão se tornando mais comuns à medida que esse híbrido se tornou conhecido no mercado como resistente ao frio. Apesar da maturação precoce (maturação de 80-85 dias), os tomates são fortes, carnudos e saborosos. Eles são bem transportados e mantidos razoavelmente bem. O rendimento é alto - de 9 a 10 quilos por metro quadrado. Além disso, gostaria de observar a resistência da planta ao TMV, cladospiriose e fusarium.
Chapeuzinho Vermelho
Os tomates de baixo crescimento amadurecem em 90-110 dias, são de tamanho médio e são perfeitos para enlatar, fazer saladas e picles. O peso de uma fruta não ultrapassa 100 gramas. A planta é resistente a um complexo de doenças, os frutos não racham. 4-5 tomates são formados em cada escova. Frequentemente cultivado comercialmente, pois é bem transportado e armazenado. Esta variedade foi criada por criadores alemães.
Torbay F1
Este híbrido é utilizado no preparo de saladas e para consumo in natura, pois os vegetais são muito saborosos. Os benefícios incluem:
- taxa de maturação (75 dias no total);
- sabor excelente (nota 5);
- boa configuração, uniformidade de tomates;
- resistência à fissuração.
Os tomates são grandes, com até 200 gramas, carnudos. A cor dos tomates é rosa. Para muitos jardineiros, são as frutas cor-de-rosa associadas a um sabor excelente. Abaixo está um vídeo de como este híbrido reprodutor holandês cresce:
Bagheera F1
Os tomates para a "Bagheera" a céu aberto amadurecem em 85-100 dias e são famosos por sua alta comercialização e sabor, bem como resistência a essas doenças:
- manchas marrons;
- fusarium;
- murchamento verticilar;
- nematóide.
O arbusto é subdimensionado, determinante, o rendimento médio é de 6 quilos por metro quadrado. Como os frutos são grandes, você terá que amarrar as plantas. O uso do híbrido Bagheera é universal, o esquema de semeadura e os cuidados são padrão.
Conclusão
Cedo tomates subdimensionados valioso devido ao rápido amadurecimento. Principalmente, as sementes dessas plantas são compradas em pista do meio Rússia. Você não precisa equipar estufas para tomates, mas faça com suas próprias camas em uma área aberta. É por isso que hoje existem tantas variedades de tomate nas prateleiras das lojas. É muito difícil escolher o próprio tomate entre a variedade, principalmente por falta de experiência. Sempre leia a descrição com atenção. Ao buscar sementes ou mudas, estude cuidadosamente os termos e variedades.