Somente depois de estabelecer a verdadeira causa das manchas brancas você pode começar a eliminar o problema. Ações analfabetas podem levar à morte de plantas.
Causas de manchas brancas
Os pepinos são uma das culturas vegetais mais populares. Muitos horticultores querem vê-lo em seus jardins, apesar de algumas dificuldades associadas ao seu cultivo. Os pepinos são muito sensíveis às condições de cultivo desfavoráveis: condições de temperatura inadequadas, falta de luz, irrigação insuficiente, ventilação insuficiente. As plantas reagem aos erros dos jardineiros com várias mudanças: murchamento, torção das placas das folhas, mudança de cor.
Um dos maiores problemas com o cultivo de pepinos é o aparecimento de manchas brancas nas folhas.
Vários fatores podem causar esse problema, mas na maioria das vezes é doença fúngica oídio... O vírus infecta toda a lâmina foliar e parece que foi polvilhado com farinha.
Além disso, a doença prejudica os brotos e caules jovens. O arbusto afetado murcha, seca e se você não agir rapidamente, a planta morrerá.
O oídio se desenvolve principalmente em estufas. Especialmente se a sala estiver muito úmida devido a regas frequentes e intensas e ventilação insuficiente. E se o regime de temperatura ainda é pouco observado e a temperatura do ar na estufa é baixa, então essas são as condições mais favoráveis para o desenvolvimento do oídio.
As folhas afetadas mudam completamente de cor, murcham e morrem. Os caules ficam para trás no desenvolvimento e também desaparecem com o tempo. Se as frutas aparecem nos cílios infectados, elas amadurecem antes do tempo. Eles se distinguem pelo subdesenvolvimento, gosto ruim e baixo teor de açúcar.
Os jardineiros também estão cientes de outras doenças, como resultado das quais as folhas dos pepinos ficam brancas.
Esse fenômeno desagradável pode causar mosaico branco - uma doença fúngica-viral que cobre a lâmina foliar com manchas em forma de estrelas brancas. Com uma infecção forte, as folhas da planta podem ficar completamente brancas.
O arbusto afetado deixa de dar frutos ou dá uma produção escassa de pequenos frutos que têm uma superfície irregular e são pintados com listras branco-amarelas.
Manchas brancas podem causar infecção ascocite.
A parte afetada da folha seca e racha. Com o desenvolvimento da doença, as manchas brancas ficam marrons, a planta fica preta e seca.
Manchas brancas floculentas podem aparecer nas folhas de pepino, caules inferiores, frutas e raízes como resultado de infecção podridão branca.
As áreas afetadas amolecem, a planta murcha e morre. Ao entrar em contato com áreas doentes da planta, os frutos também se infectam.
O rendimento dessa planta cai drasticamente.
Métodos para lidar com o problema
Depois de ficar claro por que as folhas dos pepinos na estufa estavam cobertas de manchas brancas, você pode começar a tratar as plantas.
Para combater o oídio, a infusão de verbasco é usada.
Para prepará-lo, é necessário misturar 1 kg de esterco com 3 litros de água. A mistura deve ser infundida por 3 dias. Em seguida, coar, adicionar 3 litros de água limpa e borrifar a planta doente com a solução resultante.
Plantas afetadas por mosaico branco, deve ser imediatamente removido do jardim.
Todas as ferramentas de jardim usadas para trabalhar na estufa devem ser desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio.
No ano que vem, antes de plantar mudas, é preciso tratar o solo com desinfetantes.
Quando sinais de podridão branca aparecem na planta é necessário remover as folhas afetadas e polvilhar os caules com solo fresco para formar raízes adicionais.
Plantas afetadas por ascocitose, deve ser pulverizado com o líquido Bordeaux.
Em caso de infecção grave, é necessário remover os arbustos doentes do jardim e queimá-los.
Para prevenir o aparecimento de doenças e obter uma boa colheita de pepinos, é necessário seguir estritamente certas regras para o cultivo desta cultura.
Para um crescimento normal, o arbusto precisa de boa ventilação. No processo de crescimento, é melhor remover todas as folhas inferiores para que o ar fresco possa penetrar livremente na parte inferior do arbusto.
Monitore de perto a observância do regime de temperatura. Grandes mudanças de temperatura têm um efeito prejudicial sobre as plantas e seus frutos. Deve haver boa ventilação na estufa.
Apenas água morna deve ser usada para irrigação. É melhor realizar esses eventos pela manhã ou à noite. Não se empolgue muito com vários curativos. Pepinos não toleram saturação excessiva de nutrientes. Ao longo da estação de cultivo, a pulverização preventiva deve ser realizada, por exemplo, com uma solução de ureia. Isso fortalecerá as plantas e evitará doenças.