Contente
Muitos jardineiros azarados e residentes de verão, que tentaram várias vezes cultivar pimentões em sua área e sofreram um fiasco neste assunto, não se desesperam e tentam encontrar um híbrido adequado para si. Na verdade, os híbridos de muitos vegetais, incluindo pimentão, geralmente são mais resistentes a fatores ambientais adversos. Além disso, são criados especificamente para melhorar uma ou outra característica de rendimento: o tamanho dos frutos, seu número, espessura de parede, doçura e suculência. Freqüentemente, eles tentam melhorar muitas características de uma vez.
Mas a conhecida desvantagem dos híbridos é que eles só podem dar frutos por uma temporada. No futuro, as sementes devem ser compradas novamente a cada ano.
Mas para muitos jardineiros, incluindo iniciantes que não estão acostumados a coletar e semear suas sementes, esse fato geralmente não é levado em consideração, portanto, para eles, os híbridos vegetais podem ser a melhor escolha.
Entre os híbridos de pimenta doce populares, a pimenta Júpiter F1 é interessante. Este híbrido se diferencia pela espessura das paredes de seus frutos, que pode chegar a 10 mm. Além disso, possui muitas outras características interessantes que o tornam atraente para muitos jardineiros. Aliás, uma das vantagens da pimenta Júpiter F1, a julgar pelos comentários, é o baixo preço de suas sementes, o que permite que seja cultivada por uma ampla gama de amantes de vegetais frescos.
Descrição do híbrido
A pimenta Júpiter F1 é uma criação da famosa empresa holandesa de sementes Syngenta. Este híbrido foi obtido no final dos anos 90 do século passado. Na virada do século, apareceu na Rússia e já em 2003 foi oficialmente registrado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia para cultivo em campo aberto e sob abrigos em todas as regiões de nosso país.
Portanto, a pimenta de Júpiter será uma boa escolha para jardineiros nas regiões do sul e para residentes dos Urais e da Sibéria. É verdade que este último terá de adquirir uma estufa, ou pelo menos construir abrigos temporários, cobrindo-os com uma película ou qualquer outro material não tecido.
As plantas de pimenta de Júpiter são de altura média, cerca de 50-60 cm crescem em terreno aberto, em condições de estufa podem ser ligeiramente maiores. Os arbustos são caracterizados por uma forma semi-espalhada, semi-caule. Eles têm uma forma interessante em forma de guarda-chuva, com uma pequena depressão quase imperceptível no centro do arbusto. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura.
Quanto ao tempo de amadurecimento, o híbrido de Júpiter pertence às pimentas do meio da temporada. São necessários 130-140 dias desde a germinação até o estágio de maturidade técnica.
Mas só o olhar atento consegue perceber que estamos falando sobre o período vegetativo a partir do momento em que as mudas são plantadas no solo. Preste atenção a isso, não se deixe enganar. Afinal, as mudas geralmente são plantadas no solo com idade entre 50-60 dias, pelo menos. Sim, e em tão pouco tempo, é simplesmente impossível que as pimentas formem uma casca espessa e suculenta real, o que o híbrido de Júpiter é diferente.
A pimenta Júpiter F1 se distingue por bons indicadores de produção: em campo aberto, até 3 kg de fruta podem ser colhidos em um metro quadrado.Em condições de estufa, o rendimento de pimentas pode aumentar para 4-4,5 kg por metro quadrado.
O híbrido de Júpiter é altamente resistente ao vírus do mosaico do tabaco. Também é resistente ao estresse, tolera várias condições climáticas adversas, principalmente o calor.
O híbrido também é comparativamente tolerante à seca.
Características da fruta
Pimenta Júpiter, não em vão, ganhou seu grande nome em homenagem ao principal deus da Roma Antiga e, ao mesmo tempo, o maior planeta do sistema solar. As dimensões de seus frutos e sua aparência são impressionantes. No vídeo abaixo, eles são mostrados em comparação com várias outras variedades boas.
As frutas em si possuem as seguintes características:
- A forma das pimentas pode ser chamada de cuboide pronunciado, todas as quatro faces são tão bem expressas, embora sejam um tanto suavizadas. Às vezes, com luz insuficiente, os frutos se alongam um pouco mais do que o normal, e o formato pode se tornar prismático.
- Forma de crescimento de frutas - caindo.
- Na fase de maturação técnica, os frutos apresentam uma cor verde escura, e na maturidade biológica tornam-se vermelhos intensos, por vezes até vermelhos escuros.
- O número de ninhos de sementes é de dois a quatro.
- A pele é densa, com uma cobertura cerosa. A polpa é suculenta e crocante.
- Pimentas têm uma das paredes de frutas mais grossas. Na fase de maturidade biológica, pode chegar a 10 mm.
- O tamanho dos frutos é determinado pelas condições de cultivo, em média, a massa de uma pimenta é de 90-120 gramas, mas pode chegar a 300 gramas. Em comprimento, bem como em largura, os frutos atingem 10-11 cm.
- O fruto da pimenta de Júpiter tem um excelente sabor doce, mesmo quando ainda com a cor verde.
- São de uso universal, embora sejam mais saborosos quando frescos. Eles são bons em todos os tipos de pratos culinários e na forma de lecho, pickles e pickles.
- As pimentas têm uma apresentação atrativa, são homogêneas em sua massa, são bem conservadas e transportadas, portanto são boas para a lavoura.
- Os rendimentos deste híbrido são estáveis mesmo em condições que não são as mais favoráveis para a pimenta.
Recursos crescentes
A pimenta Júpiter F1, por não ser uma das primeiras datas de maturação, requer a semeadura para mudas até fevereiro. Você pode até mesmo fazer isso no final de janeiro se tiver luzes extras disponíveis e planejar cultivar pimentas em uma estufa. Isso significa que você plantará pimentas antes das datas tradicionais, já em maio ou mesmo em abril.
Devido ao processamento, as sementes germinam geralmente de forma bastante rápida e amigável. Após o aparecimento de várias folhas verdadeiras, as plantas de pimenta devem ser cortadas em vasos separados. Via de regra, esse procedimento causa algum atraso no desenvolvimento, já que as pimentas têm um sistema radicular delicado. Se o tempo é precioso para você, então você pode semear imediatamente as sementes em recipientes separados.
Quando as mudas estão com 50-60 dias, já podem ser plantadas em canteiros permanentes em casa de vegetação ou em campo aberto. Pimentas são plantas que gostam de calor, então se geadas ainda ocorrerem em sua área neste momento, as mudas precisam construir pelo menos uma estufa temporária, de preferência com várias camadas de filme e material não tecido.
Deve-se ter em mente que a formação de arbustos e a normalização dos botões só fazem sentido no cultivo de pimentas em estufa. Em campo aberto, todos esses procedimentos podem até ser prejudiciais, pois quanto mais folhas e brotos se formam nos arbustos da pimenta, maior é o rendimento das plantas.
Quando os pimentões se enraízam bem e crescem vigorosamente, devem ser regados em abundância. É especialmente importante manter a umidade do solo constante durante o calor do verão. Somente nessas condições os arbustos se desenvolverão de maneira ótima e poderão se expressar em toda a sua glória.
Quanto aos fertilizantes, são necessários no período anterior e posterior à floração e durante o enchimento dos frutos. A partir de julho, é aconselhável não usar fertilizantes nitrogenados, mas dar preferência aos fertilizantes minerais de fósforo-potássio ou orgânicos semelhantes.
Críticas de jardineiros
O híbrido de pimenta doce Júpiter, descrito acima, evoca principalmente críticas positivas de pessoas que o cultivaram em seus jardins. Avaliações negativas, provavelmente, estão associadas a sementes falsas, que muitas vezes são encontradas à venda ou a violações de técnicas de cultivo.
Conclusão
A pimenta Júpiter é capaz de interessar a muitos veranistas e jardineiros pela sua simplicidade e excelente qualidade das frutas. Se você está procurando uma pimenta de alto rendimento, saborosa, de paredes grossas e sementes baratas, experimente cultivar este híbrido.