Couve Pequim em estufa: cultivo e cuidado

repolho chinês amado por consumidores e jardineiros. Essa cultura entrou com segurança na dieta dos russos. A aparência da planta lembra uma salada, por isso também é popularmente chamada de couve-salada. As folhas são coletadas em uma roseta ou cabeça de repolho, que pode ser impressionante em tamanho e comprimento, às vezes até 50 cm. A cor das folhas da planta varia do amarelo claro ao verde claro. As nervuras das folhas são largas e grossas, mas muito suculentas.

As folhas da couve chinesa têm um sabor agradável e fresco. O prato mais simples que pode ser feito com uma planta muito rapidamente é a salada. O vegetal é cortado em tiras finas e temperado com suco de limão e óleo vegetal. A planta vai bem com queijos e produtos cárneos em sanduíches. Muitos pratos saudáveis ​​e saborosos podem ser preparados a partir dele. E para consumir não só fresco, mas também guisado, fermentado, salgado e em conserva. Todo mundo conhece o prato coreano kimchi, que é preparado com uma abundância de temperos diversos. No Oriente, esse tipo de repolho ocupa lugar significativo na dieta alimentar da população.

Muitas propriedades úteis são estabelecidas na natureza do repolho de Pequim. Portanto, o uso da planta mantém a mente afiada e os vasos elásticos. O coração funciona sem interrupções, as defesas do organismo aumentam, graças aos elevados níveis de vitaminas e oligoelementos contidos no vegetal. O que sentimos falta especialmente no inverno. O repolho de Pequim é bem armazenado e retém vitaminas, o que aumenta o valor da planta no inverno e no outono.

Por muito tempo, esse tipo de repolho foi um vegetal exótico desconhecido. Agora, os jardineiros e fazendeiros russos cultivam essa cultura por conta própria. A hortaliça está presente nas gôndolas o ano todo. Os jardineiros chamam a planta de "Pequim" e a amam por sua despretensão, não capricho e pelo fato de que a cultura rapidamente dá uma colheita e não uma, mas 2 ou até 3 safras por temporada.

Características de cuidados e variedades de couve chinesa para estufas

Os felizes proprietários de estufas aquecidas podem colher o repolho de Pequim mais cedo. Será especialmente procurado no início da primavera, quando os vegetais frescos são escassos e muito caros. Portanto, o cultivo em estufas é um negócio lucrativo e promissor.

Recursos crescentes

O repolho à Pequim tolera mudanças significativas de temperatura. Mas para não depender dos caprichos da natureza e obter um rendimento consistentemente alto da planta, a safra cultivada deve fornecer a temperatura e a iluminação corretas.

Sementes de repolho laqueado têm uma alta capacidade de germinação mesmo em temperaturas de + 4 + 5 graus. As mudas sofrerão uma queda de temperatura se o termômetro cair para -3 graus. Mas a temperatura ideal para o cultivo e a colheita é de +14 a +20 graus. Uma diminuição e um aumento na temperatura a partir de valores extremos leva ao fato de que as plantas lançam a flecha e florescem.

Uma característica do repolho laqueado é que ele floresce com um longo período de luz do dia, portanto, o correto desenvolvimento das cabeças da planta ocorrerá com um período mais curto de luz do dia. Blooming "Pequim" perde o sabor, não é adequado para a nutrição.

Conselho! O repolho de Pequim é bom para compactar outras safras, a fim de economizar espaço na estufa.

As plantas são amigáveis ​​com pepinos e tomates. Basta cuidar da alimentação adicional da hortaliça para que haja nutrição suficiente para todas as plantações.

Cultivar repolho chinês em uma estufa é uma boa solução. Você pode controlar a temperatura e as condições de luz, ou seja, criar as condições necessárias para o cultivo de uma cultura. Isso é especialmente importante para a planta no início da primavera ou no final do outono.

Dicas de vídeo:

Variedades de estufa

O sucesso no cultivo da sua plantação depende muito da escolha da semente certa para a sua estufa. O principal critério na escolha de uma variedade de planta será o momento da colheita.

As primeiras variedades de repolho de Pequim são capazes de produzir uma safra dentro de 1,5 meses após o plantio. Eles são adequados para o cultivo de safras em uma estufa na primavera:

  • Spring Beauty F1 - uma variedade de couve que amadurece muito rapidamente e tolera bem a falta de luz. As cabeças da planta são suculentas, brancas no corte, pesando até 2 kg;
  • Spring Jade F1 - uma variedade de repolho de Pequim é resistente a doenças e temperaturas extremas, especialmente as altas. Não floresce, não é afetado por doenças. As espigas são grandes, pesando até 3 kg, muito suculentas;
  • Vesnyanka - uma variedade de forma folhosa, as folhas são suculentas, com alto teor de vitamina C. 35 dias após o plantio, você pode colher;
  • As primeiras vitaminas F1 - a variedade é adequada para o cultivo tanto na primavera como no verão, resistente à floração e às temperaturas extremas. A colheita dos vegetais é precoce, as cabeças da planta são redondas e oblongas com polpa suculenta e crocante.

Variedades de outono:

  • Sentyabrina F1 - variedade de hortaliças de maturação rápida e sabor agradável. No corte, a cor é verde claro. O peso dos frutos da planta é de cerca de 1,5 kg. A variedade é resistente a doenças e temperaturas extremas;
  • Autumn Jade F1 - uma variedade de planta que forma uma grande e alongada cabeça de repolho, de tamanho até 50-60 cm, pesando até 3 kg. A cor do fruto da colheita de hortaliças é verde brilhante;
  • Autumn Beauty F1 - uma variedade de planta resistente ao frio com peso da cabeça de até 2,5 kg. No corte, são ligeiramente amareladas, as folhas superiores são de um verde rico.

Variedades universais:

  • Beijing Express - adequado para o cultivo de plantas em campo aberto, mas dá um rendimento particularmente alto em uma estufa. As cabeças verdes claras das hortaliças são alongadas, muito suculentas, pesando cerca de 2 kg. A variedade é dividida em zonas para a Sibéria, a região de Moscou, os Urais. Tolera bem as condições climáticas adversas;
  • Martha - uma variedade de repolho de maturação precoce, leva apenas 40 dias para amadurecer completamente. Não sofre de falta de iluminação, é resistente à ejeção de pedúnculos. Cabeças de plantas de repolho com peso de até 1 kg.

Atenção! As variedades de primavera e outono são cultivadas em sua própria estação. O repolho de Pequim na primavera não deve ser plantado no outono.

Caso contrário, as cabeças das hortaliças darão flechas e a safra ficará estragada.

Pousar

Pequim adora solos leves e férteis. Se houve casos de doenças de plantas na estufa, então o solo deve ser tratado com vapor, derramado com sulfato de cobre (solução fraca) ou permanganato de potássio. Mas os solos muito leves secam rapidamente e os pesados ​​levam ao desenvolvimento de doenças. Portanto, os solos de composição média, de acidez neutra, são os mais adequados. O repolho de Pequim é plantado na estufa depois de tomates, pepinos, abobrinhas, cebolas e leguminosas.

Uma hortaliça é plantada em estufa aquecida no início de março, em abril, se a estufa não for aquecida. As sementes das plantas são plantadas em sulcos seguindo o padrão de plantio recomendado. Nos corredores, geralmente resta uma distância de 30-40 cm. Por 1 sq. m de solo preparado pegue 2 g de sementes de repolho. Eles são semeados, não aprofundando muito, por 1-1,5 cm, então eles são bem umedecidos.

Até o surgimento dos brotos das plantas na estufa, a temperatura deve ser mantida pelo menos +20 graus. Assim que os brotos aparecem, a temperatura é reduzida para +10 graus por um período de 5 a 7 dias. Então, para o pleno desenvolvimento e ovário das cabeças dos vegetais, uma temperatura não superior a +20 graus durante o dia é necessária, à noite não deve cair abaixo de +15 graus.

Mudas ligeiramente crescidas de uma planta devem ser desbastadas, deixando as plantas mais fortes.Nesta fase, restam 10 cm entre as plantas, que após uma semana de plantio são novamente desbastadas, deixando 30-40 cm entre as lavouras.

O método de mudas também é adequado para o plantio de "Pequim". Então? os agricultores obtêm uma colheita ainda mais precoce. Mas a cultura reage muito mal ao transplante, por isso é recomendado plantar as sementes em recipientes separados, copos de turfa ou tabletes de turfa. Antes do plantio, o solo é derramado com uma solução de permanganato de potássio. E semeie 3 sementes. Os brotos aparecem muito rapidamente, literalmente em 4-5 dias.

Os rebentos inviáveis ​​são removidos. A rega regular é realizada quando o solo seca, o excesso de umidade pode levar ao desenvolvimento de apodrecimento. Após três semanas, as mudas terão 2 pares de folhas verdadeiras, prontas para serem transplantadas para o solo.

Cuidado regular

A manutenção regular consiste em manter a temperatura exigida na estufa, regando regularmente. Regue à medida que a camada superior do solo seca, evitando o ressecamento completo. A rega muito frequente deve ser evitada, pois o excesso de umidade e o engrossamento das plantações levam ao desenvolvimento de doenças.

Conselho! A alimentação excessiva não deve ser levada embora, uma vez que esta cultura é especialmente propensa ao acúmulo de nitratos.

Durante a temporada, você pode realizar 2 enfeites de topo: substâncias orgânicas e minerais. Pequim reage bem à alimentação com infusão de chorume, fezes de frango, infusão obtida da massa verde.

Os fertilizantes minerais são mais bem aplicados no outono, ao preparar a terra na estufa. Por 1 sq. m fazer superfosfato duplo (1 colher de sopa. L.) e sulfato de potássio (2 colheres de sopa. L.). Ao plantar, adicione superfosfato (2 colheres de sopa. L.), Uréia (1 colher de chá), Cinza de madeira (1 copo).

Pragas e proteção contra elas

O repolho de Pequim gosta muito de uma variedade de pragas, que às vezes são muito difíceis de lidar. Danos especiais às plantas são causados ​​por: pulgas crucíferas, lesmas.

Para não usar uma variedade de produtos químicos no controle de pragas, é melhor seguir medidas preventivas que protegerão suas plantas dos efeitos nocivos das pragas.

  • A pulga crucífera não vive nas baixas temperaturas do início da primavera, final do verão ou início do outono. Assim, tudo o que você precisa fazer é cumprir as datas de desembarque.
  • Você pode tratar plantas jovens com cinzas.
  • Observe a rotação da cultura. Não plante repolho chinês depois de todos os tipos de repolho, daikon, rabanete. A praga hiberna no solo. Portanto, sempre há uma ameaça para a "Pequim".
  • A cultura não é afetada pela pulga crucífera se for usada para compactar plantações de pepino, tomate, cebola e alho.

Se tudo mais falhar, use artilharia pesada: Iskra, Inta-Vir, Aktara.

Limpeza e armazenamento

As cabeças de repolho são cortadas para armazenamento quando são endurecidas. Nem todas as variedades são adequadas para armazenamento. Via de regra, as variedades de primavera são utilizadas imediatamente para consumo. Mas as variedades de outono podem ser armazenadas.

Para fazer isso, cada cabeça de repolho é embrulhada em filme plástico e, em seguida, em um jornal. Assim, o repolho chinês é armazenado por muito tempo, mais de 4-5 meses a uma temperatura ligeiramente acima de zero grau.

Conclusão

O cultivo de couve chinesa em estufas é um negócio muito lucrativo e pode se tornar uma fonte de renda constante para alguém. Para jardineiros experientes, esta é uma forma de fornecer a si próprios e a suas famílias um produto saudável e rico em vitaminas. Jardineiros novatos, observando técnicas agrotécnicas simples, podem facilmente lidar com o cultivo de uma safra, obter um vegetal delicioso que diversifica a dieta nutritiva.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção