Cultura de vegetais alcachofra chinesa

Muitas pessoas consomem tubérculos comestíveis de várias plantas. A alcachofra chinesa é especialmente popular entre os residentes da Ásia, China, Japão e alguns países europeus. Mas os russos ainda estão pouco familiarizados com essa planta incomum. Esses tubérculos de forma incomum são cozidos, fritos e em conserva. Descrição, características, características da tecnologia agrícola, propriedades úteis da planta serão apresentadas a seguir.

O que é alcachofra chinesa

Alcachofra chinesa, stachis, cinzel são os nomes da mesma planta útil pertencente à família Yasnotkov. É uma erva ou arbusto, em que tubérculos em forma de fuso são usados ​​para alimentação e para a preparação de medicamentos.

Atenção! Stachis é muito útil para pessoas que sofrem de diabetes.

Você precisa saber a descrição do stachis para não confundir a planta com nada. A alcachofra chinesa é uma planta perene, cuja parte aérea é semelhante à hortelã ou à urtiga. O arbusto não é alto - cerca de 50 cm. O caule da planta tem seção transversal retangular. Pêlos grossos estão localizados ao longo de todo o seu comprimento. Uma característica da alcachofra chinesa é o desenvolvimento primário do caule principal, e então aparecem os brotos laterais, de modo que o arbusto acaba sendo ramificado.

Importante! A parte inferior da stachis é representada pelos mais poderosos brotos laterais.

As placas oblongas com folhas verdes escuras têm uma semelhança com as folhas da urtiga morta. Eles têm dentículos, pontas pontiagudas, pêlos em toda a superfície.

Stachis ou alcachofra chinesa é uma planta com flor. As inflorescências em forma de espinhos consistem em pequenas flores de cor rosa ou roxa.

O sistema de raiz stachis é representado por estolões de ramificação longa. Seu tamanho é de 50-60 cm, eles estão localizados superficialmente (5-15 cm), pode-se dizer, superficialmente. Neles é formado um grande número de tubérculos. Eles são a parte mais valiosa da planta.

A tuberização começa não na zona dos caules, mas longe deles. Durante a colheita, é preciso procurar tubérculos nos corredores, a uma distância de 50 cm.

Sujeito às normas de tecnologia agrícola, até 400 g de tubérculos úteis são colhidos. Eles se parecem com conchas torcidas, que têm espessamentos e constrições. A cor da stachis madura é o branco pérola. As conchas têm 2 a 5 cm de comprimento e cerca de 15 mm de diâmetro. A massa de um tubérculo é de até 7 g.

Propriedades úteis e uso de stachis

Os antigos chineses foram os primeiros a apreciar os benefícios da stachis. Foram eles que começaram a comer folhas verdes frescas. Os tubérculos foram fritos, cozidos e cozidos. A fruta acabada tem gosto de couve-flor.

Por que a alcachofra chinesa é útil:

  1. Os tubérculos possuem alto teor de selênio. É um poderoso antioxidante e imunomodulador.
  2. Pelo conteúdo de potássio, cálcio, magnésio, cobre, zinco e outros oligoelementos, o stachis é superior a muitos outros tubérculos.
  3. A ausência de açúcar na composição da alcachofra chinesa permite que pessoas com diabetes utilizem o produto.
  4. A presença de estaquiose torna estaquiose útil para pacientes com aumento da coagulação sanguínea e pacientes com diabetes mellitus. Esta substância atua da mesma forma que a insulina. O consumo de tubérculos pode reduzir o açúcar em até 50% e o colesterol em 25%. É por isso que os médicos recomendam incluir a alcachofra chinesa na dieta de pacientes com diabetes mellitus tipo I e II.
  5. Está comprovado cientificamente que a utilização de tubérculos é útil para os idosos, pois tem um efeito benéfico no metabolismo: normaliza o conteúdo de gorduras, proteínas, hidratos de carbono e minerais.
  6. Os cientistas provaram que os tubérculos de alcachofra chineses contêm substâncias que impedem o desenvolvimento da oncologia.
  7. Stachis, ou alcachofra chinesa (seus tubérculos na foto abaixo) é recomendado para uso em certas doenças do trato respiratório, trato gastrointestinal. Ajuda a normalizar a pressão arterial, fortalece o sistema nervoso.
Conselho! Pacientes com diabetes mellitus precisam comer sanduíches com tubérculos de alcachofra chinesa secos e preparar saladas com raízes frescas.

Condições ótimas de cultivo

A alcachofra chinesa é uma planta que adora luz, por isso os locais abertos são escolhidos para o seu cultivo. Embora na sombra parcial, ele se sente bem. As plantas não toleram a umidade estagnada e a proximidade de lençóis freáticos.

Você pode plantar stachis depois de qualquer cultivo do jardim. A única limitação é o repolho e seus parentes. É tudo sobre doenças comuns.

Plantando e cuidando da sua alcachofra chinesa

Stachis é uma planta perene, mas é cultivada anualmente. A planta pode ser deixada em um lugar por vários anos. Após 4-5 anos, a alcachofra chinesa precisa ser transplantada para uma área com solo fértil.

O plantio de stachis pode ser feito no início da primavera, plantando tubérculos durante o inverno ou antes do inverno.

Atenção! Os tubérculos de alcachofra chinesa passam bem no solo, assim como os tubérculos de alcachofra de Jerusalém.

Preparação do local de plantio e material

A alcachofra chinesa prefere um solo nutritivo e fértil que contenha turfa. Se o plantio for planejado na primavera, o local será preparado no outono. Antes de cavar por 1 sq. eu faço:

  • superfosfato - 1 colher de sopa. eu .;
  • sulfato de potássio - 1 colher de chá;
  • composto - balde de 5 l.

O solo é cavado em uma pá de baioneta e deixado até a primavera. Na primavera, antes de soltar, é aconselhável adicionar 1 colher de chá. nitrato de amônio por 1 sq. m.

Se o stachis for plantado no outono, o local será preparado em julho. Antes de cavar, adicione 1 sq. m:

  • sulfato de potássio - 20 g;
  • superfosfato - 50 g;
  • orgânicos - 10 kg.

Regras de pouso

Para o plantio, utilizam-se tubérculos fusiformes, armazenados desde o outono. Por 1 sq. m exigirá cerca de 100 g de material de plantio.

Eles se dedicam ao plantio dependendo das características climáticas da região, a principal condição é a ausência de geadas de retorno.

Atenção! Os rebentos verdes jovens, ao contrário dos tubérculos, não são resistentes à geada.

Stachis pode ser plantado em fileiras a uma distância de 70 cm. Entre covas - pelo menos 30 cm. A profundidade dos tubérculos de plantio é de 5-6 cm.

A drenagem é derramada no fundo de cada buraco, depois no solo. Coloque 1-2 tubérculos de alcachofra chinesa em cada buraco. O solo é bem compactado e regado para remover bolsas de ar.

Cuidado adicional se resume a:

  • rega;
  • afrouxando o solo;
  • removendo ervas daninhas;
  • amontoado;
  • controle de pragas e doenças.

Regar e alimentar

A alcachofra chinesa é pouco exigente para regar, mas em tempo seco, a irrigação é indispensável. A rega é realizada à noite na raiz. Mas quando começa a formação de nódulos, é preciso regar as plantações de alcachofra regularmente.

Com relação aos curativos, a fertilização para a cultura de hortaliças é aplicada antes do plantio. É preciso entender que uma grande quantidade de nutrientes pode provocar o rápido desenvolvimento de massa verde, e não nódulos.

Durante a estação de crescimento, as plantações podem ser polinizadas com cinza de madeira seca.

Remoção de ervas daninhas e cobertura morta

O plantio de alcachofras chinesas deve ser livre de ervas daninhas. No início, isso pode ser feito com uma pequena enxada. Durante a formação dos tubérculos, todo o trabalho é feito manualmente para não danificar o sistema radicular.

Como tal, a cobertura morta só é necessária após o plantio da alcachofra chinesa. Quando a altura das plantas está dentro de 20 cm, as plantações começam a se soltar suavemente. O florescimento da alcachofra chinesa é o sinal do primeiro amontoado. É realizado 3 vezes por temporada.

Importante! O plantio durante a estação de crescimento deve ser limpo de caules velhos e secos e raízes que emergem do solo.

Colheita

Não se deve apressar a colheita da alcachofra chinesa (stachis), uma vez que os produtos sub-maduros ficam mal armazenados e não têm tempo para recolher os nutrientes necessários. Via de regra, o evento está previsto para o início de outubro, antes do início das geadas.

De um arbusto stachis, você pode coletar de 120 a 140 tubérculos, em alguns casos até mais. Para cavar, use um forcado com pontas redondas. As culturas de raiz são selecionadas do solo despejado. A terra precisa ser sacudida, os nódulos devem ser ligeiramente secos em um quarto escuro com boa ventilação e armazenados em um porão.

Importante! A temperatura ideal de armazenamento para alcachofra chinesa é de 0 ... +2 graus, a umidade do ar é de cerca de 90%.

Colher em caixas, polvilhar com areia. Algumas frutas podem ser deixadas no solo até a primavera. Eles podem ser desenterrados após o degelo da neve.

Reprodução

A alcachofra é propagada por tubérculos ou sementes chinesas. Para a obtenção das mudas, a semente é semeada em terras férteis no mês de março, da forma usual. As plantas cultivadas são transplantadas para um local permanente após o desaparecimento da ameaça de geadas recorrentes.

Doenças e pragas

O dano mais comum à planta é o verme, a pulga crucífera. Para destruí-los, você pode usar cinzas de madeira, que são adicionadas ao solo e rebentos polinizados. Para capturar vermes, você pode preparar armadilhas com tubérculos ou batatas velhas de stachis.

A alcachofra chinesa é resistente a doenças, mas as plantas podem sofrer com o apodrecimento da raiz e do caule. Para evitar problemas, é recomendável plantar stachis em solos soltos e permeáveis ​​à água e ao ar.

Conclusão

A alcachofra chinesa espalha-se muito rapidamente na zona, uma vez que alguns dos tubérculos ficam sempre no solo. Eles brotam de forma independente na primavera em um lugar completamente diferente. Mas esta não é a razão para rejeitar stachis. Se o sítio precisa ser desobstruído da planta, basta desenterrar o solo no outono, escolhendo os nódulos, e depois novamente na primavera.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção