Contente
A noz manchuriana (muda) é uma árvore forte e bela que produz frutos de propriedades e aparência surpreendentes. Suas nozes são pequenas em tamanho, aparentemente semelhantes às nozes, mas mais ricas em nutrientes que compõem a composição. Portanto, a geléia de noz da Manchúria acaba sendo não apenas agradável ao paladar, mas também muito útil.
Os benefícios e malefícios da geléia de nozes da Manchúria
Os benefícios da noz Manchu são totalmente comprovados por especialistas. Está repleto de elementos e compostos químicos importantes para o homem como: magnésio, potássio, ácidos (málico e cítrico), alcalóides, vários fitoncidas, caroteno, cumarina e taninos. Além disso, o fruto verde da noz manchu é rico em vitaminas B e C. É delicioso e contém cerca de 60% de óleos nutritivos. É utilizado na medicina e na culinária, principalmente para fazer geleias e tinturas diversas.
Apesar de todas as propriedades úteis desta noz, pode ser prejudicial. Devido ao alto teor de elementos químicos, pode causar uma reação alérgica. Não é recomendado comê-lo em mulheres grávidas e durante a lactação. Contra-indicado em pessoas com cirrose hepática, reações alérgicas, úlceras estomacais e gastrite.
Quais nozes são adequadas para fazer geleia
Para a confecção de compotas, só são adequados os frutos da noz manchu, que são colhidos em meados de julho, aproximadamente entre os dias 10 e 20. A esta altura, eles ainda não amadureceram totalmente e sua casca não amadureceu. Basicamente, essa coleção é chamada de frutas de "maturação do leite". Depois de retirar as nozes da árvore, elas são submetidas a uma imersão prolongada com trocas periódicas de água.
Importante! A casca das nozes da Manchúria é rica em iodo, por isso a colheita, a imersão e o descascamento devem ser feitos com luvas para não manchar as mãos.
Para ter certeza da utilidade da geléia de nozes da Manchúria, você deve seguir cuidadosamente a receita de seu preparo.
Ingredientes
Existem várias receitas de geléia de noz manchu, mas a mais simples é fazer nozes verdes com casca. Para prepará-lo, você precisará de:
- 100 peças de nozes Manchu amadurecidas com leite, não descascadas;
- 2 kg de açúcar;
- 1 limão;
- várias especiarias e ervas em pó (gengibre, cardamomo, cravo, chicória) aproximadamente uma pitada;
- extrato de baunilha (açúcar ou vagem);
- cerca de 2,4 litros de água (2 litros para cozinhar e 2 copos para fazer xarope);
- 1 pacote de bicarbonato de sódio
Se desejar, você pode adicionar várias frutas vermelhas ou cascas de laranja a esses ingredientes.
Receita de geleia de noz manchu
Leva muito tempo para preparar adequadamente a geléia do fruto da árvore Manchu. Demora cerca de duas semanas apenas para preparar as nozes para cozinhar em calda. E o processo de fazer a geléia em si leva 3 dias.
O processo de confecção da geléia começa com a seleção e limpeza das frutas do entulho. Em seguida, eles são derramados até ficarem completamente cobertos com água fria e deixados de molho por um dia. Durante esse tempo, a água deve ser trocada pelo menos três a quatro vezes, enquanto as nozes devem ser enxaguadas em água corrente.
Depois de mergulhar os frutos em água comum, eles são furados ou furados e despejados em uma solução especial de refrigerante (5 litros de água são misturados com 100 g de refrigerante). As nozes devem ficar nesta solução por cerca de dois dias, depois devem ser trocadas. O procedimento é realizado 4 vezes. Neste caso, as nozes devem ser misturadas com a maior freqüência possível. Este procedimento é necessário para se livrar do amargor da fruta.
Depois de embebidas, as nozes são retiradas e secas para a próxima cozedura em calda.
O xarope é feito de açúcar e água.
Dissolva 2 kg de açúcar em dois copos de água e leve ao fogo alto, leve à fervura, retirando a espuma branca. Reduza o lume e mergulhe os frutos secos e embebidos na calda. Juntamente com as nozes, são adicionados pós picantes, bem como limão picado. Deixe ferver novamente e retire do fogo. A geléia resultante deve ser infundida por pelo menos 24 horas, depois é colocada no fogo novamente, fervida e retirada para infusão.
No total, a geléia deve ser fervida pelo menos três vezes, até que toda a água ferva e a geléia adquira uma consistência viscosa, que lembra mel.
Para aroma e picante, vanilina é adicionada à geléia acabada antes da última remoção do fogão. Ele remove o odor azedo de nozes.
A geléia resultante é despejada em potes, que são previamente esterilizados e bem fechados com uma tampa. Para selar os potes, a geleia deve ser vertida quente.
Regras para o uso de geléia de noz manchu verde
A geléia de nozes da Manchúria pronta não pode ser comida antes de um mês depois de ter sido enrolada em potes. Durante esse tempo, as frutas absorvem completamente a calda de açúcar e ficam macias.
Deve-se ter o cuidado de comer geleia, com moderação, para não causar uma reação alérgica. Além disso, essa doçura é muito rica em calorias. 100 g de frutos de nozes contêm aproximadamente 600 kcal.
Pode ser usado sob esta forma junto com o chá como estimulante para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, essa geléia é adequada como recheio para assar tortas.
Termos e condições de armazenamento
A geléia de nozes estúpidas, quando devidamente preparada, pode ser armazenada por até 9 meses. Neste caso, uma série de regras simples devem ser seguidas:
- Sítio escuro;
- temperatura fria.
As condições ideais para preservar o frescor e a utilidade desta iguaria é um local protegido da luz solar, com uma temperatura de 0-15 graus. Pode ser uma despensa ou uma adega.
Após a abertura do pote, a geléia pode ser consumida e armazenada por no máximo dois meses. Portanto, recomenda-se fazer seu preparo em latas de litro ou meio litro.
Para manter o frasco aberto, coloque o conteúdo doce em um recipiente de plástico e feche-o bem. Guarde o recipiente apenas na geladeira.
Conclusão
Apesar do laborioso processo de confecção da compota de nozes da Manchúria, o resultado obtido justifica plenamente a longa espera. O prato acabado tem um sabor muito invulgar e agradável, ao contrário dos tons deste tipo de rebuçados. Propriedades medicinais muito valiosas e valor nutricional merecem se tornar um deleite favorito para toda a família.