Contente
Alguns jardineiros enfrentam o problema de por que as nozes não florescem. Seus frutos contêm grande quantidade de nutrientes e vitaminas e são utilizados na culinária, cosmetologia e medicina. Observando algumas das regras descritas no artigo, você pode facilmente conseguir o florescimento da planta.
Como as nozes florescem
A árvore floresce de abril a maio. A flor da noz dura cerca de 15 dias. Ao mesmo tempo, flores femininas e masculinas podem estar nele. As fêmeas estão localizadas no topo do rebento anual, individualmente ou em várias partes. Os estames masculinos parecem brincos pendurados, firmemente presos nas axilas das folhas. Abaixo estão algumas fotos da floração de nozes.
As flores de nogueira são pequenas, esverdeadas claras. Polinizada pelo vento e pólen de outras nogueiras em um raio de 1 km. Como resultado da polinização, frutos são formados.
Os frutos são nozes grandes com uma casca verde espessa de 0,5 a 2,2 mm de espessura e um caroço denso com várias partições. Quando os frutos estão maduros, a casca seca e se quebra em 2 pedaços. O que resta é uma casca lenhosa, dentro da qual o próprio kernel comestível está encerrado. Amadurecimento ocorre em agosto e setembro. As nozes podem ser pequenas e grandes: depende da variedade e do local de crescimento da árvore. O formato do fruto é geralmente redondo, oval ou ovóide.
Após o plantio da semente, a frutificação ocorre entre 8 e 12 anos. De 10 a 300 kg de frutos são obtidos de uma árvore anualmente. Em uma horta, as nozes vivem cerca de 200 - 500 anos, na natureza - até 1.000 anos, e às vezes até mais.
Por que a noz não floresce
Para cultivar uma noz que pode entrar na época de frutificação, é necessário estudar adequadamente as características biológicas da floração desta planta.
Variedade e método de plantio
Existem variedades de variedades de frutificação precoce, média e tardia. Para obter rapidamente a cor de uma noz, você precisa saber a hereditariedade do indivíduo de onde as sementes ou mudas foram retiradas.
Ausência de um parceiro
Sabe-se que a noz é uma planta dióica, porém sua floração apresenta três formas.
Protândrico | Protogônico | Autofértil |
Primeiro, uma flor masculina desabrocha e, depois de um certo tempo, uma feminina. | Primeiro, a fêmea é dissolvida e, depois, o macho. | A floração das inflorescências feminina e masculina começa ao mesmo tempo. |
Se as inflorescências femininas não se abrirem quando as masculinas liberarem o pólen, a árvore não dará frutos. | Se as flores masculinas acabaram de florescer e as femininas já murcharam, não haverá colheita. | A planta se autopoliniza e pode posteriormente dar frutos. |
Indivíduos protândricos e protogônicos simplesmente não conseguem fertilizar por conta própria; durante a floração, eles precisam de um polinizador.
Muito fertilizante
Se a árvore está crescendo ativamente, mas a floração não ocorre, isso significa que os proprietários a fertilizam e regam generosamente. Isso contribui para o início do desenvolvimento aprimorado da raiz e outros processos são inibidos ou interrompidos completamente.
Densidade de copa abundante
Se a árvore tiver muitos rebentos curtos e esparsos, é porque é muito espessa. A floração das nogueiras ocorre com uma densidade de copa moderada. Dessa forma, o processo de polinização ocorre melhor, pois o vento pode capturar e movimentar livremente o pólen.
Condições e doenças inadequadas
A polinização de nozes é impossível com umidade do ar baixa e extremamente alta. Especialmente se houver chuvas frias prolongadas durante a floração.
O cultivo do solo também é importante. A noz não gosta de ambientes ácidos e as árvores mais produtivas são encontradas em solos ricos em calcário.
Entre outras coisas, a floração não ocorre, porque a árvore pode estar doente ou infectada com parasitas.
O que fazer se uma noz não florescer
- Para acelerar o tempo de frutificação, inocule o indivíduo com o "olho" de outra noz, semelhante ao ciclo de floração.
- Se a nogueira não for autofértil, plante um parceiro com ela. Deve ser selecionada de forma que as plantas tenham os mesmos períodos de maturação das flores masculinas e femininas.
- Outra opção é usar um galho de outra planta com pólen maduro e sacudi-lo sobre uma árvore que não dá frutos. Ou coloque os brincos suspensos em um pedaço de papel e deixe amadurecer por um dia. Em seguida, colete o pólen em um saco de tecido e borrife-o sobre a planta durante a floração. Esse pólen pode ser armazenado por 1 ano.
- Se a concentração de fertilizantes for excedida no solo, é necessário interromper a alimentação complementar e a rega até que a noz volte ao normal. Se isso não funcionar, remova o sistema raiz. Para fazer isso, afaste-se a uma distância de 1,5 m do tronco e cave um sulco ao seu redor com largura e profundidade iguais à da pá.
- Com abundante densidade de copa, corte os ramos em excesso.
- Quando o solo está esgotado, deve ser desenterrado com um forcado. Use 3-4 baldes de húmus como fertilizante, cubra com cobertura morta.
- Na seca, a planta precisa de muita água, mas não é recomendado o uso de mais de 100 a 150 litros.
- Mariposas, ácaros, borboletas brancas e mariposas podem ser eliminados colhendo à mão os parasitas e suas larvas. Outra opção é pulverizar com soluções especializadas. Durante o período de floração e frutificação, é proibido pulverizar a noz.
- Doenças como marsonia, bacteriose e câncer de raiz precisam ser diagnosticadas e tratadas a tempo.
Doenças: métodos de tratamento
Marsonia | Bacteriose | Câncer de raiz |
Infecção por fungos. Manchas marrom-avermelhadas são formadas nas folhas. Eles crescem e eventualmente afetam toda a superfície, depois passam para a fruta. | Frutos e folhas são afetados, o que leva à sua queda e deformação. | O câncer é uma interrupção do desenvolvimento. Pequenos tubérculos aparecem no caule e nas raízes. A planta não recebe nutrientes e água do solo, não floresce, começa a desbotar gradativamente. |
O motivo é uma grande quantidade de precipitação | Muita rega ou chuvas frequentes, fertilizando com produtos contendo nitrogênio. | Um galho que vive no solo que penetra nas raízes através de rachaduras. Seca. |
Prevenção - borrifar as copas das árvores com cal virgem e sulfato de cobre diluído em água na proporção 1: 1. Repita 3 vezes. Remova as folhas afetadas e queime. | Antes da floração, trate a noz três vezes com o remédio marsonia. Recolher e queimar as partes afetadas da planta. | Corte os tubérculos crescidos, trate com soda cáustica líquida, enxágue com água. |
Conclusão
O conhecimento das características biológicas da planta e as complexidades de cuidar dela ajudará a alcançar os resultados desejados e ver com seus próprios olhos como a nogueira floresce. A época de início da floração depende principalmente das características genéticas, condições de cultivo, solo e sistema de formação de copas. Todas as dificuldades são freqüentemente solucionáveis, então não se apresse em cortar uma árvore não fértil.