Contente
Hazel grande variedade Purpurea - uma variedade de variedades. Foi criado em 1836 por criadores ingleses. Posteriormente, a espécie recebeu um prêmio da English Royal Garden Society. A cultura é usada para paisagismo de jardins domésticos, parques. São executados desembarques individuais ou em grupo.
Descrição de Purpurea de avelã grande
Purpurea grande avelã cresce principalmente na forma de um arbusto geral. A altura pode atingir 4-5 M. Canos múltiplos. A coroa é em forma de guarda-chuva, espalhando-se. Nos estágios iniciais, a grande avelã cresce lentamente, depois um pouco mais rápido. A folhagem é arredondada e com tonalidade púrpura. A mesma cor nos brincos, frutas. Esta característica distintiva de grande avelã é claramente visível na foto. Ao longo da estação de crescimento, a superfície da lâmina foliar é coberta por pequenas vilosidades. Folha de 10-14 cm de comprimento, casca de cor cinza, lisa. O sistema radicular de grande avelã com numerosos ramos, superficial, bastante sensível à compactação.
O período de floração cai no final de abril ou maio. O aparecimento das folhas é precedido do desabrochar dos botões. As flores parecem brincos de 10 cm de comprimento.
Os frutos são grandes, de formato cilíndrico. Atingem 2 cm de diâmetro e crescem em grupos de 3-6 em pernas longas. A noz está totalmente coberta com plyus. Os frutos da avelã Purpurea grande são utilizados na culinária, mais conhecidos como avelãs.
Resistência de inverno da avelã Purpurea
Purpurea grande avelã é uma cultura resistente à geada. Tolera uma queda da temperatura do ar até -29 ° С. Pertence à quinta zona climática. Tem permissão para pousar em Moscou, São Petersburgo, Voronezh, Vladivostok, na Rússia Central. No entanto, na floração no início da primavera, é possível que ocorram danos aos ovários por geadas recorrentes.
Plantar e cuidar de grande avelã Purpurea
A avelã Purpurea é uma planta de polinização cruzada, portanto, para obter altos rendimentos, é necessário plantar diversas variedades de arbustos nas proximidades. Não é difícil crescer avelã grande, Purpurea. E o processo não é diferente de cuidar de outras avelãs.
Preparação de material de plantio e local
Purpurea grande avelã cresce bem em áreas ensolaradas, abertas ou ligeiramente sombreadas. Porém, sob a copa ampla das árvores, os arbustos tornam-se raros, se desenvolvem mal, praticamente não dão frutos. Purpurea grande avelã não é exigente com os solos. Solos férteis e drenados são ideais. Hazel Atropurpurea é adequado para condições urbanas.
Trabalho preparatório antes do plantio de mudas.
- Em primeiro lugar, o afrouxamento profundo é realizado em uma área com cerca de 60 cm de profundidade. Isso garantirá o enriquecimento total do solo com oxigênio, bem como a preservação da umidade a longo prazo.
- O recesso é preparado 2 semanas antes do plantio pretendido. Tamanho 50x50x60cm.
- Os fertilizantes são despejados no fundo: 150 g de nitroammofoska, 50 g de sal de potássio, 1 balde de composto.
- A camada superior da terra é misturada com areia, húmus e 1/3 do poço é coberto.
- No fundo, um suporte é inserido para apoiar a muda de avelã de Purpurea grande.
- Uma planta jovem é cuidadosamente examinada antes do plantio. Corte partes secas e danificadas do rizoma com uma faca afiada ou um podador.
- Remova os galhos tortos. A raiz foi podada.
- Imediatamente antes do procedimento, o sistema radicular da avelã de Purpurea grande é tratado com um purê de argila com adição de Kornevin.
Portanto, antes de comprar uma muda grande de avelã Purpurea, preste atenção ao seu estado. É aconselhável escolher plantas de 1-2 anos com um sistema radicular exuberante. Sem áreas putrefativas visíveis. Os brotos devem ser saudáveis, flexíveis e elásticos.
Regras de pouso
A aveleira de folha roxa é plantada a uma distância de 4-5 m uma da outra, tudo depende da fertilidade do solo. Quanto mais fertilizado o solo, mais luxuriante é a copa, portanto, é melhor fazer a distância mais.
O plantio da aveleira de Purpurea grande é realizado na primavera, em março-abril, antes do início do fluxo de seiva, ou no outono. O procedimento consiste nas seguintes etapas:
- coloque a muda com cuidado, no centro do buraco previamente preparado;
- corrigem as raízes para que não haja dobras;
- o colo da raiz da aveleira de Purpurea grande deve ficar rente ao solo, entretanto, as plantas enfraquecidas são enterradas 5 cm para estimular o desenvolvimento dos brotos laterais;
- compactar levemente o solo para excluir vazios;
- corte o arbusto a uma distância de 20-30 cm do nível do solo;
- após o plantio estar completo, grande avelã Purpurea é regada em um volume de 40-50 litros sob um arbusto, independentemente do clima;
- depois de uma semana, repita a rega, então 4 vezes.
Regar e alimentar
Na descrição da variedade, indica-se que a rega da avelã de Purpurea grande é necessária apenas em verões secos. Recomenda-se manter úmido o solo próximo ao poço. A falta de líquido leva a pequenos frutos, queda de folhagem, frutos. Especialmente é necessário regar a avelã Purpurea durante o período da colocação dos órgãos generativos do próximo ano, aproximadamente o começo - meados do verão.
A nutrição abundante garante uma boa frutificação por muitos anos. Durante a formação dos frutos, é aconselhável alimentar a cultura. As preparações contendo nitrogênio são ideais. Eles também promovem o amadurecimento uniforme dos frutos. A cada 2-3 anos, é realizada a fertilização com fertilizantes orgânicos.
Afrouxamento e cobertura morta
É necessário afrouxar o círculo peri-tronco aproximadamente 4-5 vezes por temporada, especialmente após umedecimento. Portanto, uma crosta densa não se formará na superfície do solo e a mistura de ar terá acesso irrestrito ao sistema radicular. Porém, não é necessário cavar a terra ou soltar profundamente o solo, para não prejudicar as raízes. A profundidade ideal de afrouxamento da camada de solo sob a árvore é de 5-7 cm.
O procedimento de cobertura morta pode ser realizado imediatamente após o plantio de uma grande muda de avelã Purpurea. Turfa, feno ou palha bastam. Uma camada de cobertura morta, via de regra, é feita de 10-15 cm. Graças a este procedimento, a umidade é retida no solo por mais tempo, o que também impede o crescimento ativo de ervas daninhas.
Corte e modelagem
O cuidado adequado com as avelãs roxas envolve a poda regular. O primeiro procedimento é realizado imediatamente após o plantio, para alinhar a parte aérea com o sistema radicular. Além disso, à medida que cresce, é a vez da formação da coroa. Purpurea grande avelã pode ser representada como uma árvore ou arbusto.
A formação das avelãs em forma de árvore de selo simplifica o cuidado, estimula a frutificação mais precoce e permite fazer o plantio máximo de plantas numa área. Para isso, duas árvores são plantadas uma ao lado da outra. Após 3-4 anos, uma avelã é removida, mais fraca. No segundo, grande, todos os rebentos laterais são cortados a um nível de 30-40 cm da superfície da terra. As seções são desinfetadas com gramado.
5-7 ramos da primeira ordem ou duas camadas de 3 rebentos esqueléticos são deixados no tronco principal. A distância entre as camadas deve ser de 20-25 cm.As bacias esqueléticas, via de regra, distanciam-se 5 cm uma da outra, sendo a segunda fileira formada pelos rebentos laterais. Na idade de 4-5 anos de idade aveleira de grande Purpurea é encurtada pelos ramos guia, controlando assim o crescimento da árvore. A altura ideal é de 2-3 m.
A forma arbustiva da grande avelã Purpurea é mais rápida e fácil de formar. O principal é manter os principais 8-10 brotos no mato. Ao mesmo tempo, não se esqueça de que novos incrementos são adicionados a cada ano. A partir do 8º ano de vida, começam a remover 1-2 ramos velhos a cada 12 meses, substituindo-os por filhotes basais jovens.
Remova galhos secos, doentes, quebrados e malformados. Desta forma, desbastando o arbusto e proporcionando total acesso à luz. A cada poucos anos, uma poda anti-envelhecimento mais radical é realizada. Como resultado, toda a parte aérea é removida sob a raiz.
Se preparando para o inverno
Jovens avelãs de frutos grandes podem congelar ligeiramente em invernos rigorosos. Como resultado, as inflorescências masculinas (brincos), que são mais suscetíveis ao frio, morrem. Portanto, jardineiros experientes recomendam dobrar os brotos mais baixos no outono. Pressione para baixo com uma carga, cubra com agrofibra e no inverno cubra com neve. Com a chegada do calor, a carga é retirada, os ramos da aveleira da grande Purpurea restauram a sua forma anterior.
As folhas secas que sobraram do outono ajudam as raízes a se manterem quentes no inverno.
Colheita
Em agosto-setembro, eles começam a coletar castanhas. As principais características são:
- derramamento de frutas;
- divulgação da casca dura;
- cor marrom escura.
Ao colher, é usado um método manual de colher nozes dos galhos. Eles também assustam a árvore e recolhem frutos do solo. Em qualquer caso, a coleta não causa nenhuma dificuldade particular. Em seguida, as avelãs são secas, a camada superior da casca é removida. Em seguida, as nozes ainda úmidas são espalhadas em uma sala com temperatura de + 18-20 ° C para a secagem. Como resultado, o teor de umidade da fruta deve estar entre 10-12%.
Reprodução
Purpurea grande avelã é propagada de várias maneiras.
- Sementes. A semente precisa ser estratificada. A germinação é estimulada pela influência alternada do calor e do frio. Portanto, as sementes são deixadas em água morna por dois dias. Em seguida, eles são mantidos em um local quente por 2 semanas. Em seguida, eles são transferidos para o frio. As nozes permanecem lá por até 4 meses. Como regra, as sementes geram descendentes diferentes, não exatamente como a planta-mãe. A frutificação das mudas ocorre em 5 anos.
- Divisão do mato. O broto é cuidadosamente separado da raiz com uma pá. A fuga, junto com um pedaço de terra, é transplantada para um novo lugar. Pequenos cortes são feitos no tronco da aveleira de grande Purpurea para o rápido aparecimento de rebentos de raiz.
- Para obter um grande número de mudas, recorrem à reprodução por estratificação. A primeira colheita se forma no sexto ano.
- Novas variedades são obtidas por enxerto na divisão. Oculações e cópulas não criam raízes.
Doenças e pragas da avelã Purpurea
Purpurea grande avelã é pouco suscetível a doenças e pragas. No entanto, você deve estar atento para possíveis sintomas incomuns.
- Podridão cinzenta. Doença fúngica, da qual a árvore sofre muito, os frutos apodrecem. Se as medidas não forem tomadas a tempo, a avelã pode morrer.
- Nectrium. Outra doença fúngica, que se manifesta na forma de manchas laranja-avermelhadas no tronco.
- Gorgulho de nozes. O bug tem 10 mm de tamanho. Suas fêmeas depositam as larvas em frutos imaturos. Se as medidas não forem tomadas a tempo, até 50% da colheita é perdida.
- Aphid. Alimenta-se da seiva da planta, que mais tarde leva à morte. O fruto de uma noz de urso doente não amadurece.
- Ácaro do rim. Um pequeno inseto que passa o inverno se escondendo nos botões de uma noz. Lá ele põe ovos. E na primavera, os botões afetados secam.
- Besouro de folha de nozes. Uma praga que come folhas de avelã.
Preparações contendo cobre ajudam a lidar com infecções fúngicas: HOM, Abiga-Peak, bem como enxofre coloidal.Além disso, as áreas afetadas de grandes avelãs Purpurea são removidas e queimadas. O controle de pragas de insetos envolve o tratamento da árvore com inseticidas: Intivira, Karbofos, Fufanon.
Conclusão
A avelã grande é uma noz útil e valiosa que cresce em toda a natureza. Se desejar, essa variedade pode ser cultivada em uma casa de verão. Além de frutas deliciosas, a árvore será uma verdadeira decoração do jardim. Ele se dá facilmente com outras grandes frutas e plantas.