Contente
Devido ao seu alto rendimento e despretensão, as avelãs gostam muito de muitos jardineiros. É importante lembrar que é muito difícil conseguir mudas por conta própria, por isso é recomendável adquiri-las em lojas especializadas. As avelãs não crescem apenas em regiões quentes e ensolaradas, mas também podem crescer na Sibéria. Nesse caso, você precisará escolher variedades resistentes à geada e, se possível, cobrir para o inverno.
Avelã e avelã - qual é a diferença
Antes de considerar as diferenças entre avelãs e avelãs, deve-se ter em mente que elas pertencem à mesma família, pelo que têm a mesma composição, propriedades úteis e semelhança externa. Uma característica distintiva é o fato de que a avelã é cultivada e a avelã é uma árvore silvestre.
Os frutos da avelã são muito maiores que os da avelã, possuem uma composição rica, que inclui nutrientes, proteínas e gorduras. Por sua vez, a avelã é muito mais resistente, tolera muito bem condições de baixa temperatura, o que não se pode dizer do seu parente. Apesar disso, as avelãs podem ser cultivadas em muitas regiões da Rússia, mas na maioria dos casos elas precisam de abrigo durante o inverno.
Qual a aparência das avelãs
A avelã é um arbusto de folha caduca que pode atingir uma altura de até 10 m. A casca da avelã tem uma tonalidade cinza-acinzentada, os rebentos são vermelho-esverdeados, bastante grossos. As folhas são ovais ou em forma de coração, ligeiramente pontiagudas na orla, além disso, as folhas apresentam uma orla serrilhada, cuja cor pode variar do verde ao carmesim. A largura das folhas é de cerca de 6 cm, o comprimento chega a 12 cm.
Durante o período de floração, aparecem flores de dois sexos - masculinas e femininas. As flores masculinas assemelham-se à forma de brincos, com comprimento de 10 cm. As flores femininas são botões vermelhos e oblongos. As nozes, via de regra, têm forma de ovo, o comprimento pode chegar a 3 cm, o miolo é protegido por uma casca forte.
Como regra, a floração ocorre durante todo o período de inverno e termina apenas no início da primavera. No inverno, as avelãs atraem os olhos com brincos multicoloridos, que podem ser verdes, laranja ou rosa. Após a polinização, os amentilhos ficam amarelos.
As avelãs têm um sistema radicular bastante desenvolvido, podem crescer em áreas sombreadas, pelo que podem ser cultivadas mesmo em declives. Altos rendimentos só podem ser alcançados se a avelã for cultivada em uma área plana e ensolarada, que é protegida de fortes rajadas de vento.
Qual a aparência de avelã
Se levarmos em consideração a descrição e a foto da aveleira comum, então é importante notar que a aparência se assemelha a um arbusto, cuja altura pode chegar a 5-7 m. Em alguns casos, você pode encontrar espécimes bastante grandes até 10 m de altura. O Hazel consiste em um grande número de troncos e ramos fofos ... Na primavera você pode ver muitas abelhas e insetos no mato, no outono a aveleira atrai pássaros e esquilos.
A casca de avelã pode ser cinza claro ou marrom, a estrutura é lisa. Hazel é coberto com folhas bastante grandes e largas.
O arbusto cresce em ravinas ou nas bordas.Durante o período de floração, você pode ver brincos amarelos ou dourados pendurados - é assim que as flores masculinas se parecem. A floração ocorre no final de março ou início de abril, dependendo do regime de temperatura e das condições climáticas.
Qual é a aparência de uma avelã?
Para entender a aparência da fruta, você pode ver a foto de uma avelã. As nozes têm uma forma esférica, a casca é castanha clara. As frutas são grandes o suficiente para produzir frutos ativamente todos os anos.
Devido à sua composição química única, as nozes são muito valorizadas pelos consumidores. O conteúdo de proteínas, gorduras e carboidratos é de 98%. Uma vez que, depois de comer, os grãos são rapidamente absorvidos e digeridos, o corpo obtém o máximo de benefícios.
Onde a avelã cresce
As avelãs, cuja altura pode chegar em alguns casos até 10 m, podem crescer não só na Rússia e na Sibéria, mas também nos seguintes temores:
- Peru;
- Itália;
- França;
- Suécia;
- América;
- Alemanha.
Como você pode ver, as avelãs podem crescer em um grande número de países, o que é facilitado pela despretensão dessa variedade de nozes. Como mostra a prática, a maioria das variedades de avelãs amam o calor e o sol, o que não é surpreendente, pois suas antecessoras cresceram exclusivamente na costa marítima.
Os melhores produtos acabados são fornecidos da Turquia. Em países quentes, as frutas maiores e mais úteis são obtidas. Na Rússia, as avelãs podem ser encontradas na Crimeia e no Cáucaso. É importante lembrar que os produtos acabados são fornecidos à Rússia pela Espanha, Itália e China.
Descrição botânica de avelã
A avelã avelã pertence a uma cultura arbustiva ou arbórea, cuja altura varia de 2 a 5 m, podendo ser ovóide ou esférica, com copa ligeiramente plana. As folhas são ovais ou arredondadas, o topo é estreito. A lâmina foliar é verde escura acima e verde abaixo.
As flores masculinas são coletadas em amentilhos com várias flores, enquanto as femininas crescem aos pares. O período de floração ocorre na primavera e no verão. Após a finalização da floração, inicia-se o processo de formação dos frutos. A frutificação ocorre no final do verão.
Como as avelãs florescem
As avelãs têm flores de sexos diferentes. Via de regra, os masculinos têm a forma de brincos e os femininos parecem pequenos botões. A partir de cada botão são formados até 5 brincos, com comprimento de 10 cm. A flor feminina consiste em um pistilo e um perianto não desenvolvido.
No momento em que a temperatura externa atinge + 12 ° C ou mais, o crescimento ativo dos brincos começa, e eles se desenvolvem muito mais rápido no tempo seco. Com tempo chuvoso, a floração será tardia. Após o término da formação de amentilhos, começa a liberação do pólen. Os ovários são formados após 2 meses - no início do verão.
As geadas que surgem numa altura em que as flores femininas já estão polinizadas são especialmente perigosas. Nesse caso, você pode perder quase toda a safra. Os abrigos são usados para proteger as avelãs da geada. Para a Sibéria, você pode escolher variedades resistentes ao inverno que não congelam na primavera. Deve-se ter em mente que a floração desta variedade de avelãs será longa e tardia.
Como as avelãs crescem
As avelãs podem crescer em quase qualquer tipo de solo, pois é uma planta despretensiosa. É importante levar em consideração apenas um ponto - não é recomendável plantar esta variedade de nozes em solos pantanosos, arenosos e salinos - nessas condições, as avelãs não podem crescer.
A solução ideal seria escolher encostas e planícies onde os rios não sequem. Esta escolha se deve ao fato de ser necessária uma grande quantidade de umidade para o crescimento normal e obtenção de uma boa colheita.Se o material de plantio for plantado no lado sul, ocorre um despertar precoce, como resultado do qual os botões começam a morrer durante as geadas. Durante o pouso, deve-se ter em mente que o local deve ser protegido de fortes rajadas de vento.
Quando a avelã amadurece
O período de maturação das avelãs ocorre na segunda quinzena de julho e vai até o final de setembro. No estágio inicial de maturação, os frutos são verdes - isso significa que é muito cedo para colhê-los. Além disso, não se apresse e colete frutas durante o processo de amadurecimento. Isso se deve ao fato de que as avelãs verdes não podem ser armazenadas por muito tempo, enquanto os grãos secam rapidamente.
O grau de maturidade é determinado pela cor da casca. No momento em que os frutos amadurecem, eles apresentam uma tonalidade de casca marrom ou amarela - isso acontece em agosto. Assim que as nozes mudarem de cor, você pode começar a colher.
Conclusão
As avelãs crescem não apenas na Rússia, mas também muito além de suas fronteiras. Mais de 75% dos produtos acabados vêm da Turquia, onde as avelãs são cultivadas principalmente.