Contente
A avelã de folhas vermelhas é uma planta de mel com excelente sabor a frutas. Graças à exuberante copa com folhas bordô, a avelã é utilizada como planta ornamental que se adapta perfeitamente a qualquer paisagem.
Descrição das avelãs de folhas vermelhas
A avelã de folhas vermelhas é um arbusto alto (mais de 5 m) termofílico que cresce nas regiões centrais da Rússia e no sul. Na natureza, uma planta que se espalha pode ser encontrada em florestas decíduas e estepes. Hazel prefere solos férteis e bem umedecidos. Um arbusto pode conter até 9 troncos. Sua casca é cinza-acinzentada, densa, lisa. Em rebentos jovens, é vermelho escuro.
Na natureza, o arbusto tem uma copa espalhada em forma de bola. Seu diâmetro pode chegar a 6 m. Em paisagens criadas artificialmente, as avelãs ganham a forma de uma árvore baixa. Após o plantio, a cultura cria raízes e cresce rapidamente.
As folhas da aveleira de folha vermelha são grandes, oblongas em forma de pargo, que deu o nome ao arbusto. Seu comprimento é de cerca de 10 cm, largura - 8 cm. Na primavera, sua cor é marrom escuro com uma tonalidade verde, no verão - bordô, na primavera - amarelo-laranja. A parte inferior da folha é sempre mais clara que a superior. Há uma pequena penugem nas veias.
As avelãs florescem cedo, antes que as folhas apareçam, no final de fevereiro, início de março. As inflorescências masculinas e femininas estão na mesma planta, aparecem ao mesmo tempo. As flores masculinas são semelhantes aos brincos de bétula, apenas na cor rosa, as flores femininas são na forma de botões coletados em inflorescências.
Os frutos da avelã são oblongos com uma forte casca marrom-acinzentada. Eles crescem em 6-8 peças em um corte. Os grãos são redondos, bege escuro, nutritivos, ricos em calorias e de excelente sabor. Amadurece no final de agosto ou início de setembro.
Avelã de folhas vermelhas em paisagismo
Os arbustos de avelã são plantados como sebes. Sua densa copa protege o jardim dos ventos. Você pode usar um arbusto para aparar árvores altas. Um canteiro de flores rodeado por plantas de aveleira vermelho-escuras ficará muito bem em qualquer época do ano.
É bom plantar arbustos roxos exuberantes perto da varanda da frente ou sob as janelas da casa. Pequenos bosques de avelãs de folhas vermelhas em um terreno pessoal parecem simples e ao mesmo tempo muito impressionantes. Além disso, para uma boa frutificação, é necessário plantar várias plantas lado a lado, a uma distância de 5 m umas das outras. Para fins decorativos, a aveleira de folhas vermelhas é plantada a uma distância de 3 m entre os arbustos.
Com a ajuda das avelãs, é possível consertar áreas do jardim que podem escorregar: ravinas, morros. As fortes raízes superficiais da planta ancoram bem o solo em que crescem.
A foto mostra como avelã de folhas vermelhas é usada em projetos paisagísticos:
Variedades de avelã com folhas vermelhas
Um grande número de espécies de avelãs de folhas vermelhas foi criado na Rússia, no exterior próximo, na Europa Ocidental. Todos eles são usados não só para obter nozes, mas também para decorar o jardim. Arbustos com folhas cor de vinho servem para realçar a cor entre a vegetação do jardim.
Avelã de Lambert com folhas vermelhas
A planta é obtida na Holanda por seleção. É um arbusto de baixo crescimento (não mais de 4 m de altura) com pequenas folhas vermelhas. Eles permanecem como tal apenas na primavera, em outras épocas do ano, apenas a parte superior da avelã tem uma tonalidade bordô.
As avelãs de Lambert florescem cedo, em fevereiro. Não tenho medo de geada. É plantado como polinizador de outras variedades de avelã. Os frutos do arbusto são pequenos, mas têm bom gosto. Seu peso não ultrapassa 2 G. As nozes podem ser colhidas em meados de agosto.
Hazel Red-leaved Kontorta
Esta é a variedade mais incomum de avelãs. Possui rebentos longos e curvos, folhas enrugadas. Os ramos na primavera são densamente cobertos com brincos rosa-avermelhados. Na natureza, ela cresce em toda a Europa Ocidental, no Cáucaso, na Crimeia. Devido à sua aparência incomum, a avelã Kontorta é usada como planta ornamental.
A avelã Contorta de folhas vermelhas é um arbusto de baixo crescimento, seu comprimento não ultrapassa os 3 m. A largura da copa é de 2-3 m. Após o plantio, a planta cria raízes e cresce rapidamente. O crescimento pode diminuir após o início da frutificação.
Os brotos do arbusto são de cor marrom escuro, ricamente retorcidos. O rizoma se espalha próximo à superfície da terra, os galhos são longos, fortes, curvos. As folhas são pequenas, não ultrapassam 2 cm de comprimento, vermelhas na primavera e no outono e verdes no verão. Sua superfície é coberta com penugem, parecem amassados, como se danificados por pragas. O arbusto floresce com brincos de cor escura, no topo são recobertos de pólen amarelo.
A avelã de folhas vermelhas floresce no final de março ou início de abril. Prefere crescer em áreas abertas e bem iluminadas, em solos moderadamente úmidos.
A avelã Kontorta dá frutos em setembro. As nozes são pequenas, oblongas e com uma bainha forte.
Avelãs de folhas vermelhas parecem incomuns e bizarras no final do outono, quando perdem as folhas e se retorcem, como se brotos enrolados estivessem expostos.
Avelã Varsóvia com folhas vermelhas
A variedade foi cultivada em Varsóvia no século passado. É uma planta alta que chega a atingir 7 m de altura. A copa é exuberante, espalhando-se, o tamanho em diâmetro chega a 6 m.
As folhas são grandes, compridas, castanho-avermelhadas na primavera, verdes no verão e laranja brilhante no outono. Seu comprimento é de cerca de 7 cm. Na primavera, os brotos são cobertos por numerosas inflorescências masculinas em forma de brincos. Seu comprimento chega a 7 mm.
A avelã de folhas vermelhas Varshavsky é uma planta extravagante, vulnerável à geada e ao alagamento do solo. O arbusto não tolera sombras e correntes de ar, frutifica bem em solos férteis neutros. Em condições desfavoráveis, as avelãs não são polinizadas, requerem um polinizador ou polinização artificial.
As avelãs de Varsóvia amadurecem no início do outono. Possui frutos de tamanho médio (cerca de 2,5 cm de comprimento), com um fino envoltório de frutas.
Sirene de avelã de folhas vermelhas
A variedade foi desenvolvida na Polônia no século passado. Esta é uma planta de baixo crescimento (4-5 m) na forma de um arbusto. Após o desembarque, está crescendo rapidamente. A decoração da avelã é grandes folhas ovais de cor vermelho escuro com brilhantes veios escarlates. Sua superfície irregular e robusta é coberta por uma pequena penugem.
Na primavera, amentilhos cinzentos aparecem nos brotos, que se tornam vermelhos quando florescem. Eles crescem em inflorescências de 2-3 peças.
Hazel dá frutos no final do verão. As porcas estão localizadas em uma alça, 5-7 peças. Os frutos são grandes, oblongos, o invólucro é fino e frágil. Depois de colhidos e secos, os grãos são fáceis de extrair. As qualidades de sabor das nozes são altas.
A sirene de avelã é uma planta resistente ao gelo que pode suportar temperaturas de até -20 Cᵒ. Ela floresce no início de março, antes que as folhas se abram.
Plantando e cuidando da aveleira de folhas vermelhas
As avelãs preferem solos férteis e moderadamente úmidos, que não contêm areia ou argila.Hazel cresce bem em áreas abertas iluminadas, cresce na sombra, mas frutifica mal.
Preparação de material de plantio e local
Para obter uma boa colheita de nozes, vários arbustos de avelã são plantados nas proximidades. Escolha uma área aberta, bem iluminada pelo sol, não soprada pelos ventos. O plantio pode ser feito na primavera ou no outono. Os agrônomos recomendam o enraizamento desta cultura em meados de setembro.
Várias mudas de avelãs de folhas vermelhas com diferentes períodos de maturação são escolhidas para o plantio. Eles vão polinizar bem uns aos outros. As mudas são escolhidas com um pequeno número de folhas, um sistema radicular bem desenvolvido. O comprimento dos ramos do rizoma é de pelo menos 30 cm. Uma muda deve ter 3 ou mais brotos. Antes do plantio, as raízes são embebidas em soluções especiais para estimular o crescimento.
Um mês antes do plantio, uma cova é preparada. Durante esse tempo, a terra se acomodará nele e ficará bem compactada. Seu tamanho deve ser de cerca de 70x70 cm, não menos. O fundo do poço é coberto com um balde de húmus com um copo de superfosfato e 50 g de sulfato de potássio.
Regras de pouso
Para uma boa sobrevivência e enraizamento, a aveleira é plantada de acordo com certas regras. É importante observar a distância entre as mudas (3-5 m), escolher um local que não seja inundado por enchentes de primavera.
Algoritmo de aterrissagem:
- No centro do poço, uma colina de terra é derramada para enraizar de aveleira.
- As raízes são retiradas da solução, endireitadas e dispostas uniformemente no centro do monte principal.
- Os brotos são fixados verticalmente, amarrando-os a uma estaca de madeira, que deve ser instalada na cava.
- Depois as raízes são cobertas com terra solta e levemente pisoteadas.
- O colo da raiz é deixado 5 cm acima do nível do solo.
- A muda é regada com 3 baldes de água.
Regar e alimentar
A avelã de folhas vermelhas adora solos úmidos, mas não tolera o excesso de água. Depois de plantar e regar, o círculo próximo ao caule deve ser coberto com agulhas de pinheiro ou serragem.
Uma semana após o plantio, a rega é repetida. É necessário garantir que a umidade do tempo anterior seja totalmente absorvida. A estagnação da umidade perto dos brotos e o apodrecimento das raízes não devem ser permitidos.
No verão, a rega é realizada 2-3 vezes por mês. O consumo de água por planta é de 10 litros. É importante não permitir que as raízes sequem em junho e julho. Nesse momento, os frutos do ano corrente estão se formando.
A avelã de folhas vermelhas deve ser alimentada após o plantio, no máximo 1 vez a cada 3 anos. Húmus e composto são usados como fertilizantes. Para 1 planta, eles precisarão de 5 kg. No início do verão, para aumentar a produtividade, são aplicados fertilizantes nitrogenados na quantidade de 100 g por planta.
Afrouxamento e cobertura morta
No verão, os baús devem ser afrouxados várias vezes ao mês. Isso deve ser feito com cuidado e superficialmente, uma vez que as raízes estão próximas à superfície da terra. Após a rega, assim que toda a umidade for absorvida, o solo ao redor do rizoma é coberto com palha cortada, agulhas e casca de árvore. Isso irá reter a umidade perto da raiz.
Podando e modelando a coroa
A poda das avelãs de folhas vermelhas é realizada no final do outono, após a queda da folhagem. É importante desbastar as plantas jovens com até 4 anos de idade anualmente. Isso aumentará o rendimento da planta durante o período de frutificação.
Avelã é cortada a partir do centro da copa, formando uma espécie de vaso. Isso permitirá que os raios do sol penetrem nos brotos jovens e não formados. Isso aumenta o número de conjuntos de nozes.
Durante a poda de outono, ramos secos, danificados e muito longos são removidos. Os rebentos laterais são dobrados para baixo e para os lados, fixados com um arame. Isso facilitará o acesso da luz solar e do ar ao interior da coroa.
Preparando-se para o inverno
As plantas jovens até aos 4 anos devem ser embrulhadas para o inverno com agrofibra ou película. Você pode dobrar tiros longos no chão, fixe com suportes de metal.De cima, o arbusto é coberto com ramos de abeto. Assim que a neve cai, ela é jogada em cima do arbusto. Avelãs de folhas vermelhas com mais de 4 anos, variedades resistentes à geada (Maria Makarevich, Miracle of Vsesvyatsky, Pushkin red) invernos bem sem abrigo.
A colheita
A planta dá frutos em 4 ou 5 anos após o plantio. A colheita dos frutos da aveleira de folhas vermelhas começa no final de agosto ou início de setembro, dependendo da variedade. A maturidade é determinada pelo amarelecimento da casca, os frutos começam a desmoronar. As nozes são arrancadas do arbusto, os frutos caídos são coletados. De um arbusto de avelã, colhe-se de 2 a 4 kg de frutos.
Após serem retiradas do arbusto, as nozes são secas por 2 semanas. As avelãs, que caíram do plyus, são consideradas adequadas para a alimentação.
Reprodução
As avelãs variedades são propagadas enxertando um botão ou cortando um arbusto de aveleira selvagem. Eles fazem isso no final do verão.
Além disso, existem outras maneiras de criar avelãs de folhas vermelhas:
- sementes;
- camadas de raízes;
- fotos.
A maneira mais fácil é dividir o mato. No final do verão ou outono, usando uma pá bem afiada, separo a planta com 2-3 brotos do arbusto-mãe. Pequenos cortes são feitos a uma distância de 15-20 cm do rizoma. Isso estimula o crescimento de novos ramos. Depois que o novo arbusto é enraizado de acordo com todas as regras.
Doenças e pragas
A avelã de folhas vermelhas é uma variedade resistente a doenças e pragas. Raramente atacado por pulgões, cochonilhas, lagartas, gorgulho da noz. Para evitar o aparecimento de insetos nas folhas da avelã, ela é tratada em fevereiro, antes da abertura dos botões, com os preparativos adequados. Os arbustos são pulverizados novamente após o aparecimento das folhas.
Avelãs de folhas vermelhas são suscetíveis a doenças fúngicas. Para combatê-los, o arbusto é borrifado com uma solução do líquido bordalês.
Conclusão
A avelã de folhas vermelhas é uma planta despretensiosa e resistente à geada. Seus frutos são apreciados por seu alto valor nutritivo, rica composição de minerais e bom gosto. Usando o mínimo de meios e técnicas agrotécnicas, você pode obter uma boa colheita de avelãs no outono.
comprei uma noz de folhas vermelhas, plantei, uma semana depois as folhas começaram a ficar verdes. As novas folhas são vermelhas e tornam-se verdes após alguns dias. E as folhas velhas começaram a secar, embora regemos dia sim, dia não.