Contente
O banhista Altai (Trollins altaicus), ou a luz Altai, é um racemo herbáceo com propriedades medicinais, pertencente à família Buttercup. É cultivada como planta de jardim ornamental há quase um século e meio (desde 1874). Especialmente popular na Europa. Listado no Livro Vermelho do Uzbequistão.
Descrição botânica da espécie
O banhista de Altai é um arbusto de 0,8-0,9 m de altura com caules de folhas simples, eretos e simples (ocasionalmente ramificados) terminando em botões. A flecha da flor da planta emerge da roseta da raiz (cerca de 25-30 cm de altura), consistindo de peciolada longa, palmada dividida em 5 segmentos em forma de diamante quase até a base das placas da folha, que têm a forma de um pentágono regular (5-12 cm de diâmetro). Poucas folhas do caule, muito menores em direção ao ápice, as inferiores nos pecíolos, as superiores sésseis.
As flores esféricas, não muito grandes (até 4-5 cm) do maiô Altai são coletadas de 10-20 sépalas laranjas ovadas amarelo-ouro ou laranja ricas, que têm um brilho avermelhado no exterior. Alargadas na base e apontadas para o ápice, pétalas nectárias de uma suculenta tonalidade laranja-avermelhada. As anteras de cor mais escura são roxas. Na flor totalmente aberta do incêndio de Altai, estames negros são claramente visíveis.
A floração do maiô começa na primeira quinzena de maio e dura cerca de três semanas, às vezes no final do verão (agosto), é possível repeti-la. No lugar dos botões esfarelados, após algumas semanas, formam-se frutos de folíolos redondos, cheios de sementes brilhantes, pretas e ligeiramente nervuradas.
Área de cultivo
Os banhistas selvagens de Altai preferem se estabelecer em prados e campos, bordas de florestas, em florestas de abetos e ao longo das margens de corpos d'água. Eles são freqüentemente encontrados no Distrito Siberiano, Altai, bem como na Mongólia, norte da China e Ásia Central. A luz de Altai cresce a uma altitude de cerca de 0,9-2,3 km acima do nível do mar, ao longo da borda do cinturão florestal.
Aplicação na criação
Com base em três maiôs de cultivo selvagem (Altai, Europeu e Chinês), por meio de vários cruzamentos, os criadores criaram uma variedade híbrida - um maiô cultural (Trollins cultorum). Usando um híbrido, eles criam uma variedade de novas formas e variedades de trajes de banho com flores de limão quase branco ou claro.
Propriedades medicinais e contra-indicações
Todas as partes do maiô Altai são consideradas venenosas, não só as flores, mas também os caules com folhas são usados para fins medicinais. As pétalas e verdes contêm: saponinas, alcalóides, cumarinas, flavonóides, colina, lipase, ácidos carboxílicos fenólicos, vitamina C. As sementes de fogo contêm óleos graxos (mais de 30%).
O maiô Altai seco tem propriedades cicatrizantes, absorvíveis, antiinflamatórias e descongestionantes pronunciadas. Na medicina popular, usam-se decocções, cremes, pomadas e infusões à base desta planta. Curandeiros e curandeiros tratam com o fogo Altai:
- hemorróidas;
- sarna;
- doenças estomacais;
- inchaço;
- escorbuto;
- epilepsia;
- abscessos e feridas purulentas;
- furunculose;
- hepatite infecciosa;
- feridas de longa cicatrização e sangramento;
- hidropisia;
- doenças renais e hepáticas;
- doenças femininas (violação do ciclo).
Quaisquer medicamentos do maiô Altai são absolutamente contra-indicados durante a gravidez, amamentação, bem como em caso de intolerância individual e manifestações alérgicas.
É possível crescer em casa
O banhista Altai é fácil de cultivar em um jardim ou em um terreno particular, já que esta cultura despretensiosa não requer técnicas específicas. O processo começa com a coleta e secagem das sementes da chama. Antes do plantio, a semente é estratificada a frio. Para isso, as sementes são misturadas com areia levemente úmida e guardadas em um saco na prateleira inferior da geladeira (a + 2-4 ° C), destinada ao armazenamento de vegetais.
Depois de esperar 3-4 meses (geralmente em março), o maiô é semeado em um recipiente ou caixa com uma mistura de terra leve, em seguida, os recipientes são mantidos em local aquecido (+ 20-22 ° C) e iluminado. As mudas não aparecem rapidamente, nem antes da segunda quinzena de abril, ou mesmo apenas no início de maio. As mudas da luz são bem regadas e cobertas do sol escaldante, mergulham após a formação de 2-3 folhas maduras. No terreno aberto do local, as mudas do maiô Altai são realocadas em agosto.
Para o maiô Altai, opta-se por uma área bem iluminada e aberta com solo húmus, fértil, estruturado e de acidez neutra. Húmus e turfa são adicionados a solo pobre antes do plantio (2-3 kg por m2). Arbustos leves de Altai crescidos através de mudas florescem apenas por 3-4 anos.
Os cuidados adicionais com o maiô são os seguintes:
- Rega regular e abundante, especialmente em climas quentes. Apenas água aquecida pelo sol e água sedimentada podem ser usadas para irrigação da luz Altai.
- Cobertura durante a floração com qualquer fertilizante complexo (Agricola, nitrophoska, etc.).
- Remoção de ervas daninhas. Não é necessário afrouxar as plantações do maiô Altai, já que suas raízes são muito superficiais e facilmente danificam. Melhor apenas cobrir o chão sob os arbustos.
- Poda. As cabeças desbotadas da luz Altai são removidas. No outono, corte toda a folhagem murcha pela raiz.
Os maiôs não precisam de abrigo para o inverno. As luzes de Altai sobrevivem bem até mesmo às geadas mais severas da Sibéria.
O maiô pode ser propagado dividindo o rizoma de um arbusto crescido adulto (4-5 anos). No final de agosto ou na primeira semana de setembro, a planta é totalmente desenterrada e cortada (picada) em pedaços, cada um com suas próprias raízes e botões de renovação. Em seguida, os delenki resultantes da luz Altai são plantados nos lugares certos, aprofundando ligeiramente (em 1,5-2 cm) o colo da raiz.
Conclusão
O banhista de Altai é uma planta ainda pouco comum em jardins e terrenos privados. No entanto, sua aparência incomum e natural é capaz de dar um certo entusiasmo e sabor selvagem às plantações culturais artísticas. Esta qualidade torna o Altai light muito promissor na horticultura.