Maiô Altai: foto e descrição

O banhista Altai (Trollins altaicus), ou a luz Altai, é um racemo herbáceo com propriedades medicinais, pertencente à família Buttercup. É cultivada como planta de jardim ornamental há quase um século e meio (desde 1874). Especialmente popular na Europa. Listado no Livro Vermelho do Uzbequistão.

Descrição botânica da espécie

O banhista de Altai é um arbusto de 0,8-0,9 m de altura com caules de folhas simples, eretos e simples (ocasionalmente ramificados) terminando em botões. A flecha da flor da planta emerge da roseta da raiz (cerca de 25-30 cm de altura), consistindo de peciolada longa, palmada dividida em 5 segmentos em forma de diamante quase até a base das placas da folha, que têm a forma de um pentágono regular (5-12 cm de diâmetro). Poucas folhas do caule, muito menores em direção ao ápice, as inferiores nos pecíolos, as superiores sésseis.

As flores esféricas, não muito grandes (até 4-5 cm) do maiô Altai são coletadas de 10-20 sépalas laranjas ovadas amarelo-ouro ou laranja ricas, que têm um brilho avermelhado no exterior. Alargadas na base e apontadas para o ápice, pétalas nectárias de uma suculenta tonalidade laranja-avermelhada. As anteras de cor mais escura são roxas. Na flor totalmente aberta do incêndio de Altai, estames negros são claramente visíveis.

A floração do maiô começa na primeira quinzena de maio e dura cerca de três semanas, às vezes no final do verão (agosto), é possível repeti-la. No lugar dos botões esfarelados, após algumas semanas, formam-se frutos de folíolos redondos, cheios de sementes brilhantes, pretas e ligeiramente nervuradas.

Atenção! Na Sibéria, as pessoas comuns costumam chamar o maiô de uma "faísca" para a cor de fogo brilhante das pétalas.

Área de cultivo

Os banhistas selvagens de Altai preferem se estabelecer em prados e campos, bordas de florestas, em florestas de abetos e ao longo das margens de corpos d'água. Eles são freqüentemente encontrados no Distrito Siberiano, Altai, bem como na Mongólia, norte da China e Ásia Central. A luz de Altai cresce a uma altitude de cerca de 0,9-2,3 km acima do nível do mar, ao longo da borda do cinturão florestal.

As luzes são frequentemente encontradas no sopé de Altai, que deu origem a esse nome

Aplicação na criação

Com base em três maiôs de cultivo selvagem (Altai, Europeu e Chinês), por meio de vários cruzamentos, os criadores criaram uma variedade híbrida - um maiô cultural (Trollins cultorum). Usando um híbrido, eles criam uma variedade de novas formas e variedades de trajes de banho com flores de limão quase branco ou claro.

Propriedades medicinais e contra-indicações

Todas as partes do maiô Altai são consideradas venenosas, não só as flores, mas também os caules com folhas são usados ​​para fins medicinais. As pétalas e verdes contêm: saponinas, alcalóides, cumarinas, flavonóides, colina, lipase, ácidos carboxílicos fenólicos, vitamina C. As sementes de fogo contêm óleos graxos (mais de 30%).

O maiô Altai seco tem propriedades cicatrizantes, absorvíveis, antiinflamatórias e descongestionantes pronunciadas. Na medicina popular, usam-se decocções, cremes, pomadas e infusões à base desta planta. Curandeiros e curandeiros tratam com o fogo Altai:

  • hemorróidas;
  • sarna;
  • doenças estomacais;
  • inchaço;
  • escorbuto;
  • epilepsia;
  • abscessos e feridas purulentas;
  • furunculose;
  • hepatite infecciosa;
  • feridas de longa cicatrização e sangramento;
  • hidropisia;
  • doenças renais e hepáticas;
  • doenças femininas (violação do ciclo).

Quaisquer medicamentos do maiô Altai são absolutamente contra-indicados durante a gravidez, amamentação, bem como em caso de intolerância individual e manifestações alérgicas.

Importante! É altamente desencorajado o uso de maiô sozinho para o tratamento. Você deve primeiro consultar o seu médico. As dosagens prescritas devem ser rigorosamente observadas.

É possível crescer em casa

O banhista Altai é fácil de cultivar em um jardim ou em um terreno particular, já que esta cultura despretensiosa não requer técnicas específicas. O processo começa com a coleta e secagem das sementes da chama. Antes do plantio, a semente é estratificada a frio. Para isso, as sementes são misturadas com areia levemente úmida e guardadas em um saco na prateleira inferior da geladeira (a + 2-4 ° C), destinada ao armazenamento de vegetais.

Depois de esperar 3-4 meses (geralmente em março), o maiô é semeado em um recipiente ou caixa com uma mistura de terra leve, em seguida, os recipientes são mantidos em local aquecido (+ 20-22 ° C) e iluminado. As mudas não aparecem rapidamente, nem antes da segunda quinzena de abril, ou mesmo apenas no início de maio. As mudas da luz são bem regadas e cobertas do sol escaldante, mergulham após a formação de 2-3 folhas maduras. No terreno aberto do local, as mudas do maiô Altai são realocadas em agosto.

Atenção! É possível fazer a estratificação natural semeando o maiô no outono. No inverno, os vasos de plantio com as safras são mantidos ao ar livre ou em uma sala sem aquecimento, na primavera os brotos de uma luz aparecem.

As luzes do jardim parecem bastante incomuns.

Para o maiô Altai, opta-se por uma área bem iluminada e aberta com solo húmus, fértil, estruturado e de acidez neutra. Húmus e turfa são adicionados a solo pobre antes do plantio (2-3 kg por m2). Arbustos leves de Altai crescidos através de mudas florescem apenas por 3-4 anos.

Os cuidados adicionais com o maiô são os seguintes:

  1. Rega regular e abundante, especialmente em climas quentes. Apenas água aquecida pelo sol e água sedimentada podem ser usadas para irrigação da luz Altai.
  2. Cobertura durante a floração com qualquer fertilizante complexo (Agricola, nitrophoska, etc.).
  3. Remoção de ervas daninhas. Não é necessário afrouxar as plantações do maiô Altai, já que suas raízes são muito superficiais e facilmente danificam. Melhor apenas cobrir o chão sob os arbustos.
  4. Poda. As cabeças desbotadas da luz Altai são removidas. No outono, corte toda a folhagem murcha pela raiz.

Os maiôs não precisam de abrigo para o inverno. As luzes de Altai sobrevivem bem até mesmo às geadas mais severas da Sibéria.

O maiô pode ser propagado dividindo o rizoma de um arbusto crescido adulto (4-5 anos). No final de agosto ou na primeira semana de setembro, a planta é totalmente desenterrada e cortada (picada) em pedaços, cada um com suas próprias raízes e botões de renovação. Em seguida, os delenki resultantes da luz Altai são plantados nos lugares certos, aprofundando ligeiramente (em 1,5-2 cm) o colo da raiz.

Importante! As raízes da roupa de banho são especialmente venenosas, o manuseio descuidado delas pode resultar em danos ao sistema nervoso e ao cérebro.

Conclusão

O banhista de Altai é uma planta ainda pouco comum em jardins e terrenos privados. No entanto, sua aparência incomum e natural é capaz de dar um certo entusiasmo e sabor selvagem às plantações culturais artísticas. Esta qualidade torna o Altai light muito promissor na horticultura.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção