Contente
Normalmente, em regiões com climas adversos, poucas variedades de bagas que dão frutos crescem. Uma delas é a madressilva Roxana, que pode render colheitas na Sibéria, no Norte e no Cáucaso. Apesar da juventude, está disseminado por todo o país. Uma descrição da variedade de madressilva Roxana permitirá entender se vale a pena cultivá-la em seu jardim.
Descrição da variedade de madressilva comestível Roxana
A planta tem uma alta resistência à geada - pode produzir safras mesmo com geadas de até -40 ° C. O arbusto de madressilva tem uma bela aparência e o sabor de seus frutos chama a atenção de cada vez mais pessoas.
O baixo crescimento é típico de "Roxana". Geralmente atinge 1,5 metros de altura. A sua copa redonda e larga tem 60-70 cm de diâmetro.Os rebentos são espessados na base e apresentam uma coloração rosada nas bordas. As folhas são grandes, ligeiramente pubescentes, de cor verde escura.
Bagas comestíveis são caracterizadas pelas seguintes características:
- O peso não é superior a 1,3 gramas.
- Diâmetro do fruto 1 cm, comprimento 3 cm.
- A forma é oblonga, alongada.
- A pele é azul escura com uma leve camada de cera.
As bagas têm um sabor doce e azedo e parecem-se um pouco com os morangos. A polpa é firme e fibrosa.
A colheita da planta amadurece tarde - eles começam a colher no final de julho, e não muito antes nas regiões do sul. Após o plantio, o arbusto de madressilva pode frutificar por 3 anos. Durante a temporada, você não pode coletar mais do que 3,5 kg de frutas vermelhas.
Plantando e cuidando da madressilva de Roxanne
Para que uma planta se desenvolva ativamente e produza uma safra, ela precisa ser devidamente cuidada. Começa com o plantio e termina com o controle de pragas e doenças.
Datas de desembarque
Para um bom enraizamento do arbusto de madressilva é muito importante escolher a época de plantio certa. Recomenda-se realizar o procedimento em abril ou setembro, mas jardineiros experientes preferem a primavera. Eles fazem isso para que a planta se fixe no solo antes do início da geada.
Seleção e preparação do local de pouso
Para um bom crescimento da madressilva Roxana, você precisa escolher o local de plantio certo. Deve atender às necessidades da planta à luz do sol e limitar os efeitos de correntes de ar fortes. É necessário escolher um local de forma que o arbusto fique a uma distância de pelo menos 3 metros das árvores frutíferas e cercas. Para isso, o lado sul do jardim é mais adequado, pois uma grande quantidade de luz solar permitirá que os frutos captem açúcar e amadureçam mais rápido, o que afetará o seu sabor.
A madressilva precisa de uma quantidade suficiente de umidade, mas não deve estagnar. Portanto, onde os arbustos serão plantados, o nível do lençol freático deve ser de cerca de 3 metros. É necessário solo leve, a melhor opção é solo preto ou argiloso.
Antes de plantar madressilva Roxana, é necessário preparar o terreno. Para fazer isso, o húmus é introduzido e bem misturado. É cavado um buraco com um tamanho de 50x70 cm.
Regras de pouso
O plantio da madressilva Roxana é uma etapa importante no cultivo da baga. É realizado na seguinte sequência:
- No fundo do furo acabado, uma camada de drenagem de seixos de rio ou tijolo quebrado é derramada. Isso fornecerá ar ao sistema radicular.
- É introduzido um substrato composto por composto, esterco, húmus e cinzas de madeira.
- O solo do jardim é derramado por cima.
- Regue os poços em abundância e deixe agir por 7 dias.
- Em seguida, espalhando cuidadosamente as raízes, a madressilva é plantada.
- Polvilhe um pouco com terra por cima, água e cobertura morta.
Regar e alimentar
A qualidade do atendimento à madressilva Roxana depende em grande parte da implementação correta da água e da alimentação. Os arbustos precisam de água à medida que o solo seca. Isso acontece, dependendo das condições meteorológicas, a cada 5-10 dias. Uma planta jovem precisa de três baldes de água, um adulto, pelo menos, cinco.
É necessário alimentar a madressilva Roxanne não antes do segundo ano após o plantio. Eles fazem isso 3 vezes ao longo do ano:
- Em abril, 3-4 kg de húmus são introduzidos sob o sistema radicular.
- No verão, antes do início da colheita, o arbusto é regado com 3 litros de solução de potássio.
- No início do outono, a madressilva é alimentada com uma solução de superfosfato.
Poda
A poda é uma parte importante do cuidado adequado com a madressilva Roxana. Este procedimento é recomendado pela primeira vez quando a planta tem 2-3 anos de idade. Depois disso, não é necessário cortar o arbusto, a menos que seja muito grosso. Neste caso, você precisa remover vários galhos que crescem do solo. Além disso, as áreas secas ou doentes da madressilva devem ser cortadas. Se a planta for muito densa, os ramos internos podem ser removidos para fornecer acesso à luz solar.
Não vale a pena podar os rebentos jovens de Roxana, uma vez que a maioria dos frutos crescem sobre eles. Na primavera, você pode remover os galhos danificados pela geada e, após um período de frutificação, pode-se fazer uma formação decorativa de arbusto.
Wintering
Visto que a madressilva "Roxana" é uma planta resistente ao gelo, não necessita de qualquer preparação especial para o inverno. Uma exceção são os casos em que na região de desembarque a temperatura cai abaixo de -40 ° C, então a cobertura morta é realizada para este período.
Reprodução
A propagação da madressilva é realizada de duas maneiras - por sementes, estacas e ramos. Jardineiros comuns usam o segundo e o terceiro métodos. Somente criadores experientes podem cultivar "Roxana" com sementes. Este método é executado na seguinte sequência:
- Frutos maduros são esfregados em uma toalha de papel.
- O papel é enrolado e removido. À temperatura ambiente, as sementes mantêm a capacidade de crescer por vários anos.
- É melhor pousar em junho. As sementes são colocadas em solo úmido e afundadas 1 mm. Depois disso, eles são cobertos com papel alumínio para criar condições de estufa.
- Após 3 semanas, as primeiras mudas devem aparecer. No final do outono, eles são transferidos para o jardim.
- Quando as folhas aparecem nos brotos, elas são transplantadas para o canteiro do jardim.
- As mudas precisam ser regadas regularmente, soltar o solo e remover as ervas daninhas.
- A primeira colheita do arbusto Roxana é colhida em 3-4 anos.
Uma maneira mais fácil é a propagação por estacas. Eles são colhidos antes que os primeiros botões apareçam. É melhor escolher ramos jovens e fortes com um diâmetro de pelo menos 8 mm e um comprimento de 15-18 cm.
Quando o material de plantio é selecionado, eles começam a se reproduzir:
- As mudas são plantadas no solo até uma profundidade de cerca de 10 cm, de forma que pelo menos duas gemas permaneçam na superfície.
- Para que o sistema radicular se desenvolva mais rapidamente, a muda é recoberta por um filme.
- Regue as mudas com moderação, várias vezes ao dia.
- O enraizamento completo ocorre dentro de um mês.
A forma mais comum de reprodução da madressilva Roxana é por camadas. Isso é muito fácil de fazer:
- No início do verão, próximo ao mato, o solo é solto e ligeiramente elevado.
- Eles pegam vários caules jovens e poderosos que crescem na base do arbusto, pressionam-nos contra o solo e os fixam nesta posição.
- Polvilhe os rebentos com uma camada de terra com cerca de 5 cm de espessura.
- Até a próxima primavera, as camadas são regadas regularmente.
- Em seguida, eles são separados da mata-mãe e transplantados para um local permanente.
- Para se tornar uma planta completa, as camadas de "Roxana" precisam de vários anos.
Polinizadores de madressilva de Roxanne
Uma variedade de madressilva "Roxana" refere-se a bagas auto-férteis, portanto, não há necessidade de polinização. Porém, caso seja necessário melhorar o rendimento, o arbusto pode ser plantado na companhia de outras variedades de madressilva. Mais adequado para este "Kamchadalka" e "Tomichka". Eles são necessários para a polinização cruzada de culturas. Além disso, quanto mais perto estiverem do plantio, melhor será o resultado.
Doenças e pragas
A variedade de madressilva "Roxana" tem um sistema imunológico bem desenvolvido, por isso não tem medo da maioria das doenças. Em casos raros, pode ser afetado por oídio, manchas, tuberculariose. Estas são doenças fúngicas e são caracterizadas pelos mesmos sintomas:
- os ramos começam a secar e a ficar castanhos ou pretos;
- as folhas ficam amarelas e caem.
O arbusto pode ser curado com tratamentos fungicidas periódicos.
As pragas mais perigosas para a "Roxana" são: curuquerê rosana, garimpeiros de madressilva, carrapatos e pulgões. Você precisa combatê-los borrifando o arbusto com inseticidas.
Conclusão
A descrição da variedade madressilva Roxana confirma sua despretensão e facilidade de tratamento. A nova planta resistente à geada apaixonou-se por muitos jardineiros experientes - ela é cultivada em condições nas quais é difícil obter uma colheita de arbustos de outras frutas. Ao mesmo tempo, é necessário respeitar as condições para o cultivo adequado e cuidados com esta cultura hortícola incomum.
Uma breve visão geral e descrição das características da planta: