Contente
A Rosa Mosqueta é um dos arbustos de vida longa mais populares e cresce na maioria das áreas. Seus frutos são utilizados no preparo de uma bebida tônica saturada de vitaminas, a planta serve de caldo para enxertia de rosas. Para obter arbustos novos, você deve saber como propagar a roseira por meio de estacas, determinar o momento do procedimento e se familiarizar com as regras para cuidados posteriores.
É possível cortar e cultivar uma roseira de um galho
Para a propagação da roseira brava, vários métodos são usados - por sementes, camadas, divisão de um arbusto ou estacas. O primeiro é demorado e não garante a preservação das qualidades varietais. Não há muitas camadas, o que limita o número de novas plantas. Dividir um arbusto é um processo trabalhoso e nem sempre termina com o enraizamento das mudas.
A maneira mais fácil é fazer crescer um quadril-rosa de um galho preparando estacas. O método permite preservar as características varietais, para obter um grande número de mudas sem prejudicar a planta-mãe.
Quando é melhor propagar roseira brava por meio de estacas (tempo)
Na maioria das vezes, o plantio de roseira brava por meio de estacas é realizado na primavera ou no verão. Nesse período, o dia é longo, a temperatura do solo e do ar é confortável, o clima é favorável. As vantagens de tal reprodução incluem:
- Lesão mínima na planta-mãe na hora do corte dos brotos, pois o fluxo de seiva é suspenso.
- Enraizamento rápido.
- Tempo suficiente para se adaptar ao terreno aberto e se preparar para o período de inverno.
- Falta de crescimento de raízes em mudas.
- Preservação de características varietais.
Se o material de plantio apropriado estiver disponível, a propagação por estacas é possível tanto para variedades regulares quanto para variedades de rosa mosqueta.
A época ideal para o corte dos brotos verdes é final de maio, semilignificados - junho. Lignificado pode ser colhido em agosto e setembro.
Como propagar a roseira por meio de estacas na primavera, verão e outono
As mudas podem ser obtidas a partir de três tipos de brotos. A tecnologia de seu preparo é aproximadamente a mesma, a diferença está no tempo de corte e na escolha do material de plantio. Para a propagação da roseira brava, os rebentos do ano em curso são cortados em mudas verdes no final da primavera. Os semilignificados são colhidos no verão. Para fazer isso, tire parte dos ramos laterais dos brotos do ano passado. Os lignificados são cortados do caule do corrente ano depois de totalmente maduros, em setembro ou início de outubro.
Como cortar adequadamente uma rosa mosqueta
Ao colher material para propagação, uma tecnologia simples é necessária. Seu algoritmo é o seguinte:
- Um fragmento de rebento com 10-15 cm de comprimento com três ou quatro botões é selecionado da parte do meio do ramo.
- O corte superior é horizontal, o corte inferior é oblíquo.
- Um par de folhas localizadas no fundo são removidas, o resto é reduzido pela metade.
Colhendo material para reprodução, eles usam arbustos, com pelo menos quatro anos de idade. No corte de rosa silvestre no verão, em julho, opta-se por rebentos jovens, pois enraizam melhor.
A colheita do material de plantio para propagação é realizada no início da manhã, durante o período de máxima umidade do ar. Como arbusto-mãe, são utilizadas plantas saudáveis e bem cuidadas, sem sinais de infecção por doenças fúngicas. As ferramentas (tesoura de poda ou faca) devem ser afiadas e tratadas com anti-séptico. As mudas são plantadas e, se não for possível fazê-lo imediatamente, são colocadas em um copo d'água ou embrulhadas em um pano úmido.
Como enraizar estacas de roseira brava
Para obter mudas de pleno direito, após a colheita do material de plantio, eles começam a enraizar estacas de roseira brava. Para acelerar o processo, são usados estimulantes de crescimento - "Heteroauxin", "Kornevin". Os preparados são diluídos em água de acordo com as instruções e o material de plantio é imerso na solução por um dia.
Você pode enraizar mudas de rosa mosqueta na água ou no solo.
No primeiro caso, são colocados em um recipiente de vidro transparente ou plástico, imerso em água por 6 cm, o recipiente é transferido para um local ligeiramente sombreado, a água é renovada periodicamente.
Ao enraizar no solo, prepara-se um recipiente com orifícios de drenagem e enche-se com um substrato constituído por três partes de areia e uma turfa. A mistura de solo é regada abundantemente e as estacas da roseira brava são plantadas de acordo com o esquema de 4 cm por 12 cm, aprofundando-se cada uma acima da primeira gema. Cubra com filme plástico para criar um microclima. Periodicamente, eles são regados e pulverizados. As primeiras raízes aparecem após um mês e meio.
A julgar pelo vídeo, não é difícil propagar uma roseira por estacas no verão, é feito da mesma forma que outros arbustos ornamentais:
Como plantar mudas de rosa mosqueta
As estacas da roseira brava são plantadas em terreno aberto depois que as raízes filamentosas são formadas no local do corte. Após a reprodução, novas plantas são determinadas em local bem iluminado em outubro ou novembro, após escavação da área e remoção das ervas daninhas. O solo deve ser ligeiramente ácido. A alta ocorrência de água subterrânea não é adequada para a planta, uma vez que o sistema radicular se estende até 5 m de profundidade.
Na realização de plantios unitários, as covas para mudas são distribuídas a uma distância de 1,5 m, e para sebes, o vão entre elas é reduzido para 80 cm.
O pouso é realizado de acordo com o plano:
- Cave buracos com 60 cm de largura e profundidade.
- Uma camada de drenagem é feita de tijolos quebrados com 10 cm de espessura.
- Encha a cova com uma mistura de solo fértil, composto, areia e húmus de folhas.
- Adicione 2 colheres de sopa. eu. superfosfato, 1 colher de sopa. eu. sulfato de potássio e três copos de cinza de madeira.
- Uma muda é colocada junto com um pedaço de terra no centro e coberta com solo.
- Água em abundância.
- Cubra a superfície com serragem ou palha.
Cultivar roseiras a partir de estacas caseiras não é difícil. Na maioria das vezes, sua taxa de sobrevivência ao se reproduzir dessa forma é de 100%.
Cuidados de acompanhamento
A roseira brava é uma planta despretensiosa, mas no início, após o plantio, precisa de cuidados mínimos. Tudo se resume a regar, alimentar e podar em tempo hábil.
Rega
O solo próximo à muda deve ser umedecido, sem água estagnada e encharcamento. A rega é realizada conforme necessário, mas pelo menos uma vez por semana. Para arbustos adultos, esta operação é reduzida para três vezes por temporada.
Top curativo
No primeiro ano de vida da muda, ela é alimentada com fezes de frango diluídas em água na proporção de 1 para 50.No estado adulto, é suficiente aplicar fertilizante sob o arbusto uma vez a cada três anos.
Poda
Na criação de roseiras por estacas, a planta desenvolve-se rapidamente, dá um bom crescimento anual e já no terceiro ano necessita de poda. Na primavera são retirados ramos quebrados ou congelados, forma-se uma coroa, no verão cortam-se apenas os brotos afetados por pragas ou doenças e no outono - torcidos ou com crescimento impróprio.
Recomendações
Se criarmos uma roseira brava com estacas, alguns anos depois cresce no local um arbusto que serve de decoração para paisagismo, uma sebe espectacular e uma fonte de frutos úteis. Para que a planta seja saudável, floresça lindamente e dê uma boa colheita, é necessário não só observar as regras de plantio e cuidados, mas também levar em consideração as recomendações de jardineiros experientes na propagação:
- Para a polinização, a roseira precisa de plantar pelo menos duas plantas de outras variedades próximas uma da outra.
- Antes de fertilizar sob o arbusto, o solo sob ele é abundantemente umedecido.
- Após o corte do material de plantio, vale a pena cuidar da planta-mãe - regar e processar com solução Epin.
- Se o sistema radicular da muda estiver bem desenvolvido, ele é reduzido para 25 cm antes do plantio.
- Ao criar uma forma de roseira padrão, suporte e amarração confiáveis são necessários.
- Para combater as pragas, são usados inseticidas e, para efeito de prevenção, são retiradas as folhas caídas e desenterrados os troncos.
Conclusão
Uma das maneiras mais fáceis de obter novas plantas preservando as características varietais do arbusto-mãe é propagar a roseira por meio de estacas. Com o correto preparo da muda, o plantio obedecendo a todas as normas agrotécnicas, um ano depois é obtido um arbusto florido, que dá uma rica colheita de frutas vitamínicas.