Contente
O período de frutificação retira uma grande quantidade de nutrientes dos arbustos de framboesa. Se você não tomar nenhuma medida para restaurar o equilíbrio do solo, no próximo ano o crescimento dos arbustos e a frutificação dos frutos irão se deteriorar significativamente. Em vista disso, a alimentação de framboesas no outono é uma obrigação para todo jardineiro.
Este artigo se concentrará em quais fertilizantes são necessários e quais não devem ser aplicados no solo durante o cultivo de framboesas no outono. Você também descobrirá que tipo de cuidados esta planta precisa antes do início do frio do inverno.
Azoto. Eu preciso trazê-lo para o chão na queda
Antes de ser executado alimentando framboesas no outono, a remoção dos espaçamentos entre linhas é realizada erva daninha plantas. Então você deve cavar o solo entre as linhas a uma profundidade de cerca de 15 cm, e nas linhas entre os arbustos de framboesa - 8 cm de profundidade.
Uma vez a cada 3 anos, antes da escavação, o estrume é introduzido nos corredores a uma taxa de 4 kg por 1 m2... Os fertilizantes nitrogenados estimulam o crescimento dos brotos, o que interfere na sua maturação. Como resultado, a robustez de inverno da árvore de framboesa é reduzida. Alguns jardineiros, com base nisso, chegam à conclusão errada, que é impossível adicionar nitrogênio ao solo no final do verão.
No entanto, a partir de agosto, as plantas perenes, incluindo as framboesas, começam o crescimento da raiz secundária. Durante este período, é muito importante que haja quantidade suficiente de nitrogênio no solo. Normalmente não é necessário alimentar os arbustos especialmente com este microelemento, pois ainda há quantidade suficiente no solo durante este período, desde que fertilizado no verão. Além disso, nesse período, as plantas redistribuem o nitrogênio obtido no verão, que era depositado em reserva nas folhas e na parte aérea.
Quais fertilizantes são melhores para a alimentação no outono
Jardineiros e jardineiros preferem usar matéria orgânica como fertilizante para framboesas. Alimentos orgânicos incluem:
- Composto.
- Cinzas.
- Estrume.
- Siderata.
- Excrementos de pássaros.
- Turfa.
Vamos considerar cada um desses fertilizantes separadamente.
Composto. Seus recursos e benefícios
Se o composto for devidamente preparado, sua eficácia pode ser maior do que fertilizar o solo com esterco. Um composto suficientemente podre satura o solo com nutrientes. Além disso, mata os patógenos que podem muito bem se instalar no solo durante a estação de crescimento das framboesas.
Para preparar composto de alta qualidade, você precisa jogá-lo na cova:
- Serragem.
- Resíduos de cozinha (vegetais, folhas de chá, frutas, borra de café e cereais).
- Feno e palha.
- Cortar grama.
- Caules finos e galhos de árvores e arbustos de jardim.
- Algas marinhas.
- A madeira reciclada anteriormente passava por uma trituradora de jardim.
- Ervas daninhas desfiadas.
- Folhas podres e outros resíduos do jardim.
- Estrume podre.
- Materiais naturais como papel e tecido.
- Cortar grama.
Estrume - fertilizante orgânico natural
Para alimentar as framboesas, você deve usar esterco podre. Não só servirá como fertilizante para os arbustos, mas também protegerá as raízes dos arbustos do frio, pois tem boas propriedades de isolamento térmico. Como o estrume é usado para fertilizar as framboesas no outono já foi mencionado no artigo acima.
O estrume é muito útil para a planta da framboesa, pois promove o rápido crescimento dos arbustos precoces na primavera... Satura o solo com todos os oligoelementos necessários para as framboesas.
Cinza como fertilizante para framboesas
Após a colheita, as cinzas podem ser espalhadas sob os arbustos de framboesa. Esse fertilizante é rico em potássio, que, quando acumulado nos tecidos, dá uma safra de frutas doces. Além disso, a cinza contém cal, que atua como um neutralizador da acidez do solo, de que as framboesas não gostam muito. Cinzas de grama queimada, madeira e palha são mais adequadas para fertilizar framboesas.
Excrementos de pássaros
Este fertilizante orgânico é o mais concentrado. Por isso, só pode ser utilizado na forma diluída. O mais adequado para fertilizar framboesas é considerado excrementos de frango... Diluir na proporção de 1:20. É importante distribuir o fertilizante uniformemente.
Aviso! Se você fizer um concentrado mais forte do que 1:20, as raízes das plantas podem sofrer queimaduras graves, por causa das quais elas não apenas ficarão doentes, mas até mesmo morrerão. Portanto, o uso de excrementos de pássaros deve ser muito cuidadoso.
Turfa como cobertura para framboesas
Não há tantas substâncias úteis na turfa como em outros tipos de fertilizantes orgânicos, no entanto, sua introdução no solo da framboesa tem um efeito muito bom sobre os arbustos. O fato é que é a turfa que melhora a estrutura do solo. Muitas vezes é usado como cobertura morta.
O solo no qual a turfa foi introduzida torna-se mais solto, devido ao qual as raízes recebem uma boa troca de oxigênio. A turfa é freqüentemente usada em compostos de turfa e estrume.
Uso de siderados
As sideratas são plantas plantadas nos corredores, que no outono servem de excelente alimentação para a framboesa. Eles são semeados no final de julho ou início de agosto. O trevo, a mostarda e a ervilhaca podem ser usados como siderados. Após a colheita, os corredores são ceifados e escavados juntamente com o solo. Assim, a massa verde apodrece na primavera, enriquecendo o solo com todos os microelementos necessários ao pleno desenvolvimento dos arbustos de framboesa.
Aplicação de fertilizantes minerais
Se você não tiver a oportunidade de introduzir matéria orgânica no solo, pode substituí-la por fertilizantes minerais contendo potássio, fósforo e nitrogênio. Se falamos de fertilizantes contendo nitrogênio, então eles são aplicados na primavera e no início do verão. Neste caso, você precisará de nitrato de amônio por 1 m2 - 13 g de fertilizante. Você também pode fertilizar a framboesa com uréia na proporção de 9 g por 1 m2.
No período de outono, o solo da framboesa precisa de fertilizantes à base de potássio. Além disso, eles não devem conter cloro. O sulfato de potássio pode ser usado como cobertura na taxa de 25 g de fertilizante por 1 m2... A introdução de fertilizantes à base de potássio aumenta a resistência às geadas das framboesas.
Além dos fertilizantes acima, monofosfato e fosfato monopotássico podem ser aplicados ao solo. Estas preparações são altamente solúveis e totalmente absorvidas pelas framboesas, sem deixar resíduos. Porém, o fertilizante deve ser enterrado no solo, próximo às raízes das plantas. O arbusto vai precisar de 40 g de fundos. Kalimagnesia é outra droga que contém potássio. Ele também contém magnésio. O produto é pouco concentrado, portanto sua dose pode ser dobrada.
Mulching como uma proteção contra geada
Para que os fertilizantes aplicados tragam o máximo benefício aos arbustos, as raízes devem ser cobertas antes do inverno. Isso se deve ao fato de que o solo sem ervas daninhas seca mais rápido e também não protege o sistema radicular do congelamento.
Serragem, turfa e grama cortada são freqüentemente usados como material de cobertura. Se você vive em um clima rigoroso, os arbustos também podem ser dobrados e cobertos com material não tecido para protegê-los do frio intenso.Isso é especialmente importante se houver pouca chuva na sua área durante o inverno. Obviamente, o material de cobertura deve ser protegido com pedras, por exemplo.
Fertilizar e preparar framboesas para o inverno é uma etapa importante no cultivo desta baga saudável e muito saborosa. Esses eventos não requerem nenhuma habilidade especial, portanto, mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar com eles. Depois de passar algumas horas cuidando das framboesas no outono, você terá uma colheita abundante na próxima temporada.
Sugerimos que você assista a um vídeo sobre como e qual a melhor forma de fertilizar framboesas: