Contente
Framboesas reparadas são populares entre os jardineiros. Os criadores estão constantemente trabalhando em novas variedades que se distinguem pelo excelente sabor, frutificação contínua, resistência a doenças e pragas.
Framboesa Pokhvalinka é uma nova variedade promissora, recentemente criada pelos criadores de Nizhny Novgorod e recomendada para cultivo generalizado na Rússia. Foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa, aprovado para uso em 2019, mas já está ganhando popularidade devido às suas características.
Descrição da variedade de framboesa Pohvalinka
De acordo com a descrição, a framboesa Pohvalinka pertence a variedades remanescentes de meia temporada. Os criadores o caracterizam como de alto rendimento, resistente ao gelo e universal.
O arbusto de framboesa da variedade Pohvalinka é poderoso, ereto, de tamanho médio (130 - 150 cm de altura), dá um grande número de novos brotos por temporada.
As folhas da planta são grandes, verdes brilhantes, moderadamente enrugadas, retorcidas, ligeiramente pubescentes. Os rebentos anuais são de cor castanha e têm uma ligeira cobertura cerosa. Espinhos curtos, castanho-violáceos, de base verde, fortemente desenvolvidos na parte inferior dos rebentos anuais.
As flores de framboesa Pohvalinka são grandes, os frutos têm um peso médio de cerca de 6,5 g, no máximo - 10,6 g. Sua forma é alongada-cônica, a cor é vermelha brilhante. A polpa da fruta é doce e azeda, com um aroma pronunciado, suculento. Conteúdo de açúcar - 7%, ácido - 1,3%. Avaliação da degustação de frutos silvestres frescos - 4,2 pontos. Os indicadores de manutenção da qualidade e transportabilidade das bagas são elevados.
A variedade se distingue pela resistência média a doenças e pragas, calor e seca. A planta tolera geadas leves de outono, enquanto a folhagem, ao contrário das bagas, pode sofrer um pouco. As framboesas são usadas frescas e para conservação.
Prós e contras do remontant framboesa Pohvalinka
As principais vantagens da variedade incluem:
- crescimento rápido de brotos;
- a possibilidade de obtenção de um grande número de mudas no próximo ano após o plantio;
- resistência da variedade à seca devido ao sistema radicular altamente desenvolvido;
- imunidade a pragas e doenças;
- resistência à geada;
- os espinhos não causam nenhum inconveniente especial na colheita;
- alto sabor de frutas silvestres;
- mantendo a qualidade e transportabilidade das framboesas;
- os frutos são muito grandes;
- a possibilidade de crescer em campo aberto e fechado;
- alta adaptação das plantas às diferentes condições de cultivo;
- resistência de arbustos a ventos fortes;
- versatilidade na utilização de frutos silvestres.
Entre as desvantagens da framboesa Pohvalinka:
- forte desenvolvimento de brotos de raiz ao se soltar, causando enfraquecimento do arbusto e diminuição da produtividade;
- a necessidade de limitar a propagação do sistema radicular para que as framboesas não capturem as áreas vizinhas;
- a incapacidade de colher completamente a safra em regiões com geadas precoces;
- alto preço das mudas.
Plantando e cuidando de framboesas Pohvalinka
Os especialistas recomendam o plantio de framboesas Pohvalinka no outono nas regiões do sul e na primavera na faixa do meio, nos Urais e na Sibéria. Se as mudas tiverem sistema radicular fechado, isso pode ser feito durante toda a temporada. Com o plantio de primavera, é possível obter uma colheita na primeira safra.
Framboesas da variedade Pohvalinka não requerem atenção excessiva para si mesmas. Ela precisa de rega, alimentação e poda em tempo hábil. Os indicadores qualitativos e quantitativos de produtividade dependem da correção e pontualidade do atendimento.
Seleção e preparação do local de pouso
Para plantar framboesas, você precisa de uma área bem iluminada de todos os lados. Quando localizados na sombra, os rebentos jovens esticam-se, afogando as plantas do segundo ano, com o que o rendimento diminui.
Solos leves e férteis, chernozems ou margas são adequados para a reparação da framboesa Pohvalinka. A sua localização em encostas, baixadas ou encostas, onde existe falta ou excesso de humidade, prejudica o desenvolvimento da planta. O local de pouso deve ser plano, por exemplo, uma ligeira inclinação. Depois de crescer em um local por cerca de sete anos, ele deve ser substituído. Você pode retornar ao seu local anterior não antes de 5 anos. Legumes ou grãos podem ser usados como precursores de framboesas. Não é recomendável plantá-lo depois de batatas, tomates, pimentões. A acidez ótima do solo é de 5,8 - 6,3 pH.
O plantio no outono é realizado no final de setembro - início de outubro, primavera - após o derretimento da neve. Devido às condições meteorológicas, pode haver atraso nas datas, neste caso, a taxa de sobrevivência das framboesas diminuirá significativamente.
Regras de pouso
O plantio de framboesas da variedade Polkhvalinka é realizado no outono, antes do congelamento do solo, ou na primavera, antes do início dos botões.
As mudas devem ter aparência saudável, com uma espessura de colo de raiz de cerca de 1 cm e um comprimento do sistema radicular de cerca de 15 cm.
Você pode plantar framboesas Pohvalinka por arbustos ou métodos de fita. No primeiro caso, são feitos furos; no segundo, é cavada uma trincheira. A distância entre as linhas é de 1,3 m, entre as plantas - 0,5 m. Se a muda tiver vários brotos, deve-se cortar todos menos um, o mais forte, cuja altura não exceda 0,3 m.
Antes do plantio, as raízes da muda são mergulhadas em um "falante" para evitar que sequem. Se o sistema radicular secou durante o armazenamento, ele é imerso em água por 10 horas.
Para mudas de framboesa da variedade Pohvalinka, eles cavam fossos espaçosos medindo 40x40x40 cm. A camada superior de solo fértil deve ser misturada com 5 kg de composto, 40 g de superfosfato, 40 g de fertilizantes potássicos e despejados no fundo do poço. Uma muda é colocada no monte, o buraco é coberto com terra, é socado um pouco e regado abundantemente (cerca de um balde de água). Para preservar a umidade, vale a pena cobrir o solo com turfa, húmus ou agulhas. No plantio de outono, as mudas devem ser cravadas a 10 cm de altura para que as raízes não congelem no inverno.
Regar e alimentar
A carne e suculência das framboesas.O elogio só pode ser alcançado com umedecimento regular do solo. A melhor forma de irrigação é o gotejamento, em que a umidade vai direto para as raízes. A aspersão em tempo ensolarado leva a queimaduras na folhagem; em tempo nublado - ao desenvolvimento de doenças fúngicas. É conveniente regar as framboesas usando os sulcos pré-preparados ao longo das linhas. Eles permitem que a água flua diretamente para o sistema radicular das mudas.
Regar a casta remanescente exige a manutenção da humidade ao longo de toda a estação, pois a framboesa Pohvalinka frutifica por muito tempo, até à geada.
Alguns anos após o plantio de framboesas, o solo sob elas está esgotado. A cobertura ajuda a compensar as perdas.
O nitrogênio deve ser aplicado sob framboesas Pohvalinka no início da primavera. Ajuda a garantir o crescimento do rebento.
Durante a floração, a cobertura deve ser realizada com infusão de esterco de galinha, diluído na proporção de 1 a 20.
Potássio com fósforo afeta a safra do próximo ano.
Poda
O Praise Raspberry pode ser aparado de duas maneiras.
A primeira é que os brotos de dois anos são cortados depois de frutificar no meio do verão. Todas as forças da planta são direcionadas para as plantas anuais, das quais depois fazem a colheita. Eles também são a principal fonte de frutas vermelhas no próximo ano.
De acordo com o segundo método, a safra é colhida apenas dos brotos do primeiro ano e no final da safra são totalmente cortados. No sul, isso é feito no outono, nas regiões norte - na primavera, para facilitar a retenção da neve no local.
O segundo método é o mais preferível, porque após a poda completa, a probabilidade de desenvolver uma série de doenças, danos às framboesas por pragas, diminui. Com esse método, é mais fácil preparar as plantas para o inverno e seu rendimento não é menor.
Preparando-se para o inverno
Framboesas reparadas da variedade Pohvalinka são variedades resistentes à geada que podem suportar geadas de até -30 ⁰C. Apesar disso, a colheita do próximo ano depende da qualidade do preparo para o inverno.
O método de preparação depende da forma como as plantas são podadas. Se for realizado completamente, então a cobertura morta com uma espessa camada de turfa, folhas, composto é usado para proteger os arbustos de framboesa da geada. Isso acaba sendo o suficiente para as plantas hibernar com sucesso e dar brotos fortes na primavera.
Se apenas os brotos de dois anos forem cortados, no outono os arbustos serão regados abundantemente e dobrados ao solo. Nas condições da Sibéria e dos Urais, os especialistas recomendam cobri-los com material não tecido. Isso é especialmente verdadeiro para mudas jovens.
Colheita
A julgar pela descrição, fotos e comentários, a variedade de framboesa Pokhvalinka se distingue por grandes frutos carnosos e suculentos. Seu peso pode atingir 20 g, comprimento - 5 cm.
O rendimento da variedade é de 1,5 t / ha no primeiro ano, no segundo - até 10 t / ha, e do terceiro - até 20 t / ha.
O período de frutificação das framboesas Pohvalinka é longo. Quando a colheita das bagas apenas ocorre nos brotos anuais, ela começa em agosto e termina com a chegada das geadas. Se a colheita é realizada a partir dos rebentos do primeiro e do segundo anos de vida, é dividida em duas partes - verão e outono.
Reprodução
As framboesas da variedade Pohvalinka dão um grande número de rebentos. Graças a esse recurso, não é difícil reproduzi-lo. Para obter mais material de plantio, você pode especificamente danificar o sistema radicular da framboesa com uma pá, o que irá provocar o aparecimento de um novo crescimento.
Na primavera, os brotos são cuidadosamente separados da planta-mãe e plantados em local permanente. Já na temporada atual, você pode fazer uma colheita de frutas vermelhas com eles.
Possibilidade de reprodução da framboesa Pohvalinka de forma mais laboriosa - com o auxílio de estacas. Eles são cortados durante a poda de arbustos de bagas e adicionados em gotas para o inverno. Na primavera, as mudas são umedecidas periodicamente. Após o aparecimento das primeiras folhas, as mudas estão prontas para serem transplantadas para um local definitivo.
Doenças e pragas
Os criadores afirmam que a framboesa remanescente Pokhvalinka é resistente a pragas e à maioria das doenças dos arbustos de bagas:
- antracnose;
- clorose;
- curvatura;
- ferrugem.
Como a baga praticamente não adoece, não são usados produtos químicos no cultivo, o produto é ecologicamente limpo.
Para efeito de prevenção, deve-se observar uma distância no plantio de arbustos de framboesa variedade Pohvalinka para que não engrossem. Para evitar a propagação de infecções fúngicas, a rega deve ser realizada apenas na raiz.
Conclusão
A framboesa Pokhvalinka apareceu recentemente nos viveiros do país.A julgar pela descrição e análises, a variedade é frutada, produtiva, resistente a doenças e pragas. É fácil de propagar, pegue rapidamente uma plantação inteira de arbustos de baga. A procura e a popularidade das framboesas Pohvalinka são crescentes, pois devido à sua despretensão e produtividade, a variedade pode ser cultivada tanto em terrenos individuais como à escala industrial.
Avaliações de framboesas Pohvalinka