Framboesa japonesa: avaliações de jardineiros, plantio e cuidados

A framboesa japonesa é um arbusto frutífero relativamente novo para os jardineiros russos. A variedade tem pontos fortes e pontos fracos, para apreciá-la é preciso estudar as características de uma framboesa incomum.

Descrição da framboesa japonesa

Framboesa japonesa ou roxa é um pequeno arbusto de até 2 m de altura com caules finos do tipo junco. Na foto da framboesa japonesa, pode-se observar que os brotos da planta são longos, fortemente crespos e cobertos por pequenas cerdas fofas, as folhas são verde-escuras e penugentas, com leve pubescência na parte inferior.

As framboesas japonesas florescem em maio com pequenas flores rosa-avermelhadas. Os frutos são formados no final do verão e amadurecem de forma desigual; os frutos maduros e em desenvolvimento podem coexistir em um cacho.

Prós e contras da variedade de framboesa japonesa

Recentemente, ficou muito na moda plantar framboesas japonesas em chalés de verão. Mas antes de comprar mudas, é preciso conhecer as características da variedade e entender que ela tem vantagens e desvantagens.

De acordo com os jardineiros, as framboesas japonesas têm muitos pontos fortes e demonstram:

  • grande despretensão e capacidade de crescer em quase todas as condições;
  • boa resistência a todas as pragas e fungos de jardim comuns;
  • resistência à geada, mesmo sem abrigo, as framboesas suportam com calma os invernos em toda a Rússia;
  • crescimento rápido e recuperação rápida após a poda - os arbustos podem ser usados ​​para formar sebes e composições artísticas.

Ao mesmo tempo, a framboesa japonesa tem várias desvantagens sérias.

  • O roxo da framboesa é uma cultura de jardim muito agressiva. Ela cresce rapidamente, libera brotos de raízes ativamente e não se dá bem com as plantações vizinhas. Se não for controlada, as framboesas podem facilmente se tornar uma erva daninha perigosa que pode ser difícil de controlar.
  • O rendimento das framboesas japonesas é baixo e os frutos são de tamanho inferior ao das variedades tradicionais. Às vezes, as dificuldades criadas pelas framboesas de frutificação roxa de crescimento rápido e agressivas simplesmente não compensam, uma vez que os benefícios do arbusto são pequenos.

No entanto, muitos jardineiros estão profundamente interessados ​​em framboesas japonesas. Esta variedade é capaz de dar originalidade ao jardim e melhorar o seu efeito decorativo.

Aplicação de framboesas japonesas

A framboesa roxa distingue-se pela boa conservação dos bagos - os frutos densos toleram perfeitamente o transporte e mantêm a sua forma. Portanto, as framboesas não são apenas comidas frescas, mas também usadas ativamente para preservação, elas fazem vinho com elas, adicionam recheios para tortas e bolos, usam-nas com sorvetes e como parte de coquetéis.

As framboesas japonesas contêm muitas vitaminas e ácidos orgânicos importantes. Portanto, eles também são usados ​​na medicina popular, para o tratamento de resfriados e doenças inflamatórias, para eliminar problemas digestivos. Por exemplo, o chá quente com framboesas japonesas é um excelente agente antiviral e baixa rapidamente a temperatura, e a tintura caseira nos frutos da planta é adequada para tratar o trato gastrointestinal e os vasos sanguíneos.

Você pode usar frutas frescas de framboesas japonesas para fins cosméticos.Quando adicionada às máscaras faciais, a polpa de baga tem efeito hidratante e rejuvenescedor, nutre e suaviza a pele. As framboesas japonesas contêm sementes pequenas, por isso são adequadas para fazer esfoliantes caseiros suaves.

Conselho! É possível plantar framboesas japonesas no local não apenas para colher, mas também para fins decorativos - um arbusto com uma bela folhagem esmeralda escura pode servir como uma cerca viva.

Plantando e cuidando de framboesas japonesas

Cultivar e cuidar das framboesas japonesas geralmente não é difícil - o arbusto é considerado um dos mais fáceis de cultivar em uma casa de verão. No entanto, para obter bons rendimentos de uma planta, você precisa conhecer as regras básicas de cultivo.

Seleção e preparação do local de pouso

As framboesas japonesas têm requisitos padrão de solo e luz para arbustos de bagas. É melhor plantar a planta em solo fértil ligeiramente ácido ou neutro. O local deve ser bem iluminado pelo sol e protegido de ventos fortes, sendo também desejável que nos meses de inverno uma grande quantidade de neve se acumule no local de plantio da framboesa, servirá de isolamento natural para os arbustos.

Mudas de framboesa japonesa podem ser plantadas na primavera e no outono. Cerca de um mês antes do plantio, você precisa preparar o solo - desenterrar a área com cuidado, remover os restos de outras culturas e eliminar todas as ervas daninhas. O solo é solto e fertilizantes complexos são aplicados, e a terra também pode ser misturada com estrume podre.

Atenção! Não é recomendado plantar framboesas japonesas em áreas onde morangos, tomates ou batatas costumavam crescer. As culturas listadas são afetadas pelas mesmas doenças que a framboesa roxa, portanto, o risco de infecção do arbusto aumenta.

Regras de pouso

O plantio de framboesas na área preparada é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  • um buraco é cavado para uma muda, que deve ter aproximadamente o dobro do tamanho de seu sistema radicular;
  • se fertilizantes foram introduzidos no solo durante a preparação do local, as framboesas são plantadas imediatamente; caso contrário, o fertilizante orgânico misturado com terra é adicionado primeiro ao buraco;
  • a muda é cuidadosamente baixada para o buraco e suas raízes são esticadas, direcionando-as para baixo;
  • o arbusto jovem é coberto com solo até o nível do solo e o solo está devidamente compactado, garantindo que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo.

Após o plantio, a muda deve ser adequadamente regada e coberta com cobertura morta ao redor do tronco com turfa, palha picada ou serragem.

Regar e alimentar

Framboesas japonesas têm requisitos moderados de umidade. Caso não ocorra uma seca prolongada na região, não será necessário regar adicionalmente o arbusto, pois haverá um custo de precipitação natural. Nos períodos de seca, as framboesas podem ser umedecidas à medida que o solo seca, mas você não deve se empolgar muito - a planta é ruim para o brejo.

Quanto aos fertilizantes, as framboesas japonesas são alimentadas uma vez por ano na primavera. Cerca de 30 g de uréia são introduzidos sob o arbusto, o que favorece o crescimento ativo da planta, 50 g de superfosfato diluído em água e cerca de 30 g de potássio.

Poda

Na descrição da variedade de framboesa japonesa, é enfatizado que o arbusto apresenta um crescimento muito rápido e ativo. Portanto, é necessário podar a planta anualmente, sem falta.

Normalmente, a poda é feita imediatamente após a colheita. No decorrer dele, todos os brotos de dois anos são removidos, bem como galhos doentes, quebrados e enfraquecidos. Os brotos que engrossam o arbusto também precisam ser cortados, interferem no crescimento saudável das framboesas e tiram nutrientes do arbusto.

Para melhorar a frutificação, recomenda-se encurtar anualmente os rebentos anuais em cerca de 20-30 cm, o que estimula o desenvolvimento de rebentos laterais, nos quais se formam botões para a próxima frutificação e o rendimento duplica.Além disso, os galhos curtos da framboesa são mais fáceis de cuidar e colher.

Se preparando para o inverno

As framboesas japonesas são altamente resistentes à geada e toleram temperaturas baixas de até -30 ° C. Portanto, os arbustos precisam ser isolados apenas nas regiões do norte, com temperaturas de inverno extremamente baixas. Em outros casos, a cobertura de neve natural fornecerá cobertura suficiente.

Para o aquecimento adicional das framboesas, os galhos do arbusto são amarrados em cachos, dobrados ao solo e fixados, e então cobertos com galhos de abeto ou material especial. Se houver previsão de neve no inverno, o arbusto pode simplesmente ficar coberto de neve - isso protegerá os brotos e as raízes do arbusto do congelamento.

Importante! Mesmo que alguns dos brotos das framboesas japonesas congelem durante o inverno, após a alimentação da primavera, a planta crescerá ativamente e restaurará rapidamente o volume da massa verde.

Colheita

As frutas das framboesas japonesas amadurecem no final de agosto ou início de setembro. Nos rebentos do arbusto surgem numerosos poliestirenos comestíveis de forma ligeiramente oblonga - atingem até 1 cm de comprimento.No início, as framboesas são preenchidas com uma tonalidade vermelha, mas ao atingirem a maturação completa tornam-se cereja escuro, púrpura.

Para uma colheita conveniente, recomenda-se que os ramos frutíferos do arbusto sejam cortados em um comprimento não superior a 1,5-2 me fixados em treliças. As framboesas amadurecem gradualmente e de forma desigual - bagas completamente maduras e verdes podem ficar penduradas no mesmo pincel. Portanto, a colheita é mais frequentemente realizada várias vezes durante o outono.

Reprodução

Via de regra, não há problemas com a reprodução e transplante da baga do vinho japonês de framboesa. O arbusto se reproduz com sucesso em todas as formas existentes.

  • É mais conveniente propagar framboesas com mudas verdes, elas são cortadas de uma planta adulta na primavera, deixando 3-4 entrenós em cada uma. As estacas não precisam ser cultivadas em um recipiente doméstico; elas podem ser enraizadas imediatamente na areia úmida em um canteiro temporário ou até mesmo plantadas em um local permanente. O enraizamento dos brotos leva cerca de um mês - durante esse período, as framboesas devem ser regadas em abundância. Depois que as estacas produzirem novas folhas verdes, a rega precisará ser reduzida e a umidade adicional adicionada ao canteiro, no máximo uma vez a cada 10 dias.
  • Outra maneira conveniente e fácil de propagar framboesas roxas é usar estacas. Os rebentos, localizados mais próximos da superfície do solo, são inclinados e fixados numa pequena trincheira com um arame e a seguir polvilhados com terra. Nesse caso, a parte superior do broto deve permanecer acima da superfície do solo. As camadas são regadas adequadamente, e no outono podem ser separadas do arbusto principal e transplantadas para um local permanente.

Os brotos das raízes costumam ser usados ​​como material de reprodução para as framboesas japonesas - o arbusto o libera em grandes quantidades, e esses brotos são ideais para o enraizamento. O jardineiro deve esforçar-se não para multiplicar o crescimento, mas para domar o seu crescimento exuberante e extenso.

Doenças e pragas

O arbusto raramente é afetado por doenças, pois é altamente resistente a doenças fúngicas. O único perigo para as framboesas é a mancha roxa. Se a planta estiver enfraquecida, esse fungo pode infectar os caules e causar manchas marrons ou roxas onde as folhas se fixam. À medida que se desenvolve, a mancha roxa provoca o ressecamento do arbusto e prejudica sua frutificação.

Você pode curar manchas roxas com 1% de líquido Bordeaux - a pulverização é realizada na primavera e após a colheita.

Das pragas das framboesas japonesas, mosquitos da bílis, ácaros e pulgões comuns são perigosos. Para prevenir a infecção do arbusto ou para eliminar os insetos que surgiram, as framboesas são tratadas anualmente com soluções de Actellik e Karbofos.

Conclusão

A framboesa japonesa é uma planta extremamente conveniente para o cultivo, não requer quase nenhum cuidado especial, tem alta resistência à geada e não é suscetível a doenças fúngicas. Mas ao criar arbustos no local, você precisa prestar atenção à poda regular, caso contrário, as framboesas crescerão em abundância.

Resenhas da framboesa roxa japonesa

Fedorova Ekaterina Nikolaevna, 45 anos, Vladimir
Plantei framboesas japonesas em meu site há 4 anos. Desde então, uma pequena muda se transformou em um grande arbusto e anualmente produz frutos pequenos, mas saborosos. É realmente necessário aparar as framboesas, mas não cria outros problemas no cuidado.
Stepanova Tatyana Vladimirovna, 37 anos, Omsk
A framboesa japonesa foi o primeiro arbusto frutífero do meu jardim, escolhi-o justamente porque li muitas críticas positivas sobre a robustez da planta. Todas as análises revelaram-se totalmente verdadeiras. Embora eu não tenha praticamente nenhuma experiência, as framboesas não trouxeram problemas no cultivo por 2 anos e elas são ótimas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção