Contente
Framboesas O gigante de Moscou se tornou uma das novidades entre variedades de framboesa de frutos grandes dos últimos anos, mas, apesar das suas características muito atrativas, o aspecto desta variedade é coberto por um toque de obscuridade. Na verdade, o gigante de Moscou ainda não foi inscrito no Registro do Estado da Rússia. Sim, e nos catálogos de variedades de framboesa de famosos criadores russos que trabalham na região de Moscou, ele também não é mencionado.
No entanto, a framboesa gigante de Moscou é ativamente distribuída e anunciada por vários grandes centros de jardinagem, como Russian Garden e Victoria. Neste artigo, você encontrará uma descrição da variedade, bem como sua foto e algumas críticas de jardineiros. Mas como esses dados são confiáveis, você só pode verificar por si mesmo plantando essa variedade de framboesas em seu jardim.
Descrição da variedade
Deve-se notar que, além da variedade de framboesa gigante de Moscou, muitas vezes você pode encontrar uma descrição da variedade gigante de Moscou em várias fontes.
Eles podem ser a mesma variedade cujo nome foi modificado para fins promocionais.
O nome da variedade fala por si de muitas maneiras. Em plantas desta variedade, todas as partes são gigantescas em tamanho - de brotos e folhas a flores e frutos silvestres.
É claro que os caules são caracterizados por um grande vigor. Eles são capazes de atingir uma altura de dois metros ou mais. Em geral, os arbustos tendem a acumular uma grande quantidade de massa verde, então faz sentido ter muito cuidado ao alimentar o gigante de Moscou com framboesas. Caso contrário, em vez de muitas frutas grandes, você pode obter apenas arbustos verdes fortemente crescidos.
Os fertilizantes de nitrogênio podem ser aplicados apenas no início da primavera, e então é melhor mudar para fertilizantes de fósforo-potássio com a adição obrigatória de microelementos.
As folhas são excepcionalmente grandes e ricas em cor verde brilhante.
A capacidade de formação de brotos está na faixa intermediária - cerca de 10 novos brotos são formados a cada temporada, alguns dos quais podem ser usados para reprodução. Rebentos de raiz são formados, mas também em escala média - até 4-5 por arbusto.
Em termos de amadurecimento, a framboesa gigante de Moscou pode ser atribuída ao amadurecimento precoce. A floração começa em maio-junho, e os primeiros frutos aparecem no início de julho. Uma característica importante dessa variedade de framboesas é sua tendência a remontar. Ou seja, em condições de abundância de dias de sol, é capaz de dar uma segunda safra no final do verão - no outono nos brotos do primeiro ano.
A principal diferença em relação às variedades remanescentes é o facto de os bagos aparecerem, em regra, apenas na parte superior dos rebentos, e não ao longo de todo o seu comprimento, como nas framboesas remanescentes. Além disso, o aparecimento de uma segunda safra é amplamente determinado pelas condições climáticas quentes e ensolaradas durante a primavera e o verão. Uma segunda colheita garantida desta variedade de framboesas pode ser esperada apenas nas regiões do sul da Rússia.
No entanto, em tais condições favoráveis, o rendimento da framboesa gigante de Moscou pode chegar a um total de 10-12 kg por arbusto por temporada. Mas o rendimento médio desta variedade é impressionante - mesmo quando cultivada nas condições da Rússia Central, cerca de 6-8 kg de framboesas são obtidos de um arbusto.
Supõe-se também que esta variedade tem resistência acima da média às principais pragas e doenças e alta resistência à geada. Há algumas dúvidas quanto ao último ponto, uma vez que variedades de framboesa de frutos grandes, se podem tolerar geadas até -25 ° -30 ° C, não toleram bem os períodos de degelo e muitas vezes desaparecem com mudanças significativas de temperatura no inverno. É verdade, a julgar pelos comentários, os arbustos de framboesa gigante de Moscou têm boa recuperabilidade e são capazes de retomar a partir das raízes, mesmo após congelamento ou umedecimento da parte inferior dos brotos.
Características de bagas
O nome desta variedade de framboesa refere-se principalmente aos frutos silvestres. Eles podem realmente ser gigantescos em tamanho de uma caixa de fósforos e muito mais. A massa de uma baga é em média 10-15 gramas, e as primeiras bagas atingem facilmente 20-25 gramas.
- A polpa da framboesa gigante de Moscou é bastante densa, mas ao mesmo tempo muito suculenta;
- As bagas têm uma superfície brilhante muito bonita;
- Drupas estão firmemente ligadas umas às outras;
- O formato dos bagos é cônico e varia de moderado a muito alongado;
- A cor da fruta é brilhante, vermelho-carmesim, quando totalmente madura é escura;
- O sabor é doce, tipicamente framboesa, com acidez mal expressa;
- As sementes são tão pequenas que não são sentidas quando comidas;
- Os bagos desta casta de framboesa, pela sua densidade, apresentam boas propriedades transportáveis e estão bem armazenados, pelo que são bastante adequados para o cultivo para venda;
- O uso dos frutos silvestres é universal, conservam a forma depois de congelados, fazem deliciosos drinks de frutas, compotas, geléias e geléias;
- As frutas podem ser armazenadas por até 3-5 dias em temperatura ambiente e por até 10 dias na geladeira.
Plantar e sair
Apesar dos altos rendimentos e do tamanho gigantesco das bagas, cuidar das framboesas gigantes de Moscou não é mais difícil do que com qualquer outra variedade de framboesas grandes.
É necessário desde o momento do plantio ter certeza de que os arbustos de framboesa estão confortáveis e aconchegantes no local escolhido para eles.
O local não deve ser apenas claro, mas também ensolarado, mas ao mesmo tempo protegido de ventos fortes. Qualquer framboesa adora crescer em suportes ou grades, pois isso aumenta o acesso de ar e luz a todas as partes da planta. E, claro, regar regularmente é uma parte necessária dos cuidados com esta variedade de framboesa. Um arbusto requer cerca de 10-15 litros de água.
Como os arbustos de framboesa gastam muita energia no retorno de uma grande colheita, eles também precisam de alimentação regular durante a estação quente. Mas, no início do outono, é aconselhável pará-los para que os brotos tenham tempo de amadurecer bem e se prepararem para o inverno.
Poda de framboesa O gigante de Moscou também é diferente da poda das variedades tradicionais de framboesa e das remanescentes. Se os rebentos do primeiro ano conseguiram dar frutos no topo na época atual, então, antes do início das geadas estáveis, a parte superior do rebento é removida. Isso é feito mesmo se os frutos verdes forem preservados na parte superior. No ano seguinte, os frutos são formados na parte inferior restante dos brotos, e somente após a colheita final todo o broto é removido por completo.
Não se recomenda podar estas framboesas como variedades remanescentes completamente no outono, pois neste caso perderá parte da colheita que teria amadurecido nestes rebentos no ano seguinte.
Mas em regiões com condições climáticas adversas, é possível cultivar o gigante de Moscou como uma framboesa comum de dois anos, cortando apenas os brotos de dois anos que deram frutos no outono e não tocaram em nada. crescimento anual.
Críticas de jardineiros
A variedade de framboesa gigante de Moscou apareceu recentemente e, portanto, não há tantos comentários sobre ela.Além disso, os jardineiros costumam confundi-lo com outras variedades, como o Gigante Amarelo, Gigante de Moscou, Hércules e outros.
Conclusão
Framboesa gigante de Moscou é uma das variedades maiores e mais produtivas. Mas para que ele possa mostrar todas as suas capacidades, é necessário encontrar a abordagem certa para ele.