Vika de groselha (Victoria): descrição, sabor de frutas

A groselha Victoria é uma variedade frutífera russa de maturação média. A planta é despretensiosa, os bagos são bastante saborosos, obtiveram uma nota de prova de 4,3 em 5 pontos. De tamanho médio e pequeno. Eles podem rachar ou desmoronar rapidamente, então a colheita deve ser feita sem demora.

História de criação

Victoria (Vika) é uma variedade de groselha criada com base no Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Fruteiras da Rússia (Região de Oriol). O autor da variedade é L.V. Bayanov. O Currant passou em testes bem-sucedidos e, em 2001, foi incluído no registro de realizações de reprodução da Rússia. Aprovado para cultivo em várias áreas:

  • banda média;
  • Região do Volga;
  • Terra negra;
  • Região de Volgo-Vyatka;
  • Sibéria Ocidental.

Descrição da variedade de groselha Vika

A planta é de tamanho médio (120-140 cm), com grandes rebentos retos de tonalidade avermelhada. A copa é densa, há pubescência nos ramos. Os botões são pequenos, desviam-se dos rebentos, são arredondados, têm caules pequenos. As trilhas do pecíolo são estreitas e arredondadas.

As folhas da groselha Victoria são grandes, com um formato clássico de cinco lóbulos. A superfície é coriácea, enrugada, de cor verde escura, com orlas onduladas. Os lóbulos são pontiagudos, sendo o do meio um pouco maior que os laterais, às vezes com projeção. Os dentes da lâmina foliar são grandes e divergem em ângulos agudos. Os pecíolos são pequenos, grossos e também de cor avermelhada.

As flores de groselha Victoria são pequenas, em forma de pires. As sépalas são ligeiramente curvadas, amareladas, receptáculo - avermelhadas. À medida que a flor amadurece, os estames adquirem um tom vermelho vivo. As escovas são pequenas, com até 12 cm de comprimento, paralelas ao solo ou ligeiramente tortas. Os pecíolos são pubescentes, longos, com eixo delgado. Pincéis com frutas pendentes, densas.

Os bagos de groselha Victoria são de tamanho médio, cerca de 0,5 g em peso, com menos frequência até 0,8 g. O formato é redondo e a cor é o vermelho clássico. Sabor agridoce equilibrado, nota de degustação de 4,3 em 5 pontos.

As seguintes substâncias foram encontradas na composição das bagas Victoria:

  • a participação da matéria seca (no total) - 10,8%;
  • açúcar - 7,9%;
  • ácidos - 2,1%;
  • vitamina C - 0,5-1%;
  • pectina - 7,1%
  • Substâncias P-ativas - até 340 mg por 100 g.

As bagas de groselha Victoria são ricas em cores

Características

É uma variedade bastante resistente, que se adapta bem às diferentes condições climáticas. As groselhas não requerem cuidados especiais, por isso mesmo os jardineiros novatos podem lidar com seu cultivo.

Resistência à seca, robustez do inverno

A groselha Victoria tem boa resistência de inverno. Isso torna possível cultivá-lo até na Sibéria. É melhor cobrir mudas jovens nos primeiros anos. A tolerância à seca também é alta, então a planta precisa de rega adicional apenas durante os períodos de calor extremo.

Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento

A groselha Victoria é uma variedade autopolinizada. Portanto, não é necessário plantar outros arbustos, atrair abelhas e outros polinizadores. Mas se você plantar outras variedades nas proximidades, isso terá um efeito benéfico na produtividade. Victoria pertence às variedades de meia temporada. A floração começa em junho e dura 2-3 semanas.

Produtividade e frutificação

O rendimento da groselha vermelha Victoria é de 3-4 kg por arbusto (com cultivo industrial de até 19,5 centners por hectare). As primeiras bagas aparecem no início de julho, a principal onda de frutificação dura até o final deste mês.

Importante! É preciso colher os frutos imediatamente, porque quando maduros, eles rapidamente se rompem e se desfazem, podem rachar e perder a elasticidade.

Resistência a doenças e pragas

A groselha Victoria tem uma imunidade bastante boa às principais doenças e pragas. Mas a derrota por tais infecções não está excluída:

  • antracnose;
  • terry;
  • ferrugem vítrea;
  • ferrugem colunar;
  • septoria e outros.

No verão, os arbustos podem sofrer de várias pragas:

  • pulgão da vesícula;
  • sinalizador de aranha;
  • gorgulho e outros.

Na luta contra eles, é melhor usar remédios populares, por exemplo, infusão de pó de tabaco, cinza de madeira com sabão em pó, mostarda em pó, decocção de copa de batata e outros. Durante a frutificação, se necessário, podem ser tratadas com preparações biológicas (Fitoverm, Vertimek, Bitoxibacilina e outras). Como medida preventiva, os arbustos de groselha Victoria podem ser pulverizados com produtos químicos (antes da frutificação):

  • "Decis";
  • "Confidor";
  • Biotlin;
  • Inta-Vir;
  • "Jogo".
Atenção! O processamento da groselha Victoria é realizado de manhã cedo ou tarde da noite. Se você usar preparações especiais, você pode colher as frutas não antes de 4-5 dias.

Vantagens e desvantagens

A groselha Victoria é apreciada por seu alto rendimento, robustez de inverno e deliciosos frutos silvestres.

A groselha Victoria dá uma colheita estável por vinte anos

Prós:

  • sabor agradável;
  • imunidade suficientemente alta;
  • robustez do inverno;
  • a possibilidade de crescer em diferentes regiões;
  • não requer cuidados especiais.

Desvantagens:

  • pequenas bagas;
  • desintegrar-se rapidamente, amadurecer demais;
  • baixa qualidade de manutenção;
  • pouca transportabilidade;
  • a imunidade a doenças individuais é média.

Características de plantio e cuidado

Você pode plantar groselhas Victoria no outono (final de outubro) e na primavera (início de abril). O local deve ser bem iluminado, não alagado e protegido de ventos fortes. O solo é leve, fértil. Um mês antes do plantio, o local é desenterrado e o composto é enterrado ou transferido em um balde de 2 m2 ou fertilizante mineral complexo, 30-40 g por 1 m2.

O plantio da groselha Victoria é realizado de acordo com a tecnologia tradicional:

  1. Cave buracos com 50-60 cm de profundidade a uma distância de 1,5-2 m.
  2. Uma camada de drenagem de pequenas pedras (5 cm) é colocada.
  3. As mudas estão enraizadas em um ângulo de 45 graus, aprofundando-se bem. Deixe 3 botões no broto na superfície).
  4. Enterrado, amassado um pouco.
  5. Regado com água sedimentada e coberto com cobertura morta para o inverno, se o procedimento for realizado no outono.
Conselho! Antes do plantio, as mudas de groselha Victoria podem ser imersas em Epin, Kornevin ou outro estimulador de crescimento. Então, a planta criará raízes rapidamente em um novo lugar.

Para obter uma boa colheita de groselha Vick, como na descrição da casta e na foto, os jardineiros nas suas avaliações aconselham seguir várias regras:

  1. Regar mudas jovens semanalmente, arbustos adultos - se necessário (no calor também todas as semanas).
  2. Cobertura: na primavera use uréia 20 g por arbusto, durante a floração - chorume ou fezes de frango (diluído 10-15 vezes), após a colheita - sal de potássio (20 g por arbusto) e superfosfato (30 g por poço).
  3. Afrouxamento, remoção de ervas daninhas - conforme necessário.
  4. Poda anual - tanto no início da temporada (início da primavera) quanto no final (final do outono). Remova os galhos velhos e doentes, afine a copa.

Preparando-se para o inverno

No outono, as groselhas Victoria começam a se preparar para o inverno. O círculo do tronco é coberto com turfa, serragem, agulhas, folhagem. Os arbustos são dobrados e fixados na superfície, cobertos com estopa ou agrofibra no topo, você também pode cavar um pouco.

Métodos de reprodução

A groselha Victoria pode ser cultivada de qualquer maneira tradicional:

  • estacas;
  • usando camadas;
  • dividindo as raízes.

As estacas são colhidas no início de setembro

Para a reprodução, os rebentos (parte apical) são cortados até 15–20 cm de comprimento e colocados num vaso com areia molhada. Armazene a uma temperatura de +3 graus por 2 meses. Em seguida, transferido para uma geladeira ou mantido sob a neve. Em maio, são transplantadas para o solo, mantendo uma distância entre as mudas de 20 cm. Cubra com uma garrafa ou filme. No final da temporada, as estacas maduras de groselha vermelha Victoria são transferidas para um local permanente.

É muito mais fácil diluir a cultura com camadas. Para fazer isso, na primavera em um arbusto jovem (2-3 anos), vários ramos inferiores (brotos anuais) são dobrados, fixados, polvilhados com solo fértil, regados regularmente. No início do outono, os brotos resultantes são cortados (eles vão crescer até 20-30 cm) e transplantados para um local permanente, cuidadosamente cobertos com cobertura morta.

Outra forma de propagar a groselha Victoria é dividindo as raízes. Um arbusto adulto é desenterrado no outono ou na primavera, o rizoma é cortado em várias divisões, os cortes são borrifados com pó de carvão e transplantados para outro local. As novas plantações devem ser 7–8 cm mais profundas do que o arbusto-mãe.

Conclusão

A groselha Victoria é uma variedade resistente ao inverno que se adapta facilmente a diferentes condições. As bagas são saborosas, mas pequenas, podem esfarelar. Portanto, a safra deve ser colhida à medida que amadurece e, em seguida, usada imediatamente para a colheita.

Críticas com uma foto sobre a variedade de groselha Vika

Lyudmila Petrovna, 59 anos, Omsk
De todas as variedades de groselha, decidi parar em Victoria. A cultura não é caprichosa, até tolera normalmente as geadas siberianas. Na seca também persiste, mas é preciso colher os frutos logo, pois estão sujeitos a queda. Também é necessário fazer a colheita no primeiro dia após a colheita, a colheita não dura muito na geladeira.

Svetlana Nikolaevna, 45 anos, Ufa
A groselha Victoria é saborosa, fácil de limpar. Mas os frutos são pequenos e podem rachar se você atrasar a colheita. Então, em julho, você precisa colher. Eu consigo quase 3 kg de arbustos jovens. Às vezes, os frutos são escuros - esta é a norma para a variedade Vika.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção