Contente
A groselha vermelha foi introduzida pela primeira vez na Rússia da Europa Ocidental no século XIV. Hoje, um arbusto com bagas agridoces de uma cor escarlate brilhante é cultivado em qualquer jardim de Kaliningrado ao Extremo Oriente. Dentre a grande variedade de variedades da seleção doméstica, a groselha Rosetta é considerada uma das espécies mais populares.
História de criação
A variedade Rosetta ou Rosita foi obtida na Estação Horticultural de Novosibirsk da Academia Agrícola Russa, em 2004 foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e recomendada para cultivo na região da Sibéria Ocidental.
Groselha Rosetta (Rosetta) obtida a partir do cruzamento de duas variedades da seleção americana:
- Cruz Vermelha (Cruz Vermelha) - amadurecimento médio, com arbusto espalhado e frutos grandes de sabor agridoce.
- Minnesota (Minnesota) é uma variedade tardia com um arbusto ereto, de tamanho médio, frutos grandes e doces.
Descrição da variedade de roseta de groselha vermelha
A groselha roseta é de tamanho médio, seus rebentos atingem a altura de 1,2 m, os ramos são poderosos, grossos, compactamente localizados, a forma da copa é comprimida. A casca nas hastes é marrom-avermelhada. As folhas são pequenas, opacas, enrugadas, verde-escuras. As placas das folhas têm uma estrutura trilobada com partes basais menos pronunciadas. Suas bordas são serrilhadas, arredondadas, com entalhe raso na base e pecíolo longo.
As flores pálidas da Roseta de groselha são coletadas em um racemo de até 10 cm de comprimento, com um eixo reto e pubescente de espessura média. Sépalas são rosadas, dispostas horizontalmente.
Os frutos silvestres na fase de plena maturação tornam-se vermelhos, com sabor agridoce. A sua forma é oval-arredondada com uma película de espessura média.
Características
A groselha vermelha Rosita foi criada na Sibéria. As características por ela adquiridas são totalmente compatíveis com o clima desta região, permitindo-lhes cultivar arbustos de baga em condições climatéricas adversas. Essas características devem ser levadas em consideração para evitar erros durante o plantio, cultivo e cuidados.
Resistência à seca, robustez do inverno
A variedade Rosetta é altamente tolerante à seca. A planta tolera facilmente períodos de calor, falta de chuva e irrigação. Como resultado do superaquecimento, as bagas não assam, não caem, tolerando o calor, a desidratação e o ressecamento do solo. A robustez do inverno da groselha vermelha é alta. Mesmo nas condições da Sibéria Ocidental, a planta não precisa de abrigo para o inverno, basta apenas cobrir o círculo do tronco e adicionar neve periodicamente no inverno.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
A groselha vermelha Rosetta é polinizada por abelhas. A presença de insetos é essencial para transferir pólen para o estigma. Com a ajuda do vento, isso não acontece devido à sua viscosidade. Para obter um rendimento garantido, vários arbustos devem ser plantados nas proximidades.
A floração da groselha vermelha Rosetta começa na segunda década de maio e amadurece no final de julho e início de agosto.
Produtividade e frutificação, mantendo a qualidade dos frutos silvestres
Bagas de groselha vermelha Rosetta amadurecimento têm um sabor adocicado agradável com uma acidez pronunciada. Os especialistas estimam em 4 pontos em cinco. Açúcares constituem 9,9%, ácido ascórbico - 30,2 mg / 100 g. Cada peso é de 0,8 ga 1,7 g.
Quando cultivada em escala industrial, o rendimento médio da variedade é de 9,4 t / ha. Nas condições de uma parcela pessoal, cerca de 3 kg são coletados de um arbusto.
A groselha Rosetta tem uma transportabilidade média, a casca dos bagos é fina mas densa. Se necessário, eles podem ser transportados por longas distâncias. O uso é universal - são usados frescos, preparam compotas, compotas e conservas. Congelado pode ser armazenado por até três meses.
Resistência a doenças e pragas
Rosetta tem resistência média à antracnose e septoria. Para a prevenção oportuna do desenvolvimento de doenças, devem ser realizados tratamentos preventivos do arbusto.
Antracnose
Os primeiros sintomas de uma doença fúngica aparecem como manchas amarelas nas folhas, que gradualmente secam e caem. Para combater a patologia, a pulverização com "Kuprozan", "Ftolan" é realizada numa altura em que os rins ainda não começaram a crescer.
Septoria
O indicador da doença são manchas marrom-esbranquiçadas, a princípio pequenas, e depois aumentando, fundindo-se e afetando toda a folha. Neles são visíveis pequenos pontos pretos - esporos de fungos. Como resultado, o arbusto pode morrer gradualmente e os vizinhos podem ser infectados com septórios. Aos primeiros sinais de patologia, é necessário remover as partes doentes da groselha roseta e borrifar as partes sãs com preparações à base de cobre.
Entre os insetos, o maior dano à groselha é causado pelos pulgões do vidro e das folhas. Para combatê-los, utilizam-se produtos químicos, infusão de tabaco, plantam-se entre os arbustos alho, malmequeres e outras plantas de forte odor.
Vantagens e desvantagens
Com os devidos cuidados, a groselha vermelha Rosetta pode dar frutos abundantes por vinte anos em um só lugar. Levando em consideração todas as nuances do plantio, dá rendimentos estáveis por muitos anos.
As vantagens da variedade:
- resistência ao calor e à seca;
- grande resistência à geada;
- bagas grandes;
- sua alta palatabilidade;
- facilidade de manutenção dos arbustos;
- cuidado despretensioso;
- versatilidade de uso.
Contras da variedade Rosetta:
- baixa resistência à antracnose e septoria;
- baixa tolerância de solo alagado.
Características de plantio e cuidado
Para plantar groselhas Rosetta, escolha um lugar ensolarado. O melhor vizinho para ela são groselhas. O solo deve ser fértil, saturado de matéria orgânica. Argila arenosa não é adequada para arbustos de bagas, e argilas ligeiramente ácidas são a melhor escolha para isso. A groselha não tolera águas subterrâneas pantanosas e altas.
A época ideal de plantio é no início da primavera; neste caso, a planta tem tempo para enraizar bem e se preparar para o inverno que se aproxima.
O local é limpo de ervas daninhas, o solo é afrouxado e são cavados buracos de 60 cm de profundidade e largura, posicionando-os a uma distância de 1,5 m um do outro. Encha-os com composto a 50% do volume, acrescente cinzas de madeira (2 copos) e a terra extraída anteriormente. Homogeneizar. O plantio de mudas de groselha é realizado de acordo com o plano:
- Um buraco é feito na cova de plantio.
- Uma muda é colocada em um ângulo de 45 °, com a ponta voltada para o norte.
- Cubra com terra.
- O solo é compactado.
- Faça um rolo circular.
- Regar e aplicar cobertura morta no círculo do tronco.
O desenvolvimento posterior da muda depende da correção e rigor do cuidado.
Regar e alimentar
No primeiro mês após o plantio, as passas são regadas regularmente, duas vezes por semana, gastando até 10 litros de água debaixo de um arbusto. Posteriormente, a umidificação é realizada em julho e outubro, se não houver precipitação.
O curativo de cobertura é aplicado três vezes:
- ureia - na primavera (20 g / m2);
- solução de excrementos de pássaros - durante o período de floração (1kg por 10 litros de água);
- cinza de madeira - em setembro (100 g por arbusto).
Poda
A primeira poda formativa de passas é realizada imediatamente após o plantio, escolhendo quatro brotos poderosos na planta e encurtando-os para cinco botões. No segundo ano, sobem o dobro dos rebentos, cujos topos são cortados em 20 cm. Nas estações subsequentes, os crescimentos localizados em ângulo agudo, ramos secos, doentes e danificados são removidos.
Conclusão
A groselha vermelha Rosetta foi criada especificamente para as condições adversas da região da Sibéria Ocidental. Cultivando-a em condições climáticas mais amenas, obtém-se uma planta que apresenta excelentes características que lhe permitem sobreviver a temperaturas extremas, geadas, secas e ao mesmo tempo manter a qualidade dos bagos e elevados rendimentos.