Contente
A groselha é um dos poucos arbustos de baga que pode ser propagado por estacas em qualquer época do ano. De muitas maneiras, essa qualidade contribuiu para sua ampla distribuição no território de nosso país. A propagação das groselhas por meio de estacas no verão ou na primavera é bastante simples, se você seguir certas regras.
Características da propagação de groselhas por meio de estacas na primavera e no verão
O corte da groselha na primavera e no verão é um dos métodos de propagação vegetativa desta planta. É amplamente utilizado não apenas para arbustos de bagas, mas também para árvores frutíferas. Os brotos anuais são mais adequados para a propagação de groselhas.
Quando cortar passas
No inverno e no início da primavera, os cortes lenhosos são usados para propagar a groselha preta. São partes de brotos anuais, cortados no outono. Na primavera e no verão, nomeadamente de maio a julho, a groselha pode ser propagada utilizando as chamadas estacas "verdes". Representam os rebentos não lignificados do ano em curso, ou seja, os seus topos flexíveis, que apresentam uma cor verde brilhante. Para a propagação da groselha por estacas no verão, são escolhidas as extremidades mais folhosas dos rebentos com um comprimento de pelo menos 10 cm.
No final do verão, estacas de caule semilignificadas são usadas para propagar groselhas. São partes dos brotos do ano em curso, nos quais a casca já se formou. Os cortes semilignificados são de cor marrom claro e não apresentam flexibilidade significativa.
Regras para colheita de estacas
A colheita de mudas de groselha para propagação é feita em clima frio, geralmente no início da manhã. Você precisará de uma tesoura ou tesoura de poda para funcionar. As estacas verdes frescas são relativamente fáceis de cortar e requerem pouco esforço. Para o corte da groselha na primavera e no verão, eles escolhem arbustos jovens e bem frutíferos, que não apresentem sinais de doenças e não sejam afetados por pragas. As partes cortadas da planta são imediatamente embrulhadas em uma serapilheira úmida, evitando que sequem. Depois de colher uma quantidade suficiente de material para propagação, proceda ao corte direto das estacas.
Para cortar estacas para propagação de groselha preta ou vermelha no verão, é mais conveniente usar todas as mesmas tesouras ou uma faca afiada de escritório. Os rebentos cortados são divididos em partes de 12-15 cm de comprimento com um corte oblíquo de modo que cada corte contenha 3-4 internódios. 2-3 folhas são deixadas na parte superior, se a folha inferior tiver mais de 6 cm, corte-a ao meio com uma tesoura para reduzir a evaporação da umidade da chapa da chapa. As folhas são retiradas completamente da parte inferior da estaca. As estacas prontas, se necessário, são classificadas por grau e amarradas em feixes com barbante ou faixas elásticas.
Como propagar groselhas por meio de estacas na primavera e no verão
Tendo preparado as mudas de groselha para reprodução, você pode começar imediatamente a enraizá-las.Para formar seu próprio sistema radicular, você pode primeiro usar água ou plantá-los imediatamente em um substrato nutritivo ou solo preparado.
Reprodução de groselhas por estacas na primavera na água
A formação do sistema radicular das estacas na água permite traçar visualmente todo o processo de enraizamento. O método é extremamente simples e eficaz. No início da primavera, as estacas colhidas no outono são colocadas várias peças em um recipiente com água para que os 2 entrenós inferiores fiquem submersos. Após 1-1,5 semanas, o crescimento do lóbulo da raiz se tornará perceptível, os tubérculos aparecerão no lugar das futuras raízes. Depois disso, as mudas são transferidas para recipientes individuais maiores, garantindo que as raízes fiquem sempre na água. À medida que o lóbulo da raiz cresce, as folhas começam a florescer no cabo, mas se aparecerem flores, elas devem ser cortadas.
Todo o processo de formação do próprio sistema radicular na água pode levar de 1,5 a 2 meses. Todo esse tempo, você precisa monitorar regularmente o nível de água nos recipientes com cascalhos, atualizando-o de vez em quando. As estacas germinadas são plantadas em campo aberto em local permanente, geralmente em maio, após o solo estar suficientemente aquecido.
Como enraizar groselhas por meio de estacas no substrato
Além do método da água, você pode plantar groselha preta com mudas em um substrato especial. Nesse caso, o sistema radicular é formado por um material solto e absorvente de umidade que retém bem a água e, ao mesmo tempo, tem boa permeabilidade ao ar, o que é importante para o desenvolvimento da raiz. O substrato pode ser:
- musgo esfagno;
- perlite;
- turfa;
- areia de rio;
- fibra de coco;
- serragem pequena.
Para enraizar as mudas, um recipiente de plantio é preenchido com um substrato - um recipiente largo e raso que pode ser fechado com material transparente, vidro ou filme. A parte inferior das estacas com um corte é tratada com Kornevin ou qualquer outro estimulador de crescimento da raiz, e então plantada em um recipiente com um substrato em um ângulo de 45 °, aprofundando em 8-10 cm. A distância entre as estacas adjacentes deve ser cerca de 10 cm, o plantio muito frequente pode afetar negativamente o crescimento do sistema radicular.
Após o plantio, o recipiente com as mudas é coberto com um filme ou qualquer outro material transparente, simulando as condições da estufa, e colocado em local bem iluminado. Nesse caso, a luz solar direta sobre as mudas deve ser evitada. Todo o processo de enraizamento das mudas de groselha no substrato pode demorar 3-4 semanas. Todo esse tempo, o substrato precisa ser umedecido, reduzindo gradativamente a frequência de rega de 5 a 6 vezes ao dia na primeira semana para 2 a 3 vezes na última. O controle do estado das mudas deve ser feito regularmente. Se os botões estiverem escurecidos e secos, o caule não criou raízes e deve ser removido.
Como plantar groselhas em estacas de primavera em terreno aberto
A groselha é boa porque a taxa de enraizamento de suas estacas é muito boa. Portanto, alguns jardineiros, ao propagá-la, não utilizam a formação intermediária do sistema radicular da futura muda em água ou substrato, mas imediatamente plantam mudas de groselha em terreno aberto. Nesse caso, o enraizamento será mais lento, a probabilidade de enraizamento das estacas diminuirá e, em caso de sucesso, o início da frutificação será adiado por um ano. Portanto, é mais aconselhável usar estacas já germinadas para reprodução. Eles são transplantados para campo aberto em maio, quando não há ameaça de geadas de retorno.
Para o plantio é necessário preparar o solo com antecedência, desenterrá-lo e fertilizá-lo com fertilizantes orgânicos e minerais. No primeiro ano em campo aberto, as mudas são cultivadas, por isso geralmente são plantadas em fileiras, em ranhuras rasas especiais, a uma distância de 0,25 m uma da outra. No outono, a condição das mudas é avaliada visualmente.Se forem saudáveis, fortes e bem desenvolvidos, são transplantados para um local permanente. Os espécimes fracos são deixados para o inverno. Essas mudas são transferidas para um local permanente apenas na próxima primavera, uma vez que as plantas imaturas podem não suportar o estresse do transplante, elas não enraizarão o suficiente e morrerão no inverno.
Como cuidar das mudas após o plantio
Após o plantio em terreno aberto, as mudas jovens requerem maior atenção. Se as temperaturas noturnas caírem drasticamente, um abrigo deve ser fornecido para proteção, pelo menos pela primeira vez. É melhor usar uma estufa ou estufa para o cultivo de mudas, mas nem todos os jardineiros têm a oportunidade de usar essas estruturas para culturas como a groselha. Portanto, para proteção contra baixas temperaturas noturnas, um filme, um material de cobertura, é usado. Freqüentemente, as mudas plantadas são cobertas com recipientes de plástico transparentes cortados sob a água potável.
A princípio, as mudas precisam ser sombreadas, evitando-se a luz solar direta. É regularmente necessário para umedecer o solo, os troncos precisam ser limpos de ervas daninhas e coberto com cobertura morta.
Transferir para um lugar permanente
Para plantar groselhas no canteiro de seu jardim, você precisa escolher locais iluminados por luz solar difusa. Bem adequados a essa capacidade são os locais ao longo de cercas, áreas nas imediações de edifícios e estruturas, locais próximos a grandes árvores frutíferas. O local não deve ser baixo ou pantanoso, se o lençol freático se aproximar da superfície a menos de 1 m, é necessário aumentar artificialmente a altura do solo no local do futuro plantio.
O solo é escavado com antecedência, removendo ervas daninhas, pedras e outros detritos. Ao mesmo tempo, os fertilizantes são incorporados ao solo. Composto e esterco podre são os mais adequados para esse propósito; ao mesmo tempo, uma pequena quantidade de suplementos de fósforo e potássio pode ser adicionada. As groselhas preferem crescer em solos com acidez neutra. No entanto, nem todos os solos apresentam tais características de pH. Se a acidez do solo exceder os valores permitidos, a cal apagada, o giz ou a farinha de dolomita são incluídos no fertilizante.
O transplante de uma muda para um local permanente é realizado no início da primavera, antes do início do processo de crescimento da planta, ou no início do outono. A segunda opção é considerada mais preferível, mas em regiões com início do inverno chegando, é inaceitável. Do momento do plantio ao início da geada, devem se passar pelo menos 2 meses, caso contrário, há um risco muito grande de que a planta não se adapte a um novo lugar e morra no inverno. Noutras regiões, é melhor plantar groselha no outono, pois este arbusto entra na estação de crescimento muito cedo, o que significa que existe um grande risco de atrasar as datas, pelo que o processo de reabilitação num novo local irá ser muito atrasado.
É melhor cavar um buraco de plantação para uma muda de groselha com antecedência, 2-3 semanas antes do tempo previsto de trabalho. Seu tamanho deve ser garantido para acomodar todo o sistema radicular do arbusto transplantado. O tamanho padrão da cova de plantio é de 0,5 m de diâmetro. A profundidade não deve ser superior a 0,5 m, visto que o sistema radicular da groselha apresenta uma estrutura superficial. O solo retirado da cava é misturado com húmus, para valor nutricional adicional, superfosfato e sulfato de potássio são adicionados à sua composição. Se o solo for argiloso, a areia do rio é adicionada à composição do solo.
Para o plantio, é melhor escolher um dia nublado, mas quente. Um pequeno monte de solo nutriente é despejado no fundo da cova de plantio.A muda é plantada em um ângulo de 30-45 ° com a superfície, mas sua direção não importa. Este método de plantio estimula o crescimento de um grande número de raízes laterais, a planta se adapta mais rápido e dá um grande crescimento das raízes. No entanto, se a groselha é planejada para ser cultivada em uma forma padrão, a muda é instalada na cova estritamente vertical. Gradualmente, o sistema radicular é coberto com solo nutritivo, periodicamente regado com água e compactado para evitar a formação de vazios. Depois de todo o trabalho, o colo da raiz deve estar 5-6 cm abaixo da superfície do solo.
Depois que a cova de plantio está completamente preenchida com solo, um sulco anular é formado ao redor da muda e rega abundantemente (geralmente 2 baldes para cada arbusto). Em seguida, o solo na zona da raiz é coberto com turfa, composto e casca de árvore. Essa medida retém a umidade no solo e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Conclusão
Para propagar groselhas por meio de estacas no verão ou na primavera, você não precisa fazer esforços significativos. É muito simples trabalhar com este arbusto, é despretensioso e muitas vezes perdoa muitos erros ao jardineiro. Cortar a groselha é uma excelente forma de propagá-la, aplicável na primavera, verão e mesmo no inverno. Ao usá-lo, você pode obter qualquer quantidade de material de plantio em um curto espaço de tempo. Isso é especialmente verdadeiro para jardineiros econômicos, bem como para aqueles que se dedicam ao cultivo de groselha em escala industrial.