Contente
Hoje, os jardineiros podem criar no site um verdadeiro arco-íris de variedades de groselhas com diferentes cores de frutas. Existem plantas com bagas pretas, amarelas, brancas e vermelhas. A variedade de plantas é bastante ampla, mas nem todos os jardineiros estão familiarizados com a descrição e as características das plantas.
Variedade de groselha Jonker Van Tets - o proprietário de frutas vermelhas. De acordo com especialistas, as variedades de frutos vermelhos contêm muitas substâncias úteis. As características da planta, as regras de reprodução, cultivo e cuidado serão discutidas no artigo.
Descrição
A descrição da variedade de groselha Jonker Van Tets foi feita por criadores holandeses em 1941. No início, a planta começou a crescer na Europa Ocidental, foi trazida para a Rússia em 1992. A variedade é destinada ao cultivo em regiões de clima temperado.
arbusto
O desenvolvimento do arbusto de groselha Jonker é intenso. Existem muitos crescimentos excessivos e os rebentos estão eretos. Os caules dos rebentos jovens são rosados sem pubescência. Os rebentos mais antigos podem ser identificados pela sua cor bege claro. Os tiros são flexíveis, por isso não quebram.
Lâmina foliar grande com cinco lóbulos de cor verde escura. As lâminas têm a forma de triângulos pontiagudos de diferentes comprimentos. Existem bordas recortadas em cada folheto. As lâminas das folhas são mantidas em pecíolos grossos.
Flores
Os botões são pequenos, presos em um caule curto, em forma de ovo. As flores que emergem dos botões são grandes, abertas como pires. As sépalas esverdeadas estão fortemente pressionadas uma contra a outra. As pétalas são grandes, triangulares no dorso.
A groselha desta variedade produz borlas de diferentes comprimentos, cada uma formando cerca de 10 bagas. Eles se assentam em um pecíolo verde de espessura média.
A variedade de groselha Jonker Van Tets se distingue pelos frutos grandes, redondos ou em forma de pêra, que podem ser vistos claramente na foto. As bagas têm uma casca densa e vermelha brilhante. Existem poucas sementes dentro, dentro de cinco peças. As bagas têm um sabor doce e azedo e vão bem para consumo fresco e processamento.
As frutas vermelhas contêm:
- matéria seca - 13,3%;
- açúcares diversos - 6,2%;
- ácido ascórbico - 31,3 mg / 100 g.
Benefícios da variedade
Apesar do fato de que hoje existe um grande número de novas variedades de groselha, de acordo com os jardineiros, ninguém quer recusar Jonker Van Tets. Não se trata apenas do sabor, mas também dos grandes benefícios dos frutos vermelhos. Contêm muitos minerais, vitaminas dos grupos A, C, P, taninos e substâncias pectínicas.
Uma antiga variedade de groselha tem muitas vantagens:
-
Rendimentos altos e estáveis de ano para ano. Um arbusto adulto da variedade Jonker produz até 6,5 quilos de frutas vermelhas. Quando cultivada em escala industrial e de acordo com as normas agrícolas, são colhidas 16,5 toneladas por hectare.
- A autopolinização da variedade é alta. Mas se outras variedades de groselhas crescerem com Jonker Van Tets, as bagas tornam-se maiores. A colheita começa no segundo ano após o plantio dos arbustos.
- Esta variedade de groselha apresenta boa transportabilidade. Quando colhidas, as bagas são facilmente arrancadas, não se molham e não escorrem no futuro.
- As groselhas Jonker são resistentes à geada, mas, apesar disso, para o inverno, o sistema radicular deve estar bem coberto com composto.
- A variedade de criadores holandeses é despretensiosa no cuidado,
- A planta é resistente ao oídio, antracnose e ácaros dos botões.
Na natureza, não existem plantas ideais, a variedade de groselha Jonker Van Tets também tem algumas desvantagens.Em particular, devido à floração precoce, os arbustos podem sofrer geadas na primavera, o que leva à queda dos ovários.
Crescendo e cuidando
Quando a variedade Jonker de groselha vermelha começou a ser cultivada na Rússia, as regiões adequadas foram selecionadas: Noroeste, Volgo-Vyatsky, Chernozem Central. De acordo com a descrição, a planta se desenvolve em uma zona temperada. As groselhas resistem à geada no inverno ou à seca no verão. Na primavera, quando a temperatura do ar flutua de menos para mais parâmetros, a superfície ao redor dos arbustos é coberta com cobertura morta.
Seleção de assento
Para groselhas da variedade Jonker Van Tets, escolha um local ensolarado no local. Quando plantadas à sombra, as bagas não têm tempo para recolher o açúcar, revelam-se muito ácidas. A colheita também está diminuindo. Um bom lugar seria ao longo de cercas ou próximo a edifícios. As plantas têm dificuldade em tolerar os ventos do norte.
A altura do lençol freático é levada em consideração no momento do plantio. As groselhas também não gostam quando a água fica estagnada. Se o local estiver em uma várzea, os assentos são feitos em uma elevação e uma espessa almofada de drenagem é colocada no fundo do poço. Em seguida, o solo é despejado no qual húmus ou composto, cinzas de madeira são adicionados.
O solo para as groselhas Jonker Van Tets deve ser ligeiramente ácido. A melhor opção são solos franco e arenoso.
Plantar mudas
Antes de iniciar o trabalho, as mudas são examinadas quanto a danos e doenças. Se houver sinais de doença, é melhor recusar o material de plantio. As mudas são colocadas em água para que o sistema radicular fique saturado de água.
Para que a planta se adapte mais rapidamente após o plantio, o rebento é cortado em 2/3 e as folhas também são encurtadas. A muda é colocada no buraco em um ângulo de 45 graus e regada em abundância. Em seguida, polvilhe com terra. O chão está pisoteado
Como plantar groselhas corretamente:
Rega
As variedades de groselha vermelha Jonker Van Tets são descritas como uma planta resistente à seca. Regue na ausência de chuva 2 a 3 vezes por semana. Um balde de água é derramado sob um arbusto.
Em julho e agosto, a quantidade de água aumenta. Durante este período, os frutos amadurecem nos arbustos e os botões das flores são colocados para frutificar na próxima estação. Se não houver umidade suficiente, não apenas a colheita atual, mas também a futura, pode ser perdida.
Top curativo
Para uma frutificação bem-sucedida e obtenção de uma colheita abundante, as groselhas Jonker são alimentadas na primavera. Nesse momento, as plantas são alimentadas com matéria orgânica. As plantas respondem bem ao húmus ou húmus de cavalo. Certifique-se de adicionar cinzas de madeira (100 gramas por arbusto), que são seladas ao soltar no solo.
Hoje, muitos jardineiros recusam fertilizantes minerais. Mas se eles forem usados, essa mistura de nutrientes é introduzida sob cada arbusto de groselha:
- superfosfato duplo - 70-80 gramas;
- sulfato de potássio - 30-40 gramas.
Poda
Para obter uma colheita estável, os arbustos de groselha da variedade Jonker Van Tets devem ser modelados. Se a poda for feita corretamente, isso não só aumentará o rendimento, mas também ajudará a planta a lidar com doenças e pragas.
Recursos de poda:
- Os arbustos são cortados pela primeira vez na hora do plantio. Os ramos são cortados em 2/3. Graças a este procedimento, a planta começa a arbustos, expulsa os brotos laterais.
- Na primavera, a poda é realizada cedo, até que os botões comecem a inchar. Galhos danificados pelo gelo ou quebrados são removidos e as pontas dos brotos são cortadas de 5 a 6 centímetros.
-
No outono, após a colheita, cortam-se os ramos velhos, que já dão frutos há mais de 4-5 anos. Os rebentos com danos e doenças estão sujeitos a remoção. É preciso cortar galhos próximos ao solo para que o cânhamo não fique preso, como na foto abaixo.
- De acordo com a descrição e comentários dos jardineiros, a groselha Jonker cresce fortemente durante o verão. Por isso é necessário cortar o excesso de crescimento para não enfraquecer o mato.
Com a formação correta de um arbusto adulto, deve conter cerca de 15-20 brotos de diferentes idades. Apenas ramos saudáveis e fortes são deixados para reposição. Jardineiros experientes recomendam rejuvenescer a variedade Jonker todos os anos, removendo os brotos mais antigos.
Rebentos cortados, não danificados por doenças e pragas, podem ser usados para a propagação de groselhas.
Doenças e pragas
De acordo com a descrição e numerosas análises de jardineiros que cultivam a variedade de framboesa Jonker Van Tets, o arbusto de baga é resistente a muitas doenças de cultivo. Mas você ainda não pode viver sem tratamentos preventivos. Isso ajudará a minimizar a infestação de antracnose e ácaros renais nos arbustos:
- Para a antracnose, as plantas são pulverizadas com fungicidas e drogas antifúngicas, líquido Bordeaux ou sulfato de cobre. Todos os medicamentos são diluídos de acordo com as instruções.
- Já o ácaro do rim, para destruí-lo no início da primavera, até o degelo do solo, os arbustos são regados com água fervente. Você pode processar as groselhas com Fufanon antes de brotar. Pulverizar com enxofre coloidal dá um bom efeito. Para um balde de dez litros, 150 gramas são suficientes.
Para combater o oídio, pulgões e lagartas, você pode usar um remédio popular - infusão de casca de cebola.
Dicas para tratamento de primavera de arbustos de groselha: